IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Stateless By Jean Marc





Episodio 1x1 - Nota 7.5 2020-07-10 00:16:27

É perceptível que a série apelará muito para o fator sentimental/emocional da coisa - o assunto é naturalmente carregado disso -, mas achei que teríamos uma melhor construção narrativa em torno dos personagens principais, pois focou muito na Sofie e deu pouco tempo de tela para os outros.

É evidente que o plot misterioso de como ela foi parar ali moverá boa parte do enredo, mas a despeito de perceber o “suspense” proposital, achei as narrativas bem confusas.

Continuarei porque gosto do assunto e adoro a Yvonne atuando.

Episodio 1x2 - Nota 8 2020-07-10 00:31:09

Eu curti a premiere com algumas ressalvas devido a narrativa, mas esse episódio melhora esse aspecto introduzindo novos personagens e a real tentativa bizarra da Sofie. O mais interessante é que ela está fingindo muito bem o sotaque!

Nós sabemos que os países - principalmente os que possuem o “american dream” - devem ter um protocolo e um centro de imigração para esse tipo de problema. A questão é, por que ser tão desumano assim? Acho interessante como o personagem amigo do Ameer ironiza e consegue rir da situação dizendo: “because we’re terrorists”.
São dois extremos muito tristes em nosso contexto global: Os que dizem ingenuamente ou sem qualquer tipo de estudo de caso, “abram as fronteiras e deixem todo mundo entrar; e os outros toscos que sonham em construir muros.

O início de uma melhoria é tratar com o mínimo de dignidade. A cena do guarda que eu não sei o nome tirando o balanço é muito dolorida. Pois ele tinha a boa vontade de fazer o mínimo para tratar o pessoal com dignidade e respeito. E infelizmente o que acontece nesse caso é, ou o sistema puxa o cara, ou ele desiste.

A série está interessante, e as intersecções com o background da Sofie continuam muito boas. A cena com Ameer é triste e dolorida demais :(

Episodio 1x3 - Nota 7 2020-07-11 12:19:19

O Dilema do Cam valeu o episódio. De resto foi bem mais ou menos.

O que aconteceu com Ameer e Mashin?

Episodio 1x4 - Nota 8.5 2020-07-11 12:32:52

Muito bem pontuado!

Episodio 1x4 - Nota 8.5 2020-07-11 13:03:22

Vejo o pessoal pesar somente um lado em um assunto tão complexo. Uns gritam: “abram as fronteiras, amamos os refugiados” até se depararem com alguma invasão ou atrocidades cometida pelos mesmos. Por outro lado, é absurdo ver como é horrível e desumano o controle e centro de imigração dos países que possuem o “American dream”, e mesmo assim, não chega perto do sofrimento que o pessoal passa pra chegar lá. Ou seja, a despeito de ser desumano, os refugiados sabem que é muito melhor ficar ali aguardando um visto do que voltar para a sua realidade.

A cena da moça falando pra Clare “eu aguento sua tortura” é chocante e muito forte. Como eu imaginei, a série apela mais por esse lado bem sentimental da coisa, mas sem construir bem os personagens. Essa cena - que foi boa - seria muito melhor, com uma construção narrativa mais bem feita, a qual levasse a esse momento avassalador.

Acho que o episódio poderia ter dado mais atenção ao segundo dilema do Cam, que tem se mostrado um personagem muito bom mas com pouco tempo de tela - apesar de adorar a Yvone, acho que o foco todo fica muito na Sofie, em vez de explorar melhor o Ameer, Cam, Clare, a moça que fugiu junto com os caras do telhado, etc. O assunto rende muita coisa, e a série peca muito na sua construção narrativa dos personagens, uma vez que a ideia seria mostrar várias histórias e contrapontos para entrelaçarem.

Voltando ao Cam, eu acho que foi uma decisão muito coerente com o que o personagem apresentou. Achei muito interessante o diálogo dele com a esposa, buscando uma solução para o seu dilema. E como é importante aquela fala de sua esposa, pois, mesmo que motivada a não perder sua estabilidade, ela está corretíssima. A verdade vale só quando beneficia um lado? Sua responsabilidade ali, tanto como cidadão e funcionário, era denunciar o local. Infelizmente. Ele foi coerente com sua primeira decisão de falar a verdade, mesmo que perdesse o emprego e fizesse a megera também perder - ela me lembra muito a diretora do filme Matilda, hahaha! A fuga dos refugiados só reforçam o tratamento que já é horrível, mas que pode ficar pior e ainda atrasar o visto ou causar uma deportação. E quem paga são os próximos que chegam, que não tem nada a ver com isso, mas entrarão no loop.

Pra mim, a série tenta passar como está todo mundo errado nesse ciclo vicioso. É óbvio que nossa empatia fica muito mais com os refugiados, e deve ser assim. Afinal, eles estão fugindo de um sistema caótico de guerra, perseguição, e boa parte deles, do domínio religioso tirânico islâmico - que anda bem romantizado no ocidente. Talvez seria bem diferente se um país como Austrália ou EUA, tivesse um centro realmente estruturado para receber essas pessoas desesperadas em sair de uma realidade desumana, até conferirem sua identidade, história, e finalmente conceder o visto para a moradia. Mas estamos longe de alcançar uma boa política de recepção e controle de imigrantes.

Ps: Pessoal de Governador Valadares que vai ilegal para os EUA com coiote tem que ser deportado mesmo, rs.

Episodio 1x5 - Nota 8 2020-07-12 01:37:46

É um ciclo vicioso de tensão e sofrimento. Cada qual reforça o que acontecerá ao próximo. Muito forte!

Episodio 1x6 - Nota 8.5 2020-07-12 01:50:11

Foi uma boa jornada de fortes emoções, principalmente com o final sensível. Eu esperava um melhor desenvolvimento do roteiro e um foco mais preciso no Ameer, Cam e os outros refugiados, uma vez que a história se propõe a entrelaçar histórias, mas ao mesmo tempo parece usar a Sofie como um foco principal e os desdobramentos do convívio dela.

Mas apesar desses fatores terem me incomodado um pouco, eu gostei da minissérie. Ela consegue passar muito bem o drama e as coisas chocantes que se propõe. Creio que seria mais poderoso ainda se tivéssemos um roteiro menos confuso e mais delineado ao traçar cada história per si, para depois entrelaçar as mesmas.

O tema é muito pertinente e sempre nos fará pensar. Precisamos muito de uma política de imigração equilibrada, que seja humana e digna ao controlar e “hospedar” tantas pessoas que fogem de seus países por inúmeros motivos, e muitos deles, por causa de perseguição e guerra. Estamos longe disso, e é exatamente por isso que Stateless consegue alcançar seu objetivo trazendo a tona este importantíssimo debate!


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Jean Marc

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries