Escrita por: Amanda Kassis
Este texto contém spoilers sobre o desfecho do episódio.
“Eu não assisto a séries para ser lembrado de como as coisas verdadeiramente são, mas para me distrair quando as coisas do mundo real estão estressantes pra caramba”. O início do episódio ‘Command Feed’ talvez seja o mais vulnerável de ‘Murderbot’ até agora. Por mais que o protagonista seja conhecido por sua honestidade e sua narrativa sarcástica, é com breves comentários e gestos que se mostra cada vez mais humano — ou será que isso é apenas a visão inocente das pessoas ao seu redor?
Vergonha, frustração e raiva são sentimentos que ele não é mais capaz de esconder à medida que passa mais tempo com os pesquisadores, especialmente com a Drª. Mensah (Noma Dumezweni). Presos no meio do nada graças à queda do hopper, a dupla é obrigada a confrontar seus sentimentos no pior momento possível. Como o próprio robô diz, ele está acostumado a proteger fisicamente seus clientes, mas agora está diante de algo diferente: um ataque de pânico da personagem de Dumezweni. Confrontados com a ideia de que ambos poderiam ser incapacitados pela ansiedade, ambos encontram um momento de calma e entendimento — unidos por um episódio da novela Sanctuary Moon e uma inesperada cirurgia no ciborgue. Neste ponto, é visível no rosto de Mensah que ela entendeu algo intrínseco sobre ele.
O episódio também aproveita para explorar melhor a personagem que mais foi deixada de lado desde o início da temporada. A Drª. Bharadwaj, interpretada por Tamara Podemski, teve um início marcante ao ser atacada por uma criatura desconhecida no episódio piloto, porém, desde então, se mostrou mais isolada do grupo enquanto lidava com o trauma — sua fala “milhões de anos para atingir o topo da cadeia alimentar e, de repente, eu me tornei comida” para Leebeebee (Anna Konkle) é o pontapé para confessar um pouco de sua vulnerabilidade. Entretanto, isso a impediu de perceber o comportamento estranho da personagem de Konkle, que tenta arrancar informações sobre a missão da PresAux. Quando uma história triste e repleta de furos não é suficiente para atingir o seu objetivo, opta por uma abordagem mais agressiva, fazendo todos de refém.
Ironicamente, o episódio ‘Command Feed’ termina de forma oposta à que começou. A ideia de novas conexões é perdida, não somente pelas revelações de Leebeebee, mas pelo retorno sanguinário de Murderbot que mata a recém-descoberta vilã — mais uma vez escancarando que ele não é realmente humano. Será que a frágil confiança entre o grupo e Murderbot poderá ser reconstruída? E como a equipe PresAux escapará do perigo iminente? Ou será que o maior perigo de todos é a Unidade de Segurança enviada para protegê-los? Só o tempo dirá.
‘Murderbot’ é exibida às sextas-feiras na Apple TV+. A 1ª temporada é composta de 10 episódios.
Nota: 8,5