IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Shingeki no Kyojin By Bruna





Episodio 4x1 - Nota 8 2021-08-31 19:43:51

A primeira parte dessa temporada me pegou tão de jeito que eu precisei voltar aqui pra fazer uma mini defesa a esse arco de Marley. É uma parte da história que tem seus problemas, mas o payoff vale muito a pena.

Entendo as frustrações com esse início, mas recomendo demais que aguentem firme - tudo fará sentido! Descobrimos no final da 3ª temporada que existe todo um mundo de humanos fora das muralhas, claro que tinha que haver mais de um lado nessa treta!

Pessoalmente, achei corajosa essa escolha de largar Eren & Cia naquele momento emocionante e levar a gente pra conhecer o outro lado da narrativa. Imagino que uma jogada dessas deva exigir bastante confiança na história que se quer contar. A minha sensação foi de que me deram uma coisa que eu nem sabia que queria. E afinal de contas, todo vilão é o herói da sua própria história, não é mesmo?

Episodio 4x1 - Nota 8 2021-09-02 02:35:34

Talvez uma resposta bastante simplista poderia ser “lavagem cerebral''. Mas, amiga, não acredito que haja uma resposta simples pra sua pergunta. É bem explícita a analogia que é feita com a perseguição do regime nazista às minorias étnicas, então seria tipo tentar explicar o motivo dos judeus não terem resistido às atrocidades do Terceiro Reich. Muitos fatores envolvidos!

Não sei se estou apta a oferecer uma explicação, mas posso dividir minha interpretação, daí você me diz o que acha. :)

Basicamente, os Eldianos do continente crescem com a versão de Marley da sua história. Ou seja, desde que a amiga lá fez o pacto com o demo pelo poder dos titãs até um século atrás, quando perderam a Grande Guerra de Titãs, as crueldades cometidas pelos Súditos de Ymir foram não só terríveis, mas também imperdoáveis. Um clássico exemplo de "a história é escrita pelos vencedores".

Eles se submetem porque são convencidos, geração após geração, de que servir a Marley é o único jeito de mostrar pro mundo que não são iguais aos “demônios de Paradis'', mas que são os Eldianos bons, que entendem a gravidade dos pecados dos seus antecessores e estão dispostos a pagar por eles pra sempre. Além disso, pra ficar mais fácil de mantê-los na coleira, eles recebem alguns benefícios do governo Marleyano quando se voluntariam pra lutar por eles nas guerras (creio que isso será explicado melhor mais pra frente).

Episodio 4x1 - Nota 8 2021-10-05 00:00:40

Pois é, fiquei sabendo que ele inicialmente ficou bem inseguro de levar a história para esse lado, justamente por receio de como seria a recepção dos fãs. E podemos dizer que, infelizmente, os medos dele se concretizaram, né? Muita gente ficou bem zangada e não curtiu nem um pouco.

Pelo que eu entendi, essa insegurança acabou sendo um dos fatores que atrapalhou na hora de amarrar as pontas soltas e fechar os arcos dos personagens. (Na hora de se posicionar sobre o subtexto fascista da obra também, né não? Me ajuda a te ajudar, Isayama-san.)

Episodio 4x1 - Nota 8 2021-10-05 19:33:28

É mesmo? Engraçado, eu vi muito mais gente reclamando desse arco do que aprovando, o que me fez vir aqui escrever minha mini defesa. Inclusive, vi pessoas abandonando a série por não suportar a pobre da Gabi e/ou os outros Marleyanos, por exemplo (uma olhada aqui nos comentários desse episódio já dá uma boa ilustrada nisso. Acompanhei a 4ª temporada pelo Crunchyroll e lá foi a mesma coisa). Mas pode ter sido só a minha bolha mesmo. Fico feliz de saber que teve uma recepção mais positiva do que eu achei que teve, porque, como eu disse, gosto demais dessa parte.

Posso estar correndo risco de cometer heresia aqui, mas eu acho o anime mais bem executado que o mangá, então também tenho esperanças de que eles vão conseguir dar uma ajeitada nas partes problemáticas e talvez finalizar a história de uma maneira melhor. Chance de ouro eles têm.

Mas sim, assunto super sensível e que podemos falar mais a respeito quando saírem os últimos episódios! :)

Episodio 4x1 - Nota 8 2021-10-06 22:47:54

Já quero textão sobre a Gabi! Mas acho que aqui não é o melhor lugar porque, né, spoilers. Talvez mais pra frente? :B Também acho que ela é um dos personagens mais interessantes e bem trabalhados, muito melhor até do que queridinhos como Levi e Mikasa.

Concordo com você. Eu procuro manter minhas críticas ao mangá e ao anime o mais descoladas possível umas das outras, por esse motivo mesmo que você disse, são mídias diferentes. Não acho que uma adaptação tenha qualquer obrigação de se manter fiel à obra original só porque sim, sabe? Contanto que a narrativa seja coerente consigo mesma e entregue o que se compromete a fazer, tá tudo certo. Mas é difícil não fazer comparações ou criar expectativas de um em cima do outro, né :/

No caso do anime de Shingeki, sinto que ele vem fazendo exatamente isso, entregando o que nos prometeu desde o primeiro episódio (e muito mais). Fico de cara como eles nunca deixam a peteca cair. Quando eu disse que acho ele mais bem executado, foi isso que eu quis dizer. Eu amo a sensação de causa e efeito que o anime passa. Os personagens estão sempre reagindo a um evento como consequência de outro, que leva a outro evento, que leva a outro… Cada episódio mantendo tensão, conflito e ação crescentes. Sem falar na maneira como eles vão segurando e entregando as informações e... Enfim, acabei me empolgando. Esse anime me causa coisas.

Episodio 4x1 - Nota 8 2021-10-09 23:07:29

Sim, li tudo.
A gente se esbarra por aí então! :)

Episodio 4x5 - Nota 10 2021-08-31 03:07:27

Acredito que o Eren quer dizer que até pouco tempo (antes de se infiltrar em Marley), ele pensava exatamente como o Reiner e os outros Marleyanos: que as pessoas do outro lado do oceano não eram nada além de inimigos a serem exterminados.

Lá no começo, quando atacaram Shiganshina, Reiner, Bertolt e Annie causaram todo aquele auê na ilha porque eram crianças que foram doutrinadas a enxergar todos que viviam atrás das muralhas como demônios que ameaçavam a vida dos Eldianos bonzinhos do continente. Lembra? Eles foram mandados para lá como os Guerreiros de Marley numa operação militar para recuperar o Fundador. E eram mais ou menos da mesma idade que Mikasa, Armin e Eren naquele momento.

Acho que o paralelo que o Eren traça aqui é pra mostrar como ele só foi entender que também havia pessoas boas desse lado (tipo o pobre do menino Falco, que tá chateadíssimo de ter sido enganado, rs) depois de ter morado sob o mesmo teto que eles (se não me engano ele até fala uma coisa assim durante a conversa). Bem semelhante ao que aconteceu com o Reiner quando estava infiltrado lá no Esquadrão de Cadetes. Mas mesmo hesitando algumas vezes, ele seguiu em frente com a missão.

Os dois são iguais porque, do mesmo jeito que o Reiner fez tudo o que fez porque não tinha muita escolha, o Eren agora se vê também sacrificando inocentes pra poder proteger os seus. São iguais porque, como em qualquer guerra, um é tão vítima e vilão quanto o outro, só depende de qual lado a história está sendo contada.

Episodio 4x17 - Nota 9 2022-01-09 11:29:51

Que suas preces tenham chegado aos ouvidos dos roteiristas! 🤞

Fiquei curiosa. O que você gostaria que fosse diferente? Se quiser me contar, coloca um aviso de spoiler pra não estragar a experiência dos amigos, por favor :D

Episodio 4x17 - Nota 9 2022-01-09 11:43:56

Tô no site. Pode mandar! :D

Episodio 4x17 - Nota 9 2022-01-09 17:07:28

Também tô muuuito hypada, segura na minha mããão!

P.S. Um salve de outra fã de Mad Men o/

Episodio 4x17 - Nota 9 2022-01-09 21:26:48

Menos ódio e mais esforço pra compreender as motivações do Eren, minha gente! Minha intenção aqui não é defender ou justificar as escolhas cagadas dele até esse ponto, mas cada coisa em seu lugar. Uma coisa é condenar as ações de um personagem, outra é simplesmente odiá-lo porque ele não faz o que a gente quer.

Personagem bom não é sinônimo de personagem que faz o que a gente acha que ele deveria fazer. Personagem bom não é personagem moralmente incorruptível, que sempre toma as melhores decisões e sai vitorioso salvando o mundo no final. Personagem bom não serve só pra ser um recurso narrativo badass overpowered invencível (tô olhando pra você, Mikasa. E muitas vezes pra você também, Levi). Personagem bom não é necessariamente o herói da história!

Pra mim, um personagem é bom quando a narrativa me convence da sua personalidade e me envolve no seu drama. Quando erra, possui conflitos internos, traumas, arrependimentos, sonhos, paixões, falhas morais e de caráter, motivações e objetivos contraditórios (afinal, seres humanos são assim)… Quando faz a gente questionar suas ações e de que lado ele realmente tá, melhor ainda (se for coerente e bem executado).

Shingeki tá longe de desenvolver seus personagens com perfeição, mas é importante dar crédito onde crédito é merecido. Apesar de muitos problemas, principalmente em relação à agência dele como protagonista, o arco do Eren foi bem construído. Tava tudo lá desde o começo. Desde o momento que ele assistiu à mãe virar lanchinho de titã e fez seu juramento de vingança.

Enfim, foquei meu comentário no Eren, mas acho que o que eu disse também serve pra outros alvos de indignação, como Reiner e Gabi. Por favor, me odeiem com moderação.

Episodio 4x17 - Nota 9 2022-01-10 00:11:58

Ah, imagina, são seus olhos!

Estaremos aqui todos os domingos pelas próximas semanas, rs. 😉

Episodio 4x17 - Nota 9 2022-01-10 14:50:41

Isso é bem verdade. Shingeki faz isso muitas vezes com o Levi. Como ele é tão overpowered que resolve qualquer situação em dois segundos, simplesmente tiram ele de cena porque é conveniente pro roteiro. Fizeram isso com ele na segunda temporada inteira, lembra? Eu fico super incomodada porque é uma saída muito fácil e preguiçosa, e um desperdício de um personagem que poderia ser muito mais interessante.

Episodio 4x18 - Nota 9 2022-01-16 21:55:13

Esse episódio foi mais uma aula de construção de tensão! Certeza que até quem sabe o que vai acontecer fica grudado na tela sem piscar (no meu caso, unhas são roídas freneticamente e sons inumanos são produzidos).

Pra mim, o ponto alto aqui foi o despertar de consciência da Gabi. Demorou pra chegar à conclusão mais óbvia possível? Com certeza. Mas é compreensível, é uma criança que foi doutrinada a vida inteira. Ainda assim, foi um arco de personagem bonitinho de se acompanhar.

Ver o Zeke levando uma boa surra também tem seu valor altamente satisfatório, devo dizer.

O ponto baixo foi a Mikasa. Ai, que tristeza. Tanto potencial pra ser uma personagem interessante, mas é eternamente jogada pra escanteio e reduzida a um mero recurso de roteiro.

Episodio 4x18 - Nota 9 2022-01-16 23:15:12

Acho que a ideia do Armin não é meramente “proteger” o Eren. Pelo que eu entendi, é uma coisa mais de ter fé no amigo, sabe? Eu imagino um monólogo interno dele do tipo “Esse fdp tá agindo de forma bizarra e falou umas coisas escrotíssimas pra mim e pra Mikasa… mas é meu melhor amigo, que eu amo e confio desde criança, então não posso desistir dele e aceitar que ele queira o nosso mal e deixá-lo na mão desses Marleyanos…”

O Armin sempre foi a fada sensata do rolê, então sinto que seria estranho ele nem cogitar que possa ter algo a mais por trás desse bendito plano do Eren. Sem falar que faz sentido que todos da tropa de exploração queiram tirar umas satisfações com ele, né?

Episodio 4x18 - Nota 9 2022-01-17 16:09:02

Mas menina! Ele apanhou mais que tapete em dia de faxina!

Episodio 4x19 - Nota 9 2022-01-23 23:13:15

Muitos momentos intensos nesse episódio! Problemas com a animação à parte (não tenho olho clínico pra isso, então não atrapalha muito a minha experiência), acho que o Mappa realmente merece uma rodada de aplausos pelo que eles têm feito com a série. Aquele clímax das explosões da galera se transformando em titãs foi muito bem adaptado. Os elementos que eles escolheram inserir ali deixaram toda a situação especialmente impactante. Me arrepiou os cabelos da nuca.

Sobre mais essa peripécia da Gabi, achei sensacional. Esse momento vinha sendo preparado desde o ponto em que ela foi introduzida na história. É aquele tipo de payoff muito bem construído, onde tudo indicava que esse seria o resultado, mas deixa qualquer um de queixo caído mesmo assim. Ela é o reflexo perfeito do Eren e não havia ninguém mais propício pra desferir o golpe fatal. Foi poético, bem executado e eu curti demais. Mais uma salva de palmas da minha parte.

E quem diria que a fada sensata do rolê, também conhecido como Armin, estava certo o tempo todo (quando ele não tá, não é mesmo)? O Eren estava fazendo o onii-chan de trouxa! Eu gosto dos momentos em que o Eren recupera seu protagonismo e a trama é movida a partir das ações dele, por mais problemáticas que elas sejam. Também curto demais um arco de queda (que é a minha interpretação do que tá acontecendo aqui), então sigo empolgada.

Agora, esse lance dos caminhos e da coordenada é uma das partes em que, pra mim, Shingeki tropeça e se atrapalha bastante. Ficou confuso no mangá e parece que o anime não tá disposto a consertar essa mancada. O Zeke ter aprendido a abdicar o voto de renúncia à guerra é algo tirado da bunda e que não faz muito sentido. Vamos ver como eles vão desenvolver esse bafafá daqui pra frente…

Episodio 4x19 - Nota 9 2022-01-24 00:28:21

Isso é bem confuso mesmo, amiga. E eu diria que é uma das coisas que não foram muito bem trabalhadas na história. Não sei se vou conseguir te oferecer uma explicação, mas posso tentar dividir o que eu entendi.

Esse voto foi feito pelo rei Karl Fritz (145º rei de Eldia, se não me engano), que era o portador do poder do Titã Fundador no momento em que os eldianos perderam a Grande Guerra de Titãs pra nação de Marley. Isso aconteceu uns 100 anos antes da queda da muralha Maria, vulgo começo da história.

O Titã Fundador tem o poder de controlar todos os outros titãs e de manipular a memória dos Súditos de Ymir, certo? Então, esse rei bunda-mole usou esse poder pra erguer as muralhas, aprisionar e alterar as memórias dos eldianos que ele levou pra lá depois do fim da guerra. Tudo isso porque ele acreditava que eles mereciam ser segregados do resto do mundo por causa das atrocidades que vinham cometendo pelos últimos 1800 anos com o poder dos titãs.

Além disso, o rei Fritz fez esse voto de renúncia à guerra, que é tipo uma maldição (na minha interpretação) que passa pra todos os sucessores desse rei, ou seja, inclui Zeke e Historia. O voto põe uma “trava” nos poderes do Fundador (nesse episódio representada pelas correntes que prendem o Zeke no plano nos caminhos) e impede que eles sejam usados pra combate, mesmo que seja pra se defenderem de um ataque externo à ilha de Paradis, por exemplo.

Pro rei Fritz, aquele "paraíso" que ele construiu pros eldianos era temporário, ele sabia que a qualquer momento eles poderiam ser atacados por Marley e, pelo motivo citado acima, ele estava de boas com essa ameaça. Ele acreditava que qualquer forma de retaliação que o mundo decidisse dar aos eldianos seria justa, até mesmo o extermínio, e aquele voto obriga todos os herdeiros da família real a obedecerem.

Ou seja, esse voto é o que impedia o Zeke de simplesmente devorar o Eren, tomar o poder do Fundador pra si e completar seu plano de esterilizar todos os eldianos. Ele precisava do Eren porque ele não é descendente da família real, logo, não tá preso à frouxidão daquele rei e pode usar o verdadeiro poder do Fundador pra combate e pra executar o tal plano.

Enfim, acho que é isso. Espero não ter te confundido mais ainda. x)

Episodio 4x19 - Nota 9 2022-01-24 14:42:01

Imagina! Tamo junto (>‿◠)✌

Episodio 4x19 - Nota 9 2022-01-24 17:36:11

Poxa, amigo, problema nenhum você entrar no debate e eu até te dou boas-vindas, mas denunciei seu comentário como spoiler porque tu soltou umas explicações aí que ainda não foram abordadas no anime (nada muito trágico, mas sei lá, eu ficaria chateada). Vamos ter cuidado pra não atrapalhar a experiência dos outros, por favor!

Episodio 4x19 - Nota 9 2022-01-24 17:46:05

Sobre o seu argumento do porquê o Zeke ter aprendido a burlar o voto, eu até entendi isso mesmo depois de ler tudo. Mas meu comentário foi focado no anime, que é o que estamos discutindo aqui (se bem que, a meu ver, o anime cometeu o mesmo erro que o mangá).

Até esse ponto, nunca havia sido mencionado que era possível abdicar o voto. Isso nunca foi sequer cogitado ou imaginado (não que eu me lembre, me corrija se eu estiver errada). É decepcionante porque, quando quer, Shingeki sabe usar foreshadowing e plantar pequenas informações que serão de grande importância mais pra frente com muita competência.

Quando uma solução é jogada assim do nada, fica uma coisa meio Deus ex Machina. Ou melhor, um Diabolus ex Machina nesse caso, já que o Zeke tá mais pra um antagonista. Talvez você ache que foi “muito bem explicado” porque a história ofereceu informações que, pra você, foram satisfatórias. Porém, quantidade de informação é diferente de qualidade de informação. Não é nem questão de suspensão de descrença, mas sim de habilidade pra desenvolver uma ideia complexa de forma que não se precise recorrer a conveniências de roteiro pra que aquilo faça sentido dentro do universo.

Se a gente sai da situação ficcional e analisa do ponto de vista de construção de narrativa, não houve qualquer fundação que justificasse o Zeke tirar essa carta da manga naquele momento. Isso é uma escolha que Shingeki faz algumas vezes pra criar momentos de reviravolta (por exemplo, quando a tropa de exploração usa os thunder spears contra o Reiner na 3ª temporada. O elemento surpresa é apresentado pra causar impacto e a explicação só vem depois. Ou alguns segundos antes, não lembro muito bem).

É o payoff sem o setup, sabe? Tá tudo bem se funciona pra você, mas tecnicamente, acredito que não seja a melhor forma de se trabalhar plot twists. É ótimo quando a narrativa traz reviravoltas surpreendentes mas, ao mesmo tempo, elas têm que parecer lógicas e até inevitáveis. Tem que haver uma preparação de terreno, senão a gente cai naquele tropo de tirada de bunda. :/

Episodio 4x19 - Nota 9 2022-01-26 19:59:24

Lucas, tudo que você disse sobre as exposições que a obra oferece pra todo esse rolê é super válido. Concordo que essas informações estejam lá, só que não da maneira que elas deveriam estar. De qualquer forma, não é disso que eu tô reclamando, rs. Meu problema não é o conceito do poder do titã Fundador em si, se é magia ou não, e nem como o Zeke aprendeu a abdicar o voto. O que eu tô questionando é a forma como essas ideias foram trabalhadas na história. Na minha opinião, não foram bem construídas.

Os seus argumentos são justificativas "in-universe'' pra crítica que eu fiz. Com isso, você não tá refutando o que eu disse (porque são questões distintas), e sim buscando invalidar e evadir essa crítica. Uma coisa é debater os acontecimentos do universo da obra de ficção, outra é discutir as escolhas criativas feitas pelo autor/roteirista pra conduzir a narrativa até um determinado ponto. No caso, uma reviravolta importantíssima que vai ditar as ações do protagonista daqui pra frente. Esse foi o alvo do meu comentário.

O terreno não foi bem preparado e, com isso, informações vitais pra estabelecer a importância daquela revelação foram deixadas pra depois em prol do fator surpresa. Não funcionou. Eu vejo como uma conveniência de roteiro porque, por definição, conveniências de roteiro são situações improváveis de acontecer que só ocorrem porque “tem que ser assim pra trama andar”. Isso enfraquece demais uma história.

A intenção era criar uma circunstância em que o Zeke pudesse rebater o blefe do Eren? Ok. Então o autor/roteirista tinha a tarefa de plantar as sementes disso, criando fatos e introduzindo pequenas pistas que quase inevitavelmente resultassem naquela reviravolta, deixando-a natural e provável de acontecer. Assim, quando o Zeke jogasse aquele trunfo, a gente ficaria tipo “c*r@lh0w$s, pode crer! Eren mó otáriooo. Agora f*deu tudoo!” Em vez disso, a gente fica tipo “Hã? O que eu perdi? Isso era possível?” Isso sim nos arranca violentamente da nossa suspensão de descrença e mata todo o clímax emocional.

Não tem nada mais satisfatório pro leitor/espectador do que ler/assistir algo que parece não ter importância nenhuma e depois essa coisa se encaixar perfeitamente em uma situação mais adiante. SNK já conseguiu fazer isso com êxito muitas vezes. Por exemplo, com a revelação do Reiner e do Bertolt serem os titãs Encouraçado e Colossal, com o fato das muralhas não serem tudo que restou da humanidade e até mesmo essa mais recente da Gabi atirando no Eren.

Essas reviravoltas funcionaram muito bem justamente porque eram inevitáveis. Quando a gente revisita a obra dá pra ver claramente todos os momentos em que as sementes desses pontos de virada foram plantadas. Por isso aqueles twists foram tão impactantes, por isso este da abdicação do voto não foi.

P.S. Uma coisa que me deixou confusa, por que você acha que o poder do Fundador é um Deus ex Machina?

Episodio 4x19 - Nota 9 2022-01-27 17:38:51

Ué. Eu li, mas não sei se sei do que você tá falando, haha. Deus ex Machina não é necessariamente um “poder supremo”, como você mencionou lá em cima… Sigo confusa, mas ok.

Talvez você tenha razão e eu esteja querendo, como você disse, “botar muita interpretação em cima de algo que é bem mais simples”. Eu caio no pecado do overthinking e do nitpicking às vezes mesmo. De fato, ainda tem muita água pra rolar debaixo dessa ponte.

De qualquer forma, minha intenção nunca foi mudar sua opinião e acho que discussões interessantes nunca são inúteis! Eu gostei de ouvir o seu lado. A gente pode concordar em discordar, que tal? :)

P.S. Uma retificação: estive revisitando alguns pontos do mangá e esbarrei numa parte (capítulo 115, pra ser exata) onde tem uma conversa entre o Ksaver e o Zeke em que o Ksaver fala que é possível anular o voto de renúncia à guerra. Ou seja, eu estava errada quando disse que isso nunca havia sido mencionado antes. Eu que não lembrava, peço desculpas. Mantenho minha posição de que não foi bem construído, mas não posso dizer que a informação nunca existiu.

Episodio 4x20 - Nota 9 2022-01-30 20:47:47

“Se tentarem roubar minha liberdade, eu não hesitarei em tirar a deles.” Ah, como eu gosto quando uma história encontra uma forma eficiente e impactante de lembrar ao espectador qual o verdadeiro objetivo final do protagonista!

Eren sempre acreditou em liberdade e lutou por ela. Isso sempre foi o que o moveu (apesar de muitas vezes faltar nele protagonismo em si). Eu gosto de pensar no que isso implica. Esse episódio mostra que o Eren manipulou as memórias dos portadores do Titã de Ataque a ponto de convencer o Grisha a fazer o que ele queria. Isso abre toda uma discussão sobre desejos egoístas de pessoas portadoras de grandes poderes e se o Eren tá mesmo caminhando pra se tornar um vilão.

No episódio anterior vimos que o Zeke é apenas mais um na linha de sucessão dos Fritz que quer se aproveitar da submissão da Ymir e usar o poder dela pra impor sua vontade no mundo, e que o Eren se opõe a isso. Aqui, senti que foi acrescentada mais uma dimensão ao personagem do Zeke. O episódio começa com ele querendo provar pro Eren que ele deve ser salvo da lavagem cerebral do pai, só pra isso ser subvertido completamente quando o Eren mostra pro Zeke que o Grisha não cometeu o mesmo erro com ele.

Quando o Eren diz pro Zeke que ele não é nada além do seu rancor, “Um homem patético que ainda é assombrado pelo pai morto”, é um tapa na cara porque é 100% verdade. Tudo que motivou o Zeke até esse ponto foi a mágoa pelo que o pai fez com ele quando criança. Por nunca tê-lo tratado com um filho, mas apenas como uma ferramenta pra restaurar Eldia. O que nos traz à redenção do próprio Grisha, um momento de verdadeira demonstração de arrependimento e amor pelo filho, de realização de que ele foi, de fato, uma bosta de pai. (Eu tive uma bosta de pai, essas coisas mexem comigo, rs.)

Eu tenho muitos problemas com esse poder de transcendência temporal do Titã de Ataque, mas esse episódio foi lindíssimo e fez um bom trabalho, tanto de preparar o terreno pro que vem pela frente, quanto de amarrar algumas pontas que estavam soltas desde a 1ª temporada.

Episodio 4x20 - Nota 9 2022-01-30 22:33:11

Amiga, quando você diz “Teria o próprio Eren vontade própria desde o início? e como isso seria possível?”, você quer dizer vontade de buscar por liberdade?

O trauma dele foi ver a mãe sendo devorada por um titã e seu mundo sendo virado de cabeça pra baixo. Antes mesmo disso acontecer, ele já acreditava que aquelas muralhas eram gaiolas que só serviam pra passar uma falsa sensação de segurança, e que a humanidade vivia como gado refém dos monstros. O que ele presenciou foi a prova disso, resultando no seu juramento de vingança contra os titãs.

E é isso mesmo. O Eren manipulou as memórias dos portadores do Titã de Ataque. No episódio mostra o momento que ele beijou a mão da Historia e viu todas aquelas memórias, foi isso mesmo que tu sacou. ;)

Episodio 4x20 - Nota 9 2022-01-30 23:13:59

Qual cena, amiga?

Episodio 4x20 - Nota 9 2022-01-31 18:49:40

Exatamente, Gabi. *intimidade* Eu fiquei um tempo filosofando sobre isso, rs. O Zeke queria acreditar que o Eren sofreu as mesmas coisas que ele nas mãos do Grisha, que ele também tinha sido criado como uma ferramenta pra herdar o poder dos titãs e lutar pela liberdade dos eldianos. Porém, na verdade, o Grisha só conseguiu seguir com a missão do Kruger de matar os Reiss e passar os poderes do Fundador e do Ataque pro Eren porque, primeiro, ele viu que o filho já tinha essa sede de liberdade dentro dele sem qualquer influência e, segundo, porque o próprio Eren do futuro conseguiu manipular as memórias do Titã de Ataque e dar aquele “empurrãozinho” no pai naquele momento na caverna. É aquele paradoxo da predestinação (foi o que eu entendi, pelo menos).

Eu gosto de pensar sobre esses paradoxos, mas, pra ser sincera, vejo muitos problemas na forma como isso foi trabalhado na história. Não é o poder de transcendência temporal do Titã de Ataque em si que me incomoda, mas sim a execução dele, por isso fica tão confuso. Tem que passar muito pano e fazer muitas manobras mentais pra essa viagem no tempo fazer sentido (até porque nem é uma viagem no tempo no sentido literal da coisa, já que não temos um deslocamento entre dois pontos físicos - passado e futuro - tá tudo acontecendo nas mentes do Eren e do Zeke no milissegundo que eles se encostam lá no plano dos caminhos).

Se você me permite fazer uma sugestão, eu diria pra não ler o mangá nesse momento e só acompanhar o anime. Eu acho que o anime “arruma” bastante coisa que não fica muito clara no mangá, e eu sigo na esperança de que eles vão conseguir desenvolver esse rolo todo de uma maneira melhor que o tio Isayama. x)

Episodio 4x21 - Nota 5 2022-02-06 17:54:21

Jamais irei superar que o mundo inteiro de SNK existe porque uma guria caiu num buraco onde tinha um bicho que se agarrou nela. UMA DÉCADA fazendo um mistério absurdo sobre a origem dos titãs pra chegar nessa altura e tudo não ter passado de um ACASO. O problema não é nem O QUE acontece, e sim COMO acontece, porque havia formas razoáveis de se conduzir a narrativa até esse momento. POR QUE FIZESTES ISSO COMIGO, ISAYAMA-SAN?

Já tivemos revelações importantes na história que foram bem preparadas, essa não foi uma delas. E era somente a mais importante DE TODAS. Eu vinha me agarrando a um fiozinho de esperança de que isso seria construído com mais cuidado no anime, mas não. Tem que ser exatamente igual, já que o que os fãs querem é uma versão animada das páginas do mangá, e não uma boa adaptação. ¬_¬

Cadê o peso dessa revelação quando posto na balança contra todo o suspense criado em torno da origem dos titãs? Cadê a contextualização do porquê a Ymir volta a obedecer ao rei mesmo tendo todo aquele poder? Cadê as motivações dela? Ah sim, ela sempre foi uma escrava bondosa e submissa, então não tinha motivações. OI?! Mano, eu não tô falando que tudo tem que ser entregue mastigado, mas algumas informações têm que, no mínimo, ficar implícitas. É o maior mistério da história! É a gênese desse universo e de todas as tretas que acontecem nele! Isso tinha que ter sido trabalhado melhor! Não dá pra perdoar, é pura preguiça.

Também é muito zoado como o Eren “liberta” a Ymir. Num minuto o Zeke tá lá tranquilaço dizendo que é IMPOSSÍVEL pará-la, no outro ele tá desesperado porque o Eren consegue resolver a situação com meia dúzia de frases de efeito?! Não tem um pingo de equilíbrio nessas informações! A mina tá há DOIS MILÊNIOS obedecendo cegamente às ordens dos Fritz, sem nunca se questionar ou cogitar se rebelar, daí o protagonista manda um papinho mixuruca e é isso. Era IMPOSSÍVEL, mas problema resolvido. Era exatamente isso que ela tava esperando. Prontamente convencida a virar o jogo e mudar o destino da humanidade. POR QUE, ISAYAMA-SAN?

Enfim, muitas outras questões que simplesmente não se importaram de explicar, mas vou parar por aqui porque eu sempre acabo falando demais nos comentários de Shingeki. São muitas emoções que esse anime me causa, a predominante do momento é decepção. Mas pra não focar só no lado negativo, o episódio foi visualmente interessante. Gostei dos pequenos detalhes adicionados, enriqueceram bastante a experiência. Todo o momento das muralhas desabando ficou bem legal. Aplausos pra direção e animação, silêncio constrangedor pro roteiro.

Episodio 4x21 - Nota 5 2022-02-06 19:24:41

Concordo plenamente, Lucas Alexandre e Kellops. 100% preguiça! SNK faz muito isso de dizer as coisas pela metade e deixar pro leitor/espectador completar com o que faz mais sentido. E quando você completa com o que faz mais sentido, é óbvio que a história fica maravilhosa. Eu também preenchi essas lacunas com a maior boa vontade, mas não anula o fato de que não foi bem feito e faltou informação.

Episodio 4x21 - Nota 5 2022-02-06 23:51:18

Pois é, havia muito que podia ter sido feito pra equilibrar as coisas. Ficou um vácuo muito grande entre a Ymir passar todo aquele tempo como uma escrava absolutamente subserviente e sem vontade própria, e o Eren resolver tudo num minuto só na lábia. Se a gente tivesse visto um mínimo de motivação nela, um desejozinho por liberdade… E não adianta, tudo que os defensores inserem aqui como justificativa é interpretação própria. Eu já vi muito “Mas o Eren foi o primeiro que deu a ela uma escolha.” Isso é especulação, porque essa informação não existe na história.

Eu sei que não é todo personagem que precisa ter uma super motivação, mas então não se cria um mistério imenso em volta disso. E eu não me conformo como nosso querido Isayama não fez a menor questão nem de SUGERIR por que a Ymir volta pro rei depois de despertar o poder dos titãs. Em nenhum momento passa pela cabeça dela que ela poderia usar esse poder pra libertar a si mesma e/ou o seu povo? Bom, não passa nada pela cabeça dela, né, porque nunca é mostrado o que ela pensa ou sente. Entendo que foi intencional e entendo a ideia que se quis passar, mas não funcionou.

Ai, sei lá. SNK se leva muito a sério, tenta abordar ideias complexas sobre ética, política, sociedade, religião… Mas nunca de fato DIZ nada sobre essas coisas. E ainda por cima chega na reta final e começa a mandar umas resoluções fajutas dessas. É triste.

Episodio 4x21 - Nota 5 2022-02-06 23:53:08

P.S. Engraçado você mencionar Naruto, porque é uma história que eu amo demais e eu tava hoje mesmo pensando nos muitos e muitos problemas dela enquanto refletia sobre as falhas atuais de Shingeki. Pra mim, esse lance da Ymir ficou tipo a Kaguya, que até hoje eu finjo que foi um surto coletivo e que nunca aconteceu de fato, rs.

Episodio 4x21 - Nota 5 2022-02-07 00:13:12

Hahaha “minhoca mitológica" é a melhor definição que eu vi até hoje. Permissão pra reproduzir? :D

Episodio 4x21 - Nota 5 2022-02-07 22:03:05

Exatamente, Isabelle. E olha que o anime melhorou demais essa parte! Apesar de subjugados e abusados, seres humanos (mesmo quando crianças) são capazes de autorreflexão e de minimamente pensar em outras formas de viver, ainda que aquela tenha sido a única realidade que ele(a) conheceu a vida toda, como no caso da Ymir.

Até dei uma viajada aqui e pensei que dá pra fazer um paralelo com a situação da galera de Paradis. Por exemplo, a única realidade que o Eren conheceu a vida inteira foi de desolação e desesperança. Ele viveu quase tão à mercê dos titãs quanto a Ymir dos Fritz. Ainda assim, a gente acompanhou o desejo e busca dele por liberdade desde criança (ok que ele é o protagonista, mas a Ymir também tem sua importância. Ou melhor, deveria ter). Obviamente, pessoas são diferentes e cada situação tem suas particularidades, mas meu problema é justamente esse. Tudo que o autor nos deixou foi espaço pra teorizar, porque a história não disse nada substancial.

Por que a Ymir volta pro rei, como o rei sabia que era comendo o portador do titã que se passava o poder adiante… São mais lacunas deixadas pra gente preencher. Repito: não é que uma história deva deixar cada detalhe explícito. Claro que é ótimo ter margem pra ambiguidade, subtexto e interpretação. Porém, eu vejo muito desequilíbrio aqui, a ponto de tantas coisas ficarem abertas pra pura suposição sem apoio em fatos.

Episodio 4x21 - Nota 5 2022-02-07 22:26:51

Atsuko, não acho que seja questão de esperar verossimilhança, mas de esperar que a história seja fiel à si mesma e ao que ela se propõe a dizer.

Achei bacana você trazer a metáfora do elefante porque, sim, relacionamentos abusivos existem e são inúmeros os motivos que mantêm as vítimas neles (isto é, as que têm escolha). Mais uma questão interessante que poderia ter sido levantada. Mas é aí que tá, nada é realmente abordado. Fomos negados a oportunidade de conhecer a Ymir, tudo que tivemos foi um vislumbre de uma vida sofrida e como ela, literalmente, tropeçou naquele poder. Isso é péssimo porque, até então, a narrativa tinha cercado ela de mistério e nos feito acreditar que suas motivações importavam.

Se o autor tivesse dado informação suficiente, talvez a gente pudesse entender de verdade a Ymir e questionar a escolha dela de voltar mesmo tendo poder pra se libertar. E então estaria tudo certo, porque teríamos fatos pra nos guiar. Volto a bater na mesma tecla: o problema não são as coisas que acontecem, e sim a maneira como acontecem. Se não era pras motivações dela importarem, não faz sentido construir um mega suspense em torno disso. Eu me senti enganada. :’(

O que você falou sobre a conversa do Eren acaba caindo naquilo que eu disse da especulação. Se a história não diz, completamos com o que faz sentido pra gente, e aí fica tudo lindo. Pra mim, o maior problema ali é que foi criada uma impossibilidade (o Zeke dizendo que não é possível parar a Ymir depois que a ordem é dada) e no próximo segundo tá tudo resolvido com algumas palavras. Mano???

Episodio 4x21 - Nota 5 2022-02-07 22:42:30

Ai, amigo. Me dá um abraço? ._.

Que conforto encontrar alguém que ficou tão insatisfeito e deu uma nota tão baixa quanto a minha pelos mesmos motivos. Você resumiu em dois parágrafos o que eu precisei de uma monografia em forma de comentário pra dizer. Eu tô mais uma vez injuriada e me sentindo traída por SNK. 😭

Episodio 4x22 - Nota 7.5 2022-02-13 19:48:48

Essa escolha de adaptar em média um capítulo por episódio não tinha me incomodado até agora, mas isso aqui foi o ápice da enrolação! É claro que eles vão querer esticar o máximo possível (porque né, grana), mas tá tão devagar que tá sacrificando o ritmo da história. Foi gostosinho ver a galera lutando contra os titãs, mas gente! Tem um apocalipse acontecendo e todo o senso de urgência da situação foi deixado de lado em prol de umas ceninhas de fanservice! Você consegue ser mais que isso, Shingeki! Vambora!

Episodio 4x22 - Nota 7.5 2022-02-13 20:15:06

Muito zoado, né? O que foi aquela fala do Jean tentando justificar as ações do Eren? Meio complicado isso aí, porque parece que é a própria narrativa racionalizando um genocídio.

Episodio 4x22 - Nota 7.5 2022-02-13 21:46:13

Vai rolar filme mesmo?

Episodio 4x22 - Nota 7.5 2022-02-13 23:16:10

Concordo que o Jean estar abalado e se sentindo impotente diante da situação seja perfeitamente compreensível. Afinal, ele tá vendo um amigo cometer uma atrocidade pra proteger o seu povo e tentando fazer algum sentido daquilo. O problema é que Shingeki, de maneira geral, tem muita dificuldade de se posicionar e de realmente dizer alguma coisa sobre os assuntos levantados, então aquela fala dele deixa um espaço pra ambiguidade onde não deveria ter. Pra mim, ficou aquela sensação de roteiro agindo (a famosa canetada do autor) pra tentar dar uma passadinha de pano no que o Eren tá fazendo. Daí fica complicado, né? :/


Episodio 4x22 - Nota 7.5 2022-02-13 23:56:21

Pois é, faz sentido que a galera hesite um pouco e fique meio confusa com o que tá acontecendo, mas o Eren se tornou indefensável mesmo. Eu não sou do time dos Eren haters, não acho ele um personagem tão terrível assim. Não é um bom protagonista, mas é um bom personagem, na minha opinião. Até acho o arco dele bem construído, dá pra entender bem como ele chegou aqui e escolheu fazer tudo isso (e ele disse desde o começo que queria vingança). Mas esse é o ponto, dá pra entender, não justificar. Essa cena do Jean me incomoda porque parece muito mais uma tentativa de justificação do que um personagem tentando compreender e se situar no meio da loucura da situação.

Episodio 4x22 - Nota 7.5 2022-02-14 00:57:28

Sim, Mariana. Também acho que a intenção seja essa e é ótimo que uma história deixe espaço pra gente formar nossa opinião. Com certeza é mais interessante do que tentar nos fazer engolir uma verdade absoluta e entregar tudo de mão beijada, mas é importante que ela nos mostre a que veio, por que deveríamos assisti-la e o que deveríamos tirar dela. E é isso que falta em Shingeki. Vejo muita preocupação em bater na tecla do ciclo da violência e do “não tem lado certo ou errado numa guerra”, mas pouca coragem pra passar uma mensagem de verdade (porque essa é meio óbvia, né?). Isso acaba deixando algumas coisas muito vagas e dando espaço pra justificar ações como a do Eren, que é injustificável. Acho problemático porque estamos lidando com questões muito sérias, como racismo, limpeza étnica, genocídio, etc - coisas que estão fora do escopo das opiniões.

Lucas, eu não quero e nunca falei nada disso.

Episodio 4x22 - Nota 7.5 2022-02-16 00:42:01

Gente, caso tenha filme mesmo, tô curiosíssima pra ver como eles vão fazer. Fico imaginando onde iriam parar na série e como fariam pra adaptar o final num formato de longa. Eu preferia que concluíssem tudo nessa temporada, mas se a intenção for dar mais uma esticada pra encerrar a história com mais calma e cuidado, tô super a bordo. Só não curto quando ficam alongando só pra enrolar, como senti que aconteceu nesse episódio.

Pelamor, temporada final parte 3 nããão! xD

Episodio 4x23 - Nota 7 2022-02-20 19:10:27

Nossa, aquele momento da Hitch ajudando a Annie a fugir foi escrito com tanta preguiça que chega a doer. Também estamos precisando trabalhar melhor esse povo questionando as ações do Eren, anime! Isso é importante! Podiam ter dado uma aprimorada naqueles diálogos ali, estão perdendo as oportunidades de fortalecer os pontos fracos da história.

Ai ai, e essa Mikasa, hein? O ponto alto desse episódio foi o Armin perdendo as estribeiras e verbalizando a frustração de qualquer um em sã consciência que acompanha SNK. Foi quase catártico vê-lo falando por todos nós quando mandou ela pensar por si mesma. Não consigo ter outra leitura daquilo que não seja o momento em que a própria narrativa reconhece que a Mikasa nunca foi uma personagem.

É uma pena o que o Isayama escolhe fazer com a Mikasa. Ela tinha tudo pra ser super interessante, mas nunca foi nada além do que ela sente pelo Eren. Se tirar os momentos badass dela matando titãs, tudo que sobra é uma personagem completamente vazia e unidimensional, sem qualquer agência ou vontade própria e que não contribui em praticamente nada à narrativa. Nada além de, claro, ser uma máquina de matar.

Episodio 4x23 - Nota 7 2022-02-21 17:57:37

Pois é, tô ligada! Também vejo a Mikasa assim. Mas você quer dizer que a intenção da narrativa é mostrá-la nessa condição? Porque eu concordo que seja, só não acho bem executado.

Episodio 4x24 - Nota 6 2022-02-27 19:45:14

Bateu uma nostalgia assistindo a esse episódio porque eu lembrei da época que esse capítulo do mangá saiu. Essa parte da história (ex-inimigos se unindo pra lutar contra uma ameaça em comum) gerou controvérsias e dividiu as opiniões dos leitores, então eu já tô preparando minha pipoca pra acompanhar a segunda onda de discussões. De qualquer forma, achei o episódio fraquíssimo. Mais coisas jogadas pro espectador apenas aceitar e preencher as lacunas como quiser, e as tentativas de alívio cômico são desajeitadas e não funcionam.

E essa recuperação milagrosa do Levi? Pra mim, é mais uma escolha do Isayama que é difícil de engolir. É claro que o meu lado emocional de fã que ama um fanservice adora ter o baixinho de volta e quer muito vê-lo fatiar o Zeke em mil pedacinhos, mas, racionalmente, não dá pra ignorar que é uma saída muito fácil e que faltou coragem pra dar um fim nele ali. Entendo que é perigoso matar um personagem tão amado pelo público, mas estamos na reta final e o Levi já fez muito por essa história. Isso nada mais é do que medo de desagradar a base de fãs.

“Mas o Levi sobreviveu porque é um Ackerman. Eles são super fortes e resistentes e se recuperam mais rápido e…” Sim, eu sei. Todo mundo sabe. Shingeki adora ficar lembrando a gente disso, como foi feito naquela fala da Hange no começo do episódio. Mas não é porque a história oferece uma justificativa pra algo que acontece ou deixa de acontecer que aquilo não seja um problema ou que as críticas não sejam válidas. Isso é um recurso que já foi usado algumas vezes com o Levi.

Isayama criou um personagem tão overpower que precisa ser incapacitado quando convém à narrativa. Eu não esqueci que o Levi foi tirado de cena por um arco inteiro por causa de uma perninha quebrada quando se machucou na luta contra a Titã Fêmea. E agora querem me enfiar goela abaixo que ele se recupera de uma explosão daquelas em dois tempos? E só perde um olho e dois dedinhos? Faz favor, né.

Meu querido Isayama, você acha que eu acompanho histórias como a sua porque eu quero um final feliz? Eu quero é sofrer! Eu quero ver um personagem que eu gosto morrer e me debulhar em lágrimas! Quero passar raiva, nervoso, indignação e ficar uma semana chorando por causa de uma história em quadrinhos/desenho animado. Fã é um bicho masoquista, mano! Quanto mais dor e sofrimento uma história causa, mais satisfeito a gente fica! (Ok, mentira. Na real fã nunca fica satisfeito.)

Episodio 4x24 - Nota 6 2022-02-27 19:58:02

QUATRO EPISÓDIOS? 😱


...f*deu.

Episodio 4x24 - Nota 6 2022-02-28 20:59:39

Êêê, a colega do comentário pertinente sou eu! Hahaha valeu! o/

Entendo e compartilho da sua frustração em relação à aliança, amigo. Eu sei que a união dessas pessoas faz parte da mensagem que Shingeki adora ficar martelando, mas, narrativamente, foi bem mal construído mesmo. Tem que passar muito pano pra aceitar a rapidez e a facilidade com que esse grupo se juntou. Eu não acho que seja impossível e até acho a ideia e a mensagem interessantes, mas careceu muito de desenvolvimento pra me fazer acreditar.

Parece que o Isayama acha que flashback conta como preparação e que é legal deixar um monte de brechas pro leitor/espectador completar como bem entende. Existe uma grande diferença entre deixar espaço pra interpretação e descartar informações por preguiça ou necessidade de roteiro. Informações essas que, muitas vezes, são fundamentais pra um desenvolvimento orgânico da história, como nesse caso.

Honestamente, eu não sei se é preguiça, descaso, incompetência ou tudo junto e misturado. Aquela cena da Annie brotando do chão do lado da galera foi um dos maiores f*da-se que eu já vi um texto mandar. E pra piorar, o roteiro do anime, que já foi muito bom em corrigir problemas do mangá, vem escolhendo fazer tudo igualzinho. A impressão que dá é que, em vez de aproveitarem pra trabalhar melhor essas partes que mereciam mais atenção, estão nesse ritmo super lento e descompassado só pra esticar ao máximo e não acabar no fim da temporada. É uma pena!

Episodio 4x24 - Nota 6 2022-02-28 21:18:22

Vish. Pior que faz sentido, já que tudo indica que teremos filme mesmo. Nem sei o que esperar, viu…

Episodio 4x24 - Nota 6 2022-03-02 02:24:53

Concordo em relação ao Eren. Também acho o arco dele relativamente bem construído. Não acho que seja perfeito, tem seus problemas no desenvolvimento, mas faz todo o sentido ele ter meio que se perdido no seu objetivo de buscar liberdade e escolhido esse caminho. Afinal, ele disse pra gente desde o começo que queria vingança a todo custo. Mas acho que o amigo não quis dizer “enlouqueceu” literalmente…

Quanto à formação da aliança, claro que a tropa jamais apoiaria o Eren nessa matança. E até casa com o conflito central da narrativa aquela galera toda se unir e cooperar em algum momento, acho que a questão não é essa (pelo menos não pra mim). Eu me pego repetindo isso em várias discussões sobre Shingeki porque é algo recorrente nessa história: o problema não é o que acontece, e sim como acontece.

Episodio 4x25 - Nota 7.5 2022-03-06 16:34:46

“Muito daora geral se unindo pra salvar o mundo, mas cês lembram quando…”
- Yelena, primeira do seu nome, nascida dos marleyanos, protetora das eutanásias, mãe dos voluntários, rainha das intrigas, quebradora de alianças e semeadora da discórdia.

Episodio 4x26 - Nota 7 2022-03-13 20:53:01

Eu gosto do esforço que Shingeki faz pra não desperdiçar personagens e recompensar os leitores/espectadores mais atentos. Nos episódios anteriores vi algumas reclamações sobre o “tempo perdido” pra mostrar o drama do Connie com a mãe, mas por mais que eu concorde que seja um desvio, acho que pode ter sido a forma que o Isayama encontrou de preparar o terreno pro papel que ele teria aqui.

Aquilo foi importante pro Connie amadurecer e entender que sacrifícios teriam que ser feitos. Se ele não tivesse dado esse passo, provavelmente não teria conseguido agir naquele momento em que a vida do Armin estava em perigo e matar duas pessoas que um dia já foram seus companheiros. Apesar de eu ver algumas possíveis interpretações problemáticas da mensagem por trás disso, essa sensação de causa e consequência é, pra mim, uma das coisas mais essenciais e interessantes numa narrativa.

Além disso, permitir que o Reiner tivesse um momento pra juntar as peças do quebra-cabeça na mente dele, dar um desenvolvimento a um personagem secundário como o Magath e até trazer de volta dois figurantes lááá do começo pra completar o arco do Connie… Tudo isso mostra uma preocupação com detalhes que eu aprecio numa história. Isso é meio agridoce pra mim porque me faz pensar que, quando quer, Isayama consegue conectar os pontos bem direitinho (coisa que eu acho que ele falha muito em fazer nessa reta final).

Eu tenho sido bem rabugenta nos meus últimos comentários, mas esse episódio me fez lembrar de alguns motivos pelos quais eu gosto de SNK. Isso é importante pra mim a essa altura porque eu já me decepcionei muito e não gosto nem um pouco desses capítulos finais, rs.

Episodio 4x26 - Nota 7 2022-03-15 01:07:13

Pior que não, amiga! Acho que aqui teremos o extremo oposto desse problema: episódios de menos! Parece que só faltam mais dois episódios pro anime acabar, sendo que esse aqui adaptou o capítulo 128 e o mangá acaba no 139 (eles estão nessa enrolação de adaptar um capítulo por episódio, né.) Não sei se vai ter filme, se vão fazer o episódio final mais longo, se vão enfiar o pé na jaca e correr mais ainda que o mangá… Só sei que ainda tem bastante coisa pra acontecer e não vejo como caberia tudo até o final da temporada (a não ser que ficasse muuuito zoado)!

Episodio 4x27 - Nota 7.5 2022-03-20 19:12:04

Esse episódio faz uma coisa que eu acho, até certo ponto, bem interessante. Como o próprio título já denuncia, a gente vê os membros da aliança numa retrospecção interna. Enquanto lutam em conjunto por um objetivo em comum, individualmente eles olham pra trás, pras suas ações passadas, e realizam seus autojulgamentos baseados nas atrocidades que cometeram em prol daquilo que acreditam/acreditavam ser o certo. Em uma proporção menor, eles fazem o mesmo que o Eren, que por sua vez faz o mesmo que Marley: matam pra impedir que a matança continue.

Até aí tá tudo ótimo. Eu só não gosto dessa ideia de forçar a barra ao máximo pra encaixar tudo numa lógica simplista de “a gente faz isso porque não tem escolha”. Eu acho que isso contribui pra uma interpretação distorcida. É como se a história quisesse justificar um pouco as ações do Eren ao dizer que ninguém ali é muito diferente do genocida que tá esmagando milhões de inocentes pelos seus ideais.

Fora isso, foi um episódio intenso, onde SNK faz o que sabe fazer melhor, que é colocar humanos e titãs em confronto. O bônus adicional aqui é a história ter evoluído a ponto de constantemente brincar com a perspectiva do espectador, já que agora torcemos pelos titãs envolvidos nessa luta.

Episodio 4x28 - Nota 7 2022-04-03 16:12:56

Vou precisar de um tempo pra digerir essa ideia de arco de conclusão, viu. Se não tivessem enrolado tanto, teria dado perfeitamente pra concluir a história nessa segunda parte da temporada com toda a calma e cuidado. Mas o fator ~grana~ sempre fala mais alto, né, então só nos resta esperar. :/

Episodio 4x28 - Nota 7 2022-04-03 18:48:11

Né?! Eu acho esses titãs nadadores mais um grandessíssimo f*da-se largado pelo nosso querido Isayama 😅

Episodio 4x28 - Nota 7 2022-04-03 19:04:12

Realmente, mais um ano pra saber como vai terminar é tenso, devo confessar que eu não aguentaria. Sem falar que vai ser praticamente impossível desviar dos spoilers até os episódios finais saírem, rs. Falta muito pra você terminar, Gabi?

Episodio 4x28 - Nota 7 2022-04-03 19:36:39

Ai amigos, eu já me decepcionei tanto com Shingeki que acho que não cabe mais frustração em mim. Atingi um estado de dormência, sabe? No início da segunda parte dessa temporada eu ainda tinha esperança de que talvez o anime pudesse dar uma consertada no final, mas até isso já se foi. Agora só sigo na curiosidade de ver a adaptação mesmo.

Também não diria que o final é ruim a ponto de estragar a obra (sou dessas que valoriza mais a jornada do que o destino), mas que ele deixa um gosto beeem amargo, isso deixa.

Episodio 4x28 - Nota 7 2022-04-03 19:43:31

Gabi do céu, falta muito hahaha! Força na peruca, amiga! Siga seu coração! x)

Episodio 4x28 - Nota 7 2022-04-04 16:28:59

Gente, acho que me expressei mal, peço desculpas. Quando eu disse “fator grana”, eu tava pensando exatamente nessa questão das péssimas condições de trabalho às quais os animadores são submetidos. Afinal, o que vocês falaram dos cronogramas apertados caminha de mãos dadas com o orçamento, que se remete a pagar contas, que obviamente se remete a ~grana~ rs.

E também falei pensando no marketing, porque a gente sabe que SNK é extremamente popular e gera muito lucro pra indústria, então é claro que é interessante manter a franquia viva pelo maior tempo possível. Se não fosse, o anime já teria sido cancelado há muito tempo. Não é nem questão de ganância, como vi falarem em alguns comentários, muitas vezes é só ter que dançar conforme a música mesmo (eu estudo produção audiovisual, infelizmente sei bem como funciona). Não tem como uma produção se manter de pé e pagar seus profissionais se não levar em conta o mercado.

Se as opções eram sacrificar os animadores (mais ainda) e a qualidade da animação pra terminar agora ou estender pra dar condições de trabalho dignas e fazer o troço direito, lógico que é preferível e justíssima a decisão de fazer uma parte 3. O problema parece ter sido justamente o que o Lucas e o Leonardo falaram: planejamento e divulgação mal feitos. Vender como “Final Season” ficou com cara de bait mesmo. Acho que se tivessem deixado claro que não daria pra terminar esse ano, não estaríamos nos sentindo tão enganados.

Tenho certeza de que não tem ninguém aqui defendendo a exploração de pessoas pra ter seus episódios de anime mais cedo. Vamos nos desesperar com calma!

Episodio 4x28 - Nota 7 2022-04-04 16:35:49

Ah, e o que eu falei da enrolação foi só uma opinião pessoal de leigo. Eu senti que a escolha de adaptar um capítulo por episódio não beneficiou o ritmo da história. Eu também sempre achei o ritmo do anime melhor que o do mangá, mas nessa segunda parte senti que ficou muito arrastado e o senso de urgência que era tão presente em Shingeki se perdeu. Por isso acho que era possível ter dado uma enxugada em umas coisas pra dar lugar a outras mais importantes, consequentemente dando espaço pra fechar a história nessa temporada. Mas, novamente, só uma opinião pensando na narrativa em si, claro que há muitos outros fatores envolvidos.

Episodio 4x28 - Nota 7 2022-04-04 21:19:40

Fica tranquilo, amigo. Ainda vai piorar muito :x

Episodio 4x28 - Nota 7 2022-04-05 20:39:50

E eu acrescentaria que tem um outro fator que acaba servindo de combustível pra essa discussão (e de muitas outras a respeito de animes, mangás, séries, etc): as emoções. Vejo uma galera muito apaixonada (não só aqui nos comentários do BDS, mas principalmente no YouTube, no Reddit e nesses fóruns da vida) que parece esquecer que parte de amar algo é ser capaz de reconhecer os problemas que a gente gostaria que fossem corrigidos, e que refletir sobre as falhas cometidas pelas pessoas por trás dos animes/mangás/séries que amamos não faz de ninguém menos fã e nem quer dizer que a obra seja ruim.

Com a exceção dos argumentos do tipo "Você não entende nada de animação” - já que ninguém é obrigado a entender como uma indústria funciona pra se sentir frustrado com um produto -, acho que os dois lados desse debate têm pontos válidos. Entendo a decepção com a aparente falta de planejamento e a escorregada na divulgação, assim como entendo quem vem em defesa dos profissionais envolvidos. Esse é um muro que eu sento tranquilamente em cima, rs.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Bruna

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries