14049 pessoas marcaram este episódio como visto

7717 pessoas já deram nota a este episódio e a média é 9.56

122 pessoas já reassistiram este episódio


Amigos


Últimas notas atribuídas: 10 - 9 - 9 - 9 - 9.5 - 10 - 9.5 - 10 - 10 - 9.5 - 10 - 10 - 10


Chernobyl - 1x5 - Vichnaya Pamyat

9.56

1x4

Exibido em: 03-Jun-2019

Mini Sinopse: Valery, Boris e Ulana arriscam suas vidas e reputação para expor a verdade sobre Chernobyl, encoberta pelo governo soviético.
Ultima edição: oKakaCesarEditar minissinopse

Reviews deste Episódio:
Matine Cine&TV



Comentarios - Chernobyl - 1x5 (1278)

Logue-se para poder ver os 1278 comentarios e tambem comentar

Caramba, estou sem palavras (mentira, tenho muitas, haha) para descrever o que foi esse episódio e essa produção como um todo. Desenvolveram em apenas 5 episódios o que muitas séries não conseguem fazer em várias temporadas: riqueza de detalhes, informações e fatos históricos e construção da história e das personagens. Essa minissérie é sem dúvida o material mais bem elaborado que eu já assisti sobre o acidente nuclear de Chernobyl e olha que eu já vi muitos. Acredito que a série conseguiu entreter até quem é leigo no assunto de radioatividade. Sei que o tema é complexo, mas a série foi bem cuidadosa na tentativa de situar o público de uma forma bastante didática e interessante.

A cena inicial do episódio mostrando a rotina dos moradores de Pripyat foi de uma sensibilidade sem igual. Pripyat era uma cidade próspera na época e acredito que isso foi muito bem retratado nessa cena, causando um contraste com a cena final, já com a cidade completamente abandonada. É impossível não se comover com a história daquele lugar e pessoas, vítimas das terríveis consequências daquele acidente nuclear e das negligências do Estado ao lidar com a situação. Acredito que por isso, a história de Chernobyl desperta curiosidade, fascínio e assombro em muitos. É uma história atemporal sobre a busca do ser humano pelo entendimento e domínio das ciências e o complexo de Deus proveniente disso. O bicho Homem sempre busca mostrar a superioridade e o poder dele sobre outros usando a ciência. A energia nuclear era um troféu para os soviéticos, assim como as bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki foram para os americanos. Tudo isso ilustra muito o que ouvi de um professor quando ele falava sobre Chernobyl certa vez: “O Homem é muito mais perigoso do que a radioatividade em si”. Ou seja, quando o ser humano acredita que o conhecimento dele é maior do que a ciência que ele manuseia, histórias como a de Chernobyl acontecem.

Infelizmente, é comum as pessoas relacionarem Química com algo ruim, mas ela não é. O complexo de Deus da raça humana é. Se analisarmos as piores tragédias do mundo, o ser humano é o elemento propulsor de cada uma delas, exatamente por não respeitar a natureza daquilo que ele acredita ter controle absoluto sobre. A constante dos acidentes de Chernobyl e com o Césio-137 em Goiânia não é a radioatividade.

Em Física, aprendemos que toda ação resulta em uma reação e aqui vimos claramente essa lei de Newton se desenhar na prática, com todas as ações tomadas acerca do teste no reator 4 resultando numa terrível reação: a explosão do mesmo. No primeiro episódio, me causou estranhamento a decisão de começarem a série com o acidente sem apresentarem os fatos que levaram até ali, mas a série estava guardando esse momento para o último episódio e que aula, meus amigos. A forma como casaram as cenas do julgamento com as ocorridas nas últimas 12 horas antes da explosão até aquele momento em si foi incrível. Quando o reator explodiu, eu já estava estático. Shcherbina e Legasov brilharam e todos os dilemas e frases deles foram muito bem colocados aqui. O diálogo confidencial entre os dois foi um deleite.

O único ponto que eu achei que não foi tão bem trabalhado na série foi a resolução do trabalho dos mineiros. Como a série nos mostrou anteriormente, as altas temperaturas dentro do reator exposto fizeram com que a areia, argila e chumbo jogadas sobre ele atingissem os seus respectivos pontos de fusão, o que produziu uma enorme lava radioativa cuja massa poderia romper a estrutura do reator e causar uma contaminação de proporções ainda mais catastróficas. Achei que poderiam ter mostrado ou talvez apenas comentado um pouco mais sobre essa lava, que foi responsável por gerar o material mais perigoso do mundo, que hoje é conhecido como pata de elefante, por conta da similaridade com uma pata do animal. Caso queiram saber mais sobre isso, procurem por “pata de elefante Chernobyl” ou “medusa nuclear” no Google. A proximidade de um ser humano com essa massa pode matar quase que instantaneamente, tamanha a quantidade de radiação liberada por ela.

Como resultado de todos os esforços para isolar o reator 4 naquela época foi criado um sarcófago que em poucos anos começou a se deteriorar e no fim, calculou-se que a vida útil dele seria de apenas 30 anos. O trabalho dos mineiros de carvão não foi apenas para conter a lava radioativa, mas também era uma parte essencial do projeto de isolamento do reator. Por conta da rápida deterioração do sarcófago, foi construído uma outra estrutura móvel que selaria de vez o reator. A instalação do novo sarcógafo foi transmitida ao vivo no ano de 2016. Estipula-se que ele terá uma vida útil de 100 anos, ou seja, Chernobyl deixará o seu legado para incontáveis gerações que terão que trabalhar arduamente para manter o local seguro e livre de riscos.

Enfim, Chernobyl foi uma grata surpresa e espero ver mais produções como essa na TV. Deu gosto de acompanhar. Além de ter sido uma verdadeira aula, foi um exemplo de que boas histórias podem ser contadas em poucos episódios. E agradeço ao pessoal que curtiu os meus comentários durante a série e me incentivou a continuar escrevendo. Valeu!

2019-06-04 20:13:55Denunciar spoilerDenunciar Abuso (1)*
559
0
0
Rafael, minha vontade é ser tua amiga, sério. Todos os episódios a primeira coisa que quero fazer é ler teus comentários. Obrigada pelas aulas a parte da série, que complementa muito bem e nos deixa ainda mais interessados no assunto.
Espero nos ver em outras séries

2019-06-04 23:14:20Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
34
0
0
voltei aqui só pra ler seu comentário e dar como completo o fim dessa série kkkk

2019-06-05 07:07:44Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
30
0
0
Rafael, nós é que agradecemos as aulas!!

2019-06-05 07:47:32Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
15
0
0
Que orgulho, Rafa!
Foi ótimo acompanhar essa maravilha de minissérie e depois voltar para ler seus comentários. Muito enriquecedor.
Agora vem me visitar que vc tá devendo hahaha

2019-06-05 08:12:04Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
12
0
0
Seus comentarios deveriam ser expostos ao final de cada episódio pela HBO para que todos possam aproveitar a riqueza de informação que você nos fornece. Obrigado de coração Rafael :)

2019-06-05 21:00:52Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
20
0
0
voltei aqui só pra ler seu comentário e dar como completo o fim dessa série kkk +1

2019-06-06 00:27:33Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
6
0
0
Concordo com cada palavra sua, queria ver mais sobre a lava e o sarcófago, mas nem tenho do que reclamar.. foi uma minissérie excelente

2019-06-06 03:04:43Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
7
0
0
Rafael, muito obrigada por seus comentários. Sou super leiga hahahah e a cada episódio tbm vinha aqui pra aprender com seus comentários super didáticos.

Ps. Acho que o banco de séries deveria fazer um badge para a série e outro para os seus comentários. Super merecido! :)

2019-06-07 22:43:31Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
19
0
0
Muito obrigado, pessoal. Fico muito feliz que tenham gostado dos meus comentários. :)

2019-06-09 18:21:11Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
15
1
0
tava atrás de sites com reviews da série mas teus comentários foram suficiente, parabéns pela inteligência e habilidade na escrita. poderia pensar em criar um blog pra postar reviews de séries ein?! ou procurar alguns blogs de séries que já tão no ar que sempre estão em busca de gnt pra fazer reviews. fica a dica. ;)

2019-06-11 18:30:53Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
11
0
0
Valeu, Fabricio. Curto muito escrever, principalmente de assuntos que eu realmente gosto, mas manter um blog desse tipo ou simplesmente escrever para um requer muito tempo e dedicação. :( Mas agradeço a dica e pelo comentário.

2019-06-12 07:45:22Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
7
0
0
vc é maravilhoso, Rafael. ENTENDA.

2019-07-09 20:07:00Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
3
0
0
Oi, Rafael. Primeiramente, obrigada pelas aulas em formato de comentários em todos os epis! Ajudaram bastante a entender algumas questões que a série pode não ter explicado bem.
Aproveito pra fazer uma pergunta: sabe dizer por que a explosão do reator não criou aquele cogumelo que associamos a uma explosão nuclear? Por que foi uma explosão "comum"?

2019-08-16 02:57:53Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
6
0
0
@breathelifein

Quase um ano depois do seu comentário e me dei conta de que eu não havia te respondido, foi mal.

Então, a explosão dentro do reator de Chernobyl não foi nuclear e sim gasosa. Isso quer dizer que não foi o material radioativo que "explodiu", mas sim o reator que não suportou a quantidade de gás gerada por um superaquecimento dentro dele. Assim, quando o reator explodiu, o material que havia dentro dele continuou reagindo e liberando radiação para a atmosfera.

Em uma bomba atômica, acontece uma explosão nuclear. Ou seja, o próprio material radioativo altamente enriquecido é o causador da explosão que geralmente acontece no ar. Como a explosão superaquece o ar, ele fica mais leve e assim, poeira e detritos são "puxados" para cima, formando o cogumelo. Esse tipo de explosão libera toda a energia de uma só vez, enquanto que um reator exposto vai liberando radiação continuamente enquanto houver material para reagir.

2020-06-29 18:57:22Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
7
0
0
Já quero os seus comentários se por acaso saia a versão russa de Chernobyl, Rafael.

2020-06-29 20:12:14Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
2
0
0
Aaaaa brigadão por esclarecer! 🙏🏽

2020-06-29 22:13:33Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
1
0
0
Não tô sabendo dessa versão russa, Talu, hehe. Vou procurar notícias sobre ela.

2020-06-30 17:13:43Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
1
0
0
Ainda na vibe da série, anunciaram a versão russa que mostraria que o acidente foi causado por espião americano HAHAHAHAHAHAH tinha até saído um trailer, mas foi deletado depois. Não sei em que pé anda.

2020-06-30 19:37:47Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
2
0
0
Adorei saber sobre a pata de elefante! Obrigada por citar.

2021-07-15 22:11:36Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
2
0
0
Apenas espero que essa minissérie incentive a Rede Globo a produzir um documentário que esclareça se existe mesmo relação entre Chupa-cu de Goianinha e o caso Césio 137

2019-05-30 16:25:31Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
421
0
31
Real estimativa é de 4 mil à 93 mil mortes, enquanto os dados da antiga União Soviética ficaram nos 31. ¬¬

Só mais um entre tantos regimes, governos e seus governantes que nunca admitem o erro. É revoltante e intragável. É de querer e desejar o pior pra esses cretinos, mas aí, nós é que somos os errados. ¬¬

2019-06-04 02:07:41Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
417
0
0
O pior é que ainda existem regimes exatamente assim nos dias de hoje.

2020-01-07 18:36:00Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
1
0
0
O que a gente tá vivendo hoje com o coronavírus é mais um reflexo disso. O vírus em si é horrível. As decisões erradas que governos e organizações ao redor do mundo tomaram e ainda tomam deixa a coisa pior ainda.

2020-07-22 14:17:57Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
7
1
0
Confesso que eu estava ansioso para chegar ao final do episódio porque já esperava que eles fossem colocar imagens reais da época com maiores informações sobre as pessoas que foram retratadas na minissérie. E não me decepcionei.

Acho que é impossível terminar uma série dessas e não sentir uma espécie de paranoia e medo de que algo do tipo volte a acontecer, principalmente num mundo que busca cada vez mais o lucro e o poder de uns sobre os outros sem se medir as consequências.

2019-06-03 23:22:00Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
331
0
0
Tbm gostei que colocaram as infos das pessoas retratadas. Aumenta ainda mais o impacto, o que já estava alto.
Curto quando fazem isso ao retratarem casos verídicos.

2019-06-04 02:10:37Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
44
0
0
Bicho, só penso na usina nuclear de Angra, a umas 2h de onde eu moro. Plmdds, pra queeeee ainda usam esse tipo de energiaaaa aaaaa

2019-08-16 02:59:29Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
3
1
0
"Ser cientista é ser ingênuo, focamos tanto na procura pela verdade que não consideramos que
poucos querem que a encontremos. Mas ela está sempre lá, quer a vejamos ou não, escolhamos ou não, a verdade não se importa com o que queremos. Não se importa com os nossos governos, ideologias, religiões. Ela ficará à espera para sempre, e isto, por fim, é a dádiva de Chernobyl. Já temi o preço da verdade, mas agora apenas pergunto, qual é o preço das mentiras?"

CARALHO

2019-06-04 19:29:54Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
320
0
0
Essa fala do Legasov foi espetacular!

2019-06-06 17:50:56Denunciar spoilerDenunciar Abuso*
17
0
0


Logue-se para poder ler os 1278 comentarios e tambem comentar



Fórum Geral
Logue-se para poder ver as fotos

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries