Destaque: Vale Tudo (2025) - 1x169 - Ep. 1x169
Escrito por: Jonathan Ferreira
O provável ranço que a Manu pegou da Taís depois da polêmica entrevista pode ter contribuído pra essa mudança patética (ou não contribui, e a Manu resolveu mudar a troco de nada mesmo). Mas quem confessa o assassinato, nesse ponto, é a Raquel, pra proteger a Maria de Fátima. Vamos lá.
1988: Aquele plot do suborno do Ivan segue até a reta final. A Odete escondia provas desse suborno pra chantagear o Ivan. Depois que ela morre, a Faty, que percebeu que suas falcatruas só a deixaram na pior, resolve ficar de bem com a Raquel e dá um jeito de roubar as provas, pra deixar a mãe em paz com o Ivan. Ela vai com o César no apartamento da Odete no dia do assassinato da Odete, mas eles saem de lá bem antes do crime. Em conluio com o Marco Aurélio, o César mente, dizendo que a Faty ficou lá no apartamento. Ela então é presa como a principal suspeita. A Raquel, sensibilizada pelo fato de a Faty ter ajudado recuperando as provas do suborno, vai e assume o crime, para livrar a filha. Tudo isso faz parte do arco de redenção da Faty (que no final, acaba não se redimindo coisa alguma e volta a suas velhas falcatruas).
*Além de funcionar pro arco da Faty, esse plot também centraliza o tema da novela, porque, antes de assumir a culpa pela Faty, a Raquel tem uma discussão com a filha sobre a justiça do Brasil. Faty acha melhor fugir, já que está sendo acusada injustamente, por não confiar na justiça brasileira. Raquel acredita que fugir só funciona como confissão de culpa. Novamente, a discussão sobre valer a pena ou não ser honesto no Brasil (pena que a Manu esqueceu o tema da novela).
2025: Num twist que ninguém pediu, Heleninha acredita que pode ter matado a mãe, pois estava bêbada. Celina, numa cena sem impacto algum, assume o crime pra proteger a sobrinha.
A Manu Days apagou todo o protagonismo da Raquel. Antes disso, vale lembrar, é a Raquel quem desmascara a Odete com a história do Leonardo. Fica parecendo que a Manu realmente sabotou a Taís porque não consegue ouvir crítica negativa. Se for isso, Manu é a autora mais patética da história da TV.
Esta publicação faz parte dos comentários do
episódio 1x169 de Vale Tudo (2025)