IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Xena: Warrior Princess By nanda ⚢





Episodio 1x1 - Nota 8.5 2021-01-02 22:46:37

- a cena dela enterrando sua armadura... não dá muito tempo e ela não consegue se segurar, vai defender uma vila que nem conhece (aliás, essa sequência de luta só fica mais nostálgica com o tempo, principalmente quando toca o tema de abertura ♥).
- a abertura que ninguém ousa pular mesmo após temporadas e temporadas... uma das mais icônicas de todos os tempos, tanto o texto quanto as cenas fazem jus à essa grande série.
- gabrielle além de tomar iniciativa em sua primeira cena, logo em seguida deixa bem definida a postura da série (e uma de suas principais características): não é porque uma mulher está noiva que ela é subordinada ao seu noivo, nem deve concordar com tudo que ele faz ou pensa... pode parecer algo de pouca importância, mas aqui já vemos que, apesar de ainda não ser forte fisicamente, gabrielle já sabe o que quer e não se curva facilmente, é uma pessoa determinada e bem resolvida. gosto bastante dessa cena porque exprime bem os ideais que a série passou a gerações e gerações de meninas que, como eu, aguardavam ansiosamente cada episódio. foi com xena, gabrielle e as tantas outras mulheres dessa série (das quais destaco alti e ephiny) que eu tive minhas primeiras noções de que mulheres eram igualmente capazes a homens e que não existiam limites pros nossos sonhos - que tombo levei depois de crescida, rs. mas apesar dessa equidade ainda parecer ser um tanto quanto utópica, a mensagem de que ela é possível - e pode ser abordada de uma forma tão natural - e a forma como isso foi trabalhado continuamente por toda a série é o que fica de marcante mesmo após décadas desde a estreia de xwp.
- logo em seguida temos a declaração icônica de gabrielle, "you've got to take me with you and teach me everything you know. you can't leave me here". minha bichinha não sabia metade do que a esperava nessa jornada, mas só a aparição de xena e os breves (mas bastante significativos) momentos que tiveram juntas já bastaram pra que ela percebesse que havia chegado a sua hora (como ela fala, ela nasceu pra muito mais do que aquela vidinha que ela levava até então). destaque também pra como ela fala que gostava de estudar mapas; amo o lado culto da gabrielle e como ela não liga pra "padrões" ou "expectativas", ela simplesmente é o que é.
- draco... apesar de xwp ser conhecida por seu subtexto sáfico, eu também acho muito intrigante como os relacionamentos da xena com homens são desenvolvidos. obviamente nem tudo é perfeito, ao longo de 6 temporadas tivemos erros e acertos (e alguns traços comuns à época), mas de um modo geral, os homens dessa série sabem do que xena é capaz, alguns até têm certo respeito, ao ponto das lutas serem bem balanceadas.
- gabrielle enganando o ciclope e depois descolando uma carona com o velhinho; se estava em desvantagem física, ao menos ela sempre foi inteligente e teve oratória pra se virar.
- xena usando os pontos de pressão pela primeira vez... sou fascinada por essa "técnica" até hoje, apesar de saber que, segundo a acupuntura, os pontos onde ela pressiona estão errados 🤣
- gabrielle enfrentando tudo e todos e salvando a xena com tudo que ela tinha (nesse caso, seu poder de raciocínio e oratória)... 😭
- essa luta final pode até ter coreografia e efeitos especiais datados, mas, ainda que no primeiro ep, não deixa de ser uma das mais emblemáticas nessa série. o fato de xena conseguir cumprir sua palavra e derrubar draco sem tocar no chão... ♥
- e por fim, essa cena final... por mais que as duas ainda tivessem um longo caminho, ali já dá pra perceber como se complementam, mesmo sendo tão diferentes. e o sorrisinho que elas trocam, ai ai...

Episodio 1x1 - Nota 8.5 2021-01-02 22:48:42

não percebi que tinha dado um textão, heh... bem, essa série lendária merece ♥

Episodio 1x2 - Nota 8.5 2021-01-02 23:47:39

- a cena do darius tendo de fazer todas aquelas manobras (que só causavam mais dor) pra tirar a flecha por completo... me marcou desde a primeira vez que assisti :(
- aqui a série introduz essa dualidade da xena, que está tentando lidar com seus erros do passado, mas, como a mesma disse no episódio anterior, não é fácil provar que se é uma pessoa diferente. por mais que ela tenha boas intenções agora, ela continua sendo vista como uma pessoa violenta, que só cometeu barbaridades em toda sua vida. pra piorar, essa "violência" ainda é a forma como ela lida com esses problemas; por mais que ela esteja ajudando esses povoados, também não deixa de estar ferindo outras pessoas. enfim, essa dualidade afetará profundamente o desenvolvimento da gabrielle, mas aqui nós vemos como isso afeta também pessoas que xena acabou de conhecer (e com quem ela poderia até ter um futuro, como uma pessoa "normal"). por mais que ela e o darius sejam fofos juntos, fica claro que ele não seria capaz de suportar esse "estilo de vida" dela (não só ele como qualquer pessoa comum); xena está fadada a viver uma vida solitária... a não ser que, a) ela decida sacrificar seu lado de guerreira por amor a quem quer que seja; ou b) a outra pessoa "se contamine" com a violência de xena, sacrificando sua personalidade (e valores) para tornar-se como ela. bem, esses questionamentos se prolongarão por toda a série, acho uma das coisas mais lindas e que, por vezes, passa batido.
*menção honrosa pra mais uma ótima luta final ♥

Episodio 1x3 - Nota 8.5 2021-01-03 20:06:57

- a gabrielle pegando numa espada mesmo depois daquela conversa que a xena teve com ela... só valeu pela imitação do gritinho 🥰
- "hah... it's not like your breasts aren't dangerous enough." 👀
- primeiro episódio a trazer elementos da mitologia grega de forma mais aprofundada (já tivemos menções e até a aparição de um ciclope, mas essa é a primeira vez que a mitologia em si é o fio condutor do episódio), aliás, esse é um dos aspectos mais emblemáticos da série, principalmente porque xwp bebe de várias fontes culturais e históricas (grécia, roma, china, contos nórdicos, paralelos com histórias cristãs...).
- mais um ep com a xena sendo assombrada pelo seu passado e a gabrielle a um passo de seguir pelo mesmo caminho e se tornar uma assassina... amo como a série vai introduzindo e brincando com esse perigo constante da gabrielle "se manchar". uma hora todos esses "quases" vão pesar e a gabby vai ter de tomar A decisão, né... por ora, esse ep é bastante válido por introduzir conceitos como a "inocência" da gabby (o fato de ela não ter derramado sangue) e, como já falei, essa "luta interior" entre optar ou não pela violência. outro ponto importante é que a gabby acabou partindo a lança desse ep, de modo que ela servisse só pra defesa e não fosse tão letal... olha o foreshadowing aí.
- "X: see how calm the surface of the water is? that was me once. and then... the water ripples and churns. that's what i became.
G: but if we sit here long enough it will go back to being still again. it will go back to being calm.
X: but the stone's still under there. it's now part of the lake. it might look as it did before, but it's forever changed." um dos melhores diálogos da série, não sei nem o que comentar.

Episodio 1x4 - Nota 7.5 2021-02-02 09:40:07

Mais um episódio (dos vários) em que a série bebe de fontes culturais pra construir seu enredo; dessa vez, temos referências gregas e abraâmicas (o bebê no cestinho lembra muito a história de Moisés; e a perseguição que essa criança sofreu pode remeter também ao que Herodes tentou fazer com Jesus). Guardadas as devidas proporções (as limitações da época e tudo mais), gosto bastante como essas diferentes culturas são trabalhadas ao longo da série, por vezes de forma simultânea, formando um universo maior onde uma não exclui a outra; ao contrário, elas se complementam.
Falando em complementar, a relação Xena-Gabrielle tem sido bem balanceada (até então...), e essa dinâmica fica ainda mais interessante quando as duas são colocadas em situações totalmente fora da curva - como foi cuidar desse bebê. Tudo isso sem a Xena perder uma oportunidade de zoar a Gabrielle ou ser mandona, né 🤣
E o que falar desse fire breathing? Fica ainda mais épico quando você descobre que a Lucy fez todas essas cenas (com fogo e tal) sem dublê.
Outra situação em que a reputação da Xena fala mais alto do que suas ações mais recentes... infelizmente, ela ainda tem toda uma jornada pela frente; as coisas não vão mudar da noite pro dia, principalmente na forma como ela vê a si mesma. Ao menos nesse episódio, todo esse esforço (virar dançarina, jogar o pobre do bebê de um lado pro outro...) valeu a pena e no final a criança ficou a salvo.
"Name him Gabriel" eu não posso com essas duas, sabe 😭

Episodio 1x5 - Nota 7 2021-02-02 19:46:20

A cena na taverna 🤣 Xena bem mocinha com os pés em cima da mesa 👀
Marcus não lembra em nada com os outros homens do passado da Xena, ele tem algo de diferente... às vezes parece até que ser guerreiro nem combina com ele. Lembro que quando assisti pela primeira vez, torci pros dois "darem certo", mas pensando melhor, é como outros episódios já mostraram: a filosofia de vida da Xena - seja antes ou depois de conhecer a Gabrielle - exige muito de quem a acompanha. Não é qualquer um que estaria disposto a seguir com ela por essa jornada tão dura e pessoal - e mesmo que alguém quisesse, ela não é egoísta ao ponto de arrastar as pessoas pra algo com o qual ela devida (teoricamente) lidar sozinha, tanto é que sabe muito bem das consequências de ter uma sidekick... [vide a relutância dela em não ser seguida pela Gabrielle; mesmo baixando a guarda, Xena ainda tenta protegê-la sempre que possível e evita que ela se envolva em situações que poderiam custar sua inocência]*.
"It's like, now, you have the answer... but I've never even found the question." Eles estão em estágios muito distintos nesse caminho de "reparação"; o Marcus é um personagem cinzento, mas que não tem uma fama de desumano ou algo do tipo, ele até já confessou que faz as coisas e depois fica se questionando se aquilo era certo mesmo. Já a Xena tem toda essa reputação de assassina, então, pra ela largar essa realidade foi uma mudança de 180º, uma decisão totalmente radical e dolorosa... algo que o Marcus - embora nunca tenha sido tão extremo quanto ela -, ainda nem começou a fazer.
Que tensa a cena do Marcus testando a flecha...
"Marcus, I don't want to stand to stand by your grave." Err... De partir o coração o Marcus confessando que não era forte o bastante pra mudar... ao menos ela ainda conseguiu inspirar alguma mudança nele; Marcus se foi fazendo o que era certo :(
Linda cena final com essa despedida tão intimista e a Xena cantando (a voz da Lucy!!!!!!!!!!)

*Confesso que às vezes não entendo como a Gabrielle decidiu se juntar à Xena; por mais que isso significasse explorar o mundo, acompanhar uma "assassina" não seria um preço alto demais? Bem, talvez seja o fato delas serem almas gêmeas mesmo, é quase como se fosse imperativo que elas acabassem se conhecendo e mudando completamente a vida uma da outra...

Episodio 1x6 - Nota 7 2021-02-03 17:12:28

Ares finalmente deus as caras!!!!!!!!! Um personagem que pode ser um pé na bunda muitas vezes (ao contrário da Callisto, que mesmo sendo antagonista consegue despertar alguma simpatia), mas não deixa de ser um personagem necessário. [Mas esse cavanhaque fake dele... que vergonha alheia 🤣]
Só não esperava que o Deus da Guerra seria tão ~sedutor; aposto que se a Xena fosse um homem, os produtores não teriam optado por esse caminho...
Sobre referências que podem ter inspirado esse ep, percebi uma certa semelhança entre a cena de Ares e Xena na prisão com as tentações de Jesus. Esse ep também traz, de certa forma, uma boa reflexão sobre o conflito entre fazer justiça com as próprias mãos ou não (principalmente quando se baseia somente em aparências e no histórico de uma pessoa, como aconteceu com a Xena); aliás, mais uma vez ela tem de lidar com o peso da sua reputação... Muito honroso ela não ter lutado contra meros camponeses (ainda mais porque ela sequer sabia que Ares estava manipulando-os); isso mostra o quanto ela tá se esforçando pra mudar.
Gabrielle um amorzinho tentando salvar a Xena usando o que ela tem de melhor - seu poder de argumentação e raciocínio 🥰 e a Xena ainda mais inteligente enganando o próprio Deus da Guerra!
Pra variar, uma cena final com a Gabrielle tentando revidar toda aquela violência da Xena, mas acabando com a mão ferrada; como não amar essas duas? 🤣

Episodio 1x8 - Nota 6.5 2021-03-25 15:56:14

tem tanta coisa ridícula no esse ep (principalmente os efeitos especiais) mas a gaby beijar o iolaus sendo que não tem nem um dia que eles se conheceram???? ai ai a heteronormatividade dessas séries, viu...

Episodio 1x9 - Nota 7 2021-04-07 12:16:49

eu amo como todo ep a gaby aparece com uma paixonite diferente e fica toda empolgadinha, daí vai contar pra xena e ela fica bem "e daí?" 🤣
aliás, um ponto fraco dessa temporada é como forçaram vários caras pra gaby e todos acabaram morrendo ou, sei lá, nunca mais foram mencionados... se não pretendiam que ela e a xena fossem um casal, ao menos desenvolvessem direito esses namoricos da gaby, né 🤷

Episodio 1x10 - Nota 7.5 2021-04-27 09:08:16

"you know, i just thought of something. you’re a warrior princess, and i’m an amazon princess. that’s gonna make such a great story."

amo esse ep porque as amazonas (e os centauros também, rs) são uma das marcas registradas na mitologia de xwp, sempre rendem cenas divinas 🥰

Episodio 1x11 - Nota 7 2021-04-28 16:29:15

boa reviravolta da líder do lobo negro acabar sendo a flora!
e esse ep marca a primeira aparição do salmoneus, uma figura que pode ser um tanto quanto irritante ao longo da série, mas que ainda vai ajudar xena e gabrielle bastante 😅

Episodio 1x13 - Nota 8.5 2021-04-30 15:55:34

um jeito bastante criativo de fazer uma recapitulação! além de trazer material de hercules (o que serve como desenvolvimento sobre o passado de xena, principalmente pra quem só assistiu xwp), esse ep também trabalha com várias referências a clássicos que inspiraram as duas séries. não posso deixar de mencionar a jogada de revelar só ao final que orion na verdade é homero, um plot twist já esperado, mas que não deixa de ser fantástico, se encaixando como uma luva... são eps assim que fizeram com que eu me apaixonasse pela série, mesmo sem muita ação (e muito pouco material novo), consegue entreter, sensibilizar e te deixar ansioso pra próxima aventura 💕

Episodio 1x14 - Nota 8.5 2021-04-30 19:05:26

esse rolê da danada da ambrósia ainda vai render...

Episodio 1x19 - Nota 6 2021-09-18 22:22:09

- aquela cena das duas no lago... ah, os anos 90 🤭
- xena faz de qualquer coisa uma arma: nesse ep, por exemplo, ela literalmente usou peixes recém-pescados!!! pra bater nos caras que estavam perseguindo o icus;
- xena falando sobre instintos maternais........ (daí você pula pro ep 2x01...);
- esse ep introduz o pensamento monoteísta ("the one god") na série, algo que vai ser bastante usado daqui a umas temporadas; também dá espaço pra discutir um tema ainda tão atual, a intolerância religiosa (com resquícios de machismo, vide a forma como os homens de mael se referiram à xena);
- também teve a típica pitada cômica ("gabrielle chapada e encantada com a beleza de xena", "gabrielle, ainda chapada, dizendo que uma pedra falou com ela"...);
- o diálogo das duas enquanto estavam tentando sair do poço..........
- no final o mael era só um fdp soberbo com inveja do irmão mais novo 🙄

Episodio 1x21 - Nota 7.5 2021-09-19 22:37:22

- CALLISTO! < 3
amo como uma das principais rivais de xena é outra mulher, essa série sempre foi bem a frente do seu tempo (até se comparar a algumas séries mais atuais...);
- esse ep não tá no meu top 3 de "mortes" mais doídas de xena, mas é sempre bem dramático vê-la definhando assim :( mesmo anos depois da primeira vez que assisti a série, essas cenas sempre tocam na ferida;
- gabrielle tentou fazer jus à xena, né rs... que bom que ao longo da série acompanhamos como ela se torna não uma cópia de xena, mas uma guerreira com sua própria reputação (sem deixar de ser barda, é claro!)

Episodio 1x22 - Nota 9 2021-09-20 22:34:56

- callisto!!! eps com ela são sempre um deleite (principalmente nessas primeiras temporadas); creio que um dos pontos altos da série! amo cenas como aquela perseguição entre as duas fora do vilarejo (e a callisto capturada no final, rs) ou a luta nas escadas - essa última é simplesmente icônica. callisto e xena também rendem diálogos ótimos, sem falar na importância da callisto pro desenvolvimento de xena (principalmente na questão de ela ter de lidar com as consequências do seu passado);
- gabby e xena e aquela conversa na fogueira 😭😭😭
aliás, essa cena tem 2 coisas interessantes... primeiro, a gabrielle fazendo a xena *prometer* que não voltaria ao seu passado sanguinário caso algo as separassem; mal sabe gabrielle que sua "inocência de sangue" (conceito trazido pela própria série em alguns eps) já estava sendo testada desde o momento em que decidiu acompanhar xena. enquanto gabrielle, até então, sequer tinha uma arma propriamente dita, é interessante contrastar como, mais a frente, ela vai estar nessa mesma posição de ter de fazer suas próprias escolhas, e muitas delas envolvem diretamente fazer justiça com as próprias mãos (ou não) - algo bastante complexo até pra xena, que mesmo já tendo sido uma assassina no passado, agora pensa duas vezes antes de ferir fatalmente alguém, pois sabe que todos(?) têm a capacidade de mudar, como aconteceu com ela. xena inclusive se coloca no lugar de callisto e pensa em libertá-la pra que tenha uma segunda chance - o que é imediatamente questionado por gabrielle (e que pode ser lido como um sinal de seu amadurecimento ao longo de sua jornada ao lado de xena, à medida em que vai percebendo que o mundo "aí fora" é bem mais complicado do que o que ela estava acostumada em poteidaia).
enfim, outra coisa interessante sobre esse diálogo é como xena menciona que poderia voltar a sua antiga vida se algo acontecesse especialmente a três pessoas: sua mãe, hércules... e gabrielle. interessante ver como menções assim vão mudando ao longo da série; gabrielle passa a ser a prioridade(!!!) e não só mais uma na lista de pessoas queridas de xena, à medida que também se torna parte de sua família (almas gêmeas que fala, né).

Episodio 1x22 - Nota 9 2021-09-20 22:45:32

e um adendo: QUE SENHORA ATUAÇÃO DA HUDSON LEICK!
fez todo mundo odiar a callisto, ao mesmo tempo que conseguiu expressar tão bem todo o trauma pelo qual passou até chegar àquele ponto. ela e ares são dois vilões que, por vezes, roubam um pouquinho o protagonismo.

Episodio 1x23 - Nota 6 2021-09-27 11:34:32

gabby e xena "discutindo" 🥰

Episodio 1x24 - Nota 9 2021-09-27 12:41:49

esse ep começa bem "tiro, porrada e bomba" e fica nesse clima até o final. porém, até mais ou menos a metade do ep, apesar do cenário caótico, xena e gabby parecem não correr muito perigo - o que é algo MUITO suspeito nessa série; parafraseando o que a própria gabby falou no ep anterior, nunca é seguro ficar perto de xena.

não sei se é impressão minha, mas essa série é cheia de foreshadowing, e esse ep traz mais um: xena diz a gabby que a morte é algo comum nesse campo (e aí ela podia estar se referindo tanto ao ofício de enfermeira, como ao cargo de guerreira) e que ela deveria se acostumar com isso... até que a própria gabrielle torna-se uma paciente (num caso muito grave, vale ressaltar) e aí essa lógica de aceitar a morte como algo natural vai pro ralo; xena simplesmente não aceitaria perder sua barda, ainda mais quando ela só estava tentando ajudar em toda essa situação e não tinha tomado um "lado" nessa guerra.

uma das últimas cenas (em que gabrielle realmente *está morrendo*) é uma das mais emblemáticas pra mim, não só nessa primeira temporada, mas tomando a série num geral. não é surpresa que a lucy é uma GRANDE atriz, e essa cena é só mais uma das que comprovam isso: o olhar de xena completamente desesperado vendo que a vida de gabrielle está se esvaindo ali, nas suas mãos + a sensação de impotência, visto que ela não pode fazer muito para salvá-la (logo ela, que aos olhos de gabrielle, sempre achava uma solução pra tudo). somado a isso, as duas são completas estranhas àquele povo - com exceção de ephiny -, então essa reação carregada de sentimentos pode parecer exagerada para eles (ainda mais nesse contexto de guerra onde mortes são comuns), o que só aumenta a solidão de xena nesse momento tão difícil - afinal, que outra pessoa ela tem na vida, agora que gabrielle está partindo?

além disso, não bastasse todo o desespero, toda a impotência e toda a solidão que está sentindo, xena também passa a sentir muita raiva, ao ponto de ficar agressiva com aqueles ao redor e mandá-los embora, já que "you don't know anything!" pode parecer explosivo pra quem vê de fora, mas tudo isso é bastante compreensível se você parar pra pensar que há poucos eps (3, pra ser mais exata), xena e gabrielle estavam em posições opostas... ela mal recuperou sua chance de viver - e aproveitar essa nova jornada ao lado de gabrielle -, e já estava perdendo - segundo ela, por seu próprio orgulho - aquela que era a mais preciosa dentre todas as pessoas.

até que, quase que por um milagre (embora eu prefira acreditar que tem mais a ver com o laço existente entre xena e gabrielle), após tanto relutar contra um destino que parecia já irreversível, xena consegue reanimar gabrielle (a bichinha levou uns "socos" no caminho, o famoso "morreu, mas passa bem"). pode ser que tenha faltado alguma cena mais particular com as duas processando o que aconteceu (como foi no 1x21), mas acho que só o alívio na expressão de xena e como ela enche gabrielle de beijos logo em seguida já diz muito sobre o ocorrido. e, a cereja do bolo desse ep: entre tantos mortos e feridos, há também um nascimento (que é bastante especial, inclusive, pois "materializa" a possibilidade de centauros e amazonas conviverem pacificamente).

por tudo isso, além de um grande ep - um dos mais memoráveis dentro do universo da série -, é também uma ótima season finale, que te deixa na ânsia pela próxima temporada e as novas aventuras dessa dupla < 3

Episodio 2x2 - Nota 8.5 2021-10-18 16:47:42

- xwp inventando o conceito de multiverso e realidades paralelas!!! (*contém ironia*)

- me parte o coração toda vez que vejo aquela cena da gabby sendo maltratada... as expressões dela são completamente diferentes das que estamos acostumadas (gabrielle é sempre tão radiante!), parece até outra personagem.

- lyceus um anjo, só podia ser irmão de xena 🥺

- amo que o 'gatilho' que fez xena perceber que havia algo de errado nessa 'realidade nova' foi justamente a gabrielle!!!!! por mais que xena quisesse mudar o passado, depois de tudo que ela viveu ao lado da gabrielle, pra ela seria muito penoso viver numa realidade em que a gabby é uma completa estranha (e, ainda por cima, sabendo que ela é uma escrava). então, mesmo diante da possibilidade de "consertar" o erro do qual mais se arrepende, xena acaba escolhendo o oposto: lidar com suas escolhas e as consequências das mesmas, por mais doloroso que seja. talvez em outra época isso fosse impossível pra ela, mas o diferencial é que agora ela conhece gabrielle e tem nela alguém com quem pode dividir esse sofrimento e, consequentemente, evoluir juntas.

- outra coisa que chama atenção é que, mesmo nessa realidade onde ainda é "inocente", xena não consegue ver um mundo tão injusto e simplesmente dar as costas pra ele (muito devido à influência positiva que a gabrielle teve sobre ela no enredo até aqui). ela não duraria muito tempo sem lutar, é algo que já faz parte dela (e que hoje ela usa de uma forma mais moralmente aceitável, rs).

- "when i look at you i see the purest, the kindest person i've ever known. someone who's full of wonder and stories and would never give up on anything, or anyone" É OTP DEMAIS!!!!!!!!!!! (e como doeu a resposta seca que a gabby deu em seguida, estragou o clima da cena, rs)

- interessante notar como esse ep se construiu sobre a premissa de xena poder viver uma realidade em que ela nunca perde sua "inocência de sangue" (e faz de tudo para manter as coisas assim)... só para chegar nos minutos finais do ep e quem acaba matando alguém é justamente a gabrielle.

Episodio 2x3 - Nota 5.5 2021-10-19 08:56:40

chatinho isso de todo ep a gabby arrumar um interesse "romântico" e que não dura nem os 40 min do ep... (porque eles sempre acabam morrendo ou se ferrando, sem falar nos que *aparentemente* são comprometidos 🤣)

Episodio 2x5 - Nota 8.5 2021-10-20 21:15:06

- que vilã é a callisto, hein... ela mandando um beijinho pra xena 🥵

- tudo sobre o casamento da gabby mostra o quanto a relação dela com a xena não é "só uma amizade"... quem é que fica falando da ~amiga numa noite de núpcias, sabe? 🤣
sem falar nas expressões de xena desde que gabrielle avisou que tinha mudado de ideia e ia casar com perdicas (e aquela "despedida" entre as duas, melosa demais pra quem só é amiga, né).

- aliás, bem incômodo isso de trazerem interesses românticos (sobretudo pra gabrielle, os de xena geralmente são melhor construídos) completamente descartáveis... se você for olhar entrevistas dos criadores sobre esse ep, queriam trazer até um personagem novo pra casar com a gabby... só pra depois ele morrer de qualquer jeito, tipo??? às vezes é como se os escritores estivessem meio perdidos em relação aos ~namoricos dela.

- com todo respeito ao perdicas, mas as cenas de funerais em xwp sempre são lindas, essa foi mais uma. se não me engano, a lucy canta em algumas delas também.

- a gabby quase ferindo a xena porque queria aprender a lutar com a espada(!!!)
isso da gabrielle perder seu controle (e, consequentemente, sua inocência de sangue) era algo com o qual a série já brincava desde a primeira temporada; até mesmo nesse ep o perdicas fala que a gabby nunca seria capaz de matar alguém (algo que ela acaba confirmando pra callisto depois). era questão de tempo até essa jornada ao lado de xena (que tem uma vivência completamente diferente) colocar a gabby numa situação de conflito (ainda mais considerando que as duas sempre acabam lutando, rs). tô louca pra rever como lidam com isso nos próximos eps.

"i like to experience life in all its agonizing glory. i don't want to dull the sensations in any way" "you're not falling in love with me, are you? (...) love is a trick that nature plays to get us to reproduce. i want no part of it." OS DIÁLOGOS DA CALLISTO ALWAYS ON POINT 🤣

- se a xena tava orando era porque a situação tava feia mesmo, puts... 👀

- uma cena memorável essa da perseguição nas carruagens, depois culminando naquela sequência ~tensa da areia movediça; é uma das minhas favoritas na série. e, além da ótima produção, essas cenas em que a lucy e a hudson contracenam sozinhas tendem a ser excelentes < 3

Episodio 2x7 - Nota 8.5 2021-11-22 21:30:00

- que show de performance (mais uma vez!) de lucy e hudson!!! fico besta em como conseguiram simular os trejeitos uma da outra perfeitamente (e pensar que tudo isso só aconteceu pra que pudessem continuar com os eps depois que a lucy se machucou no tonight show...)
- porra, callisto, pode deitar e rolar com os humanos, mas mexer com a argo? aí já passou dos limites
- "have you ever seen callisto use pressure points?" joxer só se ferra, tadinho 🤣

(bem no off: xena no corpo da callisto me fez *lowkey* shippá-la com a gabby 🙈)

Episodio 2x8 - Nota 7 2021-11-23 00:07:51

"do you remember that poem 'elysian fields' you used to like so much? every time you feel angry i want you to recite it."

Episodio 2x9 - Nota 7 2021-11-23 02:06:12

gabrielle, you are a gift to me

Episodio 2x11 - Nota 8.5 2021-11-23 02:53:51

QUE EPISÓDIO ICÔNICO! dispensa palavras, só agradecer por essa série incrível 🥰

Episodio 2x12 - Nota 9 2021-11-26 03:37:41

primeiro ep de uma sequência magnífica de eps! AMO esses flashbacks, e nesse especificamente a lucy tá ainda mais divina (se é que isso é possível, rs); não tem como não se arrepiar numa das últimas cenas: o tema da série tocando e xena quebrando tudo e deixando a raiva por césar tomar conta...

Episodio 2x13 - Nota 9 2021-11-26 04:19:53

O BEIJO DE MILHÕES!!!!!!!!!!! (+ a surra que o autolycus levou quando a xena viu que ele tava se aproveitando da gabby!!)
~aliás, a forma como foi ok pra gabby beijar a xena, mas no momento em que ela percebeu que tava beijando o autolycus, mudou rapidamente de expressão...

velasca wannabe da callisto, porém nunca chegará aos pés.

gabrielle usando o chakram direitinho!!!!!!! (olhou pra xena e disse, 'eu ainda vou te dar muito orgulho')

Episodio 2x14 - Nota 8.5 2021-11-26 04:55:34

"such a pretty day for a bloodbath" CALLISTO, EU TE VENERO!!!!!!!!!

callisto dando uma piscadinha pra gabby, eu amo como ela ri na cara do perigo!!

Episodio 2x15 - Nota 7.5 2021-11-23 03:41:00

amo como nesse ep, na cena final, elas estão deitadas bem próximas; no ep 2x07 cada uma dormia de um lado... são detalhes, coisas aparentemente mínimas, que vão reforçando o desenvolvimento delas enquanto um casal (nem preciso comentar da cena do banho, né, rs)

Episodio 2x19 - Nota 6.5 2021-12-08 01:35:32

o fecho que xena deu no ulysses!!! a responsabilidade afetiva da gatah

Episodio 2x20 - Nota 8 2021-12-08 02:24:49

- gabby dizendo pro peixe que ele vai pra um lugar melhor 🤣
- "i think we all came from the ocean" gabby inventou a biologia!!!!!!
- aliás, gabrielle roubou a cena nesse ep; se por um lado xena a salva quando ela perde em força física, gabby também é importantíssima pra que xena não se perca nesse caminho de redenção que ela tem trilhado. amo como ela foi sensível em tentar entender o lado da horda, inclusive decifrando o que era a 'kaltaka' que tanto falavam (quando ninguém sequer tentou!)

Episodio 3x1 - Nota 8.5 2021-12-10 15:10:41

"mother, i am a lunatic with lethal combat skills"

- essa série não tem piedade em fazer xena e gabby passarem por todos os sofrimentos possíveis (e, com isso, fazer a gente sofrer junto)... e, como sempre acontece quando mencionam a família de xena, esse ep foi mais um "casos de família" da grécia antiga; apesar de até fazer sentido depois que você descobre, quem diria que ares poderia ser o verdadeiro pai de xena?

- amo como xena é muito conhecida pelo seu lado "físico", mas sua inteligência também não fica pra trás e esse ep comprova isso: raciocínio, argumentação, oratória... incrível como mesmo louca ela foi capaz de juntar os pontos, entender o que o ares estava tentando fazer e, o principal, convencer as fúrias e se livrar dessa punição.

- e aquele "i still don't get what you see in her?" 👀

Episodio 3x2 - Nota 7.5 2021-12-10 15:53:41

- eps em que os personagens ficam presos num loop temporal sempre me dão muita agonia 😩 dessa vez sobrou até pra argo...

- "is that a hickey?" nada a declarar, viu 👀

- essa confusão toda, você pensa que foi algum deus ou coisa do tipo... não, foi tudo por conta desse "romeu e julieta" 🙄

Episodio 3x3 - Nota 6 2021-12-10 17:28:48

g: i wonder, what would have happened if i had met you before... before... you know...
x: gabrielle, i could never see you as being evil. there is a difference between them and you.
g: what difference? xena, i have changed so much since i met you. i wonder how much of that is timing.
x: does it really matter?
g: am i really who i am? or am i what you made me?

Episodio 3x4 - Nota 9 2021-12-10 18:45:26

50 eps depois, gabby infelizmente perde sua inocência de sangue (e muda o tom da série daqui pra frente). apesar de xwp ter outros eps excelentes que foram ao ar antes desse, é a partir de "the deliverer" que a série entra numa crescente em vários aspectos (mitologia do universo da série, desenvolvimento dos personagens...)

pode-se dizer também que esse ep nos deixa com uma extrema sensação de incerteza, principalmente quanto ao relacionamento entre xena e gabrielle. apesar de as duas já terem passado por MUITA coisa *juntas*, é a primeira vez que gabrielle comete um assassinato, e esse novo fator colocará à prova muito do que foi construído até então, testando, inclusive, o quão forte é o elo que une as duas.

porém, a verdade mais infeliz desse episódio (e que será melhor trabalhada ao longo dessa temporada) é que gabrielle, com toda sua inocência (e, por que não dizer, até mesmo ingenuidade às vezes), acaba não apenas por cometer um assassinato, mas por escancarar as portas para que dahak faça o que bem entender na terra. ainda por cima (como se as coisas não pudessem ficar piores), gabrielle se torna, de certa forma, "cobaia" de dahak, carregando dentro de si a própria "encarnação do mal" - algo para o qual ela certamente não estava preparada. assustador e inimaginável como aquela "simples" conversa com krafstar foi tão longe e a levou a cometer um assassinato - que, por sua vez, tomou proporções tão devastadoras.

enfim, a cereja do bolo ao final do ep é aquela cena bastante significativa de xena e gabrielle nas ruínas do templo. embora ainda esteja falando com xena e, de certa forma, demonstrando toda a dor e confusão que sente naquele momento, a atuação brilhante da renée deixa nítido como gabrielle se sente perdida depois de finalmente derramar sangue. como ela própria diz, "tudo mudou" e, por enquanto, além da incerteza do que virá pela frente, há muita insegurança quanto às novas possibilidades - tanto boas como ruins - que aguardam as duas.

Episodio 3x6 - Nota 9 2021-12-11 20:55:56

borias fdp!!!!!!!
xebrielle é otp, mas xena e lao ma também têm uma história arrebatadora juntas (embora breve) 💕

Episodio 3x7 - Nota 9 2021-12-11 21:57:44

"to conquer others is to have power; to conquer yourself is to know the way"

uma sequência extraordinária o 3x06 e o 3x07; esses dois eps têm uma aura incomparável, muito bem produzidos e bastante envolventes! e lao ma, uma personagem marcante, mesmo com uma aparição tão breve.

(off: ming t'ien sempre foi um chato, mesmo antes de xena sequestrá-lo ele já era rude e tratava pessoas como lao ma com uma rispidez que não era vista nem em adultos. chegou ao ponto que a própria lao ma, tão pacificadora que era, teve como seu último desejo o assassinato dele, né...)

(off2: olha a proposta que xena recusou, hein... poderia ser a princesa guerreira e reinar sobre toda chin ao lado de lao ma - e talvez ter uma jornada bem menos dolorosa, diga-se de passagem. ainda bem que, apesar de suas escolhas, ao menos ela acabou conhecendo gabrielle.)

Episodio 3x11 - Nota 10 2021-12-12 17:45:26

- solan morreu sem saber que sua mãe ainda estava viva (e era justamente a pessoa com quem ele queria viver, agora que o kaleipus morreu)... dói ainda mais saber que ele era inocente e não tinha nada a ver com essa rivalidade entre xena e callisto ou com hope/dahak e suas intenções. xena também não merecia perder seu filho no exato momento em que estava "recuperando o tempo perdido" com ele... mas aí você pensa, quantas pessoas inocentes tiveram suas vidas tiradas por xena no passado? a vida cobra, né (não importa quão amarga e injusta essa cobrança acabe sendo)...
- hope manipuladora demais e a cara nem treme, né? ok que a gabby é mãe e tal, mas como ela pôde ser tão ingênua com a hope? defendeu esse demônio até o fim, chegando ao ponto de destroçar sua relação com xena... por mais que ela reatem, as coisas nunca mais serão como antes :/
- "i don't feel better. just empty" callisto finalmente conseguiu sua vingança e pagou com a mesma moeda... só pra não ficar satisfeita depois 🤷 (ainda bem que a história dela não acaba aqui, seria um desperdício 🙏)
- "you're wrong, callisto. you let your pain kill you years ago. i'm gonna live with mine"
- no final das contas, tanto xena, como gabrielle mentiram uma pra outra. enquanto a mentira de xena comprometeu sua jornada de redenção até aqui (e, de certa forma, desgastou um seu relacionamento com gabrielle, que já vinha na corda bamba há um tempo), a mentira de gabrielle custou não só o que poderia ser o ponto final do relacionamento das duas, mas 2 vidas inocentes também... não sei se dá pra comparar as duas mentiras e as proporções que tomaram.

Episodio 3x12 - Nota 9 2021-12-12 19:10:55

- ok que as duas precisavam passar pelos estágios do luto, mas não sei se isso inclui arrastar a amada e depois tentar jogá-la de um penhasco... 🤭 (não deixa de ser uma cena icônica)
- solan, mesmo depois de morto, inventou a terapia de casal, reizinho d+

"forgive me my debt as only you could
forgive me the hate, replace evil with good
forgive me and find out that you
will be able to forgive yourself too"

xebrielle é otp demais, não dá 🥺

Episodio 3x13 - Nota 7.5 2021-12-13 00:24:37

"even in death, gabrielle, i will never leave you"

"but you're my source, gabrielle. when i reach down inside myself and do things that i'm not capable of, it's because of you. don't you know that by now? let's just see this one through together, all right?"

Episodio 3x16 - Nota 7 2021-12-13 02:03:50

que ódio do césar rindo enquanto xena era massacrada na arena... um cuzão desses só sabe dar ordens, quero ver no um contra um, quanto tempo ele durava 🙄

o foreshadow dessa série!!!!!! um dia você larga alguém à própria sorte na arena, no outro quem morre é você 🤭

Episodio 3x22 - Nota 8.5 2021-12-15 02:35:18

- que dó da xena dizendo que a pessoa que ela mais ama no mundo é idêntica à que ela mais odeia 😭
- callisto "trabalhando" com xena e gabby 😍
- até o joxer reconhece que a xena é a pessoa que a gabby mais ama no mundo (pro azar dele rs)
- ares avisando que a gabby ia ser avó, esbocei demais 🤣
- todo mundo pensando que xena ia se sacrificar pelo bem maior (nesse caso, a aniquilação de hope), aí a gabby vai lá e faz isso no lugar dela... a expressão da xena quando percebe que a gabby se foi é de partir o coração; creio que ela conseguiria continuar sua jornada sem voltar a ser uma assassina, mas a grande questão é: qual o sentido de xena viver sem gabrielle?

"when i'm gone, i don't want you to feel any guilt. listen to me. a lot's happened to us over the past year and there were times when we both were very confused. but i want you to know that i still think you were the best thing that ever happened to me. you gave my life meaning and joy; you will be a part of me forever" nunca vou superar que essa verdadeira *confissão de amor* foram as últimas palavras que xena disse em particular à gabby antes delas se separarem 😭

- callisto é sortuda d+: conseguiu tirar o pouco que xena ainda tinha (solan e gabrielle), e ainda conseguiu a morte que tanto queria...

no geral, uma finale à altura dos acontecimentos da temporada 🙏

Episodio 4x1 - Nota 9 2021-12-15 22:30:26

temporada 04 começando tão frenética e emocional quanto a finale da temporada 03!

- amo essas cenas iniciais em tons frios, me lembram a era ray of light da madonna (em especial os clipes de "frozen" e "the power of good-bye"), um clima bem etéreo e, ao mesmo tempo, sombrio (algo talvez referente a própria dualidade humana, que é bastante trabalhada ao longo da série);

- a princípio, xena está completamente desesperada sem a gabrielle por perto, ao ponto de retornar a um caminho que ela jurou deixar pra trás, tudo pela chance de poder rever a gabby. porém, o ponto alto dessa "volta ao passado" acaba sendo quando xena percebe que, mesmo sem gabrielle, ela ainda tem coisas pelas quais lutar - nesse ep especificamente, lutar contra a alti, com quem ela tem algumas pendências, principalmente pelos danos que causou às amazonas do norte no passado.
xena foi tão impactada (positivamente) pelo (talvez curto) tempo que teve com gabrielle que ela acaba deixando sua missão de revê-la em segundo plano e passa a priorizar, por ora, o seu papel ao lado das amazonas do norte e a derrota de alti - algo bastante altruísta e que só vem reafirmar o quanto xena evoluiu em sua jornada;

- e, não podia deixar de mencionar, outra atuação de gala da lucy (embora já seja clichê falar isso, né): todo o sofrimento que xena está passando é muito verossímil, seja em seus momentos de transe, seja relembrando seus dias com gabrielle.

(no off: percebam como a xena do passado ficava enojada à mera menção da ideia de estabelecer uma família... e aí você corta para como, depois de ter conhecido a gabby, ela sempre enfatizava que gabrielle era sua melhor amiga e a melhor coisa que lhe havia acontecido 🥺)

Episodio 4x2 - Nota 8.5 2021-12-15 23:22:55

- amo essas cenas de luta nas árvores/no ar 💕
- cyane linda d+ 🥰 feliz que xena conseguiu ajudar tanto as amazonas mortas, como as que ainda estão vivas.

a: your little friend is dying with you, xena. how does that make you feel?
x: good.
a: good?
x: 'cause if she's dying in my future, that means she's alive.

(xwp não tem problemas com spoiler, a própria série vai lá e te entrega logo nos primeiros eps da temporada 🤡)

Episodio 4x3 - Nota 8.5 2021-12-16 00:11:01

"i can't believe you're here"
"the gods themselves couldn't keep me away" diálogo lindo, pena que não era a gabby 🤦

- mãe da gabby pensa que o joxer é que é o par dela, pai da gabby não vai com a cara de xena... convivência com os sogros não é fácil nem pra princesa guerreira 🤭
- joxer querendo saber mais sobre a gabby que a própria xena... tá bom 👍

- eu sempre me acabo de chorar com esse reencontro das duas... apesar de xena saber que veria gabrielle de novo, creio que essa confusão com a hope a fez perder um pouco as esperanças e até mesmo o foco (imagina a decepção quando descobriu que a hope estava disfarçada de gabby); até que ela finalmente encontra gabrielle - a gabrielle de verdade, a sua gabrielle... de certa forma, parece até surreal esse reencontro, considerando as chances da gabby ter sobrevivido (que eram nulas???) e todo o sofrimento pelo qual xena passou durante esse tempo em que as duas estiveram separadas. enfim, não tem como não chorar junto com aquele abraço 😭

- hope continua a manipuladora de sempre, só dá pra sentir ódio. por exemplo, a "tia" callisto pelo menos teve algum trauma antes de virar uma assassina, né... hope, por outro lado, nunca teve motivo nenhum pra ser tão fdp e ainda tinha momentos de estrelismo (quando na verdade ela era apenas uma subordinada de dahak, que era quem realmente detinha todo aquele poder). já vai tarde e espero que agora tenha ido de vez mesmo, pra nunca mais voltar!

"you talk about trying to find your way, but to me, you are my way" a carinha da xena 😭😭😭
amo como xena confessa que não tem resposta pra tudo (e está tão perdida quanto gabrielle), mas que o importante mesmo pra ela é que elas trilhem esse caminho *juntas*.

Episodio 4x4 - Nota 7.5 2021-12-16 16:44:13

ótimo ep pra assistir na hora do almoço 🤭

- xena mãe de pet sofrendo porque a argo tá sumida 🥺
- gabrielle se coçando com o chakram!!!
- joxer esperava: *gabrielle confessando seu amor por ele*
joxer recebeu: *gabrielle vomitando*
- xena tendo uma dor de barriga logo na hora que tinha cortado o fluxo sanguíneo do euryalus e ia interrogá-lo!!!!!!
- ep cheio de trocadilhos, amo
- xena lutando contra o acestus depois de ter recuperado a argo 🔥
- "apples? you left me for apples?" acontece até com a xena 🤭

Episodio 4x8 - Nota 8 2021-12-17 01:15:11

xena percebendo que ela e ~naja tinham a mesma fraqueza (no caso, a gabrielle)...

Episodio 4x12 - Nota 7.5 2021-12-17 03:57:42

- amo esse penteado que xena usa nesses eps, essas trancinhas de lado só a deixam mais linda 💕 (se é que isso é possível)
"calvinius kleinius" 🗣️🗣️🗣️
- criança já se mete em confusão, hein... alesia vai dar uma voltinha e quase cai de um penhasco 🤦
"why did you walk away?" "have you ever heard joxer tell a story?" 🤣
- gaitei d+ com xena contando a sua versão da história; aliás, xena interagindo com crianças sempre é um show à parte🤭💕

Episodio 4x13 - Nota 7.5 2021-12-17 19:20:19

rolou um ciuminho nesse ep, hein? 🤭

amo as cenas mais íntimas entre gabrielle e xena; considerando a época, certas coisas ainda eram """ousadas demais""" pra televisão, mas essa série fez um belo e grande trabalho em mostrar como a relação das duas é algo completamente normal. pode não parecer muito olhando com as lentes da nossa época, mas se você reparar nos detalhes, xena e gabrielle formam, sim, um casal com um relacionamento saudável e que foi muito bem estruturado ao longo das 6 temporadas. e é incrível acompanhar essa jornada e vê-las evoluindo a cada ep 💕

gosto muito também como a série trabalha a dualidade das duas e como elas se complementam; esse ep é um bom exemplo disso. xena, apesar de "louca" e com todo seu passado obscuro, conseguiu livrar gabrielle de um suposto "bem", que, no final, acabaria levando-a à morte.

Episodio 4x14 - Nota 7.5 2021-12-17 19:50:46

- gosto desses eps na índia (na verdade, xwp é uma das minhas séries favoritas justamente por toda essa diversidade), mas fico com um pé atrás quanto à forma como adaptam certas cenas; trazendo pro debate que se tem hoje em dia, algumas pessoas poderiam se ofender pela forma como a série trata suas culturas e crenças (sem falar na problemática do "white savior", mas aí é algo em que muitas séries erram). um exemplo disso seria como a gabby se refere a índia como um lugar "exótico" (uma palavra que tem uma conotação racista/pejorativa), pelo simples fato de ser diferente da grécia. de todo jeito, esse arco de eps na índia não é o primeiro nem o último a representar outras culturas - se foi feito da forma certa ou não, o debate está aí pra isso;

"some people see evil everywhere" 🗣️🗣️🗣️

- amo como algumas cenas começam descontextualizadas, apenas com "voice-over" (seja de gabrielle ou de xena), daí leva a entender outras coisas (tipo a cena em que gabrielle - já possuída - estava fazendo uma massagem em xena) 🤭

- "eli, you find that power and you save my friend" embora não tenha perdido a postura, xena tava completamente desesperada depois de aplicar os pontos de pressão na gabby, era a última opção que ela tinha pra salvá-la... e pra piorar, essa já era a 2ª vez nessa sequência de eps que ela ficou bem próxima de perder a gabby (como se já não bastasse o que aconteceu há não muito tempo, na finale da 3ª temporada...) 😭
as coitadas merecem um pouco de paz!

Episodio 4x15 - Nota 8.5 2021-12-18 02:12:37

- xena tava divina nesse ep... amo como ela consegue transformar qualquer coisa numa arma 🤭

"this karma that you're talking about, can you see mine? can you see how much xena's a part of that?" "yes. in many lives, past and future" SÃO ALMAS GÊMEAS!!!!!!!!

- aliás, apesar de ser algo implícito nas primeiras temporadas, essa ep marca a primeira vez que a série aborda temas como karma, o fato de xena e gabrielle serem almas gêmeas e suas respectivas reencarnações. daqui pra frente, esses temas vão ser bastante recorrentes na série, até pra aprofundar o relacionamento das duas. essas ideias acrescentam muito ao universo e ao enredo da série, creio que tornam xwp única entre as demais séries - não simplesmente pelas ideias em si (que já foram e continuarão sendo usadas por outras séries), mas pela forma como elas são trabalhadas. um dos vários motivos pra amar essa série 💕
enfim, muitos podem não curtir esse arco de eps, mas creio que eles preparam muito bem o terreno para o penúltimo ep dessa temporada (e que ep!, diga-se de passagem) e as consequências que são desencadeadas pelos acontecimentos nele. desde o ep 04x13, falou-se muito sobre almas gêmeas e como xena e gabrielle se completam, toda essa reafirmação é importantíssima pra que o ~evento do 04x21 (e o seu desenrolar no 05x01) nos pareça verossímil.
- a ironia de, nessa reencarnação, xena ser a pacificadora, enquanto gabrielle é a guerreira!!!
- elas aplicando o mehndi uma na outra, incrível como uma cena tão simples tem tanta intimidade 😭
- alti não é uma vilã "simpática", muito pelo contrário, mas isso só faz dela uma das antagonistas mais extraordinárias que xena e gabrielle já enfrentaram. ela é MUITO forte, e além de torturar suas adversárias fisicamente, faz um jogo psicológico que nem a callisto conseguiu fazer, por exemplo. apesar de poucas, suas aparições são sempre marcantes, muito graças à atuação da claire stansfield.
- xena e gabrielle se abraçando depois de derrotarem a alti... eu não me aguento com elas 😭

R.I.P. CABELO LONGO DA GABRIELLE 😭🤭
gabrielle fica linda de todo jeito (embora eu prefira esse corte), mas acho que, até pelo que ela passou nessas temporadas 3 e 4, esse visual veio pra mostrar que ela mudou - tanto por dentro, como por fora - e isso não significa necessariamente algo ruim, já que sua essência é a mesma. talvez a gente possa interpretar esse corte como uma das marcas (simbolicamente falando) deixadas por tudo que ela passou; embora essa ainda seja a gabrielle que todo mundo gostou de cara logo no primeiro ep, algumas coisas mudaram e tá tudo bem, o importante é que ela conseguiu superar - e aprender - com tudo isso.

Episodio 4x16 - Nota 7 2021-12-18 03:51:30

- elas discutindo sobre rios no começo do ep e sobre como xena sempre corta o "flow" da gabby 🤣

"you must not be hesitant to fight in a just cause. it is better to die following your own way, than to live following someone else's"
pra finalizar esse arco na índia, vejo esse ep como uma forma de explorar as personalidades e filosofias de vida de xena e gabrielle. no começo do ep, xena questiona se o karma que conquistou até então pode ser prejudicado por ações futuras; gabrielle, por sua vez, se aproxima de eli e o seu "caminho". ao final do ep, cada uma tem respostas - que podem, contudo, serem temporárias -, e que servem como reafirmação de suas jornadas até então: xena perseguirá o caminho do guerreiro, enquanto gabrielle, o caminho do amor. a reviravolta aqui é que isso não significa - ao menos, não por ora - uma separação imediata (como já aconteceu outras vezes). tanto xena como gabrielle aprendem muito uma com a outra ("xena, do you think i could have understood the power of selfless love if it weren't for our friendship?", como a própria gabby diz nesse ep), e já viram que, por mais que tentem seguir caminhos distintos, estão destinadas a se reencontrarem (de novo e de novo, em todas as reencarnações). então, ao invés de seguirem direções opostas, gabrielle insiste em permanecer ao lado de xena (cada uma respeitando sua filosofia, obviamente), pois ambas sabem que é quando estão juntas que se tornam mais fortes (seja individual ou coletivamente), uma vez que as duas se completam. uma boa forma de encerrar esse arco!

x: "gabrielle, we're headed in opposite directions in life."
g: "all rivers run to the sea."

(off: eu, particularmente, não vejo tanta discrepância entre os objetivos de xena e gabrielle. embora os meios sejam "distintos" - pelo menos agora que gabrielle escolheu a paz -, o fim acaba sendo o mesmo; o que a gabby fala no final do ep apenas reitera isso. apesar das duas poderem encarar eventuais discordâncias sobre "como" agir, a "força" que as move, no final, é a mesma, uma vez que xena está firme em seu caminho de redenção, e gabrielle, apesar de já ter sido "corrompida", mantém sua essência. além do quê, é a partir dessas duas personalidades e modos de agir diferentes - mas que também se complementam - que pode surgir uma nova via de se portar diante das problemáticas que as duas enfrentam: algo que envolva as visões das duas, mas que, ao mesmo tempo, também as supere. isso é dialética hegeliana pura 🤭)

Episodio 4x18 - Nota 6 2021-12-18 04:59:34

- não sei qual a diferença entre jogar pó ou bater em alguém, vai machucar a pessoa de qualquer jeito, gabrielle...
- najara é tão caidinha pela gabby, e ela tem total convicção que o que nutre por ela é recíproco... coitada 🤭 (não perdoo o fato dela ficar colocando minhoca na cabeça da xena e da gabby, querendo se meter no relacionamento delas)
"you hurt gabrielle, and i will change you in ways that are anything but peaceful" GIRLFRIEND MATERIAL

Episodio 4x19 - Nota 7 2021-12-19 00:50:52

"well, call me sentimental, but i hear the words "cake" and "ice cream" and i'm there" autolycus gente como a gente

(sdds pratinho de festa 😔)

Episodio 4x21 - Nota 10 2021-12-19 04:02:52

"(...) whatever gabrielle wants, gabrielle gets" 🤭
- a pessoa (viva) que mais odeia xena se juntando com uma inimiga pessoal dela e que, apesar de morta, a conhece como poucos... o resto é história 💀
- callisto foi tão tentadora oferecendo livrar xena de toda sua "culpa" e "vergonha"; daí a importância dos eps na índia. apenas por conhecer a si - e a gabrielle - tão bem e aceitar seu papel nessa jornada, xena não cedeu a essa tentação - que, eventualmente, bagunçaria todo o seu karma - e viveu sua "verdade", seguindo o caminho do guerreiro até seu último segundo.

g: "get up!"
x: "i can't gabrielle. it's my spine. i can't move" impossível não chorar; xena, que sempre foi um símbolo de força e resiliência, finalmente caiu, mal pode se mover, está completamente derrotada e chorando de dor - talvez mais psicológica do que física, afinal, a sua visão se provou mesmo irreversível e, por mais que aceitasse sua morte, é muito injusto que isso envolva gabrielle também (por mais que gabrielle já tenha aceitado há tempos todas as consequências de viver ao lado de xena, inclusive até viveu algumas delas)...

"crying? don't cry" 😭
- amo como momentos antes da crucificação elas estavam literalmente brincando sobre xena nunca ter lido os escritos da gabby... as duas sabiam que não havia escapatória. era um dos finais possíveis - este, em particular, talvez até premeditado - desde o momento em que elas decidiram trilhar esse caminho juntas. no entanto, a beleza disso tudo é que, mesmo sabendo que estavam vivendo seus últimos minutos juntas no plano terrestre, xena e gabrielle estavam em paz. numa serenidade incomparável a qualquer outro momento em suas vidas. iam morrer, sim, mas só depois de terem feito todo o possível, seguindo o que acreditavam até o final. e o melhor de tudo, até seu último segundo, enquanto estivessem deixando suas vidas e encarando a morte, elas estariam como sempre quiseram estar - juntas.
- gosto de ressaltar também como em seus momentos finais, talvez no pior estado que a vimos em toda a série, xena insiste em não tirar os olhos de gabrielle, reparando em cada detalhe seu e com uma expressão de admiração, reverência... como se não acreditasse que, apesar de tudo que fez na vida, de toda a dor que causou e todas as vidas que ceifou, ainda teve a sorte de encontrar gabrielle e compartilhar alguns anos de sua vida com a barda. podem me julgar, mas, como é mostrado ao longo da série, xena e gabrielle podem beijar, casar, ter filhos e o que mais tiverem direito com trezentos outros personagens, podem brigar e se odiarem ao ponto de uma querer matar a outra; ainda assim, no final, o que é inabalável e que sustenta a própria série é o fato de xena e gabrielle serem almas gêmeas. essa conexão que as duas têm é tão forte ao ponto de, mesmo num estado irreversível, com a sua morte e a de gabrielle se aproximando a passadas largas, xena ainda é capaz de sorrir - e fazer gabrielle sorrir, também. quase não dá pra colocar em palavras o amor dessas duas; uma das histórias mais lindas que já foram contadas, falo com tranquilidade.
- callisto não só falhou em sua missão com xena, como também não foi capaz de prever a traição de brutus... tadinha 🤭
- quanto ao que acontece nos minutos finais (na verdade, da metade do ep pro final): me recuso a comentar. DÓI, simplesmente dói demais.

- menção honrosa pra escrita/produção/direção desse ep, que pensou em cada detalhe e executou tudo com louvor. os tons mais frios, a trilha sonora, o enquadramento das cenas (assim como o esquema de cenas transitando entre a morte de césar e a crucificação de xena e gabrielle)... tudo foi pensado para criar essa atmosfera cinematográfica, digna de season finale (series finale, até, já que xwp estava prevista pra acabar nesse ep). devo dizer que parte disso se dá a como se deu a construção desse ep, toda a jornada dos personagens acaba culminando nesse gran finale. desde o primeiro ep, tudo o que foi construído nos manteve esperando e nos trouxe até *este* episódio. e, ao meu ver, trata-se de um final bastante coerente e, de certa forma, satisfatório.
- se esse foi o melhor final da série? com certeza, pois, salvo alguns eps, se xwp realmente terminasse nesse 4x21, acabaria no seu auge, sem se desgastar (ou chover no molhado) e com um final poético e condizente com o que foi trabalhado ao longo da série. alguns dizem que "many happy returns" também pode ser tomado com uma series finale (não discordo, é até bom pensar assim pelo bem da nossa saúde mental), outros (como eu) preferem seguir o cânone e dizer que "a friend in need" é o desfecho que a série precisava. bem, a depender do quanto você realmente goste de xwp (ou está disposto a tentar gostar), qualquer ep pode ser uma series finale, né (perdão, mas simplesmente não suporto os críticos de internet dizendo que largaram a série ainda na primeira temporada por achá-la "datada", "estúpida", "com efeitos visuais risíveis", ou algo assim, é um julgamento bastante injusto e raso). para não me alongar aqui, só digo que gosto de "the ides of march" tanto quanto gosto de "a friend in need", cada um com seu charme, por assim dizer. se o 04x21 é poético, os eps 06x21-22 são tão cinematográficos quanto o desta temporada, mas com um gostinho BEM agridoce. digo, se as protagonistas realmente têm de morrer, uma morte dupla às vezes parece mais aceitável do que uma partir e a outra ser condenada a essa tortura que é a vida sem sua alma gêmea, tendo de penar até o resto da vida com a ausência e a impossibilidade de reviver fisicamente todos os momentos bons que compartilharam. porém, em defesa das duas próximas temporadas (tanto os bons eps, como os eps mais chatinhos), gosto de pensar que, se a série realmente tivesse acabado aqui, não teríamos certos eps brilhantes (como, "fallen angel" e "chakram", "when fates collide" e, principalmente, "many happy returns"), muito menos momentos importantes na história da série, como xena sendo mãe outra vez ou gabrielle recebendo um poema escrito pela própria safo (tomara que eu não leve denúncia por esses *pequenos* spoilers, rs). por fim, gosto do fato de xwp ter mais duas temporadas porque isso significa mais episódios, novas aventuras (como a introdução da mitologia nórdica na série)... a falta que xwp faz é tamanha que, mesmo com essas duas temporadas "renegadas" e décadas depois, mesmo com várias outras séries boas (ou até melhores?) por aí, ainda tem gente pedindo filme, remake (ou até reboot, já que, por exemplo, lucy mostrou em outras séries que ainda dá conta do recado, rs). xwp é uma série incrível e que nos cativa tanto, impossível não querer mais um ep, mais uma temporada...

Episodio 5x1 - Nota 8 2021-12-19 16:50:39

"gabrielle's soul and mine were destined to be together. i can't let her walk through hell alone" 🤧

g: "we're going to be together... for eternity."
x: "yeah."

Episodio 5x2 - Nota 8 2021-12-19 17:50:33

g: "we're back. together?"
x: "always."

- como o próprio título sugere, esse ep esclarece algumas coisas sobre o chakram, a arma mais característica e ao mesmo tempo mais misteriosa usada por xena. veremos também que falar de chakram também é falar sobre a própria personalidade de xena, são dois traços que estão interligados no desenvolvimento dela como personagem - daí a importância de dedicar um ep a isso. no 04x21, quando o chakram é quebrado, é como se uma parte de xena também fosse despedaçada junto com ele, trata-se de uma conexão até mesmo psíquica, e vemos isso mais claramente nesse ep: com o chakram partido, xena não tem memórias sobre ser uma guerreira, ao ponto de não conseguir sequer se proteger. essa situação levanta questões importantes sobre a jornada de xena até então, a principal sendo se xena deve seguir sem suas memórias e sendo pacificadora, ou retomar suas memórias e abraçar igualmente sua luz e sua escuridão. assim, esse ep segue uma linha de raciocínio presente sobretudo na temporada 04, em que xena e gabrielle são confrontadas com essa dualidade, entendendo a importância de seus papéis e de como são interdependentes - uma vez que se complementam, ambas são necessárias para manter as coisas em equilíbrio.

- e por falar em equilíbrio, xena se depara com uma opção tentadora: ter o chakram capaz de matar todos os deuses, talvez tornando-a o ser mais poderoso de todo o universo(?)
ainda bem que, com toda a sensatez do mundo - e sabendo que todo esse poder a levaria a se corromper novamente -, xena escolhe não se beneficiar e apenas une os dois chakrams num só, criando, assim, um novo chakram. além de me parecer anatomicamente mais vantajoso, o formato desse novo chakram se assemelha muito ao yin-yang, que já vinha aparecendo há alguns eps (vide o 04x13) e, seguindo essa ideia de equilíbrio, esse novo chakram - importantíssimo nessa nova fase da série, com xena e gabrielle "pós-ressurreição" - vem para simbolizar o balanceamento entre "bem" e "mal", "luz" e "escuridão", culminando em xena e gabrielle seguindo juntas o caminho do guerreiro.

Episodio 5x4 - Nota 7.5 2021-12-26 17:07:18

- aquele diálogo da amarice com o joxer!!!!! explica muita coisa 👀 (aí ela vai e faz tudo ao contrário no mesmo ep 🤡)
- que bom que o arman voltou, gostei desse personagem
- "yes, women love flowers. except xena"
- amo as caras e bocas de xena nesse ep
- "gabrielle's gonna freak" O CASALZÃO
- o jogo de câmeras e as expressões da gabby e da amarice quando xena falou que tava grávida!!!!!!!
- curti a vibe desse ep, bem western misturado com zorro e tals
- bom ver gabrielle lutando mais e enfrentando adversários sozinha... melhor ainda vê-la finalmente conseguindo seu próprio cavalo (antes tarde do que nunca, né)

Episodio 5x5 - Nota 8.5 2021-12-26 17:17:21

- "xena, i love your baby like it were my own" 🥺
- olha o paralelo: gabby passando por tudo que xena passou pra vê-la no começo da 4ª temporada. e o mais importante: gabrielle enfrentou alti sozinha - mostrando o quanto essa temporada tá determinada em mostrar seu desenvolvimento como guerreira e o quanto ela se tornou capaz (fisica e mentalmente). embora ela não tenha derrotado alti sozinha (é claro que gabby ainda tem um longo caminho pela frente), já é perceptível o quanto ela cresceu nessas 5 temporadas.
- ótimo ep pra desenvolver mais a história das amazonas do norte 💕

g: "xena, don't let go of me"
x: "never"

- que tortura gabrielle quase morrendo nas mãos de alti e xena sem poder fazer nada :(
- "i've always wanted to be inside you, xena" ALTI DO CÉU 🤣🤣🤣
- amo como a gabby sempre tem uma resposta acolhedora, não importa para quem seja. e, mesmo quando ela não tem resposta alguma, ela ao menos consegue ser um ombro amigo. amarice realmente tava precisando disso pro seu desenvolvimento (não é só de pancadarias que vive uma amazona, né)
- os planos de xena 💕

Episodio 5x6 - Nota 8.5 2021-12-26 17:22:09

episódios na chin (na real, qualquer ep fora da grécia) 💕
que sdds da lao ma, incrível como mesmo depois de morta o plot dela ainda rende (e como!)

Episodio 5x8 - Nota 7 2021-12-26 17:27:42

- eu fico pensando em como deve ter sido difícil coreografar essas cenas de luta (e o tratamento das cenas depois, também)... já é complicado com adultos, imagina com uma criança (e uma grávida)
- ri muito com as "gêmeas" 🤭

Episodio 5x9 - Nota 8 2021-12-26 17:36:19

a: "i wish i'd known you were looking for a father"
x: "i'm not"
a: "oh? well, somebody clearly got the job"
x: "yeah. gabrielle" ELAS NEM DISFARÇAM MAIS 🤣

- "you'll always be a goody two-shoes" "yeah, but with a really big sword" 😳😳😳
"your endearing faith in one another is the greatest miracle of all" ATÉ O ELI SHIPPA

- "maybe it's time that we both gave back what we once took from each other" o quebra-cabeça tava todo embaralhado, mas finalmente solucionaram... e que explicação linda! o arco de redenção da callisto pode não ser o mais convincente e verossímil (muita gente a prefere como vilã), mas esse "desfecho", entrelaçando seu caminho com o de xena, acaba sendo uma das coisas mais lindas da série. se xena teve várias e várias oportunidades de mudar (e até escapar da morte, rs), por que callisto não? e a linda ironia nisso tudo é que, depois de tanta destruição mútua, elas terão um recomeço com seus futuros entrelaçados, uma ótima forma de nos despedirmos da "tia" callisto.

Episodio 5x11 - Nota 7 2021-12-26 17:45:03

- gabby tava tão lindinha nesse ep (e se o ep tem a aphrodite, então é certeza de um ep muito divertido)
"honey, don't let the blonde hair fool you. although bombastic forms of circumlocution should be avoided, one mustn't shy away from big words in the right context"
- a festa do pijama ajskjaska
"sometimes i think she likes that horse more than she likes me" 🥺
- amei relembrar alguns momentos das outras temporadas, principalmente das primeiras :')

Episodio 5x12 - Nota 7 2021-12-26 17:53:55

"xena, wait. i had a dream last night. you and i were both giving birth to your baby. it was like it was coming from both of us" 🥰

- o fora que xena deu no ares nesse ep......... pior que nem dá pra sentir pena dele, não depois de todo o egoísmo que ele mostrou - e ainda mostrará - ao longo da série (sem falar em todas as mortes que ele causou, né, o cara é literalmente o deu da guerra)

Episodio 5x14 - Nota 8 2021-12-26 18:03:35

athena e ilainus 💕
ares não aprende, né? ridículo ele tentando se aproveitar de situações assim só pra tirar vantagem de xena... só foi bom pra dar gancho da gabby sentir um ciuminho na cena final.

Episodio 5x16 - Nota 6 2021-12-26 19:21:27

esse ep recicla algumas cenas de um filme que não chegou a ir ao ar, e finalmente explica a origem das amazonas... por trabalhar com esse material "reciclado", algumas coisas me pareceram desconexas (o principal de tudo essa viagem no tempo da cyane, simplesmente não me desce). porém, esse ep não deixa de acrescentar muito à história das amazonas - tanto quanto ao passado, como (e principalmente) quanto ao futuro: depois de gerações e gerações dizimadas em conflitos, a partir da iniciação de eve, as amazonas percebem que vingança não é o caminho a ser seguido e optam por um novo futuro para a tribo. "to temper might with mercy", como a gabby narra.

(off: amo como falam várias vezes que xena não é uma amazona, mas além de ter aprendido muito com elas, xena é uma de suas principais aliadas - e vice-versa)

Episodio 5x17 - Nota 6 2021-12-26 20:20:19

"i am xena, the ultimate woman... versus joxer, the ultimate meatball! and i will crush his head like a peanut between the thighs of doom!"

a cena final 💕

Episodio 5x18 - Nota 6 2021-12-26 21:10:31

- do nada tocando carnival (reconheci de cara aquela guitarra kk), achei meio ??? mas ok
- gabby definitivamente não gosta de ver xena beijando outras bocas (afinal, quem gostaria, né...)

Episodio 5x19 - Nota 9 2021-12-27 12:57:35

- que ep excelente! muito bem produzido, eletrizante e cativante do início ao fim...
- o que essa série tem com penhascos, hein?
- apesar de ser tudo um plano de xena, que agonia a gabby partindo e xena decidindo segui-la... uma não vive sem a outra mesmo.
- o ares reconhecendo o amor de xena e gabrielle... coitado, ao menos ainda conseguiu roubar um beijo.

Episodio 5x21 - Nota 7.5 2021-12-27 14:38:23

"the thought of being with you, or of having your child, that sickens me" PISA MENOS 🗣️🗣️🗣️
joxer pelo menos morreu como guerreiro (e tomando uma decisão errada/precipitada, como sempre)

Episodio 5x22 - Nota 9 2021-12-27 15:45:03

- casos de família tá perdendo pra esses 3 últimos eps...
- amei as cenas de lutas, assim como os efeitos especiais, esse ep foi uma verdadeira superprodução, digno de season finale mesmo.
- quanto a 5ª temporada, considerando que ela supostamente nem era pra existir, devo admitir que passa a sensação de que algumas coisas foram desnecessárias, quase como se a série tivesse se perdido. não bastasse ter de fazer uma temporada "não planejada", por assim dizer, os criadores também tiveram de lidar com a gravidez da lucy e encaixar esse fato na sequência de eventos da série. no final, como já disse no 4x21, sempre é bom ter mais eps de xwp, sempre é bom poder ver xena e gabrielle juntas por mais alguns eps. e não considero essa temporada tão descartável assim (embora tenha sido, sim, fraca em relação às anteriores), visto que temos o final do arco de callisto - e, com ele, uma espécie de "redenção" para xena, que agora tem a oportunidade de ser mãe novamente -, o desenvolvimento do lado guerreiro de gabrielle, a consolidação do caminho do "god of love" (que, mesmo após a morte de eli e constantes perseguições, se fortalece a cada dia), além de alguns eps aprofundando histórias como a das amazonas e o desenvolvimento (com um pouquinho mais de seriedade) de joxer.
- ainda me custa acreditar que ares está se reformando... ele realmente se desfez de sua imortalidade para salvar gabby e eve, mas será que irá se arrepender (e continuar suas tentativas de manipular xena) no futuro?
- outro ponto alto dessa temporada são os eps que exploram a amizade de aphrodite e gabby 💕 uma deusa, imortal, guiada por preceitos por vezes egoístas e cheios de vaidade, conseguiu enxergar algo mais na humanidade por meio de seu convívio com gabrielle. uma mensagem linda, com certeza! (e aphrodite mais uma vez mostrando que é a única que se salva no monte olimpo...)
- eve nunca será hope ou solan - personagens com quem gabby teve mais tempo -, e admito que é difícil se acostumar a ideia de uma "filha" que você mal viu crescer (além de já estar adulta - quase de sua idade - e, de todo modo, com suas próprias experiências e personalidade)... porém, super importante xena reconhecer que gabby é mãe de eve tanto quanto ela. embora por um período curto, gabby também lidou com a maternidade nessa temporada (desmistificando até pré-conceitos que tinha enraizados em si).

Episodio 6x1 - Nota 6 2021-12-27 16:35:00

- enfim, a sexta - e última - temporada... já tô sofrendo por antecipação. bem, como diriam os sábios, "daqui pra frente é só pra trás" 🤣
- se era pra mudar a abertura, podia ser pra ter mais umas 4/5 temporadas 🤭 (no final, prefiro a antiga)

Episodio 6x3 - Nota 8 2021-12-28 15:01:20

x: you and i have much in common.
l: of course we do. you're a mortal female with a lying tongue, savage tendencies and a blonde girlfriend. i'm a celibate archangel in the service of the lord.

- A DANÇA!!!!!!!!!!!!!! mas é claro que um macho tinha de atrapalhar jaksjaks
- gabrielle morrendo de ciúme (ao ponto de até interromper beijo) é minha religião

x: wait. if anyone deserves this historic opportunity, it's gabrielle. she's been my partner for years. she's shared things with me you could never understand.

"g: i thought i'd lost you for a minute there.
x: yeah, which minute was that?
g: you and lucifer were looking, um... a little, uh--
x: gabrielle, every time i felt myself start to lose control, i just thought of you. led me back home.
g: really?
x: sure.
g: don't go getting all emotional on me, xena." É OTP DEMAIS

Episodio 6x4 - Nota 8 2021-12-28 16:13:16

- gabby com sangue nos olhos querendo vingança (e não, não é algo "fora do personagem", já que ela ficou do mesmo jeito quando mataram o perdicas)
- muito fofo ela insinuando que poderia virar uma assassina e depois correndo pra vomitar ajskajsa algumas coisas nunca mudam

e: so what are you going to do?
x: cure her seasickness.

- devia ser crime o quanto lucy e renée estavam lindas nesse ep 🥵
- xena pensando na gabby durante as torturas 🥺 me lembrou o que ela disse àquela mulher sobre como pensar em alguém ajudaria a suportar aquela prisão.
- gabby fazendo a maquiagem da namoradinha 🥰
- xena dizendo que tinha uma ideia e depois o gurkhan chamando a gabby pra se juntar a eles na cama 👁️👄👁️
- elas libertando as outras mulheres no harém 😭

Episodio 6x5 - Nota 7.5 2021-12-28 17:00:56

x: i felt that way once. i felt there was nothing left to live for. i was tired and hurting, and i just wanted it to end.
g: what changed it for you?
x: you did.
g: i guess we've come full circle, huh?

"gabrielle, in everyone's life, there's something that goes beyond the greater good. that's what you are in my life" 💕

Episodio 6x6 - Nota 7.5 2021-12-28 18:20:54

g: all right. xena, i have a last wish.
x: then i don't want to hear it.
g: no. i'm serious. you don't want to know?
x: what is it then?
g: i don't want to be buried with the amazons.
x: all right. well, in 50 years, when the time comes--
g: xena, i wanna lie with you, with your family... in amphipolis.
x: what about your family?
g: i love them, but i'm a part of you. i want it to be like that forever. i love you.

"any path is okay, xena, as long as it's with you" 🥺

ótimo ep pra fechar esse mini-arco em que gabrielle finalmente aprende a lidar com seus erros (e as consequências deles); amo esse desenvolvimento - e que jornada tem sido, gabrielle evoluiu demais! 💕

Episodio 6x7 - Nota 7 2021-12-28 21:28:32

um dos meus arcos favoritos, amo esses eps inspirados pela mitologia nórdica 💕

Episodio 6x10 - Nota 8.5 2021-12-29 17:27:34

teve fan service pra tudo quanto é gosto! melhor filler 💕

Episodio 6x11 - Nota 7.5 2021-12-29 18:07:06

gabby apareceu pouco porque esse ep foi dirigido pela renée 💕
gostei dessa vibe sombria; bem pesados esses "joguinhos" do morloc... e tudo isso sem motivação, só pelo prazer do sofrimento alheio mesmo. pode parecer um motivo "raso", ou que o personagem tenha sido pouco desenvolvido, mas alguns personagens simplesmente são assim (por mais irracional que possa soar)...

Episodio 6x13 - Nota 8.5 2021-12-29 20:24:55

- xena reclamando porque tavam mexendo nos seios de gabby!!!!!!!!
- gabby muito advogada de xena 🥰
"not the kind of words you'd expect to hear from eve, the messenger of eli" gaitei d+
- coitada da gabby vendo aquele compilado de cenas de xena com ares 🙈
- o sorrisinho da gabby depois de finalmente perguntar qual era o plano 🥰
- tava sentindo falta da aphrodite nesse ep, mas claro que ela não poderia ficar de fora! no final, só faltou aparecer a callisto 🥺
- mesmo sem o poder do amor no mundo, o elo entre xena e gabrielle não se quebrou 😭 EU AMO UM (1) OTP
- o nigel enrolou tanto pra fazer a pergunta que acabou a bateria... mas vamos lá, mesmo se você ignorar todos os eps anteriores e focar só nessa cena, a própria reação das duas diz muita coisa. num determinado momento xena até fica toda acanhada, com um sorrisinho de lado igual ao que ela dá quando gabrielle lê o poema encomendado a sappho em "many happy returns"...
- embora seja um fillerzão com um formato pouco convencional pra série (mas não é o primeiro ep - nem o último - a ter elementos de um tempo diferente inseridos em outra época), gosto do ep porque além de entreter - e muito! -, também resolve questões trazidas de eps anteriores. se já havia um desequilíbrio no mundo sem guerra, a coisa só piorou no mundo sem guerra E sem amor. xena, por ter causado toda essa confusão em primeiro lugar (embora ela não tenha diretamente interferido nas divindades de ares e aphrodite, o caos começou quando ela foi matar todos os olimpianos), sentiu-se no dever de consertar e assim o fez, apesar do pé-no-saco do nigel. embora fosse ser divertido ter ares e aphrodite mortais até o final da série, o mundo não poderia continuar desbalanceado.
além disso, também gostei bastante das aparições e dos comentários de personagens secundários (o charon, por exemplo, é sempre uma figura!), legal entrar em contato com outros pontos de vista acerca da figura de xena.

Episodio 6x14 - Nota 7.5 2021-12-30 00:34:10

- que legal ver as amazonas todas no mesmo lugar 💕
- interessante aprofundarem um pouco da eve enquanto "livia", só mostra o quão profunda foi a mudança dela...
- ares não muda mesmo, né, ele próprio admite isso... depois daqueles eps dele como um mortal, você ainda pensa que ele aproveitaria essa "nova chance", mas como ele mesmo disse, é o que ele faz (e mesmo assim continua sendo bobinho pela xena, ao ponto dele aparecer sempre que ela chama - vai entender, né)
- gabby e xena fazendo de tudo pra salvar a filha 🥺
- quando xena tava cuidando da gabby depois do nocaute tocou aquela trilha da crucificação DEFINITIVAMENTE NÃO SUPEREI
- essa luta xena x varia me lembrou muito as primeiras temporadas (especialmente aquela contra a callisto em que as duas estão em escadas, ou aquela contra o draco logo no primeiro ep). por falar em varia, não sei qual o potencial que marga viu nela, exceto pelo fato de ser uma exímia lutadora - que é justamente o que lhe dá credibilidade entre as amazonas -, ela não tem nenhuma outra qualidade que a possa destacar como uma líder em potencial. nesses 2 eps em que ela aparece, só vemos ações compulsivas - e que, sem a devida intervenção, poderiam levar até ao extermínio total da tribo. tanto é que uma aliança com o deus da guerra (algo meio hilário pras amazonas, que sempre foram bem autossuficientes, não importa quão crítica fosse a situação) partiu justamente dela.
- essa despedida da eve acaba não sendo tão marcante (ou verossímil) já que ela passou alguns eps sem aparecer e, principalmente, sem sequer ser mencionada... porém, não deixa de aprofundar a dimensão da maternidade de xena e gabrielle, já que situações como essa (o filho saindo de casa e indo trilhar seu próprio caminho) são comuns e bastante sentidas por mães.

Episodio 6x15 - Nota 8.5 2021-12-30 01:26:07

- a cyane iii dizendo que se devesse dinheiro tinha mais chance de sobreviver 🤣
- xena pulando pela janela e levando um dos guardas junto!!!!!!!!
- esse ep foi um grande teste pra gabby enquanto líder em situações de guerra - principalmente considerando que ela tava liderando as amazonas, um grupo onde ela encontrou pertencimento, de certa forma. aquela decisão (que ao momento lhe pareceu certa) de deliberadamente mandar uma das amazonas direto pra morte mostra o quanto a gabby vem numa constante de crescimento e amadurecimento. aliás, interessante pensar em como essas duas últimas temporadas, com uma gabby mais atuante (até mesmo questionando sobre ser somente uma sidekick) e tendo de tomar mais decisões, de certa forma prepara pro que vai acontecer lá na series finale.
- mais uma vez, um ep muito bem produzido, evocando todo o horror da guerra. para além da parte gráfica (sangue, explosões), gosto como não pouparam as personagens: quem não morreu, com certeza saiu traumatizado. tanto é que a própria gabby admite se sentir mais e mais perdida a cada nova batalha. esse ep fez um bom trabalho em não "amenizar" a realidade da vida que xena e gabrielle levam; ainda que no final elas saiam vitoriosas (ao menos, em 99% dos casos, heh), há sempre um preço - seja físico, seja psicológico - a ser pago.
- varia mais uma vez caindo em conversinha de um oponente direto... quando é que ela vai aprender? pior, cadê o desenvolvimento? 🤡
- não bastasse o bellerophon, ainda tinha tubarões????????
- o plano de atrair a luta pra floresta, onde as amazonas tinham a vantagem de se esconderem melhor e não ter de lidar com as catapultas 💕
- quem diria que o filho de artemis seria tão chato, já foi tarde!

Episodio 6x16 - Nota 7.5 2021-12-30 21:17:40

- ai sei que esse ep é bem nada a ver, chega até a parecer fic de AU, mas eu ri demais, puro suco do fanservice 🤣 além do quê, essa questão dos clones gerou muito burburinho na época em que a série tava sendo gravada, claro que eles encaixariam isso na primeira oportunidade.
- a clea dizendo que ia mostrar uns eps da série da ellen (degeneres) pras duas; à essa altura até os escritores estão corroborando as teorias dos fãs...
"i like the one who plays me. she's kind of sexy"
- ela faz a arma delah 💁‍♀️
- gabby abraçando xena na hora da explosão 🥺
- as duas no táxi!!!!!!!!

Episodio 6x18 - Nota 9 2021-12-30 22:43:49

"(...) while xena gets to ride off into the sunset with her girlfriend" 🤷
- o cara tem xena mas prefere a alti, vai entender, né...

x: do you really believe that kind of love exists?
g: it's what we all dream about, isn't it? someone who looks so deeply into our soul that... they'd find something worth dying for.

- elas se olhando na sacada 🥺
- já gostam de cortar o cabelo da gabby, né asjkajsk
- A CRUCIFICAÇÃO DE NOVO 😭😭😭
- mesmo com caesar oferecendo tudo que xena poderia querer, ele deixou de fora um detalhezinho, né... e que fecho foi esse "but if you kill her, i will dedicate this life to changing things back to the way they were. and i can do it, because we both know i have many skills."
- e xena, mesmo podendo, sei lá, forçar gabby a se lembrar de quem elas realmente são, preferiu livrá-la da morte e deixar que ela fosse viver como dramaturga, bem longe de toda a loucura de roma... amo como o elo delas, além de outras coisas, também é bastante altruísta.
- gabby salvando o dia dessa vez! 💕

Episodio 6x19 - Nota 9 2021-12-30 23:35:12

- gabby tentando descobrir qual era o presente dela, tão fofinha 🥰 e as pegadinhas de xena!!!!!! são muito casalzinho
- qualquer oportunidade de envolver peixes na história, xena tá aproveitando ajskasj
- aphrodite!!!!!! sempre aparece em eps especiais, achei uma decisão muito acertada, ainda mais considerando a importância desse.
- esse ep lembra muito as primeiras temporadas, sem tantas mortes e drama e insegurança, sem ter de se preocupar se elas estavam mortas de verdade ou não (porque até então, não importava quão forte fosse a porrada, no próximo ep já tava tudo bem)... esse ep é a cara da série, tem uma narrativa com lutas e um problema a ser resolvido, mas também não deixa de mostrar um pouco da relação de xena e gabrielle. um verdadeiro presente pros fãs!
- e essa cena final? simplesmente indescritível. amo como xena fica toda bobinha quando dá o poema, e, enquanto gabby lê, ela fica 100% sem graça, aparentemente morrendo de timidez (mesmo depois de tudo que elas passaram, rs), porque aquelas palavras, embora tenham sido escritas por sappho, não deixam de descrever como a própria xena se sente em relação a gabby também. tudo nessa cena foi tão bem feito, não é a toa que é uma das cenas mais simbólicas da série 💕

Episodio 6x21 - Nota 9 2022-01-01 15:34:35

- akemi falando a mesma coisa que a gabby no 1x01 😭

- a: in our country... women are forbidden to own katana.
x: well, they're just gonna have to get used to it, aren't they?

- embora a princípio xena não saiba do quão grave é essa situação, gosto como ela vai preparando suas últimas horas com gabby quase como se fosse um teste final sobre as habilidades da barda, considerando que ela vai continuar essa jornada "sozinha" :(
ainda em higuchi, ela dá total prioridade às escolhas de gabby, ouve as ideias dela para salvar aquele povo. e tudo isso até então sem ter noção de que ela realmente teria de se sacrificar... quando as 40 mil almas são mencionadas, esse último teste acaba se encaixando como uma luva. enquanto derrota yodoshi e liberta as almas, xena também está dando chances para gabby tomar suas próprias decisões no campo de batalha, e tudo isso sozinha - já que assim ela terá de seguir daqui pra frente.

- "the snow melts... flowers fade... and i pass... as all things do. but time and love, they go on."

g: why are you doing this?
x: gabrielle... if i only had thirty seconds to live... this is how i'd want to live them: looking into your eyes.

uma parte já foi, agora vamos pra choradeira do final... e pensar que no começo do ep elas estavam dispostas a partir para bem longe da grécia (o que acaba acontecendo, mas não como planejavam), talvez viver a vida doméstica que a gabby queria lá no 5x17...

Episodio 6x22 - Nota 9.5 2022-01-01 17:14:36

- xena escondendo a armadura, o paralelo com o 1x01 😭 depois ela lutando, toda ensanguentada depois das flechas terem acertado... e mesmo assim ela só consegue pensar em gabrielle, grita o nome dela no meio dessa confusão toda...
- gabby achando o chakram todo ensanguentado 😭
- "you're my whole life, xena. i won't lose you"
- xena apresentando gabby a akemi como sua "alma gêmea", diferente de todas as outras vezes na série, quando gabby era sempre uma "amiga"...
- as duas juntinhas enquanto a gabby estava sendo tatuada...
- só imagino o sofrimento que deve ter sido pra gabby ver o corpo de xena decapitado... de todo modo, que guerreira a gabby se tornou, conseguindo amalgamar o conhecimento das técnicas de xena com sua própria personalidade, que é ímpar. lindo demais aquele duelo na chuva; amo como ela ficou quietinha esperando os movimentos do oponente e quando ele finalmente a atacou, ela conseguiu se esquivar e podia até dar o troco, decapitando-o também... mas gabby é boa demais pra recorrer a isso.
- os últimos minutos, é impossível comentar qualquer coisa sobre... sim, se gabrielle tivesse optado por reviver xena (e as outras 40.000 almas que se f*dam), iria totalmente contra o que a série nos ensinou nessas 6 temporadas. o problema é que, primeiro, ninguém sabia disso que aconteceu em jappa até o 06x21. os escritores literalmente inventaram isso pra dar um final grandioso (e, no final, de partir o coração também) pra série, quando poderiam simplesmente optar por um ep clichêzão e fofinho como "many happy returns". segundo, depois de tantas mortes (que no final não duraram), nós, fãs, ficamos decepcionados, sim, com um final que envolve só a morte de xena. se fosse pra matar alguém, que as duas morressem juntas, ao menos. embora gabby sempre vá contar com a presença de xena, essa presença não deixa de ser limitada, e, o que será da vida da barda daqui pra frente? é muito injusto.
de novo, dá pra entender, sim, o rumo que a série tomou e o final que foi escolhido. só não dá pra aceitar - principalmente quando, em outras ocasiões, xena e gabrielle (ou até outros personagens) sempre encontraram "brechas" para que elas voltassem à vida. nem precisava ser algo tão verossímil, né. mas o que está feito, está feito; seguindo a linha de raciocínio da série, não existe final melhor do que saber que xena e gabrielle viveram diversas aventuras ainda em vida, sem arrependimentos, na companhia uma da outra.
- o que fica de bom é poder revisitar essa série sempre que possível, além de histórias que te fazem ir de um extremo ao outro em muito pouco tempo, xena: warrior princess conta uma das histórias de amor mais lindas de toda ficção (e só minha opinião importa, rs). o amor dessas duas é lindo, é forte... e é também altruísta, como foi visto no final. um amor tão puro em si mesmo ao ponto de abdicar seus próprios interesses pelo bem dos outros.
- enrolei o máximo possível pra rever esses 2 eps finais, heh... apesar de saber como essa história termina, sempre dói de todas as maneiras possíveis ver xena se dissipando com o pôr do sol, enquanto gabrielle fica ali completamente sozinha. porém, acho que a cena final, no barco, pode até servir de alento para alguns. apesar de ser triste ver gabby sozinha, mostra que ela, de certo modo, seguiu em frente, a aventura continua. e o fato de xena lhe dar um beijo e ela conseguir sentir só mostra (pela milésima vez na série, rs) que o elo das duas é tão forte, desafiando até barreiras físicas/espirituais. esse beijo, inclusive, embora não tenha sido nos lábios como o outro, me parece bastante genuíno por parte de xena, tanto é que depois ela fica toda sem graça quando gabby olha pra ela.
- e sobre o beijo!!!!!!! em si, amo a simbologia dele (gabby estava dando não só água, mas a própria vida a xena) e o quanto ele foi encaixado nesse ep de uma maneira ambiciosa, levando em consideração o contexto. sim, gabby estava no meio do nada, sem nenhum copo ou qualquer coisa do tipo pra levar a água, sem falar na ameaça constante de yodoshi, que podia simplesmente quebrar o utensílio (e ele até tentou, quando a atacou). ela podia também simplesmente levar um punhadinho nas mãos, mas, de novo, pouca segurança. então esse beijo acabou casando super bem com as necessidades dos escritores, pois agrada(?) tanto a quem quer vê-las como um casal, como a quem não as vê assim (que entende que o beijo só foi necessário pra que a água não se perdesse).
e eu não poderia deixar de ressaltar o quanto renée e lucy entregaram demais (como sempre) nessa cena. já é redundante falar isso, ainda mais considerando que esse ep foi feito mesmo pra ser uma superprodução e se destacar dos demais. mas na cena do beijo em específico, as duas atrizes foram além, conseguiram captar e entregar em cena bem mais do que o script previa.
- enfim, quando começa a passar os créditos, impossível não ficar um tempo olhando pro teto sem saber o que fazer em seguida. xwp é uma série clássica, robusta, e que, errando ou acertando, sempre foi comprometida em entregar bons eps. a série sempre foi levada a sério por quem trabalhava nela, tanto é as várias vezes que lucy se machucou enquanto gravavam. sempre dou um desconto considerando que é uma série spin-off, dos anos 90, com certeza teve muitas limitações não só no processo criativo, mas na própria execução também. mas não deixa de ser marcante pra todo mundo que se permite ser encantado pela história de xena e gabrielle.

(acabei minha maratona de rewatch já sabendo que não vou demorar muito pra voltar a essa série, rs. sempre vai ser #1 no meu coração, não importa quantas séries eu assista depois.)

(e no final, o que alti disse no 06x18 realmente se concretizou... a barda não conseguiu salvar seu anjo caído.)


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

nanda ⚢

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries