IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Game of Thrones By Allan Veríssimo





Episodio 1x1 - Nota 10 2019-02-06 18:31:53

Aviso: faltam 67 dias para a estreia da temporada final de Game of Thrones. Se você começar a assistir a série hoje (6 de fevereiro), assistindo um episódio por dia, terá conseguido assistir a série inteira antes de 14 de abril.

Episodio 1x1 - Nota 10 2019-02-09 23:55:30

Curiosidades:

- Esse episódio que vocês assistiram é na verdade a segunda versão do piloto. O piloto original foi dirigido por Thomas McCarthy (diretor de “Spotlight”) e gravado em 2009 com alguns atores diferentes: Catelyn Stark foi interpretada por Jennifer Ehle, Daenerys Targaryen por Tamzin Merchant e Waymar Royce por Jamie Campbell Bower (também gravaram uma ponta do escritor George R.R. Martin como um dos convidados no casamento de Daenerys).
Esse piloto foi quase que inteiramente regravado meses depois por causa das reclamações dos executivos da HBO nas sessões-testes: mais especificamente, o fato do episódio não esclarecer em momento algum que Cersei e Jaime eram irmãos. Não se sabe porque as atrizes originais não retornaram.
Algumas cenas desse piloto original ainda estão presentes na versão final: Ned e Robert nas criptas de Winterfell, a conversa de Ned e Benjen no banquete, os enquadramentos de Sansa na cena em que ela conversa com Cersei e Catelyn, e a cena de Tyrion e Sandor Clegane conversando no pátio de Winterfell, enquanto Ned e Robert se preparam para a caçada. É possível claramente ver algumas diferenças: Tyrion está claramente mais loiro, a maquiagem de Clegane está diferente, assim como o penteado de Ned, e até mesmo o cabelo de Theon está loiro ao invés de moreno.
- Esse é o único episódio da série que usa legendas para identificar as locações.
- Nos livros, os personagens são muito mais jovens: Ned e Catelyn estão na faixa dos 30 anos. Tyrion tem 24 anos. Jon Snow tem 14 anos, e Daenerys tem 13 anos. Sansa, Arya e Bran, tem respectivamente, 11, 9 e 7 anos.

Episodio 1x1 - Nota 10 2019-12-23 15:55:19

"Rostos surgiram na janela acima dele.
A rainha. E agora Bran reconhecia o homem a seu lado. Eram tão parecidos como reflexos num espelho.
- Ele nos viu - disse a mulher com voz esganiçada
- Pois viu
Os dedos de Bran começaram a se deslizar. Agarrou o parapeito com a outra mão. Suas unhas enterraram-se na pedra dura. O homem estendeu um braço.
- Agarre a minha mão - disse. - Antes que caia.
Bran agarrou-lhe o braço com toda a sua força. O homem o puxou até o umbral.
- Que está fazendo? - quis saber a mulher.
O homem a ignorou. Era muito forte. Pôs Bran em pé sobre o parapeito.
- Que idade tem, garoto?
- Sete anos - disse Bran, tremendo de alivio. Seus dedos tinham marcado profundas estrias nos braços do homem. Largou-o, envergonhado.
O homem olhou para a mulher.
- As coisas que faço por amor - disse, com repugnância. Deu um empurrão em Bran.
Gritando, Bran caiu da janela de costas para o vazio. Nada havia a que se pudesse agarrar. O pátio correu ao seu encontro.
Em algum lugar, a distância, um lobo uivava. Corvos voavam em círculos sobre a torre quebrada, esperando por milho."
(Trecho de "A Guerra dos Tronos", Volume 1 de "As Crônicas de Gelo e Fogo", de George R. R. Martin)

Episodio 1x2 - Nota 10 2019-02-09 23:57:14

Curiosidades:

- Para aqueles que estão assistindo a série pela primeira vez, percebam que ocorreu uma alteração na abertura: Pentos foi substituído por Vaes Dothrak. A tradição da série é mudar o mapa toda vez que novas regiões são introduzidas na história, e é divertido ver as mudanças na abertura.
- Na vida real, a cachorra fêmea que interpreta Lady, Zanni, foi adotada pela atriz que interpreta Sansa Stark, Sophie Turner.

Alterações em relação ao livro "A Guerra dos Tronos":

- No livro, na cena em que Sansa encontra o Cão e Ilyn Payne, ela também conhece dois importantes personagens: Renly Baratheon e Barristan Selmy. Na série, a introdução deles é empurrada para o terceiro episódio.
- No livro, Ned e Robert conversam sobre Daenerys enquanto estão cavalgando ao invés de tomarem o café da manhã.
- A cena de Cersei contando sobre um filho que teve com Robert e que morreu ainda bebê é uma invenção da série.
- A cena de Jaime zombando de Jon por decidir ir para a Muralha é invenção da série.

Episodio 1x3 - Nota 10 2019-02-22 03:01:09

Curiosidades

- Para quem não percebeu: o comandante da Muralha, Jeor Mormont, é o pai do Jorah Mormont, o aliado da Daenerys. Os livros explicam que Jeor foi o líder da Casa Mormont do Norte durante décadas, até que ele decidiu partir para a Muralha para ajudá-los contra os selvagens, deixando a sua casa sob a liderança do filho Jorah. Mas Jorah acabou desonrando a honra de sua casa ao vender escravos para conseguir dinheiro para a esposa, e foi forçado a fugir de Westeros para não ser executado por Ned Stark.
- O ator que interpreta o Grande Meistre Pycelle é o Julian Glover, que interpretou vilões em Doctor Who (série clássica), O Império Contra-Ataca, 007 Somente para seus Olhos e Indiana Jones e a Última Cruzada.
- A atriz que interpreta a Velha Ama, Margaret John, faleceu alguns meses após as gravações da primeira temporada. Em homenagem a atriz, os showrunners decidiram não fazer recast da personagem e dedicaram esse episódio a ela nos créditos finais.
- Na cena de Bran com a Velha Ama, ela diz que ele adora as histórias de Duncan o Alto. Duncan é um personagem de um spin-off dos livros "As Crônicas de Gelos e Fogo" do George R.R. Martin, intitulado "O Cavaleiro dos Sete Reinos". As suas aventuras são situadas 100 anos antes dos eventos de Game of Thrones.

Episodio 1x4 - Nota 10 2019-02-22 02:47:11

"Tyrion Lannister soltou um risinho abafado. Foi nesse momento que Catelyn soube que o tinha na mão.
- Esse homem chegou como convidado a minha casa e ali conspirou para matar meu filho, um garoto de sete anos - proclamou para toda a sala, apontando. Sor Rodrik deslocou-se para o seu lado, de espada na mão. - Em nome do Rei Robert e dos bons senhores que servem, solicito-lhes que o capturem e me ajudem a devolvê-lo a Winterfell, onde esperará a justiça do rei.
Não saberia dizer o que lhe deu maior satisfação: se o som de uma dúzia de espadas a serem empunhadas como uma só, ou se a expressão no rosto de Tyrion Lannister".
("A Guerra dos Tronos", Livro Um de "As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin, Capítulo "Catelyn V")

Episodio 1x5 - Nota 10 2019-12-23 15:35:14

Curiosidades:

- As cenas do diálogos do Mindinho com Varys e do Robert com a Cersei não existem nos livros, tendo sido invenção dos roteiristas.
- Nos livros, a homossexualidade de Renly e Loras e o fato deles serem um casal é apenas sugerido através de insinuações de outros personagens, mas nunca confirmado. Na série de TV, os roteiristas preferiram confirmar isso.
- Finn Jones, o ator que interpreta Loras, chegou a ser considerado para o papel de Jon Snow antes de ser escalado para o outro papel.
- Kate Dickie, a atriz que interpreta Lysa Arryn, não se parece em nada com a aparência física da personagem nos livros, que é descrita como gorda após vários anos de gravidezes que terminaram em abortos espontâneos. Porém, os showrunners adoraram a sua audição para o papel.
- No livro, o filho de Lysa se chama Robert, em homenagem ao Robert Baratheon. Os showrunners acharam melhor mudar o nome do garoto para Robin, para não confundir os espectadores.

Episodio 1x6 - Nota 10 2019-02-22 02:42:28

"Viserys começou a gritar o agudo e inarticulado grito de covarde que enfrenta a morte. Esperneou e retorceu-se, ganiu como um cão e berrou como uma criança, mas os dothrakis o mantiveram bem seguro entre eles. Sor Jorah abrira caminho até junto de Dany. Pousou-lhe a mão no ombro.
- Afaste os olhos, minha princesa. Eu lhe peço.
- Não - Dany dobrou os braços sobre o inchaço na barriga, protetora.
No último momento, Viserys olhou para ela.
- Irmã, por favor... Dany, diga a eles... faça-os... querida irmã...
Quando o ouro fundiu parcialmente e começou a correr, Drogo estendeu o braço para as chamas, agarrou o caldeirão.
- Coroa! - rugiu. - Toma. Uma coroa para o Rei Carroça! - e virou o caldeirão sobre a cabeça do homem que fora irmão da khaleesi.
O som que Viserys Targaryen fez quando aquele hediondo capacete de metal lhe cobriu a cabeça não se assemelhava a nada de humano. Seus pés martelaram uma batida frenética contra o chão de terra, abrandaram, pararam. Grossos glóbulos de ouro fundido pingaram sobre seu peito, pondo a seda escarlate em brasa... mas nenhuma gota de sangue foi derramada.
Ele não era dragão nenhum, pensou Dany, estranhamente calma. O fogo não pode matar um dragão."
("A Guerra dos Tronos", Livro Um de "As Crônicas de Gelo de Fogo", de George R.R. Martin, Capítulo "Daenerys V")

Episodio 1x6 - Nota 10 2019-02-22 03:07:41

Caso alguém não tenha reconhecido, a Osha (a selvagem que Robb e Theon poupam após o atendado a Bran) é a Natalia Tena, a Tonks de Harry Potter.

O autor dos livros, George R. R. Martin, não gostou do casting no início, pois achava que Tena era jovem e bonita demais para o papel. Porém, após ver a audição que ela fez, Martin concordou que Tena era perfeita para o papel.

Episodio 1x7 - Nota 10 2019-12-23 17:09:38

" - Não me deixa escolha - disse Ned a Cersei Lannister, e gritou para Janos Slynt: - Comandante, prenda a rainha, e seus filhos. Não lhes faça mal, mas escolte-os de volta aos aposentos reais e mantenha-os lá, guardados.
- Homens da Patrulha! - gritou Janos Slynt, colocando o elmo. Uma centena de homens de manto dourado apontaram as lanças e se aproximaram.
- Não desejo derramamento de sangue - disse Ned à rainha. - Diga s seus homens para baixar as espadas, e ninguém precisa...
Com uma única estocada violenta, o mais próximo dos homens de manto dourado espetou a lança nas costas de Tomard. A arma de Gordo Tom caiu de seus dedos sem força no momento em que a úmida ponta vermelha surgiu dentre suas costelas, perfurando couro e cota de malha. Estava morto antes de sua espada atingir o chão.
O grito de Ned chegou tarde demais. O próprio Janos Slynt abriu a garganta de Varly. Cayn rodopiou, fazendo relampejar o aço, e obrigou o lanceiro mais próximo a recuar com uma saraivada de golpes; por um instante, pareceu que talvez conseguisse abrir o caminho até a liberdade. Mas então Cão de Caça caiu sobre ele. O primeiro golpe de Sandor Clegane cortou a mão da espada de Cayn pelo pulso; o segundo fê-lo cair de joelhos e o rasgou do ombro ao esterno.
Enquanto seus homens morriam à sua volta, Mindinho tirou o punhal de Ned da bainha e o apontou para sua gargante. Seu sorriso como que pedia perdão.
- Avisei para não confiar em mim".
(Trecho de "A Guerra dos Tronos", Volume 1 de "As Crônicas de Gelo e Fogo", de George R.R. Martin. Capítulo "Eddard XIV")

Episodio 1x8 - Nota 10 2019-02-22 02:59:46

Curiosidades:

- Esse episódio foi escrito por George R.R. Martin, o autor dos livros.
- Nos livros, é explicado porque Alliser Thorne odeia tanto Jon Snow. Thorne lutou pelos Targaryens, e quando Robert venceu a guerra, ele foi exilado para a Muralha. Assim sendo, Ned Stark, o pai de Jon Snow, foi um dos homens responsáveis pela sua desgraça.
- De acordo com o roteirista Bryan Cogman, originalmente Ned Stark não iria aparecer nesse episódio, mas a HBO forçou os showrunners a gravarem cenas com o personagem exclusivamente para esse episódio, com medo da reação do público se o protagonista ficasse ausente de um episódio.
- Nos livros, o comandante da Muralha, Jeor Mormont, tem um corvo que repete o que as pessoas falam, como se fosse um papagaio. Provavelmente os showrunners cortaram esse elemento por achar que ficaria estranho na TV.
- Nos livros, Ghost, o lobo de Jon Snow, não emite nenhum latido ou barulho, sendo eternamente silencioso. O próprio Martin admitiu nos comentários do Blu-Ray que isso não ficaria muito bom na TV.

Episodio 1x9 - Nota 10 2019-02-22 03:05:47

Curiosidades:

- Nos livros, Shae é bem mais jovem (18 anos) e é natural de Westeros. Mas os showrunners gostaram tanto da audição da atriz alemã Sibel Kekilli, que eles decidiram tornar a personagem estrangeira, para justificar o sotaque da atriz.
- Nos livros, Tyrion participa dessa batalha entre os Lannisters e Starks, chegando a matar vários soldados. Originalmente, os showrunners planejavam filmar a batalha, mas eles perceberam que não iriam conseguir realizá-la com o orçamento que tinham. Assim sendo, eles fizeram Tyrion perder a consciência logo no início, para a batalha ocorrer off-screen.
- Esse episódio foi o Emmy Tape do Peter Dinklage, pelo qual ele venceu o Emmy 2011 de Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática.

Episodio 1x10 - Nota 10 2019-03-02 21:48:05

"Quando o fogo enfim morreu e o chão ficou suficientemente frio para poder ser atravessado, Sor Jorah Mormont encontrou-a entre as cinzas, rodeada por toras enegrecidas, fagulhas de brasas incandescentes e os ossos queimados de homem, mulher e garanhão. Estava nua, coberta de fuligem, com as roupas transformadas em cinzas, os belos cabelos torrados até desaparecer... mas incólume.
O dragão creme e dourado chupava-lhe o seio esquerdo, o verde e cor de bronze, o direito. Os braços dela os embalavam bem perto. O animal negro e escarlate envolvia-lhe os ombros, com o longo pescoço sinuoso enrolado sob seu queixo. Quando viu Jorah, ergueu a cabeça e o encarou com olhos vermelhos como brasas.
Sem palavras, o cavaleiro caiu de joelhos. Os homens de seu khas vieram atrás dele. Jhogo foi o primeiro a depositar o arakh a seus pés.
- Sangue do meu sangue - murmurou, inclinando o rosto à terra fumegante.
- Sangue do meu sangue - ouviu Aggo repetir num eco.
- Sangue do meu sangue - gritou Rakharo.
E depois dele vieram as aias, e depois os outros, todos os dothrakis, homens, mulheres e crianças, e Dany não teve mais que olhar para os seus olhos para saber que eram seus agora, hoje, amanhã e para sempre, seus como nunca tinham sido de Drogo.
Quando Daenerys Targaryen se levantou, seu dragão negro silvou, com fumaça clara saindo da boca e das narinas. Os outros dois afastaram-se dos seios e somaram suas vozes ao chamamento, com asas translúcidas abrindo-se e agitando o ar, e pela primeira vez em centenas de anos, a noite ganhou vida com a música dos dragões."
("A Guerra dos Tronos", Livro Um de "As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin. Capítulo Daenerys X)

Episodio 2x1 - Nota 10 2019-12-25 16:57:19

Curiosidades:

- A segunda temporada é baseada no segundo livro das Crônicas de Gelo e Fogo, "A Fúria dos Reis";
- Nos livros, é Cersei quem ordena a execução dos bastardos de Robert, não Joffrey.
- A partir desse episódio e pelo resto da série, a maioria das cenas de Porto Real são filmadas em locações em Dubrovnki, Croácia. As cenas de Porto Real na primeira temporada foram filmadas em Malta e Irlanda do Norte.
- Tyrion entra no Pequeno Conselho assobiando "The Rains of Castamere", a música-tema da Casa Lannister.
- Carice van Houten foi originalmente considerada para ser Cersei na primeira temporada, mas a atriz estava ocupada com outros projetos. Ela foi convidada pelos produtores para interpretar Melisandre na segunda temporada.

Episodio 2x1 - Nota 10 2019-12-25 17:14:08

"- Talvez tenha sido um tolo. Senhora Melisandre, quer partilhar comigo uma taça de vinho? Uma taça em honra do seu deus, do seu Senhor da Luz? Uma taça para brindar ao poder dele?
A mulher vermelha o estudou.
- Se quiser...
Podia sentir que todos o observavam. Davos agarrou-o quando se levantou do banco, prendendo sua manga com os dedos que Lorde Stannis tinha encurtado.
- O que está fazendo? - sussurrou.
- Uma coisa que tem de ser feita - respondeu meistre Cressen. - Para o bem do reino e da alma do meu senhor - sacudiu a mão de Davos, derramando uma gota de vinho nas esteiras.
Encontraram-se sob a mesa elevada, com os olhos de todos os homens sobre eles. Mas Cressen só viu a mulher. Seda vermelha, olhos vermelhos, o rubi vermelho no pescoço, lábios vermelhos encurvados num tênue sorriso quando colocou a mão sobre a dele, em torno da taça. A pele dela pareceu-lhe quente, febril.
- Não é tarde demais para jogar o vinho fora, meistre.
- Não - murmurou roucamente. - Não.
- Como quiser.
Melisandre de Asshai tirou a taça das suas mãos e bebeu, longa e profundamente. Quando a devolveu, restava apenas meio gole de vinho no fundo.
- E agora você.
As mãos de Cressen tremiam, mas obrigou-se a ser forte. Um meistre da Cidadela não devia ter medo. Sentiu o vinho amargo na língua. Deixou a taça vazia cair dos seus dedos e se estilhaçar no chão.
- Ele tem poder aqui, senhor - disse a mulher. - E o fogo purifica - na sua garganta, o rubi cintilava, vermelho.
Cressen tentou responder, mas as palavras ficaram presas na garganta. Sua tosse transformou-se num terrível assobio agudo quando tentou inspirar. Dedos de ferro apertaram-se em torno do seu pescoço. Quando caiu de joelhos, ainda balançava a cabeça, negando-a, negando seu poder, sua magia, negando o seu deus. E os guizos tiniam nos chifres, cantando tolo, tolo, tolo enquanto a mulher vermelha o olhava com piedade, e as chamas das velas dançavam nos seus olhos tão... tão vermelhos."
(Trecho do Prólogo de "A Fúria dos Reis", Volume 2 das "Crônicas de Gelo e Fogo" de George R.R. Martin)

Episodio 2x2 - Nota 10 2019-03-02 22:11:47

Curiosidades:

- Originalmente, Daenerys não iria aparecer nesse episódio: a cena envolvendo ela e a morte de Rakharo foi gravada para ocorrer no episódio 2x03, mas foi transferida para o episódio 2x02 na pós-produção.
- Nos livros, antes de Tyrion partir para Porto Real, Tywin deixa claro que não concorda com a decisão de Cersei de promover Janos Slynt. É por causa disso que Cersei não pode fazer nada para intervir, já que o pai concorda com a decisão de Tyrion.
- Balon diz que Ned Stark matou os irmãos de Theon. Isso não é exatamente verdade: os livros revelam que ambos foram mortos por outros lordes e que Ned não chegou a enfrentá-los pessoalmente em batalha.
- Os livros também deixam claro que Theon detestava os irmãos, que o agrediam fisicamente na infância, e que ele não lamenta as mortes deles.
- Nos livros, Stannis tem uma filha, mas na hora de escreverem a segunda temporada, os roteiristas ainda não tinham certeza se iriam conseguir introduzi-la na série. Assim sendo, os roteiristas fizeram Melisandre dizer que Stannis não tinha "sons", que significa "filhos" no masculino, deixando uma porta aberta caso a filha do personagem fosse introduzida no futuro.
- Nos livros, Alliser Thorne, o patrulheiro da Muralha que odeia Jon Snow, visita Porto Real para alertar a todos da ameaça dos White Walkers, mas ninguém acredita nele e Tyrion o manda embora apenas com alguns recrutas das prisões. Originalmente, os roteiristas planejavam incluir essa cena na segunda temporada, mas o ator Owen Teale estava ocupado com outros trabalhos, e a cena foi descartada.
- Nos livros, Tyrion elege um novo personagem chamado Jacelyn Bywater como Comandante da Guarda da Cidade. Para não confundir os fãs com esse excesso de personagens e também por motivo de tempo e orçamento, os produtores decidiram fazer Bronn ser eleito Comandante da Guarda, dando assim mais screentime ao personagem.
- Outro personagem dos livros cortado da adaptação é Aeron Cabelo Molhado, tio de Theon, e que recebe o personagem ao chegar nas Ilhas de Ferro. Os showrunners decidiram fazer Theon ser recebido na ilha pela irmã, cujo encontro nos livros (com direito ao jogo incestuoso) só ocorre após o encontro com o pai.
- Nos livros, a irmã de Theon se chama Asha. Os showrunners ficaram com medo de que os fãs confundiriam o nome da personagem com a Osha, e assim sendo a rebatizaram de Yara.
- O episódio confirma duas coisas que são apenas sugeridas nos livros: Craster dar os seus filhos para os White Walkers e Stannis e Melisandre terem relações sexuais.

Episodio 2x3 - Nota 10 2019-12-25 17:50:46

Curiosidades:

- Nos livros, após Balon revelar para Theon que planeja atacar o Norte, a trama já pula para Theon ajudando os Greyjoys no ataque. Os roteiristas acharam que isso poderia soar apressado e forçado para os espectadores, e criaram a cena de Theon escrevendo uma carta para Robb antes de queimá-la, para deixar claro ao espectador que ele está em conflito com a situação.
- A cena de Sansa jantando com Cersei foi criada pelos roteiristas para lembrar aos espectadores dos irmãos de Joffrey, que ganham mais importância na trama a partir desse episódio.
- Nos livros, ocorre uma batalha entre Yoren e os recrutas contra os homens dos Lannisters. Devido a questões de orçamento e o horário limitado para trabalhar com atores infantis, a batalha foi cortada, com os heróis sendo facilmente derrotados e capturados. Os roteiristas lamentaram que isso os forçou a cortar um momento divertido dos livros, quando Arya vai lutar contra os inimigos gritando "Winterfell" e Torta Quente a segue gritando "Torta Quente".
- O roteiro original desse episódio especifico, por abordar cenas importantes do livro para a trama da temporada, era absurdamente longo, com material para três horas de duração. Os roteiristas também cortaram uma cena de luta entre Jon e Craster, algo que não ocorre no livro.

Episodio 2x4 - Nota 10 2019-03-04 03:22:07

"Davos levantou uma mão para proteger os olhos e ficou com a respiração presa na garganta. Melisandre tinha jogado o capuz para trás e saía de dentro da sufocante veste. Por baixo estava nua, e enormemente grávida. Seios inchados pendiam pesadamente sobre o peito, e a barriga projetava-se como se estivesse prestes a estourar.
- Que os deuses nos protejam - Davos sussurrou, e ouviu a gargalhada que ela soltou em resposta, profunda e gutural. Os olhos eram carvões quentes, e o suor que manchava sua pele parecia cintilar com uma luz própria. Melisandre brilhava.
Ofegando, a mulher agachou e abriu as pernas. Sangue escorreu por suas coxas, negro como tinta. Seu grito podia ter sido de agonia, de êxtase ou de ambas as coisas. E Davos viu o topo da cabeça da criança abrindo caminho para fora dela. Dois braços libertaram-se, agarrando-se, com dedos negros que se enrolavam em volta das coxas retesadas de Melisandre, empurrando, até que a sombra deslizou por completo para o mundo e se ergueu, mais alta do que Davos, tão alta como o túnel, pairando por cima do barco. Teve apenas um instante para olhar para ela antes que desaparecesse, contorcendo-se por entre as barras da porta levadiça e correndo pela superfície da água, mas esse instante foi mais do que o suficiente.
Ele conhecia aquela sombra. E conhecia o homem que a lançava."
("A Fúria dos Reis", Volume Dois de "As Crônicas de Gelo e Fogo", de George R.R. Martin. Capítulo "Davos II")

Episodio 2x4 - Nota 10 2019-12-25 18:01:27

Curiosidade:

- Nos livros, Robb aparece apenas no primeiro capítulo de Catelyn (quando ele envia as exigências de rendição para os Lannisters) e desaparece pelo resto do livro, com suas batalhas contra os Lannisters sendo relatadas através de cartas para os demais personagens. Os showrunners decidiram que fazer um importante personagem como Robb aparecer apenas no primeiro episódio da segunda temporada não iria funcionar numa série de TV, o que significa que todas as cenas do personagem na temporada (com exceção do primeiro episódio) foram inventadas pelos roteiristas.

Episodio 2x5 - Nota 10 2019-12-25 18:37:28

" - Suplico-lhe em nome da Mãe - começou a dizer Catelyn quando uma súbita rajada de vento abriu a porta da tenda. Pensou vislumbrar movimento, mas quando virou a cabeça viu apenas a sombra do rei movendo-se nas paredes de seda. Ouviu Renly começar um gracejo, com a sombra movendo-se, erguendo a espada, negra sobre verde, com as velas tremeluzindo, estremecendo... Algo estava estranho, errado... E, então, viu a espada de Renly ainda na sua bainha, ainda guardada, mas a espada da sombra...
- Frio - disse Renly numa voz sombria e confusa, um instante antes de o aço de seu gorjal se resgar como um pedaço de queijo sob a sombra de uma lâmina que não estava lá. Teve tempo para um pequeno arquejo antes que o sangue começasse a jorrar de sua garganta.
- Vossa Gr... Não! - Brienne, a Azul, gritou quando viu o maligno jorro, parecendo tão assustada como uma garotinha. O rei caiu em seus braços, com um lençol de sangue cobrindo a parte da frente de sua armadura, uma maré vermelha-escura que afogou seu verde e ouro. Mais velas tremeluziram e apagaram-se. Renly tentou falar, mas estava se afogando em seu próprio sangue. Perdeu a força nas pernas, e só os braços de Brienne o mantiveram em pé. A jovem atirou a cabeça para trás e gritou, sem palavas em sua angústia.
A sombra. Catelyn sabia que algo escuro e maligno tinha acontecido ali, algo que nem podia começar a compreender. Aquela nunca foi a sombra de Renly. A morte entrou por aquela porta e apagou sua vida tão depressa como o vento extinguiu suas velas.
(...)
Todo o poderio de Ponta Tempestade e Jardim de Cima, o poderio que tinha sido de Renly uma hora antes. Pertencem agora a Stannis, compreendeu, mesmo que eles próprios ainda não saibam disso. Para onde mais devem se voltar, se não para o último Baratheon. Stannis conquistou a todos com um único golpe maligno.
Eu sou o rei legítimo, declarara ele, com o maxilar cerrado, duro como ferro, e seu filho não é menos traidor do que meu irmão aqui. O seu dia também chegará.
Um arrepio percorreu sua espinha."
("A Fúria dos Reis", Volume 2 das Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin. Capítulo Catelyn IV)

Episodio 2x6 - Nota 10 2019-06-26 20:44:09

Curiosidade: Kit Harington (Jon Snow) e Rose Leslie (Ygritte) se apaixonaram durante as gravações de Game of Thrones e se casaram em 2018.

Episodio 2x6 - Nota 10 2019-12-25 19:02:20

"Tyrion não chegou a ver quem atirou o esterco. Só ouviu o arquejo de Sansa e a praga berrada por Joffrey e, quando virou a cabeça, o rei limpava sujeira marrom do rosto. Havia mais no seu cabelo dourado e salpicos pelas pernas de Sansa.
- Quem atirou isso? - Joffrey gritou. Levou os dedos ao cabelo, fez uma cara furiosa e atirou ao chão mais um punhado de bosta. - Quero o homem que atirou isso! - gritou. - Cem dragões para o homem que o denunciar.
- Ele estava ali em cima! - gritou alguém da multidão. O rei obrigou o cavalo a descrever um círculo a fim de inspecionar os telhados e as varandas abertas acima deles. Na multidão havia pessoas apontando, empurrando, amaldiçoando-se umas às outras e ao rei.
- Por favor, Vossa Graça, deixe-o ir - Sansa suplicou.
O rei não prestou atenção.
- Tragam o homem que atirou aquela imundície! - Joffrey ordenou - Há de lambê-la de cima de mim, caso contrário corto sua cabeça. Cão, traga-o aqui!
Obediente, Sandor Clegane saltou da sela, mas não havia maneira de passar através daquela muralha de carne, muito menos de subir ao telhado. Aqueles que estavam mais próximos começaram a se contorcer e a empurrar para se afastar, enquanto outros faziam pressão para a frente, queriam ver. Tyrion sentiu o cheiro do desastre.
- Clegane, deixe-o, o homem já fugiu há muito tempo...
- Eu quero esse homem! - Joffrey apontou para o telhado. - Ele estava ali em cima! Cão, abra caminho com a espada através deles e traga-me...
Um tumulto de som afogou suas últimas palavras, um trovão rolante de raiva, medo e ódio que os submergiu por todos os lados. "Bastardo!", alguém gritou para Joffrey, "monstro bastardo". Outras vozes lançavam nomes como "Puta" e "Fode-irmãos" à rainha, enquanto Tyrion era crivado com gritos de "Aborto" e "Meio-Homem". Misturados com os insultos, ouviu alguns gritos por "Justiça" e "Robb, Rei Robb, o Jovem Lobo", por "Stannis!" e até por "Renly!". De ambos os lados da rua, a multidão encapelou-se contra os cabos das lanças enquanto os homens de mantos dourados lutavam-se para manter a fileira. Pedras, bosta e coisas piores zumbiam por cima das cabeças. "Dê-nos comida!", guinchou uma mulher. "Pão!", trovejou um homem atrás dela. "Queremos pão, bastardo!". Num instante, mil vozes juntaram-se ao cântico. Rei Joffrey, Rei Robb e Rei Stannis foram esquecidos, e o Rei Pão governou sozinho. "Pão!", gritaram, "Pão, pão!".
(...)
- Traidores, Joffrey balbuciava, nervoso - vou cortar as cabeças de todos, vou...
O anão deu um tapa tão forte em sua cabeça coroada que a coroa voou. Depois, empurrou-o com ambas as mãos e o derrubou, fazendo-o estatelar-se no chão.
- Seu maldito e cego idiota.
- Eles eram traidores - do chão, Joffrey guinchou. - Chamaram-me de nomes e atacaram-me!
- Você atiçou seu cão sobre eles! Que imaginava que fizessem, que dobrassem docilmente o joelho enquanto Cão de Caça cortava alguns braços e pernas? Seu garotinho mimado e imbecil!"
("A Fúria dos Reis", Volume 2 de As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin, Capítulo Tyrion IX)

Episodio 2x7 - Nota 10 2019-12-25 21:22:38

"- Então, Senhora Stark, não acha tudo isso terrivelmente divertido?
- Não há nada que lhe diga respeito que eu ache divertido, Regicida.
- De novo esse nome. Acho que no fim não foderei a senhora. Mindinho a possuiu primeiro, não foi? Nunca como do tabuleiro de outro homem. Além disso, não tem nem metade da beleza de minha irmã - o sorriso dele cortava - Nunca me deitei com outra mulher que não Cersei. À minha maneira, fui mais fiel do que seu Ned, velho, morto Ned. Quem tem então agora merda no lugar da honra, pergunto-lhe? Qual era o nome daquele bastardo de que ele foi pai?
Catelyn deu um passo para trás.
- Brienne.
- Não, não era esse - Jaime Lannister virou o jarro de boca para baixo. Um fiozinho de vinho correu sobre seu queixo, brilhante como sangue. - Snow, era isso. Um nome tão branco... como os lindos mantos que nos dão na Guarda Real quando juramos nossos lindos juramentos.
Brienne abriu a porta e entrou na cela.
- Chamou, senhora?
- Dê-me sua espada. - Catelyn estendeu a mão."
( "A Fúria dos Reis", Volume 2 das Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin, Capítulo Catelyn VII)

Episodio 2x8 - Nota 10 2019-12-25 21:30:23

Curiosidade:

- A trama da Catelyn e do Jaime no segundo livro "A Fúria dos Reis" termina com o cliffhanger do episódio anterior, com Catelyn pedindo para Brienne entregar sua espada, sem especificar o que ela pretende fazer com aquilo. O terceiro livro, "A Tormenta de Espadas", já começa com Jaime e Brienne fugindo, com tudo o que ocorreu após a cena da Catelyn com a espada sendo narrado em flashbacks. Os roteiristas decidiram que seria melhor adiantar o essa subtrama para a segunda temporada (e do ponto de vista da cronologia dos fatos, faz mais sentido).

Episodio 2x8 - Nota 10 2019-12-25 21:35:25

"A árvore de Ned Stark, pensou, e a floresta dos Stark, o castelo dos Stark, a espada dos Stark, os deuses dos Stark. Este é o lugar deles, não meu. Sou um Greyjoy de Pyke, nascido para pintar uma lula gigante no meu escudo e velejar pelo grande mar salgado. Devia ter ido com Asha.
Nos espigões de ferro sobre a guarita, as cabeças aguardavam.
Theon fitou-as em silêncio enquanto o vento puxava seu manto com as pequenas mãos fantasmagóricas. Os filhos do moleiro tinham a mesma idade de Bran e de Rickon, semelhantes no tamanho e na cor, e depois que Fedor arrancou a pele de seus rostos e mergulhou as cabeças em alcatrão, era fácil encontrar traços familiares naqueles deformados pedaços de carne a apodrecer. As pessoas eram tão burras. Se tivéssemos dito que eram cabeças de carneiro, teriam visto cornos."
("A Fúria dos Reis", Volume 2 das Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin. Capítulo Theon V)

Episodio 2x9 - Nota 10 2019-03-10 23:11:25

Curiosidades:

- Esse é o segundo episódio da série escrito por George R.R. Martin, o autor dos livros.
- O diretor do episódio é Neil Marshall, mais conhecido pelo filme de horror de 2005, Abismo do Medo. Marshall foi contratado após o diretor original ter saído no último minuto. Todos os aspectos mais gores da batalha, como o Cão cortando um homem ao meio e Stannis cortando metade da cabeça de um homem, não existiam no roteiro original, e foram invenções de Marshall.
- Os showrunners David Benioff e D.B. Weiss ficaram decepcionados quando não puder gravar a Batalha do Ramo Verde na primeira temporada, então eles sempre planejaram filmar a Batalha de Blackwater na segunda temporada para compensar. Em um determinado momento, as restrições do orçamento foram tão grandes que os showrunneres ficaram com medo de que não conseguiriam gravar a batalha e cogitaram fazê-la ocorrer off-screen, com mais foco nas cenas de Sansa e Cersei escutando os acontecimentos. Felizmente, os produtores conseguiram convencer a HBO a aumentar o orçamento desse episódio especifico. Durante muito tempo, foi o episódio mais caro e com o maior número de efeitos visuais da história da série.
- Apesar do orçamento maior e da decisão criativa de fazer a batalha ocorrer de noite ao invés de dia, como nos livros (a noite facilita o disfarce dos efeitos visuais), ainda não tinha tempo ou dinheiro suficiente para fazer a batalha 100% fiel da maneira como é descrita nos livros. Assim sendo, muitos elementos foram retirados.
- Nos livros, Tyrion constrói uma enorme corrente para aprisionar os navios de Stannis, impedindo-os de fugirem quando o fogovivo explode. Essa cena nunca foi sequer cogitada pelos roteiristas, pois era caro demais para o orçamento da série.
- O roteiro original incluía uma cena dos livros onde Joffrey joga vários aliados de Stannis em catapultas, com eles voando pelo céu e caindo em cima dos soldados. Além disso, em mais um sinal de sadismo, Joffrey também manda colocar chifres de veados nas cabeças dos homens antes de jogá-los nas catapultas. Toda essa sequência dos livros também foi cortada por questões de orçamento.
- Martin diz que o dialogo final entre Cersei e Tommen no Trono de Ferro foi reescrito por Benioff e Weiss, e ele aprova. A conversa entre Bronn e Sandor Clegane também foi escrita pela dupla.
- No roteiro original, Stannis desaparecia ainda no início da batalha e não apareceria mais pelo resto do episódio. Toda a sequência do personagem escalando a muralha, lutando e assistindo a derrota do seu exército foi adicionada por Marshall.
- O momento em que Tyrion fica em silêncio por alguns segundos após falar “Eu liderarei o ataque” foi um improviso de Peter Dinklage, para ilustrar o choque do próprio personagem por tomar essa decisão.
- Neil Marshall revelou que na cena de Bronn e os soldados Lannisters no bordel, um dos produtores executivos da HBO exigiu que a figurante intérprete da prostituta ficasse nua, “para agradar o lado pervertido da audiência”. Marshall achou isso muito bizarro e obedeceu a contragosto.
- Nos comentários em áudio do Blu-Ray, Martin fica o episódio inteiro reclamando do fato dos personagens não usarem elmos na batalha.
- Esse é o primeiro dos quatro únicos episódios da série que ocorrem, do início ao fim, em uma única locação.
- Esse episódio foi o Emmy Tape do Peter Dinklage, pelo qual ele recebeu sua segunda indicação ao Emmy de Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática.

Episodio 2x9 - Nota 10 2019-12-26 17:01:11

"Onde o rio se alargava para a Baía da água Negra, a barragem estendia-se esticada, não mais do que uns setenta ou oitenta centímetros acima da água. Já uma dúzia de gales tinha colidido com ela, e a correnteza do rio empurrava outras para o mesmo local. Quase todas estavam em chamas, e as demais estariam em breve. Davros conseguiu distinguir os cascos listrados dos navios de Salladhor Saan para lá da barragem, mas sabia que nunca os alcançaria. Uma muralha de aço em brasa, madeira ardendo e rodopiantes chamas verdes estendia-se à sua frente. A foz da Torrente da água negra transformara-se na boca do inferno.
(...)
Imóvel como uma gárgula, Tyrion Lannister apoiava-se num joelho, no topo de um merlão. Para lá do Portão da Lama e da ruína que outrora fora o mercado de peixe e os cais, o próprio rio parecia ter se incendiado. Metade da frota de Stannis estava em chamas, bem como a maior parte da de Joffrey. O beijo do fogovivo transformava orgulhosos navios em piras funerárias e homens em tochas vivas.
(...)
Ouve-os gritando, Stannis? Vê-os ardendo? Isso é tanto obra sua como minha. Tyrion sabia que em algum lugar, naquela efervescente massa de homens ao sul da Água Negra, Stannis também observava.
(...)
O sangue no rosto de Clegane cintilava, vermelho, mas seus olhos mostravam o branco. Puxou a espada.
Ele tem medo, Tyrion percebeu, chocado. Cão de Caça está assustado. (...) É um morto em pé. Tyrion agora via isso. O ferimento, o fogo... está acabado, tenho de encontrar outro, mas quem?
(...)
- Muito bem, eu liderarei a surtida.
Se achava que isso envergonharia Cão de Caça, levando-o a voltar a uma atitude valorosa, enganou-se. Clegane limitou-se a rir:
- Você?
Tyrion viu a incredulidade nos rostos deles.
(...)
Olhou com desprezo para os outros, os cavaleiros e mercenários que tinham acompanhado Clegane.
- Dizem que sou meio homem - Tyrion disse. O que isso faz de vocês?
Aquilo os envergonhou bastante. Um cavaleiro montou, sem elmo, e veio juntar-se aos outros. Seguiu-se um par de mercenários. Depois mais homens. O Portão do Rei voltou a estremecer. Poucos momentos depois, o tamanho da força de Tyrion havia duplicado. Tinha encurralado os homens. Se eu lutar, terão de fazer o mesmo, senão são menos do que anões.
- Não me ouvirão gritar o nome de Joffrey - disse-lhes. - Tampouco me ouvirão gritar por Rochedo Casterly. É a sua cidade que Stannis pretende saquear, e aquele portão que tenta derrubar é o seu. Portanto, venham comigo e matem o filho da puta! - Tyrion desembainhou o machado, fez o garanhão rodar e trotou na direção da porta da surtida. Achava que o seguiam, mas não se atreveu a olhar.
(...)
"Porto Real!", gritavam seus homens desencontradamente, e também "Meio Homem! Meio Homem". Perguntou a si mesmo quem lhes teria ensinado aquilo.
(...)
- Aqueles homens possuem bravura - disse a Sor Balon com admiração - Vamos matá-los."
("A Fúria dos Reis", Volume 2 das Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin. Capítulos Davos III, Tyrion XIII e Tyrion XIV)

Episodio 2x10 - Nota 10 2019-12-26 17:53:57

"No limite da mata de lobos, Bran virou-se no cesto para um último vislumbre do castelo que tinha sido sua vida. Farrapos de fumaça ainda se erguiam para o céu cinzento, mas não mais do que poderia ter saído das chaminés de Winterfell numa tarde fria de Outono. Manchas de fuligem marcavam alguns dos lançadores de flechas, e aqui e ali se via uma fenda ou um merlão faltando na muralha exterior, mas parecia muito pouco aquela distância. Para lá da muralha, os topos das fortalezas e torres ainda se erguiam como tinham se erguido ao longo de centenas de anos, e era difícil reconhecer que o castelo tivesse sido saqueado, queimado e tudo o mais. A pedra é forte, disse Bran a si mesmo, as raízes das árvores são profundas, e debaixo do solo os Reis do Inverno ocupam seus tronos. Desde que essas coisas permanecessem, Winterfell permaneceria. Não estava morto, apenas quebrado. Como eu, pensou. Também não estou morto."
("A Fúria dos Reis", Volume 2 das Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin. Capítulo Bran VII)

Episodio 3x1 - Nota 10 2019-03-14 02:28:31

Curiosidades

- Quando os showrunners David Benioff e D.B. Weiss começaram a trabalhar em Game of Thrones, a ideia era que cada temporada adaptasse um livro das Crônicas de Gelo e Fogo. Isso deu certo nas duas primeiras temporadas, mas na hora de adaptar o livro 3, os showrunners perceberam que seria impossível adaptar as 840 páginas do livro em uma temporada de 10 episódios. Eles decidiram então dividir a adaptação do livro 3 em duas temporadas, as temporadas 3 e 4.
- Originalmente, algumas cenas envolvendo Arya Stark foram escritas e gravadas para esse episódio. Mas os showrunners acharam que o episódio já estava longo demais e decidiram empurrar essas cenas para o segundo episódio.
- Nos livros, Tyrion perde o nariz na batalha de Blackwater. Os showrunners decidiram não fazer isso na série de TV, já que seria caro demais (seja com maquiagem ou CGI) e prejudicaria a atuação de Peter Dinklage. Assim sendo, o Tyrion da TV ficou apenas com uma cicatriz.
- Na abertura, é possível perceber que Winterfell agora aparece destruída.

Episodio 3x1 - Nota 10 2019-03-16 22:25:35

"Tyrion levantou-se sobre pernas inseguras, fechou os olhos por um instante quando uma onde de tontura o varreu, e deu um passo trêmulo na direção da porta. Mais tarde, iria pensar que devia ter dado mais um, e depois, um terceiro. Em vez disso, virou-se.
- O que eu quero, o senhor pergunta? Eu digo o que quero. Quero o que é meu por direito. Quero o Rochedo Casterly. (...) Quero que se levante perante o reino e proclame que sou seu filho e legítimo herdeiro.
Os olhos de Lorde Tywin eram verde-claros salpicados de ouro, tão luminosos quanto desprovidos de compaixão.
- Rochedo Casterly - declarou ele num tom monocórdico, frio e morto. E depois: - Nunca.
A palavra pairou entre eles, enorme, afiada, envenenada.
Sabia a resposta antes de pedir, pensou Tyrion. Passaram-se dezoito anos desde que Jamie se junto à Guarda Real e não levantei o assunto sequer uma vez. Devia saber. Devia saber desde sempre.
- Por quê? - forçou-se a perguntar, embora soubesse que se arrependeria disso.
- E ainda pergunta? Você, que matou sua mãe para vir ao mundo? É uma criaturinha malfeita, tortuosa, desobediente, desprezível, uma criaturinha cheia de inveja, luxúria e baixa astúcia. As leis dos homens dão-lhe o direito de usar o meu nome e ostentar as minhas cores, visto que não posso provar que não é meu filho. A fim de me ensinar humildade, os deuses condenaram-me a vê-lo bambolear por aí, usando esse orgulhoso leão que era o símbolo do meu pai e do pai dele antes disso. Mas nem os deuses nem os homens me obrigarão algum dia a deixar que transforme Rochedo Casterly em seu bordel. (...) Volte para sua cama, Tyrion, e não me fala mais de seu direito a Rochedo Casterly. Terá sua recompensa, mas aquela que eu considerar apropriada aos seus serviços e posição. E não tenha ilusões: esta foi a última vez que tolerei que trouxesse vergonha à Casa Lannister. Acabaram-se as putas. A próxima que encontrar em sua cama, vou enforcar."
("A Tormenta de Espadas", Livro 3 de "As Crônicas de Gelo Fogo", de George R.R. Martin; Capítulo "Tyrion I").

Episodio 3x1 - Nota 10 2019-03-16 22:32:49

"- Você - gritou o quinto homem quando já estavam a poucos metros da ilha -, você aí na rocha. Quem é?
Um contrabandista que chegou mais alto do que deveria, pensou Davos, um tolo que amou seu rei em excesso e esqueceu seus deuses.
- Eu... - sua garganta estava ressecada, e tinha se esquecido de como se falava. As palavras causaram-lhe uma sensação estranha na língua e soaram ainda mais estranhas aos ouvidos. - Estive na batalha. Era... um capitão, um... um cavaleiro, era um cavaleiro.
- Sim, sor - disse o homem -, e a serviço de que rei?
Davos percebeu de repente que a galé poderia pertencer a Joffrey. Se proferisse agora o nome errado, ela o abandonaria ao seu destino. Mas não, o caso do navio era listrado. Era uma galé lisena, era de Salladhor Saan. A Mãe enviara-a para aquele lugar, a Mãe em sua misericórdia. Tinha uma tarefa para ele. Stannis está vivo, soube então. Ainda tenho um rei. E filhos. Tenho outros filhos, e uma esposa leal e dedicada. Como era possível que tivesse esquecido? A Mãe era realmente misericordiosa.
- Stannis - gritou aos lisenos. - Deuses, sejam bons, sirvo o Rei Stannis.
- Sim - disse o homem no barco -, e nós também."
("A Tormenta de Espadas", Livro 3 de "As Crônicas de Gelo e Fogo", de George R.R. Martin; Capítulo "Davos I")

Episodio 3x2 - Nota 10 2019-12-28 18:19:34

Curiosidade: após o final do segundo livro, Theon Greyjoy desaparece completamente da trama dos livros 3 e 4, retornando apenas no livro 5, com o seu desaparecimento sendo explicado em flashbacks. Teoricamente, se a série tivesse sido fiel a cronologia dos livros, Theon deveria retornar apenas na quinta temporada. Porém, os showrunners gostavam muito do personagem e, com receio do que poderia acontecer se o ator permanecesse ausente da série por duas temporadas consecutivas, decidiram manter Theon na terceira temporada, mostrando aquilo que os livros preferiram relatar apenas em flashbacks.

Episodio 3x3 - Nota 10 2019-03-16 22:41:36

"Moedas de todas as terras onde lutou, recordou Jaime. A cobiça era a chave para aquele homem. Se ele mudou de lado uma vez, pode mudar de novo.
- Lorde Vargo, foi uma tolice ter abandonado o serviço do meu pai, mas não é tarde demais para corrigi-la. Ele pagará bem por mim, sabe disso.
- Ah, fim - disse Vargo Hoat. - Metade do ouro em Rofedo Cafterly ferá meu. Maf primeiro tenho de lhe enviar uma menfagem. - Disse qualquer coisa em sua língua escorregadia de bode.
Urswyck empurrou Jaime para trás, e um bobo vestido de losangos verdes e rosa chutou suas pernas, fazendo-o cair. Quando atingiu o chão, um dos arqueiros agarrou a corrente entre os pulsos de Jaime e usou-a para puxar seus braços para a frente. O dothraki gordo pôs a faca de lado para desembainhar um enorme arakh, a diabolicamente afiada espada-gadanha que os senhores dos cavalos adoravam.
Querem me assustar. O bobo subiu nas costas de Jaime, aos risinhos, enquanto o Dothraki gingava em sua direção. O bode quer que eu mije nas calças e suplique por misericórdia, mas nunca terá esse prazer. Ele era um Lannister de Rochedo Casterly, Senhor Comandante da Guarda Real; nenhum mercenário o faria gritar.
A luz do sol correu, prateada, pelo gume do arakh quando ele desceu tremendo, quase depressa demais para ser visto. E Jaime gritou."
("A Tormenta de Espadas", Livro 3 de "As Crônicas de Gelo e Fogo", de George R.R. Martin; Capítulo "Jaime III")

Episodio 3x4 - Nota 10 2019-03-16 22:47:05

" - Imaculados! - Dany galopou à frente deles, com a trança de um louro prateado esvoaçando atrás, e a sineta tilintando a cada passo. - Matem os Bons Mestres, matem os soldados, matem todos os homens que usem um tokar ou tenham um chicote nas mãos. mas não façam mal a nenhuma criança com menos de doze anos, e arranquem as correntes de todos os escravos que virem. - Ergueu os dedos da harpia... e então atirou o açoite para longe. - Liberdade! - entoou. - Dracarys! Dracarys!
- Dracarys! - gritarem eles em resposta, a mais bela palavra que já ouvira. - Dracarys! Dracarys! - E por toda a sua volta, feitores fugiam, soluçavam, suplicavam e morriam, e o ar poeirento encheu-se de lanças e fogo."
("A Tormenta de Espadas", Livro 3 de "As Crônicas de Gelo e Fogo", de George R.R. Martin; Capítulo "Daenerys III")

Episodio 3x4 - Nota 10 2021-04-19 20:27:32

Curiosidade: esse episódio foi o Emmy Tape da Emilia Clarke, pela qual ela recebeu sua primeira indicação ao Emmy de Melhor Atriz Coadjuvante em Série Dramática.

Episodio 3x5 - Nota 10 2019-12-29 16:16:12

"Jaime flutuava no calor, na memória.
- Depois que grifos dançantes perdeu a Batalha dos Sinos, Aerys exilou-o - Por que estou dizendo isso a esta criança absurdamente feia? - Tinha finalmente compreendido que Robert não era um mero senhor fora da lei que pudesse ser esmagado ao seu bel-prazer, mas sim a maior ameaça que a Casa Targaryen havia enfrentado desde Daemon Blackfyre. O rei rudemente lembrou Lewyn Martell de que tinha Elia em seu poder e ordenou-lhe que fosse comandar os dez mil dorneses que subiam a estrada do rei. Jon Darry e Barristan Selmy cavalgaram para o Septo de Pedra a fim de reunirem todos os homens dos grifos que conseguissem, e o Príncipe Rhaegar retorno do sul e persuadiu o pai a engolir o orgulho e mandar chamar meu pai. Mas nenhum corvo voltou de Rochedo Casterly, e isso deixou o rei ainda mais assustado. Via traidores em todo lugar, e Varys estava sempre lá para apontar algum que ele pudesse ter deixado escapar. Assim, Sua Graça ordenou que seus alquimistas escondessem reservas de fogovivo por todo Porto Real. Sob o Septo de Baelor e os casebres da Baixada das Pulgas, por baixo de estábulos e armazéns, em todos os sete portões, até mesmo nos portões da própria Fortaleza Vermelha.
Tudo foi feito no maior segredo por um punhado de mestres piromantes. Nem sequer confiaram em seus próprios acólitos para ajudar. Os olhos da rainha já estavam fechados havia anos, e Rhaegar andava ocupado organizando um exército. Mas o novo ocupante do cargo de Mão de Aerys, o da maça e punhal, não era inteiramente burro, e com Rossar, Belis e Garigus entrando e saindo noite e dia, começou a desconfiar. Chelsted, era esse o nome dele, Lorde Chelsted. O nome veio-lhe de súbito a memória, com o contar da história. Eu julgava o homem covarde, mas no dia em que confrontou Aerys, encontrou coragem em algum lugar. Fez tudo que pôde para dissuadi-lo. Argumentou, gracejou, ameaçou e por fim implorou. Quando tudo isso falhou, tirou a corrente do cargo e jogou-a no chão. Por causa disso, Aerys queimou-o vivo, e pendurou a corrente no pescoço de Rossart, seu piromante preferido. o homem que cozinhara Lorde Rickard Stark em sua própria armadura. E, durante todo esse tempo, eu fiquei em pé com a minha armadura branca, na base do Trono de Ferro, imóvel como um cadáver, guardando o meu suserano e todos os seus queridos segredos.
Todos os meus irmãos juramentos estavam longe, compreende? Mas Aerys gostava de me manter por perto. Eu era filho do meu pai, por isso não confiava em mim. Queria-me onde Varys pudesse me vigiar, de dia e de noite. Portanto, ouvi tudo. Recordou como os olhos de Rossart costumavam brilhar quando desenrolava seus mapas para mostrar onde a substância devia ser colocada. Garigus e Belis eram iguais. Rhaegar defrontou Robert no Tridente, e já sabe o que aconteceu aí. Quando a notícia chegou à corte, Aerys enviou a rainha para a Pedra do Dragão com o Príncipe Viserys. A Princesa Elia também queria ir, mas ele proibiu-a. De algum modo, tinha se convencido de que o Príncipe Lewyn devia ter traído Rhaegar no Tridente, mas achava que podia manter Dorne leal desde que mantivesse Elia e Agon junto a si. Os traidores querem a minha cabeça, ouvi-o dizer a Rossart, mas não lhes darei nada a não ser cinzas. Que Robert seja rei de ossos carbonizados e carne esturricada. Os Targaryens nunca enterram seus mortos, queimam-nos. Aerys queria ter a maior pira funerária de todas. Se bem que, a bem da verdade, não creio que ele realmente esperasse morrer. Tal como Aerion Chama-Viva, antes dele, Aerys acreditava que o fogo o transformaria... que se ergueria novamente, renascido como dragão, e transformaria todos os inimigos em cinzas.
Ned Stark corria para o sul com a vanguarda de Robert, mas as forças de meu pai chegaram primeiro à cidade. Pycelle convenceu o rei de seu Guardião do Oeste viera defendê-lo, por isso mandou abrir os portões. A única vez em que devia ter dado ouvidos a Varys, ignorou-o. Meu pai mantivera-se afastado da guerra, remoendo todas as desfeitas que Aerys tinha feito a ele e determinado a ver a Casa Lannister do lado dos vencedores. O Tridente decidiu-o.
Coube a mim defender a Fortaleza Vermelha, mas eu sabia que estávamos perdidos. Mandei uma mensagem a Aerys, pedindo sua autorização para combinar uma rendição. Meu homem regressou com uma ordem régia. Traga-me a cabeça de seu pai, se não for um traidor. Aerys não se renderia. Meu mensageiro disse-me que Lorde Rossart se encontrava com ele. Eu sabia o que isso queria dizer.
Quando encontrei Rossart, ele estava vestido como um homem de armas comum e caminhava apressado na direção de uma porta falsa. Foi quem matei primeiro. E depois matei Aerys, antes que ele pudesse encontrar mais alguém que levasse sua mensagem aos piromantes. Dias mais tarde, cacei os outros e matei-os também. Belis ofereceu-me ouro, e Garigus chorou por misericórdia. Bem, uma espada é mais misericordiosa do que o fogo, mas não me parece que Garigus tenha gostado muito da bondade que lhe fiz.
A água tinha esfriado. Quando Jaime abriu os olhos, deu por si fitando o coto da sua mão da espada. A mão que fez de mim Regicida. O bode privara-o da glória e da vergonha, tudo ao mesmo tempo. Deixando o que? Quem sou eu agora?
A garota tinha um aspecto ridículo, aperando a toalha aos seus pobres peitos, com as grossas pernas brancas saindo por baixo.
- Minha história deixou-a sem fala? Vá lá, amaldiçoe-me, beije-me ou chame-me de mentiroso. Qualquer coisa.
- Se isso é verdade, por que é que ninguém sabe?
- Os cavaleiros da Guarda Real juram guardar os segredos do rei. Queria que quebrasse o juramento? - Jaime soltou uma gargalhada. - Acha que o nobre Senhor de Winterfell queria ouvir as minhas débeis explicações? Um homem tão honroso. Bastou olhar para mim para me julgar culpado. - Jaime pôs-se em pé, com a água escorrendo fria por seu peito. - Com que direito o lobo julga o leão? Com que direito? - um violento arrepiou dominou-o, e bateu com o coto contra a borda da banheira quando tentava sair dela.
A dor trespassou-o... e de repente a casa de banhos estava gritando. Brienne apanhou-o antes de ele cair. O braço dela estava todo arrepiado, úmido e gelado, mas a garota era forte, e mais gentil do que ele julgara. Mais gentil do que Cersei, pensou enquanto ela o ajudava a sair da banheira, com pernas bambas como um pau mole.
- Guardas! - ouviu a garota gritar. - O Regicida!
Jaime, pensou ele, meu nome é Jaime."
("A Tormenta de Espadas", Volume 3 das Crônicas de Gelo e Fogo de George R.R. Martin. Capítulo Jaime V)

Episodio 3x6 - Nota 10 2021-04-19 19:19:54

Curiosidades:

- Nos livros, após escalarem a Muralha, Ygritte revela para Jon que os selvagens estão procurando o Berrante do Inverno. Segundo a lenda, esse berrante tem o poder de derrubar a Muralha. Essa subtrama foi cortada da série de TV.
- Nos livros, Tywin planeja casar Cersei com outro irmão de Margaery e Loras, chamado Willas Tyrell. Esse personagem foi cortado da série.
- Nos livros, Melisandre nunca encontra Gendry, Arya e a Irmandade sem Bandeira. A partir desse episódio, Gendry assume a função narrativa de Edric Storm, um outro filho bastardo de Robert Baratheon, que é capturado por Stannis e Melisandre, e foi cortado da série.

Episodio 3x7 - Nota 10 2021-04-19 19:30:09

Curiosidades:

- Esse é o segundo episódio da série que não tem mortes. O primeiro foi o 1x03 "Lord Snow".
- Esse é o terceiro episódio escrito pelo autor dos livros, George R.R. Martin. Os dois episódios anteriores foram o 1x08 "The Pointy End" e o 2x09 "Blackwater".
- Originalmente, o episódio seria intitulado "Antumn Storms" (Tempestades de Outono). Após o roteiro original ser reescrito, o título mudou para "Chains" (Correntes). Finalmente, após mudarem algumas cenas desse episódio para outros e vice-versa, o título final foi "The Bear and the Maiden Fair" (O Urso e a Bela Donzela).
- Episódio dirigido por Michelle MacLaren, responsável por alguns dos melhores episódios de Breaking Bad.
- Nos comentários em áudio do Blu-Ray, George R.R. Martin faz questão de ressaltar que as cenas de Theon nesse episódio especifico não foram escritas por ele.
- Nos livros, a castração de Theon não chega a ser 100% confirmada, mas é bastante sugerida através de diálogos, como Ramsay dizendo que Theon "não é mais um homem" e Theon dizendo que "Ramsay cortou meus dedos das mãos, dos pés e aquela outra coisa". A série decidiu confirmar essa teoria dos fãs.

Episodio 3x8 - Nota 10 2019-03-24 02:17:35

Uma lembrança para a galera que está reclamando do Sam ter esquecido a adaga: na segunda temporada ele encontrou dezenas de adagas. Ou seja, ele só esqueceu aquela específica.

Por sinal, a cena em questão que eu estou citando é essa: https://www.youtube.com/watch?v=Ca2-q541rOQ

Episodio 3x8 - Nota 10 2019-03-24 02:27:15

"Enquanto chamas pálidas se contorciam por cima deles, a mulher vermelha pegou o prato de prata e levou-o ao rei. Davos viu-a levantar a tampa. Por baixo dela encontravam-se as três grandes sanguessugas negras, inchadas com sangue.
O sangue do garoto, soube Davos. Sangue de um rei.
Stannis estendeu uma mão, e seus dedos fecharam-se em volta de uma das sanguessugas.
- Diga o nome - ordenou Melisandre.
A sanguessuga retorcia-se na mão do rei, tentando se prender a um de seus dedos.
- O usurpador - disse ele - Joffrey Baratheon. - Quando atirou a sanguessuga no fogo, ela enrolou-se entre os carvões como uma folha de outono e incendiou-se.
Stannis agarrou a segunda.
- O usurpador - declarou, dessa vez mais alto. - Balon Greyjoy. - Deu-lhe um piparote ligeiro para dentro do braseiro, e o corpo do animal abriu-se e crepitou. O sangue jorrou de seu interior, silvando e fumegando.
A última sanguessuga estava na mão do rei. Estudou aquela por um momento, enquanto se contorcia entre seus dedos.
- O usurpador - disse por fim. - Robb Stark. - E atirou-a para as chamas."
("A Tormenta de Espadas", Livro 3 de "As Crônicas de Gelo e Fogo", de George R.R. Martin. Capítulo "Davos IV")

Episodio 3x8 - Nota 10 2021-04-19 20:24:48

Curiosidades:

- Esse episódio foi o Emmy Tape do Peter Dinklage, pelo qual ele recebeu sua terceira indicação ao Emmy de Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática.
- Sansa diz a Tyrion que ela tem 14 anos. Na vida real, Sophie Turner tinha 17 anos quando gravou essa cena. Nos livros, a personagem tem 13 anos.
- Nos livros, Sansa só descobre que vai se casar com Tyrion alguns minutos antes da cerimônia, enquanto provava um vestido de presente da Cersei que ela acreditava que seria para o casamento de Joffrey com Margaery. Além disso, Tyrion chega a ficar nu diante dela na noite de núpcias, mas assim como na série, se arrepende e finalmente decide que não irá jamais ter relações com Sansa.
- Nos livros, Stannis chega a hesitar em jogar a larva correspondente a Robb Stark no fogo, por não considerá-lo no mesmo nível dos desprezíveis Joffrey e Balon, mas finalmente decide jogar a larva mesmo assim.
- Nos livros, Sam mata um White Walker bem antes, na Batalha do Punho dos Primeiros Homens (que ocorreu off-screen no primeiro episódio dessa terceira temporada). Além disso, após serem atacados pelos mortos-vivos, Sam e Gilly são resgatados por Mãos Frias, um misterioso cavaleiro montado em um alce e com o rosto coberto, que trabalha para o Corvo de Três Olhos. Esse personagem foi cortado da série.

Episodio 3x9 - Nota 10 2021-04-19 21:29:10

Curiosidades:

- O título do episódio é uma referência a uma canção sobre a esmagadora vitória que Tywin Lannister obteve no passado contra seus inimigos das casas Reyne de Castamere e Tarbeck, culminando na extinção de ambas. Cersei contou essa história para Margaery no episódio anterior.
- Um dos músicos no Casamento Vermelho é Will Champion, do Coldplay.
- Michelle Fairley assistiu esse episódio pela primeira vez junto com Richard Madden e o diretor David Nutter na gravação dos comentários em áudio do Blu-Ray. Ambos choraram no final do episódio.
- Esse é o único episódio de Game of Thrones que termina com os créditos finais em silêncio.
- Os showrunners David Benioff e D.B. Weiss receberam sua segunda indicação ao Emmy de Melhor Roteiro em Série Dramática por esse episódio (a primeira foi por 1x09 "Baelor" na primeira temporada).
- O único episódio da série onde Emilia Clarke é creditada em primeiro lugar nos créditos iniciais, devido a omissão dos Lannisters nesse episódio.
- O segundo episódio da série onde Peter Dinklage não aparece (o primeiro foi o 1x07 "You Win or You Die").
- O segundo episódio da série onde Porto Real não aparece (o primeiro foi o 1x02 "The Kingsroad").
- George R.R. Martin planejava gravar uma participação especial como um dos convidados mortos do Casamento Vermelho, mas ocorreram conflitos na agenda e os produtores decidiram que iria distrair demais a atenção dos espectadores.
- Nos livros, Robb não leva sua esposa para as Gêmeas, mantendo ela em Correrrio (e ela se chama Jeyne ao invés de Talisa nos livros). Nos livros, ela também não está grávida. Os showrunners decidiram matar ela junto com Robb e Catelyn para que os espectadores não tivessem a impressão equivocada de que o filho de Robb poderia nascer, crescer e um dia vingar a morte do pai.
- Nos livros, ao matar Robb, Roose Bolton fala "Jaime Lannister manda seus cumprimentos", repetindo as palavras que Jaime disse para Roose no episódio 3x07 "The Bear and the Maiden Fair". Porém, os showrunners perceberam que a frase iria confundir vários espectadores, que poderiam pensar que Jaime estava envolvido no Casamento Vermelho. Por causa disso, eles mudaram a frase para "Os Lannisters mandam seus cumprimentos".
- Nos livros, há uma cena onde Walder Frey ordena a Robb que mantenha o seu lobo preso durante o casamento. Além disso, nos livros, os músicos do casamento são péssimos, já que são soldados disfarçados. Os showrunners acharam que esses elementos iriam deixar óbvio demais para os espectadores que os Freys iriam trair Robb, então cortaram esses elementos do episódio.

Episodio 3x9 - Nota 10 2023-06-02 23:30:00

Hoje é o aniversário de 10 anos desse episódio tão devastador, tão excepcional. Como o tempo passa.

Episodio 3x10 - Nota 10 2021-04-19 22:45:31

Curiosidades:

- Nos livros, Arya nunca chega a ver o corpo de Robb sendo exibido nas Gêmeas com a cabeça de seu lobo Vento Cinzento. Isso é revelado para o leitor num sonho profético que Theon Greyjoy tem em Winterfell no segundo livro (e que foi cortado da série), numa visão que Daenerys tem na Casa dos Imortais (também cortado) e quando Stannis recebe as notícias.
- Nos livros, o cadáver de Catelyn é jogado nu no rio, numa zombaria cruel dos costumes da Casa Tully. O cadáver é encontrado por Nymeria (a loba de Arya) e a Irmandade sem Bandeiras. Quando Thoros se recusa a ressuscitar ela, argumentando que tempo demais se passou, Beric Dondarrion decide sacrificar sua vida para trazer Catelyn de volta. Catelyn volta a vida, com seu rosto horrivelmente desfigurado, e incapaz de falar em voz alta. Assumindo o nome de Lady Stoneheart, ela se torna a nova líder da Irmandade sem Bandeiras, executando todos os soldados Lannisters e Freys que encontra. Toda essa subtrama foi cortada completamente pelos showrunners, que acharam que diminuía o impacto do Casamento Vermelho.

Episodio 4x6 - Nota 10 2023-08-15 02:03:18

Curiosidades:

- Esse é o único episódio da história de Game of Thrones no qual nenhum dos Starks aparecem (e nem ao menos algum aliado). Pode-se dizer então que é o único episódio da série focado exclusivamente nos "antagonistas", já que todos os personagens que aqui aparecem são inimigos dos Starks: os Lannisters, Stannis, os Boltons, os Greyjoys e Daenerys.
- O roteirista Bryan Cogman deixou claro numa entrevista que os falsos testemunhos contra Tyrion foram arranjados por Cersei... mas Tywin, no fundo, sabe disso e não move um dedo para interferir.
- Nos livros, a aparência física de Theon após ser torturado por Ramsay é MUITO pior do que na série de TV: ele fica absurdamente magro por ter ficado um ano inteiro preso numa masmorra; vários dedos das mãos e dos pés foram decepados, fazendo-o mancar para sempre; seus cabelos ficam completamente grisalhos, caindo com frequência e com uma enorme barba; ele está sempre imundo e fedendo porque Ramsay nunca o deixa tomar banho, forçando-o a ficar coberto com sujeira e excremento; e Ramsay quebra todos os seus dentes com um martelo porque "odiava seus sorrisos" (isso sem contar a sua castração). Em vários momentos dos livros, quando pessoas que já conheciam Theon o reencontram, elas não conseguem reconhece-lo. Obviamente, os showrunners decidiram não serem tão fiéis a essa descrição, já que seria difícil fazer isso sem depender de uma enorme quantidade de maquiagem ou efeitos CGI que poderiam soar falsos ou prejudicar a atuação do ator.
- Originalmente, o roteirista Bryan Cogman queria mostrar as partes íntimas castradas de Theon na cena do banho, mas os showrunners acharam que isso seria gratuito demais e rejeitaram a ideia.
- Esse episódio foi o Emmy Tape do Peter Dinklage, pelo qual ele recebeu a sua quarta indicação ao Emmy de Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática.

Episodio 4x8 - Nota 10 2021-04-20 20:41:12

"-Quem comanda aqui?
Os bebedores o encararam fixamente. Um riu. Outro cuspiu. Finalmente, um dos Codd disse:
- Quem quer saber?
- O filho de Lorde Balon - Fedor, meu nome é Fedor, e rima com sabor - Estou aqui sob comando de Ramsay Bolton, Lorde de Hornwood e herdeiro do Forte do Pavor, que me capturou em Winterfell. A tropa dele está ao norte daqui, a de seu pai vem do sul, mas Lorde Ramsay está disposto a ser misericordioso se vocês entregarem Fosso Cailin antes que o sol se ponha. - Pegou a carta que lhe tinham dado e jogou na mesa, diante dos bebedores.
Um deles pegou-a e ficou virando-a nas mãos, cutucando a cera rosa que a selava. Depois de um momento, disse:
- Pergaminho. Quem quer isso? É de queijo que precisamos, e carne.
- Aço, você quer dizer - falou o homem que estava atrás dele, um de barba cinzenta cujo braço esquerdo terminava em um toco. - Espadas. Machados. Sim, e arcos, mais de cem arcos, e homens para atirar flechas.
- Os homens de ferro não se rendem - disse uma terceira voz.
- Diga isso ao meu pai. Lorde Balon ajoelhou-se quando Robert arrebentou suas muralhas. De outra forma, teria morrido. Como acontecerá com vocês, se não se renderem. - Apontou para o pergaminho. - Quebre o selo. Leia as palavras. Isso é um salvo-conduto, escrito pela própria mão de Lorde Ramsay. Abaixem as espadas e venham comigo, e sua senhoria os alimentará e os deixará marchar sem serem molestados até a Costa Rochosa, onde encontrarão navios que os levem para casa. De outra forma, morrerão.
- Isso é uma ameaça? - Um dos Codd se levantou. Um homem grande, mas de olho arregalado e boca larga, com carne branca morta. Parecia que seu pai o gerar em um peixe, mas mesmo assim tinha uma espada longa. - Dagon Codd não se rende a ninguém.
Não, por favor, vocês tem que escutar. O pensamento do que Ramsay faria se ele se arrastasse de volta ao acampamento sem a rendição da guarnição era quase suficiente para fazê-lo mijar nos calções. Fedor, Fedor, que rima com terror.
- É esta a sua resposta? - As palavras soaram debilmente em seus ouvidos. - Esse bacalhau fala por todos vocês?
O guarda que o encontrara na porta parecia menos seguro.
- Victarion ordenou a todos nós que esperássemos. Ouvi com meus próprios ouvidos. Fiquem aqui até eu retornar, ele disse para Kenning.
- Sim - disse o homem de um braço só. - Foi o que ele disse. A assembleia de homens livres o chamou, mas ele jurou que voltaria, com uma coroa de madeira do mar na cabeça e mil homens com ele.
- Meu tio nunca voltará - Fedor contou para eles - A assembleia de homens livres coroou seu irmão Euron, e o Olho de Corvo tem outras guerras para lutar. Vocês pensam que meu tio valoriza vocês? Não valoriza. Vocês são aqueles que ele deixou para trás, para morrer. Livrou-se de vocês do mesmo jeito que se livra da lama em suas botas quando vem para terra firme.
As palavras os atingiram em cheio. Podia ver nos olhos deles, no jeito que olhavam uns para os outros, ou franziam a testa sobre seus copos. Todos temiam ter sido abandonados, e tive que transformar esse medo em certeza. Esses homens não eram parentes de capitães famosos, nem tinham o sangue das grandes Casas das Ilhas de Ferro. Eram filhos de escravos e de esposas de sal.
- Se nos rendermos, poderemos ir embora? - disse o homem de um braço. - É isso que você diz que está escrito aqui? - Cutucou o rolo de pergaminho, o selo de cera ainda intacto.
- Leia você mesmo - ele respondeu, embora tivesse quase certeza de que nenhum deles sabia ler. - Lorde Ramsay trata seus cativos de maneira honrada, enquanto permanecerem fiéis a ele. - Ele só tirou os dedos dos pés e das mãos e aquela outra coisa, quando podia ter arrancado minha língua ou esfolado minhas pernas do calcanhar até a coxa. - Rendam suas espadas, e viverão.
- Mentiroso. - Dagon Godd desembainhou sua espada. - Você é aquele que chamam de vira-casaca. Por que deveríamos acreditar em suas promessas?
Ele está bêbado, Fedor percebeu. A cerveja está falando.
- Acredite no que quiser. Eu trouxe a mensagem de Lorde Ramsay. Agora preciso voltar para ele. Jantaremos javalis e nabos, regados com vinho tinto forte. Aqueles que vierem comigo serão bem-vindos ao banquete. O restante vai morrer em um dia. O Senhor do Forte do Pavor está trazendo cavaleiros estrada acima, enquanto seu filho lidera seus próprios homens para cá, vindos do norte. Nenhuma instalação está garantida. Aqueles que morrerem lutando serão os sortudos. Os que viverem serão entregues aos demônios dos pântanos.
- Chega! - rosnou Dagon Codd. - Acha que pode assustar os homens de ferro com palavras? Vá embora. Corra para seu mestre antes que eu abra sua barriga, puxe suas tripas para fora e faça você comê-las.
Ele poderia ter dito mais, mas de repente seus olhos se arregalaram. Um machado de arremesso atingiu o centro de sua testa com um sólido impacto. A espada de Codd caiu de seus dedos. Ele estremeceu como um peixe em um anzol e caiu de cara sobre a mesa.
Fora o homem de um braço só que arremessara o machado. E enquanto se levantava, já tinha outro nas mãos.
- Quem mais quer morrer? - perguntou para os outros bebedores. - Fale, que providencio. - Finas correntes de sangue se espalhavam pela mesa, saindo da poça de sangue onde a cabeça de Dagon Codd caíra. - Pretendo viver, e isso não significa ficar aqui para apodrecer.
Um homem tomou um gole de cerveja. Outro virou seu copo para lavar o sangue que escorria, antes que alcançasse o lugar em que estava sentado. Ninguém falou. Quando o homem de um braço guardou o machado de arremesso no cinto, Fedor sabia que tinha vencido. Quase se sentiu um homem novamente. Lorde Ramsay ficará satisfeito comigo.
Arrancou o estandarte da lula gigante com as duas mãos, um pouco desajeitado por causa dos dedos que faltavam, mas graças aos dedos que Lorde Ramsay lhe permitira manter."
(Trecho do livro "A Dança dos Dragões", Volume 5 das Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin. Capítulo "Fedor II")

Episodio 5x1 - Nota 9 2019-04-11 12:31:26

Aviso: o núcleo do Bran não aparece nessa quinta temporada. Os showrunners decidiram fazer o treino do personagem com o Corvo de Três Olhos ocorrer off-screen para assim poderem focar mais nos outros núcleos.

Episodio 5x3 - Nota 9 2019-04-20 17:23:48

"- Duende - disse uma voz profunda, atrás dele,
No canto da sala, um homem sentava-se nas sombras, com uma puta se contorcendo em seu colo. Não vi essa garota. Se tivesse visto, teria subido com ela, em vez da sardenta. Era mais jovem do que as outras, magra e bonita, com longos cabelos prateados. Lisena, provavelmente... mas o homem no colo de quem ela se sentava era dos Sete Reinos. Corpulento e de ombros largos, quarenta, se tivesse um dia de seu nome, ou talvez mais velho. Metade da cabeça era careca, mas restolho grosso cobria seu rosto e queixo, e pelos grossos cresciam nos braços, brotando até mesmo dos nós dos dedos.
Tyrion não gostou do olhar dele. Gostou menos ainda do grande urso negro em sua armadura. Lã. Está vestindo lã, nesse calor. Quem mais, além de um cavaleiro, seria tão louco?
- Que agradável ouvir a Língua Comum tão longe de casa - obrigou-se a dizer -, mas temo que tenha me confundido com alguém. Meu nome é Hugor Hill. Posso pagar-lhe uma taça de vinho, meu amigo?
- Estou bêbado o suficiente. - O cavaleiro colocou a puta de lado e se levantou. O cinturão com a bainha estava pendurado em um gancho ao lado dele. Ele o pegou e desembainhou a lâmina. O aço murmurou contra o couro. As putas assistiam avidamente, a luz das velhas brilhando nos olhos dela. O proprietário desaparecera. - Você é meu, Hugor.
Tyrion não podia fugir dele mais do que poderia lutar com ele. Bêbado como estava, não podia nem tentar ser mais espero do que o cavaleiro. Estendeu as mãos.
- E o que você pretende fazer comigo?
- Entregar você - disse o cavaleiro - para a rainha."
(Trecho de "A Dança dos Dragões", Livro Cinco de "As Crônicas de Gelo e Fogo", de George R.R. Martin. Capítulo "Tyrion VI")

Episodio 8x1 - Nota 8 2019-04-14 00:17:25

Aquele momento arrepiante da madrugada em que finalmente, após dois anos de espera, Game of Thrones aparece no Banco de Séries marcado como 'Com Episódio Hoje".

Episodio 8x1 - Nota 8 2019-04-14 19:09:25

Cuidado, pessoal. Um serviço de streaming americano, Direct TV Now, disponibilizou o episódio 1 há algumas horas e já estão soltando fotos e vídeos nas redes sociais. Cuidado para não tomarem spoilers antes das 22h: https://www.ligadoemserie.com.br/2019/04/directv-erra-e-disponibiliza-inedito-de-game-of-thrones-4h-antes-nos-eua/?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter#.XLOuMfdv9-E

Episodio 8x2 - Nota 10 2019-04-20 17:14:23

Só avisando para quem não estiver ciente: a gente ainda não tem certeza se esse é o título oficial do episódio. Parece que nesse ano, a HBO só irá revelar os títulos após o término da exibição dos seus respectivos episódios.

Episodio 8x2 - Nota 10 2019-04-21 23:00:57

HBO soltou o título do episódio "A Knight of the Seven Kingdoms”.

Episodio 8x2 - Nota 10 2019-04-21 23:19:52

Gente, sinceramente, achei esse um dos episódios mais lindos e sensíveis da série. Tinha tudo para ser um filler chato antes do episódio da batalha na semana que vem, mas ao invés disso, achei que D&D e Bryan Cogman entregaram um episódio que nos fez lembrar como amamos esses personagens e porque devemos chorar e sofrer quando o inferno cair em cima deles na próxima semana.

Jaime fazendo a Brienne se tornar oficialmente cavaleira, Podrick cantando enquanto vemos os casais aproveitando esse breve momento de paz antes da guerra... ah, gente, sério, achei maravilhoso. Infinitamente melhor do que o episódio da semana passada.

E agora... que venha a Longa Noite na próxima semana.

Episodio 8x3 - Nota 10 2019-04-28 01:04:11

Curiosidades:

- É o episódio mais longo da série, com 82 minutos de duração.
- Dirigido por Miguel Sapochnik, que comandou os episódios 5x07 "The Gift", 5x08 "Hardhome", 6x09 "Battle of the Bastards" e 6x10 "The Winds of Winter".
- As gravações da batalha duraram 55 noites.

Episodio 8x3 - Nota 10 2019-04-29 00:53:21

Baixei o episódio em 1080p e a qualidade da imagem está bem melhor que essa transmissão da HBO Brasil.

Update um ano depois da exibição do episódio: a qualidade da imagem do episódio no Blu-Ray é gigantesca, agora dá para enxergar tudo perfeitamente. Todos os problemas na noite da exibição foram do sistema de compressão da HBO.

Episodio 8x6 - Nota 6 2019-05-19 03:04:40

Bom, independentemente do series finale ser bom ou ruim, permaneço eternamente grato a Game of Thrones. A série me fez voltar a ter interesse por fantasia numa época em que eu estava desinteressado pelo gênero. Me apresentou a dezenas de atores e atrizes incríveis com os quais eu confesso que não tinha familiaridade: Peter Dinklage, Nikolaj Coster-Waldau, Lena Headey, Michelle Fairley, Iain Glen, Alfie Allen, Rory McCann, Aidan Gillen, Liam Cunningham, Stephen Dillane, Carice van Houten, Jerome Flynn, Conleth Hill, Natalie Dormer, Charles Dance, Pedro Pascal, etc. Me apresentou a uma série de livros incríveis do George R.R. Martin. Me fez conhecer grandes amigos fãs de séries e livros que adoravam discutir a série e outros tópicos. Me fez apreciar os talentos de artistas como o compositor Ramin Djawadi, a designer de produção Deborah Riley, a figurinista Michele Clapton, etc. Tivemos momentos inesquecíveis da TV como a morte do protagonista Ned, o Casamento Vermelho, batalhas épicas, etc. E sim, agradeço também a David Benioff e D.B. Weiss. Ainda que a dupla tenha tomado muitas decisões discutíveis, problemáticas e preguiçosas (para não dizer coisa pior) no decorrer dos últimos anos, o fato é que se eles não tivessem decidido começar a trabalhar na pré-produção do piloto lá atrás, em 2007, eu provavelmente nunca teria descoberto os livros e teria demorado bem mais para conhecer e apreciar esses artistas. Então pelo menos por isso eu agradeço.

Parafraseando o que o Damon Lindelof (Lost e The Leftovers) declarou nessa semana no Instagram, mesmo com seus altos e baixos, eu sentirei muitas saudades de Game of Thrones. Essa série fez a maioria de nós ficar assistindo os episódios ao mesmo tempo e comentando imediatamente nas redes sociais. Só os deuses sabem qual será a próxima série que fará isso. E é claro, torço para que The Winds of Winter saia logo para satisfazer nossas saudades por Westeros.

E agora, as nossas patrulhas estão encerradas...


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Allan Veríssimo

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries