Escrito por: Tom Carvalho
The Bear é a mais nova produção original do FX on Hulu e, apesar de episódios com cerca de meia hora de duração, não se trata de uma comédia. Até mesmo o termo dramédia não descreve exatamente o que a produção se propõe a fazer, visto que muito do que assistimos carrega um certo tom de humor, mas apresenta a vida dos personagens da forma mais real possível, o que acaba não sendo exatamente dramático ou engraçado, somente fiel aos fatos do cotidiano, assim como são.
Para os nerds de bastidores, assim como eu, a série é criada, escrita e, em boa parte dos episódios dessa temporada inaugural, dirigida por Christopher Storer – nome por trás de 'Ramy' (outra excelente série original do Hulu) e do filme 'Oitava Série'. Também no time de produtores, temos Hiro Murai, diretor japonês que esteve envolvido desde o seu início com a aclamada 'Atlanta' e de 'Station Eleven', produção original da HBO Max. Não menos importante, um outro nome da produção é Joanna Calo, mente por trás dos times criativos de 'BoJack Horseman' da Netflix e da premiadíssima ‘Hacks’, original da HBO.
Na série, Carmen “Carmy” Berzatto larga sua promissora carreira como chef no melhor restaurante do mundo, em Nova Iorque, e retorna para sua cidade natal , onde assume o restaurante The Original Beef, que pertencia ao seu irmão Mikey (interpretado por John Bernthal). Jeremy Allen White (Shameless) faz um excelente trabalho e por meio de Carmy vemos o nível de entrega do ator com o personagem, que durante toda a temporada luta contra seus traumas e suas frustrações desencadeadas por suas decepções profissionais e por problemas familiares.
Com a maior parte das cenas acontecendo dentro da cozinha do restaurante, 'The Bear' traz os conflitos mais profundos não apenas do protagonista, mas de toda a equipe do restaurante que vai evoluindo de acordo com o desenvolvimento de Carmy, o quanto ele assimila as mudanças que a direção do restaurante trazem para a sua vida e o que de fato levou seu irmão a deixar o restaurante como herança para o irmão.
Por meio de uma mistura de cenas leves e outras muito mais profundas e pesadas, a narrativa coloca o espectador de uma forma tão imersiva na rotina da cozinha do restaurante que a tensão ultrapassa a tela e acrescenta ainda mais à experiência que é acompanhar as trajetórias de todos os personagens que rodeiam o plot principal. A fotografia aqui funciona muito bem para a imersão do espectador tanto no contexto dramático quanto na forma como o foco das câmeras nos alimentos e nos equipamentos da cozinha nos aproximam da realidade enfrentada pelos profissionais, que dedicam até mais do que deveriam em prol do funcionamento do lugar. Aliado à fotografia, a sonoplastia e aos diálogos muito bem estruturados nas cenas acabam sendo um elemento extra na forma de contar a história e adicionam uma camada extra de dramaturgia que complementa o belo trabalho do elenco.
A realidade nua e crua torna a série não apenas mais fascinante, mas intrigante. Muitas cenas têm poucos cortes e as interações entre os personagens trazem linguagem não verbal, um tom normal de voz e chega a cenas com os chefs aos gritos no maior estilo Gordon Ramsey em realities como o ‘Hell’s Kitchen’, por exemplo. Ao invés de competição, aqui a batalha é por manter o restaurante funcionando, além da tentativa de elevar os pratos servidos no lugar com base na experiência profissional de Carmy.
Alguns personagens que se destacam são Richie, o melhor amigo do irmão falecido e braço-direito no restaurante, e todos os funcionários da cozinha que, através da comida que preparam e da experiência de crescimento pessoal que são expostos, marcam a evolução do restaurante e acrescentam ainda mais à experiência de quem assiste a série.
A trilha sonora é selecionada a dedo e serve de pano de fundo para belos momentos dos personagens enquanto funciona muito bem com cenas que focam na cidade de Chicago, onde a história acontece.
The Bear é uma série original FX on Hulu e teve todos os 8 episódios de sua primeira temporada lançados no dia 23 de junho. A série ainda não está disponível no Brasil.
Nota: 9.0