Escrito por: Pedro Rubens
Há uma constante sensação de que tudo é pauta para ser transformado em reality show. Sejam os mais “realistas possíveis”, em que pessoas se juntam dentro de uma casa e precisam conviver por um certo período de tempo, sejam os mais caricatos como a recente inspiração na obra de Jane Austen, Orgulho e Preconceito, para produzir um reality.
A Ponte: The Bridge Brasil, novo reality original HBO Max, reúne 12 competidores numa reserva da Mata Atlântica com um objetivo em comum: montar uma ponte com 500 bambus em apenas 20 dias e chegar até o baú que guarda o prêmio de 500 mil reais.
O elenco é recheado de nomes famosos, como a atriz Danielle Winits, a cantora Pepita e Badauí, vocalista da banda de rock CPM 22, mas também nos apresenta algumas figurinhas não tão conhecidas do público, como o policial civil Diego Del Rio, a arquiteta Jordana Louise e o empresário e shaper Henrique Fares.
Nenhum deles sabia para onde estava indo e nem tampouco o que iria fazer. Segundo Eduardo Gaspar, vice-presidente de criação da Endemol Shine Brasil, o convite foi feito de forma subjetiva, convidando-os a uma aventura que eles jamais tinham vivido. Isso outorga ainda mais a fala da participante Pepita:
“Está todo mundo no ovo com ovo, no bife no bife”
Dentre o elenco, talvez o que menos se destaca é o apresentador Murilo Rosa que participa de forma indireta da competição e sua estadia no reality justifica-se apenas pela obrigatoriedade de ter alguém no comando. Caso contrário, seus momentos de atuação e narração, que beiram o ridículo, seriam desnecessários e não quebrariam o clima do momento. Infelizmente, o principal nome do reality é desnecessário e não tem importância nenhuma.
Por outro lado, os competidores entregam muito entretenimento. Do momento em que chegam na cabana construída especificamente para o reality ao momento em que precisam eliminar algum competidor, tudo é muito envolvente. Talvez pelo enredo diferente, A Ponte tem substância e um time de participantes que cativa e permite que você seja mais um entre eles.
Segundo Eduardo Gaspar, o maior desafio foi gravar um reality na natureza, onde todos precisavam sair do estúdio, que é um ambiente completamente controlado para um local de difícil acesso. Além disso, as gravações ocorreram num período de muitas chuvas, o que dificultou ainda mais. Para facilitar o processo de locomoção, a equipe contou com um caminhão de guerra, literalmente, para transportar a equipe e os equipamentos.
Mas toda a dificuldade talvez tenha se tornado no maior acerto da produção, que conseguiu trabalhar a natureza como o personagem principal. Personificar a mata e mostrar a vida que existe ali não soa como algo forçado nem tampouco difícil, pelo contrário, a todo momento a cinematografia faz questão de ressaltar a floresta e toda sua grandiosidade.
Essa captação de material se deu pelo uso de 6 câmeras ursas da Blackmagic, usadas em blockbusters, e câmeras robóticas. Ao total foram aproximadamente 16 horas de filmagens por dia, com profissionais manuseando essas câmeras, e cerca de 24 horas de câmeras robóticas.
Toda a equipe merece os aplausos pelo brilhante trabalho desempenhado desde o período de pré-produção, quando todo o material foi projetado com madeira de reflorestamento, consultoria de profissionais de meio ambiente e certificado para que tudo fosse feito de forma sustentável. E no processo de término das filmagens a locação foi campo para 300 mudas de árvores nativas!
Segundo Eduardo Gaspar esse é um reality inovador, pensado para ter uma estética cinematográfica e deixar a mensagem sobre a necessidade humana de construir pontes, não apenas no sentido literal. O jogo é em conjunto, assim como na vida real, e isso fica claro a todo momento nos três primeiros episódios.
A Ponte: The Bridge Brasil conseguiu, em apenas 3 episódios, o que tantos outros realities não conseguiram: me deixar animado para assistir o desfecho dessa caminhada.
Os 3 primeiros episódios estarão disponíveis na próxima quinta-feira, 09 de Junho, no catálogo da HBO Max.
Nota: 8.5
"Isso outorga ainda mais a fala da participante Pepita: “Está todo mundo no ovo com ovo, no bife no bife”"
|
0 0 0 |