Escrito por: Pedro Rubens
Vez ou outra me pego pensando sobre o processo de composição de um personagem. Se você procurar na internet não vai ser difícil de encontrar entrevistas dos mais diversos artistas que fizeram um longo processo de pesquisa para dar vida a determinados papéis. Isso é necessário para que o ator ou atriz tenha uma experiência imersiva naquela realidade que precisará entregar durante a produção.
Insânia, nova série brasileira original Star+, nos apresenta a vida de Paula, uma policial científica que é internada em uma clínica psiquiátrica para fazer um tratamento misterioso após sofrer um grande trauma familiar. Insatisfeita com a situação que lhe foi imposta, ela decide mesmo à distância investigar o ocorrido e envolve-se numa teia que intercala o passado e futuro de forma sobrenatural e assustadora.
Antes de mais nada, precisamos enaltecer o protagonismo de Carol Castro que evidencia não apenas o seu potencial artístico, mas também a extensa pesquisa que fez para viver Paula. Cheia de traumas, a personagem consegue ser forte em todos os aspectos e precisa encarar os fantasmas do passado sem se desviar do seu propósito.
É lindo ver a entrega da atriz e como ela busca da melhor forma fazer tudo aquilo que lhe foi proposto. Carol não é uma atriz que protagoniza uma série e fica por isso mesmo, pelo contrário, ela preenche todos os espaços da tela sempre que está em cena e consegue atrair toda a atenção para si.
Da mesma forma, o elenco de apoio é muito bem escolhido e se entrega bons personagens, alguns que são apenas “mais do mesmo”, dado o estereótipo e características já vistos em tantas outras produções. Mas ainda assim, o elenco da série no geral não deixa a desejar em absolutamente nada!
Outro ponto altíssimo da série é a tensão que percorre todo o piloto e eleva o nível de Insânia. Há uma constante aura espectral aparentando como se tudo estivesse fora de lugar e que a qualquer momento fosse acontecer algo. É uma sensação de estranheza, por lapsos de tempo você até se sente dentro da cabeça da protagonista!
O roteiro pode até aparentar ser confuso por acelerar as coisas, afinal somos jogados no olho do furacão e aos poucos as peças vão sendo colocadas nos seus respectivos lugares. Pode parecer que isso tá errado e fora de eixo, mas calma, o piloto está apenas cumprindo seu papel e fundamentando o restante da temporada, dando pistas e aplainando as coisas para o que vem pela frente.
Digo isso com total convicção porque o segundo episódio se dedica exclusivamente a detalhar personagens, enredos e adicionar novas camadas para o arco principal. Então calma, não desista agora!
Insânia supriu todas as minhas expectativas e me deu ainda mais certeza de que a produção nacional tem força suficiente para crescer e ir muito além. Se você gosta de série policial, uma pitada de questões sobrenaturais e psicológicas, recheada com atuações brilhantes e um roteiro muito bem fechadinho, essa é uma série que vai lhe agradar bastante.
Insânia estreia amanhã, 03 de Dezembro, no Star+.
Nota: 8.5