Escrita por: Amanda Kassis
'El Refugio' é a primeira produção original Sci-Fi em língua espanhola do Starzplay, e o BDS News recebeu em primeira mão os 3 primeiros episódios da minissérie.
'Ver para crer ou crer para ver?' é o dilema vivido por uma família isolada em um rancho, enquanto a TV e as redes sociais mostram o que seria o início de uma invasão alienígena global, mas, sem avistar nenhuma criatura extraterrestre por perto, a maioria dos membros custa a acreditar que essa seja a causa para os estranhos fenômenos que estão presenciando.
A história começa com Victória, uma pesquisadora divorciada que vai à propriedade dos ex-sogros para buscar os três filhos, que estavam visitando os avós e o pai. Quando as primeiras filmagens de avistamentos extraterrestres se tornam virais, ela opta por ficar mais alguns dias, já que o pânico da população deixou as cidades e as estradas caóticas.
Além da família, o rancho também se torna o refúgio de três funcionários, uma estudante de veterinária que Victória conheceu na estrada, dois mochileiros estrangeiros e a sócia de Damián, o ex-marido da protagonista. Em uma fórmula recheada de clichês, cada um deles se encaixa em um tipo de personagem popular em produções do gênero.
A mãe é a típica personagem que ainda possui sentimentos pelo ex-marido, mas tem uma ferida profunda que a impede de agir. Damián também parece ter sentimentos pela ex-esposa, porém não esconde o interesse por Cecília, a sua sócia, que é uma mulher sedutora. Por causa da ameaça desconhecida, ele quer assumir o título de 'homem da casa', mas aprende rapidinho que esse papel machista não vai colar com seu pai, que é o verdadeiro dono do rancho.
Os filhos do casal principal são: Emília, a garotinha estranha que fez contato com a civilização alienígena; Pedro, o garoto nerd mais esperto do que todos os adultos juntos; e Sofia, a adolescente rebelde que se mete em confusões por desobedecer aos pais.
Temos Pedro Jr., funcionário do rancho junto com seu pai. Jr. é apaixonado pela filha mais velha de Damián, mas o amor entre eles é proibido. Itziel é a funcionária da casa, uma mulher carinhosa e muito religiosa, e a primeira a perceber que há algo de errado com a garotinha Emília. Ainda, a narrativa apresenta Paula, uma estudante de veterinária que foi atacada numa cidadezinha próxima, quando os moradores se desesperaram por causa da invasão. E, também, há dois jovens estrangeiros, Egon e Fede, que farão qualquer coisa para sobreviver.
O episódio piloto serve para explorar um pouco sobre alguns dos personagens que compõem essa fórmula clichê e adicionam alguns eventos sem explicação para lembrar que uma invasão alienígena está, aparentemente, começando. Nuvens estranhas no céu, luzes e ventania para todos os lados, animais estressados ou mortos, e, óbvio que não poderia faltar, as constantes quedas de energia e sinal para comunicação.
O ritmo acelera um pouco nos episódios seguintes, chamados 'Fake News' e 'The Long Night', quando a família começa a lidar com o fato de que a sociedade está em caos e, independente da invasão ser verdade ou não, a propriedade será o refúgio deles por tempo indeterminado.
Por mais que a minissérie não inove na maior parte dos seus elementos, lembrando outras produções como o filme 'Bird Box' e a série 'Invasion' da Apple TV+, o roteiro tenta trazer algumas coisas diferentes. Primeiro, os desenhos de Emília se assemelham à uma criatura que Victória já viu em papiros de uma civilização antiga, como parte das suas pesquisas no trabalho. Aparentemente, essa não é a primeira vez que as criaturas decidem vir à Terra.
Segundo, há uma característica que não é exclusividade de 'El Refugio', mas é uma sensação que obras não-americanas costumam trazer: a familiaridade. Sem excessos de maquiagem, glamour ou cenários exagerados, os personagens se parecem com pessoas comuns que a audiência encontraria na rua. Assim, aparenta que a câmera está acompanhando uma família real que luta pela sobrevivência.
Por fim, a trama mistura elementos sobrenaturais. O divórcio de Victória e Damián ocorreu após a morte da filha mais velha, Dani, em um acidente. Dois anos depois, coincidindo com o início da invasão, Emília começa a ver a irmã pela casa dos avós. Outros indícios, como uma voz feminina misteriosa e objetos quebrando sem razão, apontam que talvez não seja apenas a imaginação da garotinha.
É uma escolha ousada dos roteiristas misturar dois temas completamente diferentes em uma minissérie. Então, para quem quiser uma dose rápida de Sci-Fi e sobrenatural, além de altas doses de drama familiar, 'El Refugio' pode ser uma opção com seus 6 episódios de 40 minutos. Agora, se esse curto espaço de tempo será suficiente para desenvolver essa narrativa de sobrevivência já é uma outra questão, afinal, até a metade da temporada, a maioria dos personagens ainda nem tem certeza sobre contra o que está lutando.
'El Refugio' estreia no dia 23 de junho, com um novo episódio por semana na StarzPlay. No Brasil, o catálogo é acessível de três formas: via aplicativo próprio; pelo canal premium no Prime Video; e a partir de uma parceria com o Globoplay.
Nota: 7.0