Escrito por: Leonardo Markana
The Cleaning Lady nos apresenta a história de Thony, médica e imigrante filipina forçada a trabalhar ilegalmente como faxineira nos Estados Unidos para pagar o tratamento de seu filho doente. Em uma noite de trabalho limpando uma arena de luta livre, Thony testemunha a morte de uma pessoa por integrantes de uma máfia, logo em seguida sendo flagrada pelos mesmos. Para sobreviver, ela se oferece para limpar as evidências do crime. Por conta de sua eficiência, Thony se vê recompensada ao ser ajudada com o tratamento de seu filho. Em retorno, ela passa a trabalhar para eles sendo requisitada a limpar todos os ambientes e evidências necessários que a máfia deixa para trás.
O piloto consegue entregar narrativas bem construídas e uma atuação bem sólida por Elodie Yung (Daredevil), focando não só na premissa principal mas deixando evidente a questão dos imigrantes nos Estados Unidos e o que muitos deles são forçados a fazer para sobreviver a um sistema que constantemente os força a permanecer na ilegalidade. Um diferencial que a série apresenta é mostrar a vida de uma família filipina, etnia cujas histórias são pouco contadas nas séries americanas, pois ao se tratar de diversidade, estamos mais habituados a consumir histórias de personagens latinos no território americano.
A única impressão e possivelmente um problema que o piloto deixa subentendido é na possibilidade de sua narrativa ser desgastada ao longo do caminho ao ser uma série adaptada pela Fox, canal aberto conhecido por estender suas histórias por mais de 10 episódios, aspecto que não consigo enxergar em The Cleaning Lady por apresentar uma premissa muito específica. A não ser que a série saiba se desprender da original argentina, La Chica que Limpia, The Cleaning Lady pode se expandir ao mostrar em seu piloto a presença do FBI, podendo fazer com que Thony se torne alguma espécie de espiã para eles, o que pessoalmente não me agradaria mas que pode abrir um leque de possibilidades para a série a longo prazo. Não acredito que irei acompanhar mas ainda assim fica o registro de que ainda é um piloto que vale a pena ser assistido.
Nota: 8.5