IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

The Crown By Felipe





Episodio 1x1 - Nota 8.5 2017-07-11 10:59:03

Preciso começar falando sobre o rei fumando trocentos cigarros seguidos, mesmo tendo um câncer de pulmão. Deu até agonia quando mostraram os médicos retirando o mais afetado, que estava absolutamente enegrecido – aliás, eu realmente não sabia que essa cirurgia de retirada de um pulmão era possível, não sabia que o ser humano pode sobreviver só com um. Ou entendi errado?

De qualquer forma, que triste a cena em que ele se emociona e fica com os olhos marejados ao perceber que este seria seu último Natal com a família. Curti o personagem, o ator Jared Harris está maravilhoso. Espero que demore pra ele morrer – aquelas HAHAHA.

Gostei muito da série. Eu amo produções britânicas (oi, Downton Abbey!) e, mais uma vez, Netflix não fez feio. Design de produção maravilhoso, retratou muito bem a época, além de uma fotografia belíssima. Não conheço a Claire Foy, achei ela bem carismática. E que maravilha termos Matt Smith no elenco, como Duke of Edinburgh. AMO.

Sinto que vou amar muito os episódios, sim. Ainda mais porque é baseada em fatos, vai ser ótimo conhecer mais sobre a família Real.

BTW: será que era a bunda do Matt Smith mesmo? Porque PQP SOCORROOOOO.

Episodio 1x2 - Nota 9 2017-07-11 11:12:21

Que carga dramática poderosa esse episódio aderiu a partir da descoberta do corpo do Rei George. Eu mesmo fiquei muito tocado com as sequências e as reações – a Margaret entendendo tudo só pela comoção geral da casa e sem conseguir se mover foi um exemplo disso. Todos os atores conseguiram evocar bem a dor da perda, alinhados a uma direção impecável e um texto primoroso.

Elizabeth escrevendo a carta pro pai sem saber que ele já estava morto. E a reação dela ao ver, só pelos olhos do Philip, que algo estava errado... Também o momento em que entra no quarto do pai, já em Londres, e não consegue encarar seu corpo de primeira. Claire Foy maravilhosa, surpreendendo mesmo com essa composição.

O discurso do Winston foi muito poderoso, mesmo. Intercalado com as cenas então, ficou ainda mais intenso. O encontro da Elizabeth com a Avó e a mesma fazendo aquela reverência até me deu um arrepio. Que cena, meus amigos! O roteiro de fato fez um contraste maravilhoso com a reviravolta na vida da princesa de uma hora pra outra. O fato de ser tão jovem e já ter uma responsabilidade desse tamanho nas costas... O olhar que ela deu ao Philip quando falaram que deveria descer sozinha do avião. AI.

Grande episódio!

Episodio 1x3 - Nota 8.5 2017-07-11 18:19:17

Bom, eu particularmente não enxerguei a postura do Philip neste episódio como uma tentativa de abdicar o poder da Elizabeth como Rainha. Ele casou com uma Princesa, sabia que ela era herdeira do trono e que tradições não mudam de uma hora pra outra, só porque ele deseja. Porém, acho que a parte em que diz sobre “todas as famílias, filhos, esposas terem o nome do marido e a família dele não”, deixou claro que esse pedido não tinha cunho maldoso ou algo do tipo. BTW: não deixa de ser irônico ele se sentir oprimido, sendo que esse tipo de situação infelizmente era e é imposto sobre mulheres.

E aliás: eu mesmo não concordei com essa troca de nome. Achei ótimo a Elizabeth decidindo ouvir o conselho do tio e declarando que todos os herdeiros devem ter Windsor no nome de agora em diante HAHAHAHAHA. Muito bom. Já em relação a casa: também entendi o lado do Philip e da própria Elizabeth, que a princípio não queria se mudar. É o lar deles. Mas, “the crown must always win”, verdade. Esse é o trabalho.

Achei bem pesado a Queen Mother culpando o Duke of Windsor pela morte do King George. Eu não conheço muita coisa sobre a família real (estou fazendo pequenas pesquisas quando termino os episódios, porque sou desses), e o episódio mostrou bem, ao menos dentro da família, como foi escandalosa a renúncia do Rei David à época.

Mais um ótimo episódio!

Episodio 1x4 - Nota 9 2017-07-11 18:35:24

Engraçado que The Crown, além do entretenimento, também tá servindo como aula de história. Se o Grande Nevoeiro de 1952 foi pauta na minha época de escola, eu esqueci totalmente dele. E foi muito interessante a retratação aqui na série – mais uma vez, palmas lentas para o design de produção que tá fazendo um trabalho impecável com os cenários. Deu pra ficar agoniado/sufocado com a densidade da fumaça que cobriu a cidade. Sem falar, claro, nos momentos em que focaram as pessoas sufocando sem nada que pudessem fazer, em contraste com cenas dos políticos torcendo pra coisa piorar.

Winston também me surpreendeu. Precisou uma pessoa que o tinha agradado se tornar uma vítima por causa da névoa, para ele se locomover até o hospital unicamente por causa dela. O oportunismo ao mandar que os jornais fossem avisados por sua presença, que a resposta à Rainha fosse dada apenas quando esse “ato” tivesse visibilidade. E pior: o fato de ter saído como herói. Estou realmente sem palavras. Ele é muito articulado. Elizabeth tendo que pensar rapidamente em uma desculpa pra chamá-lo pra conversar, já que seus planos de convencê-lo a renunciar caíram por terra... Eu ri, confesso.

BTW: achei as sequências de vôo do Philip belíssimas! Essa que fechou o episódio ficou sensacional. E a mensagem de que se estima, atualmente, que 12 mil pessoas morreram por conta da tragédia ambiental de 1952. Estou impactado.

Episodio 1x5 - Nota 9 2017-07-12 18:34:16

Coitado do Philip. Ele não é um embuste. Todo mundo parece estar se recusando a enxergar as coisas como eram naquela época (por mais injustas que sejam) e esquecem que acima de qualquer desavença, existe sim amor verdadeiro e sincero entre os dois. Afinal, a forma como ele e Elizabeth conseguem se comunicar com a mais pura intensidade apenas com o olhar, já deixa isso claro. Philip tá tendo dificuldades de entender que a Coroa sempre vence e está acima de tudo, independente daquilo que ele deseja. Eventualmente, ele vai compreender. Tanto que se ajoelhou perante a Rainha e a Deus, sem nenhuma concessão. E além disso, a ideia de televisionar a coroação para deixar o público mais perto da Realeza foi certeira, sim. Ele pensou como um político.

E aliás: toda a sequência da coroação foi belíssima, talvez o melhor momento da série até agora – e olha que em apenas cinco episódios, já tivemos cenas arrasadoras de tão bem realizadas, e intensas.

Quanto ao Duke of Windsor, eu também tenho sentimentos conflituantes. Por um lado, entendo o rancor que ele tem pela família. Afinal, o que ele fez foi abdicar do poder POR AMOR e foi crucificado e condenado por todos. Por outro, achei realmente pesada aquela narração ao fundo no momento em que a Queen Mary faleceu, com ele comentando sobre ela ter sangue gelado nas veias em vida, e agora, morta. Que horror. E o final, com ele chorando, me deixou com o coração partido...

Enfim, lindo episódio!

Episodio 1x6 - Nota 8 2017-07-12 18:48:52

Ninguém se coloca no lugar da Rainha. Eu não julgo, porque a série já mostrou bem e segue apresentando como a Coroa é, acima de tudo, um grande fardo nas costas de uma pessoa. A Rainha toma decisões, mas precisa dos conselhos, precisa saber oficialmente como determinado assunto deve ser tratado e etc. Não acho nem por um momento que mandar o Peter pra longe foi uma decisão PESSOAL por se sentir “ofuscada”. Até agora, Elizabeth não me deu razões para chegar a essa conclusão. Ela toma determinadas decisões porque a Coroa assim pede.

Reparem, por exemplo, na cena no finalzinho do episódio quando Elizabeth diz que espera ser perdoada pela irmã, e o Philip emenda com: “ela vai perdoar, todos nós iremos em algum momento”. Ela precisa ser perdoada por todos por... Ser a Rainha? Que situação. A útlima cena com ela totalmente solitária, foi triste.

Fiquei com pena da Princesa Margaret também, de qualquer forma. Não deve ser fácil gostar de uma pessoa e de repente encontrar tantos obstáculos pra viver qualquer tipo de sentimento com ela. Só achei muito precipitadas as ameaças que ela fez à irmã pelo telefone (aliás, chocado como era difícil fazer ligação, credo).

BTW: preciso comentar que acho difícil engolir que a Margaret da série é mais nova que a Elizabeth. Não parece de forma alguma, gente. Acho que é porque a Elizabeth é mais baixa.

Episodio 1x7 - Nota 8.5 2017-07-13 10:40:34

A cena da conversa da Rainha com o Winston foi uma das melhores da série até agora, sim. Adorei a objetividade e sinceridade da mesma, colocando tudo em pratos limpos, afirmando que sabe seu papel dentro do governo e o que é justo e injusto para com ela nesta posição. E o melhor de tudo é que o Winston ficou caladinho o tempo todo (eu até fiquei com certa pena, porque coitado, ele não escolheu ter derrame, né?). Mas a mentira foi mesmo desnecessária. BTW: o grito que eu dei com a expressão do rapaz quando percebeu que tinha contado demais sobre o Winston pra Elizabeth HAHAHA.

Aliás, outra discussão interessante sobre a Rainha foi o fato de ter menos conhecimento do que as pessoas com quem ela deve, pela sua posição, manter contato, conversas e etc. Fiquei com pena quando ela confrontou a mãe sobre isso. Todas as crianças tiveram direito ao conhecimento das matérias básicas e ela, por ser da família Real, não. Foi lindo vê-la correndo atrás desse prejuízo e disposta a aprender com o tutor o máximo possível.

Não sei por qual razão, mas curti tanto o Martin lá nos primeiros episódios que realmente queria que ele se tornasse o Secretário da Rainha, como ela deseja.

E eu preciso dizer que quase caí pra trás com a cena final da Elizabeth com o Phillip! HAHAHAHA Que sutil o pedido dele, e o sorrisinho dela. O melhor foi o aviso ao rapaz de que a reunião havia sido remarcada para o dia seguinte. Aproveita, Elizabeth! HEHE. Ele, de fato, é o único que se esforça pra que ela seja mais ela mesma, apesar do fardo da Coroa. E há quem diga que ele é um embuste...

Episodio 1x8 - Nota 9 2017-07-13 10:53:40

Eu vou seguir sem julgar o Philip. Ele poderia ser mais compreensivo? Poderia, sim, é verdade. Porque se ele está cansado, não precisa muito pra imaginar a posição da Elizabeth como Rainha, tendo que cumprir agenda e tal. E sim, ele sabia qual era o barco quando entrou nele, que ela era herdeira do Trono, essas coisas. Mas não acho assim tão inverossímel ele ficar cansado. Afinal, uma viagem de 53 dias, tendo uma nova parada a cada dia, praticamente. Os acenos. Os sorrisos (até injeção para “acalmar” os músculos, Elizabeth teve que tomar para seguir sorrindo).

É desgastante e a Coroa tá intervindo no casamento dos dois, isso é um fato e a série tá mostrando isso bem. Lembrem-se que, por mais inconveniente que o Philip seja quando reclama, ele é um dos únicos (ou talvez, o único), que ainda é capaz de enxergar a Elizabeth como sua esposa e não como uma figura pública que precisa cumprir deveres e tomar decisões difíceis o tempo todo.

BTW: confesso que dei risada com a sequência da briga dos dois. Elizabeth correndo atrás dele e ambos tomando um susto quando viram o pessoal do documentário filmando tudo do lado de fora. Muito legal a atitude do rapaz de entregar o rolo com as imagens pra ela.

Já a Margaret também é muito incompreensível. Falta a ela enxergar que Elizabeth ainda é um ser humano, uma pessoa, acima da Coroa que lhe foi atribuída. Ela tem uma ideia muito errada do que é carregar isso. Acha que Elizabeth possui permissões pra tudo, pode falar e agir como bem entender, e não é assim. Acho bem triste as discussões, em especial as acusações que ela faz, que são injustas. Elizabeth não tem tempo pra nada – prova disso, foi a chegada do casal, onde o Philip surge brincando com os filhos e ela observa de longe, tendo que se redirecionar para dar segmento aos assuntos da Coroa.

No mais, eu curti muito as cenas com a Queen Mother. Achei aquele velhinho a coisa mais adorável do mundo. A reação dele quando finalmente descobriu que ela era a Rainha foi tocante, de verdade. Ainda mais a resposta dela, sobre as pessoas ficarem sem jeito, deixarem de ser elas mesmas, quando percebem quem ela é. WOW.

Episodio 1x9 - Nota 10 2017-07-13 18:17:22

Esse foi o melhor episódio de The Crown até agora. Porque foi uma belíssima homenagem ao Winston Churchill, homem de extrema importância para o povo inglês. E a profundidade que deram ao personagem nestes 60 episódios foi impecável. Como não se emocionar quando ele decide ir conversar com a Elizabeth sobre a denúncia? Como não se emocionar com o discurso da mesma no finalzinho do episódio, em contraste com o quadro sendo queimado? Que pena que ele foi destruído, realmente uma obra de arte. E a informação de que Winston continuou pintando lagos...

John Lithgow, que ator! Eu te venero!

Meus sentimentos pelo Philip estão ficando cada vez mais controversos – exatamente como aconteceu com o irmão do Rei George. Novamente, eu não o julgo por se considerar incapaz, e muito menos o fato de querer tirar da Elizabeth o peso da Coroa (mesmo que de forma inconveniente, na maioria das vezes). Ele foi muito injusto insinuando que ela estava interessada no Porchey. Ao menos se desculpou. Claire Foy impecável, tanto naquele momento silencioso no carro, quanto no discurso. Também na cena em que diz ao Philip que ele é o único que ela amou. Matt Smith também.

Que série, meus amigos. Que série.

“Age is cruel”.

Episodio 1x9 - Nota 10 2018-06-14 13:48:35

Ih Ramon, eu não lembro! Desculpa não poder ajudar! :/

Episodio 1x10 - Nota 9 2017-07-13 18:43:03

A série fez um trabalho espetacular nessa temporada ao mostrar que fazer parte da Família Real, que ser Rei/Rainha, não quer dizer nunca que sua vida é fácil. Elizabeth já sacrificou muitas coisas desde que foi Coroada. O casamento está na corda bamba (por mais que, nitidamente, haja sentimento entre os dois), e agora a relação com a irmã vai ficar ainda mais abalada. Ser Rainha não significa que Elizabeth pode decidir o que quiser e que todos irão aceitar de boa. Ela e Margaret são duas vítimas da Coroa.

E eu acho realmente uma pena que Margaret não consiga entender isso, por mais que eu compreenda sua frustração – afinal, quer coisa mais horrível do que ser impedida de casar com a pessoa que você ama por causa dos costumes da Igreja? Por conta do tipo de impacto que isso vai causar em toda a família publicamente, mesmo com grande parte da população aprovando? Nós vimos que não era intenção da Elizabeth “proibir”, fico só imaginando como deve ter sido difícil pra ela.

Sobre o Philip: novamente, repito que não consigo julgá-lo por querer tirar certa humanidade da Elizabeth não só como sua esposa, mas como Rainha – o erro dele nesse percurso é apenas sua abordagem, muitas vezes inconveniente e até mesmo infantil. Ele deu o conselho certo sobre o casamento, pena que a Coroa “sempre vence”. Espero que ele não demore muito a compreender, ou que ao menos, dê sua opinião e sua visão das coisas de uma maneira diferente e mais saudável para os dois, como casal.

E que última cena magistral. Claire Foy, uma grande revelação (pra mim). Gostei muito da série. Design de produção maravilhoso, recriaram muito bem a época tanto nos cenários quanto nos figurinos. O resto funciona perfeitamente bem, ainda mais em sintonia: roteiro, direção, fotografia, atuações. Tudo. Que venha a 2ª temporada.

Episodio 2x1 - Nota 8.5 2017-12-09 19:31:16

O flashforward do início do episódio faz uma promessa tensa para a temporada, ein? Em 5 meses, logo após o fim dessa turnê do Philip, ele e Elizabeth estarão tendo essa conversa séria sobre o relacionamento – e ainda sobre a teimosia e insubordinação do mesmo em relação ao cargo importantíssimo que ela ocupa. Estou com boas expectativas.

Sabe que eu adoro esses momentos mais íntimos do Philip e Elizabeth? Tipo o beijo que ele deu nas costas dela, quando todos estavam olhando pro outro lado. A carinha dele, a reação dela, tudo tão adorável. Junta isso ao momento de despedida de pai e filho no avião, antes do início da turnê. “Nós não estamos na frente das câmeras agora, estamos?”. Achei triste a criança já estar tão acostumada à formalidade assim.

Quanto ao restante do episódio: a introdução da trama que envolve o Egito ficou meio solta. Na verdade acho que essa premiere como um todo caminhou de forma bem mais lenta do que o costume – muito boa, mesmo assim, o texto segue primoroso, assim como a direção e claro, as atuações. E de qualquer forma, fiquei curioso pra saber como essa guerra será retratada, e as consequências da mesma.

Episodio 2x2 - Nota 9 2017-12-09 19:42:40

Achei esse episódio melhor que a premiere. Não consigo odiar o Phillip, por mais burradas que ele faça (e essa revelação de que ele andou pulando a cerca no casamento me deixou profundamente decepcionado, diga-se de passagem). Entendo algumas de suas posturas, embora não concorde com a cobrança e a infantilidade com a qual trata a esposa muitas vezes, por causa de caprichos. E achei ótimo que o roteiro deu um foco adicional a ele para mostrar que Phillip é humano fadado a cometer erros como qualquer outra pessoa.

A sequência da entrevista me pegou totalmente de surpresa. Primeiro, pelo Phillip ter achado que a jornalista estava dando mole pra ele. E segundo, pela coragem que ela teve de seguir com as perguntas pessoais sobre o passado dele, sobre a mãe, irmã, etc etc, a ponto de deixá-lo perturbado daquela forma. QUE CENA, MEUS AMIGOS. Ambos os atores estavam sensacionais, Matt Smith nem precisava abrir a boca pra transparecer bem o choque do personagem.

Ressalto também a cena do discurso da Elizabeth pelo rádio. MARAVILHOSO demais. Ela realmente sabia o que ele queria ouvir através do discurso anterior dele. Eles queriam falar um com o outro, mas não conseguiam.

Triste a situação da Eileen em relação ao divórcio. Além de ter conhecimento da traição e de ser absolutamente infeliz, ainda precisa se preocupar com o altíssimo risco de se tornar uma “excluída”, digamos, pela sociedade. Toda a força pra ela.

Episodio 2x3 - Nota 10 2017-12-09 19:53:36

Que triste toda essa postura do Phillip, sinceramente. Sabe, eu até compreendo ele se incomodar com o fato de não ser respeitado (ou não se sentir assim) pelos funcionários por considerarem que ele é X e Y, mas é inadmissível a chantagem emocional que ele faz com a Elizabeth por causa da Coroa. Não me conformo, quando eles se casaram, ele tinha total conhecimento de que ela era a herdeira do trono. Que ela assumiria a Coroa quando o pai dela falecesse e etc...

No geral eu gosto do personagem, sei que ele não é uma má pessoa e que não tem intenções ruins. Entendo a frustração dele algumas vezes, é só se colocar no lugar do mesmo (tipo quando falou sobre o filho de 8 anos ser mais importante socialmente do que ele e etc), mas me incomoda como ele não consegue engolir o orgulho em prol do amor que sente pela esposa.

Claire Foy fez um trabalho SUBLIME de expressão quando Phillip foi coroado príncipe. Só faltou perguntar se ele deixaria de ser infantil tendo aquele desejo concedido. PISA MENOS, RAINHA.

Chocadíssimo com todo esse escândalo que se abateu à família Real por conta do divórcio de um funcionário dos mesmos. A ponto de a própria Rainha ir à casa da mulher que está querendo a separação para tentar convencê-la do contrário. WOW.

Enfim, melhor episódio da temporada até agora.

Episodio 2x4 - Nota 9 2017-12-09 20:00:58

Maravilhoso esse episódio focado na Margaret e como ela se sente presa. Foi interessantíssimo o contraponto de abertura e fechamento, com Philip, Elizabeth e ela. No início, o casal aparece feliz enquanto Margaret surge totalmente depressiva, entregue à própria tristeza. Já no final, ela se sente livre, solta, viva, como há muito tempo não se sentia, ao passo que vemos Phillip e Elizabeth exaustos após um dia de compromissos reais – e nem dormir na própria cama eles podem, isso me surpreende tanto!

Além disso, todas as cenas da Margaret com o Anthony foram maravilhosas. Não entendi muito bem o que significou o momento em que ele subiu pra casa e ficou fazendo aqueles barulhos propositais, mas gostei de como ele conseguiu tirar sentimentos dela através das expressões para as fotos, apenas conversando. E o retrato publicado no jornal ficou lindo, diga-se de passagem.

Anthony indo deixar a Margaret em casa, de moto: QUE ÍCONES.

Episodio 2x5 - Nota 9 2017-12-10 12:25:37

Claire Foy: QUE ATRIZ! Já aguardando sua indicação ao Emmy no próximo ano porque ela merece demais, demais mesmo. O trabalho que ela faz, composição corporal, de expressão, é impecável – fica ainda mais impressionante se você assiste o vídeo do discurso original logo após a representação da série, para ver como ela se esforça e domina bem a personagem. E o discurso foi lindo, diga-se de passagem.

Aliás, o arco desse episódio foi um dos mais interessantes da série até agora. Não conheço muito sobre a família real, então The Crown é, além de um excelente material dramático, um estudo de história no fim das contas. Deu pra entender bem a postura da Elizabeth em relação às mudanças propostas, levando em conta o conservadorismo que existia na época e as propostas serem bem “radicais”, de certa forma. E mesmo com receio, ela decidiu seguir em frente. Corajosa, à frente de seu tempo mesmo.

AHHHH, preciso comentar sobre aquele plano do trem na locação usada nos filmes de Harry Potter que é o caminho pra Hogwarts. QUE MARAVILHA que a Rainha recebeu a carta! AAAAAA.

Episodio 2x6 - Nota 9 2017-12-10 12:35:40

Estou CHOCADO com as revelações neste episódio. De fato, as fotos que mostraram no final, sem nenhuma legenda, falam por si só. Não sabia dessa ligação que o Duque de Windsor teve com o Hitler, dessa trama para dar um golpe no próprio irmão e recuperar o trono, o cargo que ele abandonou porque quis, por livre e espontânea vontade...

A reação da Elizabeth quando descobriu sobre tudo foi o suficiente. Não existem nem palavras pra rebater, pra discutor, sobre isso que ele fez. E com muita cara de pau, foi pedir perdão e cargo importante, para retornar à vida pública e etc. Que horror. Não acho que ela fez errado em não conceder o perdão – bem interessante, aliás, a conversa que ela teve com o padre sobre isso.

Essa temporada segue impecável.

Episodio 2x7 - Nota 8.5 2017-12-10 12:45:45

Eu pensei que Elizabeth fosse abrir o jogo com a Margaret sobre o Anthony. E aliás, eu mesmo fiquei muito surpreso com as descobertas sobre ele. Manter relacionamentos com outras mulheres, mulheres casadas, homens. A impressão que deu em uma das cenas é que ele é um aproveitador e tá usando a Margaret apenas... Por isso me causou espanto a Elizabeth ter ficado calada e aceitar a Margaret dizer que casaria com ele e ponto final – nitidamente um capricho pela mágoa do Peter estar casando.

Aliás, acho bem triste que essa história com o Peter realmente foi toda boicotada e ela não pôde viver esse amor, tão intenso, que sentia por ele... Natural que ele encontrasse outra pessoa que o fizesse feliz no meio do caminho...

BTW: Vanessa Kirby, pisa menos. As atuações nessa série são poderosíssimas.

Episodio 2x7 - Nota 8.5 2017-12-18 19:34:08

Triste ://

Episodio 2x8 - Nota 9 2017-12-10 12:53:17

Socorro com as reverências todas erradas, realizadas pelo casal Kennedy, e aqueles dois que nunca lembro o nome, comentando e nitidamente com vergonha alheia pelo mico HAHAHAHAHA.

Eu gostei da escalação do Michael C. Hall e da Jodi Balfour para o Presidente e a Jackie. De início eu achei o Michael meio estranho, meio frio, mas acho que essa era a intenção. E a Jodi estava perfeita como Jackie, em especial na cena da conversa com a Elizabeth que foi sensacional por ambas as atrizes. Elizabeth pode até aparentar ser apática e fria, mas sabemos que não é bem assim e não consigo nutrir nada além de amor por ela.

Igualmente interessante (e impactante) foi mostrar a reação da Coroa à morte trágica que Kennedy teve. Estava mesmo me perguntando se chegariam a esse momento. Surpreso pelas ordens de luto da Elizabeth, quebrando tradições e tudo. Rainha.

No outro arco do episódio, destaco Elizabeth mais uma vez tomando à frente na situação de Gana, e claro, a cena da dança que foi maravilhosa. Novamente: a Rainha é uma mulher à frente de seu tempo.

Episodio 2x9 - Nota 10 2017-12-10 13:03:56

Pra mim, um dos melhores episódios da série. Foi interessante do início ao fim, tanto pelos flashbacks do Philip, quanto pelo foco nesse período da infância do Charles que foi bem complicada.

Sinto muito pelo Philip, muito mesmo. Fiquei com o coração partido por ele em diversas ocasiões de sua vida apresentadas aqui. Tanto pelo sofrimento que teve na escola, sendo vítima de bullying e etc. Quanto pela perda da irmã, a única pessoa com quem ele tinha uma relação afetiva de verdade. A acusação por ele supostamente ser culpado (um ABSURDO, diga-se de passagem). E claro, todo o esforço dele na construção daquele muro, uma forma de colocar pra fora todas as suas frustrações até, por fim, se permitir sentir a perda e lidar com o luto.

Deu pra entender perfeitamente o que ele queria para o Charles mandando-o para a mesma escola. E é válido: nem tudo na vida são flores. Ele acreditou que o filho deveria saber se virar sozinho, se defender, lidar com problemas e etc, o que é absolutamente natural. Philip, após o sofrimento, encontrou apoio naquela escola, naquele diretor e talvez naqueles colegas porque ele não tinha mais ninguém. Este não era o caso do Charles.

Por isso fiquei com pena dele por tudo o que aconteceu e pelo relato no fim do episódio, que ir para aquele local foi quase que uma condenação à cadeia. Também senti muito naquele momento em que ele encontrou conforto nos braços do detetive real, enquanto o Philip estava lá no palco premiando outro menino pela “coragem e força”. E claro, a cena no avião...

Que bom que Charles seguiu o caminho oposto na educação dos filhos. Ele entendeu que você não deve impor e fazer seu filho passar por humilhações para que ele entenda o que é a vida. O que Elizabeth disse quando anunciou que iria retirá-lo da escola é a mais pura verdade: uma criança traumatizada significa um adulto destruído.

Episodio 2x10 - Nota 9 2017-12-10 13:17:02

Essa sequência que foi a conversa da Elizabeth com o Philip era tudo o que eu precisava. Discordo muito de algumas das posturas dele. Discordo da chantagem emocional (que o levou a ser coroado príncipe, por exemplo), de como ele menciona esse “trato” quando se sente inferior ou não respeitado... Mas apesar disso tudo, ele é um personagem que conquistou minha empatia. E estávamos precisando desse momento sincero em que ele se abre verdadeiramente sobre seus sentimentos para a Elizabeth – eles são tão poucos, porque ambos são tão robóticos um com o outro na maioria das vezes, que é um alívio quando são incluídos.

Nessa situação do Ward: acho que Philip foi sincero, sim. Não tinha razão para ele mentir sobre a viagem, sobre a terapia e etc. Até porque seria bem fácil pra Elizabeth descobrir, exatamente como ela fez com o Anthony, por exemplo. Eles se amam verdadeiramente e acho isso lindo DEMAIS. Demais mesmo.

Triste que este episódio é a despedida do elenco, já que na próxima temporada teremos atores mais velhos dando vida à Elizabeth, Philip e afins. Tenho certeza que eles serão excepcionais assim como essa “primeira geração”, mas vai ser estranho não ver mais a Clare Foy e o Matt Smith dando vida à essas personalidades. Vou sentir muita falta deles.

E essa temporada foi incrível. Melhor que a primeira, que eu já tinha considerado um primor. Coesa, texto impecável. Direção e produção, design, tudo maravilhoso. Uma das melhores séries que temos em exibição atualmente. Que venha a Season 3.

Episodio 3x1 - Nota 8.5 2019-11-17 20:52:11

Ai, que elenco maravilhoso. Por esse primeiro episódio eles vão todos dar conta do recado muito bem. Olivia Colman é maravilhosa e só tenho amor pra dar pra Helena Bonham Carter – acho até que estava mais ansioso pra vê-la na pele da Margaret do que qualquer outro, Colman que me perdoe. Tobias Menzies tá IDÊNTICO ao príncipe Philip, SOCORRO. E a série segue impecável tecnicamente, uma verdadeira preciosidade da Netflix. Texto, atuação, direção, fotografia, trilha sonora. Tudo no ponto!

Amei Elizabeth cheia das indiretas bem diretas pra cima do curador espião traidor naquele evento. E fiquei frustrado por ele ficar retrucando, tudo de maneira bem sutil. Mas foi irritante demais. Foi preciso muito sangue frio da parte dela pra lidar com aquilo, não à toa nunca mais falou sobre ele... E nem tenho palavras pro diálogo entre o espião e o Philip... Barra eles terem aturado uma situação dessas por tanto tempo.

E foi-se o Churchill... Elizabeth em luto, sofro...

Episodio 3x2 - Nota 10 2019-11-17 21:01:21

EPISÓDIO MARAVILHOSO! Que hino esse destaque pra Margaret logo no início da temporada e foi tudo impecável, bicho. Eu me diverti muito, ri demais em várias cenas e Helena Bonham Carter pôde brilhar ainda mais.

A montagem da cena do primeiro ministro contando pra Elizabeth como as coisas aconteceram no jantar, cortando para as falas da Margaret com o Johnson foi sensacional. Morri de rir do desconforto dele quando chegou no momento das piadas, a Elizabeth toda séria mandando ele continuar, sem esboçar reação nenhuma quando ele concluía e aí cortavam pra reação do povo no jantar rindo à beça das imoralidades.

Já o final foi triste, para as duas irmãs... Elizabeth tem consciência de suas “limitações”, no que diz respeito ao carisma. Ela sabe que Margaret tem uma aptidão maior com pessoas e em ser marcante. Negar o pedido da irmã foi horrível, mas dada a lógica que ela e o Philip usaram, necessário. Ela teve sorte, nem todas as coisas vão ser obtidas através de bebidas, dança, piadas imorais, etc etc. E eu lamento muito mesmo pela Margaret, que percebeu sua resposta sem ouvir nem uma palavra da Rainha, apenas sua expressão já disse tudo. O close final com ela retirando a maquiagem, aquele semblante decepcionado e triste no rosto. AAAAA. Só queria abraçar!

Episodio 3x3 - Nota 10 2019-11-18 11:19:10

Depois de um episódio bem descontraído e divertido como o anterior, veio um pesado, emotivo e angustiante como esse. Eu não conhecia essa tragédia de Aberfan (ou não lembrava), pra mim foi inédito – e eu amo como essa série serve como uma lição histórica também. Então, fiquei agoniado já nos primeiros minutos com o foco naquele vilarejo e nas crianças da escola. A sequência do deslizamento foi aterrorizante, principalmente quando mostrada pelo ponto de vista do professor em sala de aula e o desespero das crianças com o prédio todo tremendo. Fora o momento em que a escola foi atingida, minha nossa...

O restante do episódio foi de um pesar absurdo. “Esses mineradores escavavam para encontrar carvão, agora eles escavam para encontrar os corpos de seus filhos”. Realmente é impossível não lembrar das tragédias de Mariana e Brumadinho, o descaso de uma empresa já foi palco de uma catástrofe 5 décadas antes de acontecer DUAS VEZES no Brasil. E a postura dos responsáveis diante dos gritos de justiça dos pais foi muito revoltante. “O Partido não estava no poder quando foram construídos”. Isso é lá desculpa?

Já a situação da Rainha... Não interpretei como falta de empatia. Na verdade acho que ela sentiu vontade de ir antes, mas a ideia de se deparar com corpos de crianças, todos aqueles esforços dos pais e trabalhadores pra conseguir recuperar os corpos, a desolação total do vilarejo, tudo isso deve ter sido bem aterrorizante pra ela. Também acredito naquilo que ela disse inicialmente: como a Coroa não tinha esse costume de visitar acidentes, uma visita da Rainha tiraria o foco, movimentaria muitas pessoas, segurança, todas essas coisas. Isso não quer dizer que eu concordo plenamente, mas as razões que a levaram a demorar mais de uma semana a ir até lá, são compreensíveis.

Gostei demais da sequência da visita, Olivia Colman uma verdadeira monstra na composição da personagem. Fora a cena final com aquele diálogo incrível que teve com o primeiro ministro. A chamada que deu nele por ter recorrido aos jornais ao invés de demonstrar sua raiva pra ela mesma. E claro, quando se abriu por não ser uma pessoa emotiva – o que eu também acho normal dada a sua posição, a idade com a qual assumiu a Coroa e como ela teve que controlar essas coisas em prol do público muito cedo – um dos medos dela que também acarretaram no adiamento da visita. No fim, não tem nada de errado com Elizabeth. Como Philip disse, a pessoa que ouvisse aquele hino não iria apenas chorar, iria se sentir quebrada em mil pedaços. E olha só a cena que fechou o episódio... Olivia Colman, você é tudo.

Episodio 3x4 - Nota 9 2019-11-18 19:32:25

Que tristeza a postura do Philip durante quase todo o episódio. Principalmente sabendo a situação do local onde a mãe estava vivendo, tinha como preferência deixá-la lá, à mercê da morte, por vergonha e por achar que ela mancharia a reputação da família real nesse tal documentário... Triste! E eu achei a mulher, princesa Alice, tão interessante desde suas primeiras cenas. Nem culpo aquele cara por achar que fosse uma “freira falsa”, à primeira vista não parecia mesmo.

Mas que mulher encantadora dentro de suas particularidades. Realmente AMEI que foi ela quem acabou salvando a família do vexame do documentário, sendo sincera, aberta sobre tudo o que aconteceu em sua vida, os momentos de dor, sofrimento... Se o episódio tivesse sido focado inteiramente nessa história dela, acho que teria sido ainda melhor. E o final foi muito satisfatório. Nunca é tarde pra se arrepender de seus erros, né. Philip foi asqueroso no início com os comentários e até com a recusa de vê-la, mas se redimiu bastante com aquele pedido de desculpas ao entender as coisas pelas quais ela passou. Lamento ter precisado de uma entrevista em jornal pra ele se conscientizar disso, mas foi válido.

BTW: preciso ressaltar que morri rindo da Elizabeth falando que o Philip só a chama de “darling” e “cabbage”. Tão sutil que foi engraçado.

Queria ver ao menos algumas cenas desse documentário original! Pena que foi proibido até de ser reprisado HAHAHA.

Episodio 3x5 - Nota 8.5 2019-11-18 19:40:56

Tudo o que um país precisa em um momento de crise é de um grupo de pessoas decidindo dar um golpe no represensante democraticamente eleito, porque sim. Nojo, parece até um Brasil! E o Mountbatten tratando isso com uma super naturalidade, como se fosse realmente a melhor e mais prudente coisa a se fazer naquele momento...

Por isso eu amei forte o sermão da Elizabeth nele. Não é defender Harold Wilson como pessoa, é defendê-lo como primeiro-ministro e a escolha da população. Fim! Aliás, eu lamentei tanto por ela se deparar com uma situação dessas em um momento em que estava se sentindo feliz, longe desse fardo da Coroa e dessas obrigações. Ela mesma disse: “foi um dia feliz, mas deprimente”, porque mesmo estando descontraída com aquela coisa dos cavalos e tudo, ainda pesava esse escândalo da desvalorização da moeda. E no fim do dia, uma notícia sobre um golpe sendo planejado. Não tem como ela correr mesmo...

Quão contagiante foi aquela carinha da Elizabeth quando Philip a beijou e saiu da sala? Meu Deus, maravilhosa demais. Olivia Colman, te venero pra sempre!

Episodio 3x6 - Nota 10 2019-11-19 10:25:32

Essa série ainda não cansou de surpreender na precisão da escalação dos atores, né? Além de serem todos muito talentosos, são extremamente parecidos com as figuras que representam. Esse que fez o Charles é a cópia, fico impressionado.

E o episódio foi muito bom, impossível não ter empatia por Charles dentro da situação em que foi colocado. Ele poderia ter agido de maneiras bem diferentes dentro daquela instituição, mas não... Recebeu críticas e sermões e decidiu se esforçar ainda mais na aprendizagem não só do idioma, mas também da história daquele local. Pra mim, foi muito prazeroso ver a relação entre ele e o orientador, a princípio bem hostil, evoluindo – a ponto de levá-lo pra jantar em casa e conhecer sua família. Fora a valorização que o próprio Charles deu a tudo o que aprendeu, contrariando naquele discurso o que era esperado dele.

Já a sequência final foi bem dolorida, né? Angustiante o abismo entre Charles e a mãe, relação bem estremecida mesmo e olha que não tem nem razão pra ser assim. Fiquei com muita pena dele quando Elizabeth afirmou que “ninguém” quer ouvir a voz dele, nem o povo, nem a família. Isso foi bem pesado. Ele só queria um pouco de atenção, só os serviçais o receberam quando retornou de sua viagem. Entendi o desgosto dele. O monólogo final na peça também foi impecável. Só sei que fiquei com pena...

Episodio 3x7 - Nota 8.5 2019-11-19 10:44:16

Deu pra sentir bem a decepção do Philip na conversa que teve com os astronautas. Estava tão fascinado pelo feito deles e só obteve respostas vazias, ocas... Os caras conseguiram chegar à lua e voltar pra Terra, mas não sentiram nada porque estavam fazendo apenas anotações e descartando coisas. A única história diferente que contam é sobre um barulho de refrigerador ouvido em um momento de silêncio. A crise da idade contribuiu, claro, pra que Philip ficasse pra baixo diante do desinteresse dos três rapazes, mas olha...

Eu gostei do episódio, sim. Teve uma ideia interessante e um desenvolvimento adequado (como de costume) na construção do Philip até o pedido de ajuda no final, que particularmente achei bem surpreendente. Não acreditar em nada na vida, perder a fé em tudo – além da questão de Deus – deve ser uma das sensações mais angustiantes que uma pessoa pode sentir. Por isso eu fico satisfeito por ele, que tinha sido tão arrogante inicialmente com o Robin Woods, tenha tido coragem o bastante pra expor seu desespero e pedir socorro. Disso ainda nasceu uma amizade valiosa.

Triste a menção ao falecimento da princesa Alice. Achei que a série fosse mostrar esse momento.

Episodio 3x8 - Nota 8.5 2019-11-19 18:21:55

Nossa, que susto eu tive naquela cena da Elizabeth conversando com o Duke de Windsor. Achei que ele tivesse morrido ali em meio às palavras dela. Seria muito estranho e horrível pra ela também, ainda mais porque ele perdeu os sentidos quando ela não havia terminado de concluir o pensamento de agradecimento que sente por ele às vezes, pela abdicação e etc. Muito boa essa cena, aliás.

Os sentimentos do Charles ultrapassando barreiras desde já. Tadinho.

Episodio 3x9 - Nota 9 2019-11-19 18:31:34

Não tem como não criar simpatia pelo Charles assistindo essa temporada. Fiquei com muita pena dele, bicho... Sentimento forte pela Camila. Uma família toda bem resistente se opondo à felicidade dele. Triste isso. Mas gostei de ver a Elizabeth nervosa por saber que a Rainha Mãe e o Mountbatten estavam mexendo os pauzinhos pra separá-los. As coisas poderiam ter sido muito diferentes pra todo mundo se não tivessem interferido... Principalmente pra Diana.

Episodio 3x10 - Nota 8.5 2019-11-19 18:45:19

Eu tô pasmo com o poder da cena entre Elizabeth e Margaret, após a situação dos remédios... Bicho, surreal a emoção que ambas as atrizes conseguiram passar, principalmente a Olivia Colman ao afirmar que Margaret é a pessoa mais importante do mundo pra ela, que imaginar a vida sem ela é insuportável... Porra, que roteiro e que atrizes. Disparado um dos melhores momentos de toda a série até agora. Uma cena bem simples, mas muito verdadeira e sincera. Depois eu só consegui pensar o quanto deve ter sido horrível pra Rainha o ano de 2002...

Já Helena Bonham-Carter foi dona do episódio em todas as cenas. O descontrole durante o jantar de aniversário foi válido, acho até que ela poderia ter colocado pra fora um pouco mais de sua frustração. Achei um absurdo ela estar expondo tristeza pelas traições do marido, por ele não estar presente em uma data comemorativa como aquela, e ainda assim todo mundo passando a mão na cabeça do Antony como se fosse um santinho. Ódio daquele comentário ridículo que o Philip fez quando ela saiu.

Adorei as cenas com o Roddy, todas elas. Ela parecia estar mais feliz, mesmo perturbada com a imagem do Antony na cabeça, enxergando-o no local sendo que ele nem estava lá.

E eu nem tenho palavras pro próprio Antony também. O confronto que eles tiveram nos momentos finais do episódio foi nojento, pra dizer o mínimo. Que direito ele tem de ficar com raiva por ela fazer algo que ele faz há tempos? E que coisa horrível aquelas mensagens que ele deixa escrito pra Margaret, bicho! É como se ele realmente quisesse vê-la surtando, perdendo a cabeça. Olha... Tenho nem palavras. Pode ir pro inferno com aquela amante que ele arrumou – outra cena que me causou ódio, ela comemorando a intimidade da Margaret exposta porque daquela forma os planos deles “dão certo” e ele pode se separar sem manchar o nome. A mulher como errada e ele como o santinho injustiçado e traído. ARGH.

No mais: que triste a cena do Wilson revelando pra Elizabeth que tem Alzheimer. Ficou só uma temporada e sumiu nos últimos episódios, mas gostei da presença dele e do que ele representou. Bom ver que ele impactou a Rainha positivamente também.

Essa pra mim foi a melhor temporada até agora. Emocionante, deu segmento às atuações impecáveis, produção grandiosa. A melhor série da Netflix, sim. E que venha a Season 4.

Episodio 4x1 - Nota 9 2020-11-15 20:14:56

Emma Corrin encantadora como Diana Spencer. Eu ainda me impressiono como essa série é caprichosa na escalação do elenco no que diz respeito à caracterização somada ao talento. Fazem um trabalho estupendo mesmo, impressionante. E eu tô MUITO ansioso pra ver como vão retratar a história da Lady Di. Já fico com o coração na mão mesmo por acompanhar o início disso tudo e saber como termina...

Gillian Anderson sempre irretocável em tudo o que se propõe a fazer. A composição de sua Margaret Thatcher, só por esse primeiro episódio, já dispensa comentários.

Deu pra sentir o peso da morte do Lord Mountbatten na família. E não tenho nem palavras pro diálogo entre Philip e Charles... Porra. Capricharam muito.

Episodio 4x2 - Nota 9 2020-11-15 20:24:07

Margaret Thatcher e seu deslumbrante vestido e sapato azul pra fazer uma caçada com a Rainha! Morri de rir com esses momentos constrangedores e adorei as caras dela para a futilidade da família Real, enquanto o caos acontece fora da bolha deles. Gillian Anderson, você é TUDO! Entenda!

A história da Diana mal iniciou na série e eu já me sinto devastado. Foi perspicaz demais terem colocado essa cena em que ela é perseguida pelos paparazzi no finalzinho, com aquele sorrisinho torto, meigo... Toda encantadora. O início de um pesadelo mesmo, se ela soubesse... Dá agonia também ver toda a pressão que colocaram em cima desse casamento.

Episodio 4x3 - Nota 10 2020-11-15 20:31:45

Triste demais a própria Diana se convencendo de que esse casamento seria uma desgraça, quando viu aquele bracelete que Charles mandou fazer. De fato, é como se ela estivesse prevendo seu sofrimento que duraria tanto tempo até aquele trágico fim...

Esse episódio foi FANTÁSTICO, um dos melhores de toda a série. Emma Corrin foi mesmo uma escolha perfeita, impressionante como ela lembra a Diana e encarna bem os maneirismos faciais da mesma. Ressalto principalmente a cena do anúncio do casamento... Focaram no rosto dela e porra... Não dá nem pra colocar em palavras. Preciso dizer também que foi muito triste o Charles soltando aquele "whatever in love means". Parece que não tem noção nenhuma, a expressão dela disse TUDO ali.

Além de lidar com a indiferença de toda a família real, incluindo o futuro marido que não a enxergava como a pessoa preciosa que era, ainda teve que lidar com a Camila tripudiando em cima da intimidade que tinha com Charles. Depois os momentos que mostraram a manifestação da bulimia... Triste demais e nós nunca vamos saber de verdade o que Diana sentiu desde o começo dessa história toda.

No mais, a única coisa que me deixou decepcionado foi não terem mostrado quase nada do vestido. A tomada mostrando Diana caminhando com ele foi grandiosa, mas queria mais. Queria ver um pouco da cerimônia. Fiquei surpreso mesmo por não terem incluído isso. Mas de resto, foi perfeito.

Episodio 4x4 - Nota 8.5 2020-11-15 20:39:09

Elizabeth dando aquela bronca no Charles foi o melhor momento do episódio pra mim. Ele precisava ouvir aquilo e achei ótimo que ela não hesitou em falar. Fica só chorando, reclamando da postura da esposa, incapaz de compreender por qual motivo ela está se sentindo daquele jeito, qual a razão de se isolar. Foi ridículo ele batendo na porta berrando o nome dela naquela impaciência. Fora essa revelação de que ele escolheu uma casa a 15 minutos de distância da Camilla... Me poupe.

O encontro da Elizabeth com cada um dos filhos também foram ótimos. Finalmente deu pra conhecer um pouco mais dos outros, embora tenham sido cenas rápidas. Passei mal com a insinuação de que o Andrew é o filho favorito da Rainha... Que audácia! HAHA.

Gillian Anderson não cansa de roubar todas as cenas em que aparece. Maravilhosa.

Episodio 4x5 - Nota 10 2020-11-15 20:46:53

Essa invasão ao palácio é um evento que eu até então desconhecia. E tô muito impressionado com essa história, mais pelo Michael Fagan ter conseguido acesso tranquilo à propriedade duas vezes. Cara... Isso é muito histórico mesmo.

E eu achei esse um dos episódios mais interessantes da série, e o melhor dessa temporada depois do 4x03. Esse foco no Michael, mostrando um pouquinho de como estava a situação da vida dele antes da invasão foi muito bem-vindo.

O diálogo dispensa comentários. Mesmo que seja fictício, achei incrível demais Fagan preocupado apenas em deixar a Rainha por dentro de todos os problemas que estão sendo enfrentados no país. O Tom Brooke fez um ótimo trabalho na composição desse personagem em apenas um episódio e a Olivia Colman também estava irretocável na cena. Foi de um valor gigante mesmo.

De quebra ainda tivemos a Elizabeth dando um "acorda pra vida" na Thatcher, foi ótimo.

Episodio 4x6 - Nota 10 2020-11-16 10:58:43

Toda a empatia que eu senti pelo Charles na 3ª temporada já sumiu. Eu sabia que ia passar raiva com ele nessa season, quando toda a história da Diana dentro da família real começasse a se desenrolar. Mas bicho, tá indo além. Nesse episódio teve até um período curto, mas bonito, que fez parecer que as coisas ficariam ao menos mais toleráveis pra princesa. Quando eles finalmente pareciam estar na mesma página, se entendendo de verdade... Mas né?

Charles é um chorão. O ódio que senti quando ele estava falando mal da Diana pra Camilla pelo telefone, por ela ter passado mal, fez ferver meu sangue. E depois toda aquela explosão de fúria por ela ser empática e conquistar o amor do público de verdade, sendo espontânea, atenciosa... Foi absurso demais. Fica ainda mais difícil de digerir essas cenas por sabermos que foi assim por toda a vida dela, praticamente. O final, com aquele “ela vai quebrar”, mostrando Diana sozinha... Achei forte.

Fora a cena com a Elizabeth que me deixou com o coração na mão mesmo. A dor dela, implorando por ajuda pra conseguir entender o Charles, reverter esse ressentimento que ele sente e que a família toda age como se sentisse também... Imagina só que inferno viver assim? Elizabeth ficou chocada com o gesto, mas me deu raiva ela ter sido incapaz de retribuir o abraço. Ficou lá com as mãos mortas...

Enfim. Diana tá sendo belamente escrita e transformando essa temporada na melhor da série. Emma Corrin perfeita, dispensa comentários.

Episodio 4x7 - Nota 9 2020-11-16 11:06:14

Helena Bonham Carter estava tão apagadinha, finalmente sua Princess Margaret teve um destaque nessa temporada. E porra, que episódio triste... Pesado mesmo. O que foi revelado aqui nem deveria surpreender, já que é um papel que a família real se prestaria mesmo. Mas ainda assim, surpreende por ser um ato tão desumano...

O choque da Margaret por descobrir as primas renegadas foi o meu... E achei ótimo ela colocando pra fora todo o descontentamento com isso. As cenas com a Rainha Mãe foram muito boas, adorei ela ironizando esse negócio da “abdicação”, como se justificasse fazerem algo assim. Também foi triste vê-la pedindo uma vida de propósito dentro da família logo no início do episódio, pra em seguida ela perder sua ocupação de anos pra um filho inexperiente da Rainha... Foda.

Helena sempre entrega TUDO quando tem destaque, amo demais a composição dela pra Margaret e esse episódio foi maravilhoso, deu pra suprir a ausência dela nos anteriores.

Episodio 4x8 - Nota 8.5 2020-11-16 19:42:36

Que maravilha rever Claire Foy na pele de Elizabeth nesse início, não esperava.

Em todos os episódios que Gillian Anderson tem destaque, eu fico abismado com a versatilidade dessa mulher e o quanto ela se entrega de corpo e alma aos personagens. A composição pra Thatcher é totalmente sem defeitos, na dicção, postura corporal... TUDO. Um estudo e tanto que ela fez da verdadeira Margaret, acho que poucas seriam capazes. Daí ainda tivemos aquele confronto entre Thatcher e Elizabeth e foi tudo o que poderíamos esperar dessas duas grandes atrizes em cena. Olivia Colman sempre impecável.

E a Thatcher era um monstro mesmo, minha nossa... No fim, com todas essas questões que ela trata com desdém e todos os conflitos de ideias, ainda sobrou pra uma pessoa que só estava fazendo o seu trabalho. Fiquei com muita pena pela forma com que o Michael Shea foi afastado de suas funções. Frustrante demais, pra dizer o mínimo.

A futilidade do príncipe Edward revoltado por não ser o centro das atenções, em meio ao caos... Bem que mereceu ouvir aquilo do Charles mesmo, o que não quer dizer grande coisa.

Episodio 4x9 - Nota 10 2020-11-16 19:54:48

Todos os episódios focados na Diana foram perfeitos, e todos eles me fizeram morrer de ódio e nojo desse lixo desgraçado do Charles. É como eu disse, não consigo sentir empatia, tudo isso sumiu. Cara, é muito cruel, é muito desumano o tratamento que ele dá pra Diana por TUDO o que ela faz. Ele realmente tem ódio dela, eu fico com o sangue fervendo quando ele surge falando mal de qualquer coisa que ela possa fazer. Os comentários sobre o vídeo que ela fez de presente... Senti meu estômago revirar mesmo.

Porém a minha raiva maior é a hipocrisia desse desgraçado no que diz respeito aos casos extraconjugais. Toda essa sequência final foi tensa pra mim e só faltou ele abrir um sorrisinho de triunfo quando foi notificado do encontro da Diana com o Hewitt. Ele pode decidir morar em uma casa localizada a 15 minutos da Camilla. Ele pode manter um relacionamento às escondidas com ela durante todos esses anos de matrimônio. E ele pode tratar a Diana como lixo, como objeto, desprezá-la, ignorá-la. Tá tudo bem. Ela não pode... Mesmo a Elizabeth questionando o motivo de não ter sido fiel aos votos, sendo que ela tem total consciência da outra vida do Charles, me deu raiva.

A série só tá me fazendo ficar ainda mais penalizado pela Diana. Mesmo sabendo como termina, é inevitável não torcer pra que tudo termine bem. Pra que a tentativa dela de tentar consertar o casamento dê certo de verdade. É triste demais acompanhar isso tudo. Ela foi muito injustiçada. Uma menina cheia de vida, dócil, meiga... E o Charles tirou tudo dela. Se não fosse os filhos, não sei o que teria sido da princesa.

Episodio 4x10 - Nota 10 2020-11-17 11:40:23

Não teve como não sentir pena da Thatcher nesse episódio. Não à toa, a própria rainha se compadeceu da situação, da maneira com a qual ela se retirou de seu cargo como primeira-ministra. O primeiro diálogo que as duas tiveram tratando desse assunto foi forte e muito real. Além, é claro, do momento em que ela foi lá pra receber inesperadamente aquela honraria. Gillian Anderson merece toda aclamação possível, vou me surpreender muito se ela sair da temporada de premiações sem uma quantidade considerável de troféus. Entregou-se de corpo e alma mesmo, em todos os episódios eu fico abismado com a composição dessa mulher pra uma figura tão controversa e icônica como Margaret Thatcher.

O trabalho que a temporada fez também na história da Diana foi magistral. Termino a temporada me sentindo esgotado mesmo, inquieto, por acompanhar essa dramatização do jeito que foi e por ter consciência de como tudo vai terminar. Como comentei anteriormente, toda empatia que eu senti pelo Charles na season 3, desapareceu. Eu até faço um esforço pra entender o lado dele no início de tudo, com o casamento todo arranjado por terceiros, algo que ele nunca quis de verdade. Mas NADA nesse mundo justifica o tratamento que deu pra Diana durante os anos de casado. Tratava a esposa com desdém, a ignorava, se afastava e a deixava totalmente no escuro enquanto mantinha uma relação extraconjulgal que não fazia esforço de esconder. Elizabeth mais uma vez falou TUDO na bronca que deu nele, já que novamente esse desgraçado foi chorar e dar uma de vítima como se ele tivesse esse direito.

Senti tanta repulsa na sequência da discussão com Diana logo após ela chegar da turnê pelos Estados Unidos. É muita hipocrisia, muita cara de pau do Charles afirmar que ela tinha “magoado a Camilla, portanto magoado a ele”, naquele tom agressivo, quase violento. Porra, isso é de revirar o estômago mesmo. Eu realmente me pergunto como esse homem consegue dormir à noite, e adoraria ver a reação dele caso assista a essa série. Mas frio, egoísta, mesquinho como é, duvido que sinta alguma coisa de verdade. Ele só se importava consigo mesmo. Espero que passe longe da Coroa, ele nunca vai merecer ser chamado de “rei”.

Assim como a Gillian, Emma Corrin também fez um trabalho impecável ao longo da temporada. Maneirismos, expressões faciais, postura corporal... Foi um trabalho de entrega muito meticuloso e ela merece todo o reconhecimento do mundo por isso. Incorporou de um jeito irretocável a uma personagem que era meiga, dócil, cheia de vida! Minha admiração pela Lady Di só aumentou... Também ressalto o trabalho do Josh O’Connor como Charles, mandou bem demais!

Vou sentir falta desse elenco todo. Olivia Colman foi grandiosa como Elizabeth, pra mim não ficou devendo em nada pra composição da Claire Foy nas duas primeiras temporadas, teve seus grandes momentos. Nessa temporada aqui acho que destaca-se o episódio 5, quando o palácio foi invadido. Helena Bonham Carter também fez um trabalho magnífico na season 3. Nessa aqui ela ficou bem apagada, ganhando destaque em apenas um episódio, mas o suficiente pra ela mostrar todo o seu talento e se despedir dignamente. Gosto demais do Tobias Menzies também.

Essa foi a melhor temporada de The Crown pra mim. Peter Morgan inspiradíssimo, mesclou bem demais dois grandes acontecimentos (duas pessoas) que abalaram a família real à sua própria forma. E eu já tô muito ansioso para o que ele vai entregar na próxima. Que chegue logo.

Episodio 5x1 - Nota 8.5 2022-11-09 20:14:19

Elizabeth Debicki irretocável. É assustadora a semelhança da atriz com a Princesa Diana, e ela tá bem demais na atuação, os trejeitos...

E Imelda Staunton dispensa comentários, né? Maravilhosa, tô muito curioso pra ver o que ela tem a oferecer como Elizabeth. Só o Dominic West que me causou alguma estranheza. Mas seguimos.

Episodio 5x2 - Nota 9 2022-11-09 20:20:02

Já tô ciente que Elizabeth Debicki vai me emocionar muito nessa temporada. Ela engoliu esse episódio e o foco na Diana foi maravilhoso. Diana foi e sempre será gigante. Jamais mereceu as coisas que foi submetida pela família real. Eu gostei demais que ela buscou contar a verdade antes que pudesse ser prejudicada com versões que talvez não fossem tão sinceras... E ainda assim foi um processo muito perigoso, vide os ataques que as pessoas que estavam ajudando ela, acabaram sofrendo.

Até agora todos os atores que deram vida ao Philip foram hábeis em me fazer sentir alguma simpatia por ele. E com Jonathan Pryce não é diferente.

Episodio 5x3 - Nota 9 2022-11-09 20:25:56

Sem palavras pra esse episódio. Construção narrativa impecável. E essa sequência final, as poucas palavras que Diana e Mohamed trocaram... Deixou meu coração aquecido.

Episodio 5x4 - Nota 9 2022-11-10 20:08:21

Lamento TANTO pela Margaret, uma vida inteira incompleta... Fiquei angustiado com esse reencontro com o Peter justamente porque trouxe pra ela todas aquelas possibilidades que poderiam ser, e não foram. Isso deve ser horrível demais. O momento que ela desabafou com Elizabeth sobre isso me deixou de coração partido mesmo.

Episodio 5x5 - Nota 9 2022-11-10 20:11:52

Não adianta... Eu nunca vou entender e perdoar a canalhice de Charles e Camilla pra cima da Diana. Nada vai justificar eles terem sido tão nojentos com uma pessoa que era só luz.

Esses episódios que mostram mais a Diana me deixam tão aflito, porque dá pra ver claramente um desespero em tentar manter as coisas de pé. Ela merecia muito mais e muito melhor do que isso...

Episodio 5x6 - Nota 9 2022-11-10 20:15:32

Fiquei de cara com a sequência do assassinato dos Romanov. Nem parecia The Crown, de tão gráfica...

Charles teve a quem puxar... Philip numa altura dessas da vida, correndo atrás de ter casinho. Me poupe!

Episodio 5x7 - Nota 9 2022-11-10 20:19:06

Diana sofreu demais e esses últimos anos foram ainda piores. Certeza de que suas ligações estavam sendo grampeadas... Carro sem freio. Porra. Ela só queria seguir em frente. Não bastasse isso, ainda tem a manipulação do Bashir pra cima dela, se aproveitando de suas vulnerabilidades. Que ódio.

Passei o episódio inteiro agoniado, a cada cena dela no carro, é impossível não fazer alusão com o que acontece posteriormente. Muito pesado.

Episodio 5x8 - Nota 9 2022-11-11 19:06:17

Diana nobre demais. Foi decente em comunicar à Rainha que a entrevista tinha sido feita e iria ao ar, mas convenhamos que eles não mereciam nem isso, e sim descobrirem quando já estivesse no ar. Afinal, seria o tratamento que eles sempre deram pra ela... Total desdém.

A reação do Charles me fez rir tanto. Como pode ser tão hipócrita assim? E Diana assistindo sozinha me deixou ainda mais penalizado do que eu já sinto por ela. Complicado.

Episodio 5x9 - Nota 8.5 2022-11-11 19:12:26

Dominic West e Elizabeth Debicki simplesmente GIGANTES na cena da conversa. Que diálogo... E era a conversa que eles tinham que ter, e que a gente precisava ouvir. Foi doloroso ouvir a Diana dizendo que casou com um homem porque o amava, e não com a família dele. E a resposta que ele deu quando questionado o motivo de ter casado... Porra.

A série tá me fazendo pegar um asco ainda maior da Camilla...

Episodio 5x10 - Nota 8.5 2022-11-11 19:18:18

Imelda Staunton deu o nome como Elizabeth. Mas essa temporada é da Elizabeth Debicki: impressionante desde sua semelhança física com Diana, e irretocável em sua composição e atuação em todas as formas. Os melhores plots, as melhores cenas, foram todas com ela. E quanta delicadeza. O roteiro de The Crown é hábil demais ao evocar os sentimentos dos personagens sem que eles precisem abrir a boca.

No geral, a temporada foi mesmo a mais "fraca" da série. Mas mesmo "fraca", muito acima da média. Nível de qualidade altíssimo, sempre será a maior da Netflix. Já me bate tristeza por saber que a próxima temporada será a despedida.

Episodio 6x1 - Nota 8.5 2023-11-20 20:33:44

Caramba. Começar a temporada dando um vislumbre do acidente que tirou a vida da Diana foi pesado, senti todo o baque aqui. Vai ser difícil encarar isso nos próximos. Inclusive, quando ela chegou em casa e encontrou aquele cartão do Dodi com o convite “Paris na próxima semana?”, a vontade que dá é de entrar na tela e implorar mil vezes pra ela não cometer esse erro.

E o Charles naquele desespero todo pra Camilla ser reconhecida e incluída. Ah, me poupe... Não consigo engolir e acho essa mulher asquerosa de verdade. Confesso que dei até risada com a Elizabeth preferindo dar atenção à cachorra do que aos lamentos do Charles pela Camilla.

Episodio 6x2 - Nota 8.5 2023-11-20 20:40:56

Última vez que Diana abraçou os filhos. Nós que sabemos dos eventos que ocorrem a seguir, é muito difícil não sentir o peso de uma cena dessas...

Achei bom que mostraram o desgosto da Elizabeth e o rancor dela em algumas de suas falas sobre as fotos da Diana, pelo menos não estão passando pano, mostrando uma Rainha que desaprova as atitudes, mas fica calada. E é realmente muito frustrante como essa família avalia tudo o que acontece como um potencial risco a eles. Diana tá divorciada, ela pode sair com quem quiser, isso não diz mais respeito a eles...

E eu fico ainda mais triste por ver que toda essa coisa com o Dodi, na verdade tinha uma influência manipulatória por trás, pelas mãos do pai dele. Que horror, sabe!

Mas enfim, o episódio foi perfeito na construção do assédio que a Diana passou a sofrer, cada vez pior, por parte dos abutres que buscavam ganhar muito dinheiro com suas fotos. E eu não tô pronto pra ver o desfecho disso.

Episodio 6x3 - Nota 10 2023-11-21 19:24:07

Cara... Que série! Nunca canso de dizer. Que produção, que texto, que direção e que atuações. Isso aqui é referência de como fazer um produto de qualidade.

Não sei bem como é a história dos Fayed na vida real, mas falando do que vimos no episódio em si, achei lamentável o peso que o pai do Dodi colocava nas costas dele. Deslegitimando o próprio filho, afirmando com todas as letras que ele só seria “útil” e “alguém” se conseguisse casar com a Diana, pra dar orgulho pra eles – ou seja, satisfazer o interesse dele. Foda. E pensar que o Dodi também estava disposto a levar isso adiante. Fiquei com vergonha, mas com pena, quando ele tentou pedir a Diana em casamento. Mas achei muito significativa toda a conversa que eles tiveram depois. Lamento muito pelo Dodi não ter conseguido ser sincero quando o pai telefonou naquela ânsia de saber se os interesses dele estavam caminhando pra frente. Mas entendo também o que o levou a mentir. Novamente, não sei o quanto isso aqui é real e especulação, estou comentando sobre a narrativa dramática escolhida para a série.

E todas as partes da Diana aqui me deixaram destroçado. Ela só queria falar com os filhos. Ela só queria estar presente pra eles. Não era nem pra ela estar em Paris. Foi angustiante todas as cenas que anteciparam o acidente, com todos aqueles paparazzi, principalmente os montados em motos. Cara, é impressionante como essas pessoas não se davam conta (ou davam sim, só não ligavam) do quão cruéis estavam sendo... E a montagem do episódio foi ambiciosa e muito bem sucedida evocando esse sentimento claustrofóbico a cada vez que a Diana precisava entrar no carro e se locomover.

Eu gostei de como representaram o acidente aqui. Achei que mostrariam mais, o carro batido, mas termos esse momento sob a visão daquele rapaz passeando com o cachorro já causou o impacto que deveria causar. E aqui eu me encontro às lágrimas. Sabia que esse momento chegaria. Mas não queria...

Episodio 6x4 - Nota 10 2023-11-21 19:41:17

Bom, assim como sempre fiz, vou comentar sobre os eventos mostrados aqui como dramatização, como série... Diana não apareceu pra Elizabeth e Charles como um “fantasma”. Eles apenas a imaginaram ali pra poderem ter uma última conversa falando exatamente aquilo que eles achavam que ficou entalado. Não à toa a Rainha demonstra raiva e rancor naquelas falas, “você finalmente conseguiu o que queria, deve estar feliz, virou essa casa de cabeça pra baixo”. Eu, particularmente, não acho que isso aqui especificamente é passada de pano pros sentimentos controversos que a Coroa tinha para com a Diana.

Sendo bem sincero, eu acho que não precisava dessas aparições. Acho que ambos os personagens poderiam fazer essas reflexões de outra forma. Mesmo que em silêncio. Mas entendo o motivo do Peter Morgan querer incluir isso.

O mesmo sobre o Charles. Vejo o pessoal falando aqui que ele não chorou pela Diana. Mas a verdade é que ninguém sabe. Não digo que ele é boa pessoa, sabemos que ele tem uma índole duvidosa. Mas a Diana foi esposa dele, e era mãe dos filhos dele. Eles tiveram uma convivência. Mesmo que a dor dele tenha sido mais por conta dos filhos, foi dor. E diante de uma fatalidade dessas, qualquer pessoa que saiba que fez mal pra alguém que partiu, vai sentir um peso enorme de arrependimento nas costas. Só que agora é tarde. Não tem mais como consertar.

Fora o Charles, não achei também que passaram TANTO pano pra família não. Porque o tempo todo a Elizabeth surge impassível na questão de se pronunciar, inclusive usando William e Harry como desculpa pra se manter reclusa. Ela forçou os garotos a irem pra igreja logo após a notícia da morte da mãe e orientou que não fosse tocado no assunto, pra que tudo seguisse “o mais normal possível”. Isso sobre os netos que tinham acabado de perder a pessoa mais importantes da vida deles. Como isso é passar pano? Só quando ela viu com os próprios olhos a magnitude da Diana e da tragédia, o impacto nas pessoas, e olhando de uma ótica política (“é uma revolução”, ela diz), é que Elizabeth decidiu que deveria se dirigir à nação. O Philip, que em momentos das temporadas passadas sempre me passou a impressão de ter mais empatia pela Diana por qualquer outro, se comportou como um troglodita frio e sem sentimentos o tempo todo aqui.

Enfim, acho que supriu as minhas expectativas. Assim como o episódio anterior, esse foi delicado, e as interpretações mais uma vez se destacaram MUITO.

Episodio 6x5 - Nota 8.5 2023-12-15 20:47:47

Não entendi a troca de ator que faz o Harry pra um menino que tem uma aparência bem mais velha do que anterior – ainda mais levando em conta que os eventos desse episódio acontecem poucos dias depois do encerramento da primeira parte da temporada. Sério, quando o Harry surgiu, eu fiquei super confuso porque achei que tinha rolado uma passagem de anos, mas eles ainda estavam tratando a tragédia da Diana como algo recente. Vai entender...

Mas não achei o episódio ruim. Na verdade eu achei bem bom o foco no William, nas dores dele e a forma que ele encontrou pra lidar com tudo, se fechando... Eu até me surpreendi com a cena da discussão com o Charles, ele falando todas aquelas coisas foi bem pesado, mas necessário. Afinal, ele não mentiu, né?

No mais, espero que a Imelda Staunton tenha um destaque nessa parte final que acho que ela ainda não teve de verdade desde que assumiu essa personagem.

Episodio 6x6 - Nota 8.5 2023-12-15 20:57:17

A discussão sobre a modernidade aqui é bem plausível. Deu pra entender a argumentação do Tony, mas também o posicionamento da Elizabeth – principalmente depois que ela conversou pessoalmente com as pessoas que exercem tais funções. Fica difícil você tirar essas pessoas desses trabalhos porque, por mais fúteis que possam parecer (tipo o cara que supervisiona copos), realmente exercer aquilo é algo que faz parte deles. É a história deles e dos antepassados. É o que eles sabem fazer, e fazem com muito orgulho (aquele rapaz que cuida dos cisnes, recitando o texto só pra ele, baixinho, deixou isso ainda mais claro). Eu concordo com o que a Elizabeth disse... A história também é importante. Acho que é muito mais do que estar pagando pra alguém fazer aquilo. É respeitar todo um legado que vem de gerações.

E todos esses embates que Elizabeth teve com o Tony é o puro suco de The Crown. É o que essa série sempre soube fazer de melhor. Perfeito!

Episodio 6x7 - Nota 8.5 2023-12-16 21:52:38

Caramba, fiquei curioso pra saber se realmente aconteceu de a Kate conhecer a Diana muito antes de sonhar que poderia casar com o filho dela e dar à luz os netos dela...

Eu não achei o episódio ruim não. E nem cansativo. Acho que foi muito bom mostrar como foi o início dessa relação do William com a Kate. Tem muitas controvérsias pelo o que li a respeito, e a série trouxe isso, tipo colocar a Kate em ambientes que o William estaria só pra aproximá-los. Me surpreendi com essa...

Acho que o que tá faltando nessa season é um ritmo mais consistente.

Episodio 6x8 - Nota 10 2023-12-16 21:59:20

Lesley Manville deu o nome, que interpretação fantástica. E mais uma vez a série apresenta um texto delicadíssimo pra tratar da morte de uma figura marcante da monarquia. Eu fiquei o episódio inteiro com o coração na mão a cada vez que a Margaret colocava as mãos sobre a cabeça sentindo aquelas dores. Não sabia, inclusive, que o acidente doméstico que agravou os problemas de locomoção tinha sido na banheira por água quente.

E toda a sequência no Ritz, tanto no passado quanto no frequente, foram perfeitas. Os flashbacks mostrando Elizabeth e Margaret tendo uma noite diferente, espontânea, sem nenhuma preocupação, cara... Foi TUDO. E a declaração que Elizabeth fez naquele jantar, demonstrando toda a sua gratidão pra irmã, me emocionou mesmo. Já sabia sobre o afeto e o apego que existia entre as irmãs, o quanto Elizabeth ficou abalada quando perdeu a Margaret... Por isso acho bem significativo que tenham incluído essa cena aqui – não sei o quanto dela é verídico, mas foi lindo.

“I will always be by your side”. Não teve como não ficar arrepiado.

Episodio 6x9 - Nota 9 2023-12-17 22:31:03

Tá aí, pra quem queria que a teoria da conspiração fosse apresentada na série, foi escancarada nesse episódio. E é como o nome diz: teoria, portanto deve ser apresentada como ela é, com as informações que existem, e não com total verdade... Vai de cada um acreditar naquilo ou não. Eu sei que a Monarquia foi absurdamente cruel com a Diana, e vejo muita sinceridade em tudo o que ela acabou expondo mesmo enquanto casada com o Charles. O Al Fayed acreditava veemente que o acidente teria sido forjado pela Coroa e que tinha provas disso. Mas cadê as provas? Um fato inegável é que o motorista estava alcoolizado quando ocorreu o acidente. Isso já diz muito...

Mas as palavras do Al Fayed naquela coletiva foram muito pesadas, cruas... Porque sim, ele falou algumas verdades mesmo e é inegável que há muitos comportamentos dentro daquela casa que são problemáticos, elitistas, racistas...

As falas da Elizabeth quando o William falou sobre a família da Kate nem me causaram choque, porque na época que eles começaram a se relacionar eu lembro de ler muito sobre essa diferença social que existe entre eles. O que mais tá me surpreendendo nos desdobramentos dessa narrativa é como tudo foi minuciosamente planejado por aquela família pra fazer a Kate se relacionar com o herdeiro do trono.

Não acredito que o próximo é o último.

Episodio 6x10 - Nota 10 2023-12-18 19:53:10

Particularmente, achei bem inesperado o evento escolhido pra encerrar a temporada e a série no geral. Eu não poderia me importar menos com o casamento do Charles e da Camilla, nada no mundo me faz engolir esse casal depois de todas as coisas que lemos, ouvimos e que assistimos aqui na série em relação a Diana. Mas faz parte da história da monarquia né, e ao menos The Crown narrou tudo isso com um texto brilhante, afiado, e sempre com uma direção de dar inveja.

Eu achei bem sutil como o episódio construiu uma narrativa pro Harry apenas com os olhares dele pro William, pro pai... Além da coisa toda envolvendo a fantasia de suástica que ele usou (e que foi uma ideia absurdamente idiota), o texto e o ator evocaram bem o desconforto e a frustração do personagem diante de decisões e escolhas as quais ele não concordava. A Elizabeth disse que só daria a benção pro Charles depois de ouvir dos filhos dele. Mas só importou o William. Não sei se queriam mesmo fazer ele parecer um “vilão”, ou foi só um toque pra entendermos a jornada dele até o que sabemos hoje. Mas enfim... Deu pra captar.

Mas o ponto que pegou de verdade e que passou por dentro desse evento que foi o casamento foi a determinação da Elizabeth em continuar realizando o que ela tinha que realizar até sua morte. Em todas as temporadas, em diversos momentos, nós nos deparamos com ela refletindo sobre isso, como as coisas caíram na mão dela, como ela teve que assumir a monarquia tão jovem e tão inesperadamente... E as reflexões dela nesse episódio me deixaram tão comovido. Quando ela perguntou sobre a pessoa que ela poderia ter sido e deixou de ser quando se tornou Rainha... PQP.

Pra mim, acho que o maior defeito dessas duas últimas temporadas foi o quanto a Imelda Staunton não teve grandes chances na defesa de sua Elizabeth. Ela é uma atriz excepcional e dominou todas as cenas, mas como tivemos muitas histórias paralelas que eram fortes envolvendo outros personagens (principalmente a Diana), acho que a Imelda acabou tendo um aproveitamento abaixo da Olivia Colman e Claire Foy – e foi MARAVILHOSO vê-las em cena novamente nesse final, especialmente na última sequência.

Mas enfim. Foi uma jornada e tanto acompanhar essa série, pra mim a melhor produção da Netflix em toda a história da plataforma. E eu vou sentir muita falta dessa produção tão delicada e atenta aos detalhes.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Felipe

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries