Escrita por: Amanda Kassis
Enquanto alguns trabalham para viver, outros vivem para trabalhar. A segunda opção é definitivamente o caso de Oh Soo-Jae, a protagonista de ‘Why Her?’ – nova série original da plataforma Viki, que mistura drama criminal e romance.
Soo-Jae não possui vida pessoal, ela é 100% focada nas suas ambições profissionais. Em um primeiro olhar, a personagem não lembra em nada a jovem mostrada ao longo de flashbacks, que se tornou uma advogada brilhante sem nem mesmo cursar a faculdade de Direito. Em um ambiente machista e misógino, sendo guiada por seu chefe, o presidente Choi, que parece ter diversos esqueletos em seu armário, ela aprendeu que para sobreviver naquele meio precisava cruzar diversos limites morais.
Com um coração de pedra, uma língua afiada e sempre escondendo uma carta na manga, Soo-Jae está a um passo de conquistar um dos seus objetivos: se tornar a primeira mulher e a mais jovem advogada promovida à sócia de uma das 10 maiores firmas da Coréia – o Escritório de Advocacia TK. Porém, ela não contava com um escândalo que mancharia a sua reputação e jogaria todo o seu esforço no lixo.
Ao representar um jovem político, com quem ela já teve um relacionamento, que está sendo acusado de estupro, Soo-Jae marca uma reunião com a possível vítima, a jovem Park Soo-Young, para convencê-la a não levar o caso ao tribunal por falta de provas. Entretanto, a situação esquenta e as duas discutem, o que termina com Soo-Young sendo humilhada.
Horas depois, Soo-Young comete suicídio. Apontada como culpada pelo desfecho trágico da jovem, a protagonista é afastada do escritório e, para ajudar a limpar a sua imagem, começa a trabalhar como professora adjunta em uma universidade. A promessa do seu chefe, que ajudou a conseguir a vaga, é que poderá voltar à advocacia após um semestre. Enquanto isso, Sr. Choi promove seu filho primogênito ao cargo que era destinado à Soo-Jae.
Não é preciso dizer que a personagem não está nem um pouco feliz com a situação. Agora, ela é obrigada a confrontar seus atos imorais que a levaram até aquele ponto, a realidade de que volta para uma casa vazia, onde suas únicas companhias são garrafas de vinho e pílulas. O comportamento destrutivo reflete o quanto a vida de Soo-Jae estava bagunçada antes mesmo do seu afastamento.
Como só de drama profissional não se faz um roteiro, Soo-Jae também viverá um triângulo amoroso que, diga-se de passagem, é moderno para o padrão de séries coreanas. Ambos os pretendentes são bem mais jovens que ela, que tem 37 anos.
Um deles é Gong Chan, calouro da faculdade de Direito, e aluno dela. O jovem de 27 anos é um contraste perfeito e, desde as primeiras interações deles, já parece trazer à tona o melhor lado de Soo-Jae. Ele mantém sua personalidade calorosa e o brilho no olhar, mesmo possuindo um passado cruel que está ligado à advogada. Ele se lembra dela, mas ela não o reconhece.
A outra ponta desse triângulo amoroso é Choi Yoon-Sang, filho caçula do Sr. Choi, o chefe de Soo-Jae. Ele está no segundo ano do curso, mas reprovou em todas as disciplinas por falta de motivação e, claro, para irritar o seu pai. Há anos, ele conhece Soo-Jae e os dois possuem uma boa relação fora do campus. Agora que ela se tornou professora dele, ele encontrou motivação para frequentar o curso.
Há dois pontos importantes para falar sobre essa produção. O primeiro é a inegável inspiração em outras séries do gênero criminal: a famosa ‘How to Get Away with Murder’ e ‘Law School’, uma série sul-coreana original da Netflix. Mesmo com suas semelhanças, a narrativa de ‘Why Her?’ não deixa de ter sua originalidade e, por ser bem dirigida, torna a produção gostosa de assistir. No episódio piloto, por exemplo, 90% do tempo de tela pertence à protagonista e, mesmo assim, não é cansativo.
O segundo ponto não é uma exclusividade dessa série. Para nós, ocidentais, que ainda não temos tanta familiaridade com produções orientais, a nossa referência de casos criminais são baseadas na lei brasileira ou americana. Mas, para quem der uma chance à uma produção como ‘Why Her?’ terá a oportunidade de ver que as leis funcionam de maneira diferente em outros países. Pode ser até um pouco confuso no início, mas é no mínimo curioso acompanhar um julgamento na Coréia.
‘Why Her?’ é exibida às sextas e aos sábados, no serviço de streaming Viki. Os dois primeiros episódios são gratuitos e já estão disponíveis, o restante da temporada será exclusiva para assinantes do Viki Pass Standard.
Nota: 8.25