IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Breaking Bad By André Ávila





Episodio 1x6 - Nota 9.5 2022-10-27 23:41:14

Primeiro achei que fosse uma referência à "Pierrot le fou" do Godard quando o Walt aparece através de 'filtros' o transformando em amarelo e vermelho. Depois caiu a ficha...são as duas cores principais associadas ao Jesse desde o começo da série, isto é, sua transformação é evidenciada pela fotografia quando ele vai ver o Tuco assumindo ainda que temporariamente as cores de Jesse. Nada mais justo que a cena seguinte seja seu 'batismo' no crime ao escolher um novo nome criminoso como os pagãos faziam aos escolherem um nome cristão após a conversão (e se Saulo virou Paulo): Walter virou Heisenberg oficialmente. Nada mais justo que pegar emprestado o nome do físico alemão.

Nada em Breaking Bad é de graça e a aula de química do início do episódio já nos entrega o que irá acontecer ao final do episódio. E que espetáculo aquele enquadramento em contra-plongée e ângulo holandês na cena de confrontação ao final empoderando Walter e tornando-o uma ameaça real, ressaltada ainda mais pelo corte de cabelo.

E saque só no confronto o Walter White engolindo saliva com medo de seu plano dar errado e ele perder o controle da situação, bem sutil mas perceptivel para entendermos que o Heisenberg quer se impor mas ao mesmo tempo sabe o perigo que está correndo, é o quão bom o senhor Bryan Cranston é, ele atinge em sua atuação em alguns momentos um nível de espontaneidade e naturalidade dentro do personagem digno de um Marlon Brandon ou Al Pacino.

Episodio 2x6 - Nota 9.5 2022-11-09 00:58:17

Abertura: Jesse aguardando chegar um Zé-mané brincando com uma formiga e vc fica "qual o sentido disso" aí chega o Zé -mané e vê a formiga no chão e pisa em cima dela matando-a antes de começar a falar com o Jesse... aí o Jesse só dá uma olhada sem falar nada revoltado pq ele matou a formiga desnecessariamente mas sem demonstrar isso e começam a conversa. E pronto. Cena de abertura de 2min genial já demonstrando sem palavras a natureza pacífica e bondosa do Jesse.
O cara se importa com uma FORMIGA. O episódio trata disso exemplificado com maestria na sequencia de abertura...Isto é, o Jesse vai precisar agir assim para ele não ser a formiguinha morta mesmo que a natureza dele fosse apenas brincar com a formiga. O mundo em que ele vive vai o obrigar a pisar nela, Walter vai ser o agente catalizador para essa transformação no Jesse. É muito sútil porque o Jesse não olha pro cara q matou a formiga, quando o episódio começa a câmera tá rente ao chão (imitando a perspectiva da formiga) olhando debaixo para cima o Jesse imponente em um contra-plongèe.

A cena transcorre e quando o cara mata a formiga, nós não vemos o Zé-mané. A câmera volta pra mesma posição do começo da sequência na perspectiva da formiga sem mostrar a formiga e só vemos a cara do Jesse incrédulo tentando entender pq ele matou a formiga. Brilhante meus amigos brilhante porque vai ser exatamente do que se trata o episódio: Jesse tentando matar a formiga (o casal drogado) por pressão do Heisenberg e do mundo criminal mas falhando porque isto vai contra sua natureza empática simbolizada perfeitamente na figura do filho do casal drogado largado. Assim, a cena da formiga nos diz tudo que precisamos saber sobre quem é o Jesse.

Nada em BB é gratuíto e quando vemos Walter em sala de aula explicando como um cientista criou um método para fazer diamante sintético e recebeu 10 dólares enquanto a GE faturou milhões demonstrando o quanto ele acha injusto isto, nós sabemos que isto vai ser usado mais para frente no episódio pois sabemos que é como ele se sente em relação a Gretchen e ao Elliot que roubaram o trabalho de sua vida e faturaram milhões e agora querem bancar os bonzinhos pagando o tratamento do Walter como se os '10 dólares' fossem uma recompensa. Walter se sente humilhado e ultrajado por isto como vemos na cena em que discute com a Gretchen e vemos todo o ódio do Heisenberg se cristalizando em seu rosto pois como a própria Gretchen diz: não é mais o amável Walter White ali, é sua nova persona, a do crime que permite a ele extravasar todos os anos em que ele remoeu aquilo em um simples 'fuck you' que o Walter dos primeiros episódios na festa do Elliot jamais conseguiria dizer. E daí vem a estrutura do episódio focando nos dois personagens ao contrastar como são essencialmente diferentes, o 'criminoso' é o humano e o pai de família é o criminoso.

Episodio 2x10 - Nota 9 2022-11-14 15:53:13

Dois belíssimos raccords neste episódio, o primeiro visual de movimento com as gotas do vazamento na casa do Walter virando gotas de chá caindo na xicará e o segundo um raccord sonoro com o som da ferramenta do Walter virando o som de um aspirador de pó no trabalho da Skyler estabelencendo assim a conexão/conflito entre os dois da qual o episódio vai tratar.

Episodio 2x12 - Nota 9.5 2022-11-15 13:07:38

Acho que aqui começa ficar bem óbvio a transformação do Walter em Heisenberg. As escolhas dele já não são mais fiadas a uma humanidade e sim a uma necessidade de controle e poder. Aqui fica claro por duas decisões que colidem contra o discurso "faço isto pela minha família". Primeiro ele escolhe perder o nascimento da filha para fechar um grande negócio de metanfetamina com o Gus, e no fim, e ainda mais brutal MATA alguém para continuar a ter controle sobre seu parceiro. Não há desculpas para o ato do Walter, aqui ele verdadeiramente entrega sua alma ao diabo, ao matar alguém à sangue frio desnecessariamente apenas para manter controle sobre Jesse. Claro, as lágrimas lhe vêm aos olhos após o ato, mas são lágrimas de compaixão por outro ser humano ou de puro choque e remorso tal como chora alguém que traiu seu parceiro somente quando a traição é descoberta e é feito a confrontação? Digo matar pois não vejo nenhuma diferença prática entre o Walter deixar alguém morrer de forma calculada e um chefão mandar matar seu inimigo (como Michael Corleone ao mandar matar seu cunhado Carlo). Qual a diferença? Nenhuma. Ambos não usaram suas mãos para matar (assim como Charles Manson vale dizer), mas foi única e exclusivamente por conta de suas ações que ambos morreram e, portanto, possuem as mãos manchadas de sangue. Tendo ou não puxado o gatilho, isto não faz diferença.

Episodio 2x13 - Nota 9 2022-11-16 14:46:47

O assassinato da Jane cometido pelo Walter que causa essa série de eventos resultando no acidente de avião. Gilligan deixa isto claro ao escolher uma camisa rosa pro Walter vestir justamente neste último episódio para ressaltar a conexão entre Walter e o ursinho rosa que estavámos vendo desde o início da temporada. A série finaliza o episódio com a câmera dentro da água mostrando o urso rosa olhando para o Walter rosa. Basicamnte gritando "você/tuas ações causou isto". O pai da Jane é apenas uma das vítimas afetadas pelas escolhas do Walter como todos os passageiros dos aviões e como o Jesse.

Episodio 3x11 - Nota 9 2022-11-27 18:24:28

O episódio já valeria a pena pela abertura. Achei que nunca iria ver a Jesse e a Jane indo na galeria de arte. Amei cada segundo dessa interação e a discussão sobre arte e sobre a vida. No final da abertura fica muito claro o ponto que BB está fazendo na explanação de Jane de quem tentamos fazer a mesma coisa para prolongar a 'sensação' e a cena termina com ela apagando um cigarro, o mesmo tipo de cigarro com aparentes marcas de batom que o Jesse fuma no episódio passado da mosca, ele está tentando reviver a Jane de certa forma ao continuamente fumar o cigarro que ela fumava, tentando lidar com o trauma da mesma forma que costumava ligar pra escutar a voz de Jane na caixa de mensagem. E o Jesse usando totalmente amarelo é um belo contraste com o rapaz pós-Jane e reabilitação usando apenas cores sóbrias e sombrias agora.

Episodio 4x2 - Nota 9 2022-12-03 18:10:40

Senti muito a vibe de "Taxi Driver" na sequência inicial da venda de armas. Só faltou o Walter dizer "Are you talking to me?" haha

Episodio 4x6 - Nota 9.5 2022-12-10 03:30:00

"I am not in danger, Skyler. I am the danger. A guy opens his door and gets shot and you think that of me? No. I am the one who knocks!". "You know what, Walt? Someone has to protect this family from the man who protects this family."

Episodio 4x7 - Nota 9.5 2022-12-10 15:54:50

Aaron Paul entregou tudo naquele discurso na reunião dos NA. Muita gente diz que ele não é um grande ator, eu não sei, só sei que em Breaking Bad ele é um puta de um ator, talvez por conta do roteiro/direção, talvez, mas ele entrega um nível de performance incrível e profundamente humano como Jesse. E a cena final com Hank se provando um grande detetive é esplendida. talvez as deduções dele não sejam tão críveis para a inteligencia mediana do personagem, mas a sequencia foi muito bem feita.

Episodio 4x11 - Nota 10 2022-12-13 01:21:36

O jogo de poder envolvendo Jesse e Walter virou. Agora é o Walter que é dispensável e só está vivo por conta do Jesse. Acho que o Walter nunca esteve tão vulnerável quanto nesse episódio. E a morte do Ted com as laranjas em referência ao Poderoso Chefão hehehe


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

André Ávila

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries