IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Severance By Bruna





Episodio 1x1 - Nota 9.5 2022-02-19 04:40:01

Qual o nome que se dá pra arte de fazer um piloto tão eficiente como esse? Todas as caixinhas foram devidamente ticadas! Modelo narrativo, tom e universo da série muito bem apresentados, conflito central e trauma do protagonista introduzidos logo de cara, equilíbrio magistral entre entrega e suspensão de informações pra despertar a curiosidade do espectador… Tudo feito sem recorrer a um monte de explicações desnecessárias e nem comprometer a ação! Teve só um momentinho na cena do não-jantar que achei que houve uma exposição um pouco dispensável, mas ok, entendo que pode ter sido pra situar quem estivesse um pouco confuso.

E que trabalho de direção fantástico do Ben Stiller, hein?! Deu pra sentir bem o quanto cada elemento inserido aqui foi meticulosamente pensado e utilizado com muita criatividade. Fiquei babando com essa fotografia e esse design de produção intrigantes e lindíssimos que me chamaram a atenção logo nas primeiras cenas. Da paleta de cores à trilha sonora, passando pelos planos, enquadramentos, iluminação etc, fica nítido como tudo é muito bem aplicado pra criar essa atmosfera sufocante e repetitiva dentro da empresa e pra passar uma sensação quase constante de solidão e melancolia. Acho que esse piloto conseguiu atingir o seu objetivo: deixar o espectador perturbado (e super curioso)!

E ainda tivemos essa reflexão sobre a dificuldade de se encontrar um equilíbrio entre vida pessoal e profissional que já foi jogada no nosso colo sem dó nem piedade. A metáfora da gangorra foi genial na sua simplicidade, eu amei! Fui completamente hipnotizada, além de um verdadeiro espetáculo visual, isso aqui foi uma aula de roteiro bom. Ainda não entendo muitas coisas e não sei muito bem o que eu tô assistindo, só sei que quero mais!

Episodio 1x1 - Nota 9.5 2022-02-19 05:12:09

Siiim! Também senti uma mega vibe Mr Robot! Até fui ver se tinha dedinho do Sam Esmail por trás. Ben Stiller mandou muito!

Episodio 1x1 - Nota 9.5 2022-02-20 22:11:20

Oi! Acontece duas vezes, a primeira por volta do minuto 22, quando o Mark e a Helly estão naquela sala onde ela acorda. Ele diz algo do tipo “Vamos falar de algo que você conhece: o equilíbrio entre vida e trabalho. Imagine-se como uma gangorra…” logo antes da Helly tacar o aparelho que tá em cima da mesa na cara dele e tentar fugir. E depois ele tenta de novo (~ minuto 24), “A vida, como uma gangorra, requer…" mas é interrompido mais uma vez. Eu achei interessante porque ele nem chega a completar a metáfora, só diz o suficiente pra ilustrar o que ele quer falar sobre aquele equilíbrio e deixa o espectador ainda mais curioso pra saber o que a série tem pra dizer sobre isso (quer dizer, foi o que eu entendi, mas pode ter sido só viagem minha 🤡).

Episodio 1x4 - Nota 9.5 2022-03-05 18:24:11

Socorro, essa série só melhora! Por um lado eu queria maratonar a temporada inteira numa sentada, mas por outro eu curto muito mais degustar um episódio por semana e sinto que o mistério da trama se beneficia demais disso. Obrigada, Apple TV, por me entregar essa obra de arte na dose certa!

Estou completamente obcecada por aquela track de piano da abertura, fico toda arrepiada toda vez que toca durante os episódios! E esse uso de cores, mano? Praticamente tudo dentro da empresa, desde as roupas dos funcionários aos lápis em cima das mesas, é em tons de verde e azul. Fiquei pensando no porquê e, seguindo o simbolismo dessas cores, acho que é pra passar pra nós, espectadores, a mesma sensação que a Lumon quer passar pros funcionários: de que ali é um ambiente de serenidade, harmonia, união, confiança… Só que a gente já sabe que tudo isso não passa de fachada e, como cores frias em geral também são usadas pra passar sentimentos de melancolia, solidão, tristeza, etc, talvez o uso delas também seja pra transmitir essa ideia do outro lado da moeda: que tem algo muito deprimente e macabro acontecendo por trás dos panos.

O ápice desse episodio foi a cena da resposta da outie da Helly. Simplesmente fenomenal! Eu soltei um sonoro "C*ralhooow!" quando ela mandou aquele "I am a person. You are not." Me deixou pensando sobre os motivos pelos quais tanta gente (me incluo nessa) passa anos, décadas, às vezes uma vida inteira num emprego que odeia. A forma como essa série tá ilustrando isso é sensacional. É realmente como se a gente se odiasse e quisesse punir uma parte de nós mesmos nos submetendo a uma tortura dessas. Ou às vezes é puro escapismo, como já sabemos que é o caso do Mark, que escolheu aquilo pra fugir do luto e da solidão. E agora estamos começando a descobrir as motivações da Helly... Isso contrastado com aquela passagem do livro do cunhado no final (“Your job needs you, not the other way around.") foi *chef’s kiss*

Episodio 1x5 - Nota 9.5 2022-03-13 01:40:05

Maaano, escuta aqui o que eu vou te dizer. Entendo que esse ritmo slow burn pode não ser muito apelativo pra muita gente (eu amo, então sou suspeita pra falar), mas tô começando a sentir que essa série pode ser uma verdadeira obra-prima. A fórmula é perfeita: premissa única, enredo viciante, escrita afiada, elenco excelente, fotografia maravilhosa e direção impecável.

Com isso, Severance tem tudo pra, no mínimo, ser uma das melhores produções de 2022 e se tornar o carro-chefe da Apple TV. A temporada tá longe de terminar e eu posso morder a língua e me decepcionar até o final, mas meus instintos de seriadora assídua me dizem que essa construção lenta e meticulosa vai ter um payoff de tirar o chapéu.

Episodio 1x5 - Nota 9.5 2022-03-13 16:22:32

Siiim, eu ia comentar sobre isso! E a mudança de expressão no rosto do Mark? Eu voltei e assisti a cena umas 5 vezes de tão boa que foi. Sinto cheirinho de Emmy vindo pro Adam Scott.

Episodio 1x5 - Nota 9.5 2022-03-15 21:58:00

O que faz você ter essa sensação, amiga? Pergunto por curiosidade mesmo, porque você não é a primeira pessoa que eu vejo falar isso. Eu sinto que tá tudo se desenvolvendo tão bem, mas vai ver eu tô só deslumbrada com o tema e a estética da série, rs.

Episodio 1x5 - Nota 9.5 2022-03-17 00:04:38

Entendi. Realmente, se segurarem tudo pra dar todas as respostas de uma vez no último episódio vai ser zoado mesmo. Sigo na fé que não!

Episodio 1x6 - Nota 9.5 2022-03-18 16:13:40

A cada episódio essa série me faz pensar que ela pode ser muitas coisas: um mergulho profundo e perturbador na questão do equilíbrio entre vida pessoal e profissional, uma sátira de local de trabalho, uma reflexão sobre luto e solidão... Eu li uma crítica que falava da forma como a série captura artisticamente a experiência de se enterrar no trabalho enquanto o mundo desaba ao nosso redor, o que é mais uma coisa interessante a se pensar. Também tô amando apreciar como cada plano e enquadramento parecem ser calculados, polidos e escolhidos com precisão cirúrgica. Severance parece saber exatamente o que quer ser esteticamente, e eu acho isso fascinante.

A essa altura já dá pra perceber que esse é o tipo de série que provoca o espectador a decifrar seus enigmas enquanto vai oferecendo informações a conta-gotas. Não é uma série pros mais impacientes e/ou desatentos! Eu reparei que, logo no início, quando a Harmony tá rezando em frente àquele tipo de altar de adoração, além de muitas outras pistas sobre ela, aparece um pequeno cartaz antigo (é cartaz aquilo?) que diz “Lumon Industries - High Quality Pharmaceutical Interventions”. Tá aí mais uma peça pra gente ir montando esse quebra-cabeça! Será que os cabritos do episódio anterior podem ser pra teste de produtos farmacêuticos? E como os misteriosos números se relacionariam com isso?

Você sabe que tá assistindo um mistério bem escrito quando, em vez de fazer o espectador pensar coisas como “Isso não faz sentido”, todas as perguntas que ele levanta são do tipo “Eu quero muito saber o que tá acontecendo” (tenho visto uns suspenses ultimamente que falham muito nesse quesito). Tô achando fantástica a forma como a série vem distribuindo novos pedacinhos de informações, uns que aguçam ainda mais nossa curiosidade, outros que nos permitem uma compreensão mais ampla do todo.

Esse episódio me passou um pouco aquela sensação de estarmos chegando naquele meio de temporada, onde o ritmo dá mais uma desacelerada. Apesar disso, o roteiro foi tão competente em manter a tensão crescente e começar a introduzir algumas respostas, que eu sinto que a "lentidão" só contribui pro tom misterioso que a série se propõe a ter. Eu quero mais!

Episodio 1x7 - Nota 9.5 2022-03-27 18:34:34

Como assim, amiga! Esse episódio e o anterior foram basicamente de exposição! Parece que só faltam mais dois episódios pra terminar a temporada e a série já foi renovada, então não dá pra esperar que os mistérios principais sejam solucionados agora. Mas fora os ganchos que têm que ser deixados pra próxima temporada, acredito que continuaremos tendo muito mais respostas do que perguntas até o final desse arco. :)

Episodio 1x7 - Nota 9.5 2022-03-27 19:57:09

É impressão minha ou os episódios que são dirigidos pelo Ben Stiller têm sido os melhores? Isso aqui foi excelente e altamente ambicioso! Tivemos desenvolvimento de personagem, novas respostas, pontos começando a ser conectados, plot twists, expansão da mitologia da série e terreno sendo preparado pro conflito da próxima temporada (que, aliás, já tá confirmada, yay!)

Além disso, fiquei pensando nas falas da moça misteriosa no começo ("You brought him into this world without his permission, based on your own desire for emotional convenience.") e do Irving pro Milchick na cena da despedida do Burt (“You’re not severed. You walk out of here with your memories. You carry them home with you every night. No one can rip them away from you, snuff them out like they never existed. Like you never existed.”) Diálogos muito bem escritos que parecem ser parte de mais uma mensagem interessante: Esquecer pode ser uma conveniência, mas lembrar é um luxo.

A única coisa que me incomodou foi a pequena conveniência de roteiro quando o Mark disse que sabia onde ficava a sala de segurança porque o Petey tinha mostrado pra ele. Espero que essa carta do “Eu sei porque o Petey me mostrou/contou” nunca mais seja usada de novo. Severance é engenhosa demais pra ficar recorrendo a esse tipo de recurso preguiçoso, não curti. Ainda assim, episódio simplesmente espetacular.

Episodio 1x8 - Nota 9.5 2022-04-02 00:34:45

Amei como em poucos minutos e sem nenhuma palavra, a série mostrou o suficiente do outie do Irving pra nos dar algumas respostas sobre ele (e, claro, levantar mais perguntas). Então aquela sujeira que o innie encontrou embaixo das unhas era tinta e os sonhos com a gosma preta eram resquícios da obsessão do outie com aquelas pinturas?

Isso implicaria a possibilidade dos chips não serem 100% eficazes ou, no mínimo, de ter algo errado com o do Irving, já que tem informação vazando no subconsciente dele. O innie sonha com a tinta enquanto o outie - e aqui eu tô meramente teorizando - tenta desesperadamente resgatar uma memória daquele corredor escuro com a porta no final? Ahhh quero respostas imediatamente!

Apesar de ter demorado um pouco pra engatar, achei que o ritmo desse episódio sustentou muito bem o crescendo de tensão que foi se construindo. Foi um ótimo setup pro finale, só espero que entreguem tudo que prometeram. E chamaram Satanás em pessoa pra escrever esse cliffhanger, né? Isso é pura tortura com o pobre do espectador, mano! Essa semana vai demorar um mês pra passar.

Episodio 1x9 - Nota 10 2022-04-09 22:29:42

Que jornada, meus amigos! Passei o episódio inteiro na beirada do sofá gritando com a TV. Perdi TUDO quando o Mark deixou escorregar aquele “Thanks, Ms. Cobel.”

Absolutamente tudo nesse episódio funciona. Amei como foram feitas as rotações entre as cenas das experiências dos innies no mundo dos outies, a cada corte a tensão se intensificava um pouco mais. Ben Stiller merece uma salva de palmas por mais uma direção espetacular. E essa trilha sonora maravilhosa? Alguém mais notou o tic-tac do relógio ao longo do episódio?

Esse finale foi o clímax perfeito pra toda a construção que veio antes. A temporada foi sensacional do início ao fim e esse episódio teve tudo que um final de temporada deve ter: emoção, angústia, drama e entusiasmo pra próxima parte. Já tô sofrendo com a espera pela continuação!


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Bruna

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries