IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Justiça By Felipe





Episodio 1x1 - Nota 9 2016-08-23 19:51:32

Foi um primeiro capítulo exemplar, que ainda fez uma conexão maravilhosa e de forma sutil com os outros três casos que a minissérie irá abordar. Roteiro coeso, diálogos bem construídos, direção impecável e essa fotografia maravilhosa.

Jesuíta Barbosa é um dos maiores achados da Globo nos últimos anos. Comecei a prestar atenção no trabalho dele desde Amores Roubados e desde então só evoluiu. Compôs o Vicente com dose certa de complexidade. O mesmo vale para Débora Bloch, em sua sede de justiça, e Marina Ruy Barbosa – o único e não muito relevante revés foi o fato de ambas escorregarem no sotaque em determinados momentos.

Sinto que “Justiça” será um dos melhores trabalhos da Globo nos últimos anos e assim espero.

Episodio 1x2 - Nota 9 2016-08-24 10:53:07

Adriana Esteves simplesmente estupenda em sua atuação. Sempre se entrega de corpo e alma à seus personagens e transparece com facilidade todos os sentimentos necessários em cena.

Fiquei com o coração partido por duas vezes nesse episódio: primeiro, pelo esfaqueamento do marido da Fátima no bar, após a briga. E segundo, claro, pelo triste momento em que é levada algemada por um crime que não cometeu.

Vizinho nojento e o pior de tudo é que isso realmente existe. O cachorro infernizou a vida dos outros, os donos foram avisados inúmeras vezes e o infeliz não quis fazer nada. Quem merecia levar os tiros era o delegado, sabia como era o comportamento do animal e preferiu fechar os olhos.

Agora, eu acho que o marido da Fátima infelizmente não sobreviveu – caso contrário, acho que a casa não estaria em ruínas e alguma notícia dos filhos ela teria, o que parece não ser o caso. Muito triste e revoltante. Não consigo me controlar diante de injustiças, porque olha...

Também foi interessante o roteiro ligando mais uma vez os quatro casos. No episódio passado, tínhamos visto as meninas da festa apenas de relance, só os mais atentos repararam. Neste, elas já tiveram algumas falas.

Triste ver como funciona o sistema carcerário no Brasil. Vicente assassinou a noiva e ficou sete anos na cadeia, a mesma pena da Fátima, acusada injustamente por tráfico de drogas. É de refletir...

Episodio 1x3 - Nota 10 2016-08-26 10:53:46

“Minha filha não é bandida! Ela só tá aqui porque é preta, e pobre.”

Quantos tapas na cara com esse episódio. Questão do racismo muito bem abordada e é tudo muito triste, porque sabemos que essa é a nossa realidade. Foi tão frustrante ver o maldito policial (dono do cachorro que atacou o filho da Fátima) livrando jovens brancos da revista e contendo apenas os negros, que eu nem consigo descrever.

A Rose estava com drogas, tudo bem. Mas achei uma loucura tão grande ela ser condenada e passar sete anos na cadeia, justo quando estava prestes a realizar o sonho de entrar na universidade e se formar... Sério, achei tão triste e doloroso!

Daí como se não bastasse, ainda chega essa bomba de que a mãe da Rose acabou falecendo nesse período de tempo. Ela estava tão orgulhosa, tão contente por ter uma filha ingressando na faculdade e não teve o gosto de vê-la livre mais uma vez...

Novamente, o roteiro faz um trabalho impecável na conexão dos personagens com as outras histórias. Fiquei abismado quando vi que a repórter que cobre o ato dos motoristas da empresa do pai do Vicente, é a mãe da Débora. O Douglas eu já tinha reconhecido pelos trailers e chamadas. Mas a maior surpresa mesmo foi o fato do estuprador ser o pintor que aparece no primeiro episódio. PQP!

As críticas sociais que a autora Manuela Dias está fazendo... Tô sem palavras. Grande acerto da Globo.

Episodio 1x4 - Nota 8.5 2016-08-27 11:12:55

Eu gostei do episódio. Pensei que seria um pouquinho mais profundo como os anteriores, infelizmente não foi. Mas ainda assim teve seus bons momentos.

O maior problema com certeza foi a correria. Manuela Dias quis criar situações que ocorressem basicamente na mesma madrugada, para que todos os acusados se encontrassem na delegacia, e essa história da eutanásia foi a que mais ficou estranha para digerir. Foi muito rápido. Beatriz foi atropelada, passou por uma cirurgia, o médico tirou todas as esperanças de uma vez, ela já decidiu que queria morrer, o marido foi atrás do remédio pra matá-la e pronto...

De fato, faltou aprofundar um pouquinho mais. Marjorie compôs a Beatriz com sensibilidade, mas o texto não deu tempo para que nós pudéssemos sentir a dor da personagem diante dessa triste reviravolta em sua vida, por não poder fazer mais o que amava e etc. Agora, não acho que a linha do tempo esteja comprometida. Tirando a correria, pelos eventos mostrados faz pleno sentido eles se encontrarem na delegacia pela manhã, logo após a prisão da Fátima.

Enfim, foi um bom episódio e essa primeira semana de Justiça foi um tapa na cara de muita gente, pelas abordagens e críticas sociais realizadas. A série tem tudo pra ficar marcada na história da nossa teledramaturgia e minhas expectativas para o desenrolar dos casos continuam altas. Não faço a mínima ideia de como vai ser, tô curioso.

Episodio 1x5 - Nota 8.5 2016-08-30 10:39:51

Impressionante como Justiça faz a gente se sentir até mal, incomodado durante os minutos, justamente por ser uma série tão crua e realista.

Impecáveis as cenas de encontro entre Elisa e Vicente. Ele pedindo perdão, ela gritando que ele não tinha direito de chorar na casa dela, expulsando-o do quarto da filha. O momento na universidade. E por fim, o momento no cemitério com ela se abrindo, afirmando que sente falta da Isabela...

Débora Bloch dando um show, deixando transparecer com facilidade a dor e a raiva pela perda tão trágica e repentina da única filha. Eu, no lugar dela, não sei o que faria. A cadeia serve, principalmente, pra corrigir o indivíduo antes de soltá-lo novamente na sociedade. Cabe a ele decidir se quer ou não mudar. Vicente tentou se matar e parece estar realmente arrependido, mas é aquela, né... Elisa continua sentindo a dor da perda, que deve ser ainda pior quando é causada por outro ser humano.

Achei pesado o suicídio da menina, mais um reflexo da realidade. Quantas vezes isso já não aconteceu? Gostei do samba da Elisa na turma. Todo mundo se afastando do idiota machista opressor que divulgou o vídeo, mas todo mundo compartilhou, ajudou para se tornar algo viral. Onde estava a empatia pela moça nesse momento?

No mais: Senti pena da Rose tentando entrar na faculdade com vestibular de sete anos antes... E aquele momento em que ela ficou ao lado do Douglas, policial que foi responsável por sua prisão: não consigo lidar. Fátima também conseguiu me tocar bastante quando foi conversar com Elisa. Ansioso pra continuação da história dela.

Episodio 1x6 - Nota 9 2016-08-31 11:05:17

Adriana Esteves, pisa mais, vai! Definitivamente essa história da Fátima é a que mais está me provocando reações – talvez porque a vida dela foi destruída por um crime que não cometeu, o que é ainda mais revoltante e frustrante. Achei tão triste quando ela reconheceu o Jesus no momento do assalto, que nem consigo descrever.

E a cena do reencontro dos dois na casa foi uma das melhores da nossa TV esse ano. Tanto Adriana quanto o ator que fez o menino deram um tom apropriado, tocante e humano para a cena. Ele comentando que não lembra dela, que sempre a imaginou com o cabelo comprido... Não aguentei!

Por fim, também tivemos o reencontro com a Mayara, que está arquitetando um plano de vingança contra a Kellen... Justiça com as próprias mãos. Tô muito curioso pra saber como isso vai ser, onde isso vai dar. Só não quero que ela se ferre. Chega de sofrimento na vida da Fátima, por favor.

Sobre o Douglas: interessante como Fátima parece ter relevado o fato desse cara ter sido o responsável por toda a sua desgraça. Sinal de que ela não se permitiu corromper, de que é uma boa pessoa e que seu interesse maior é reunir sua família e tentar reconstruir a vida ao lado deles. < 3

Episodio 1x7 - Nota 8.5 2016-09-02 11:15:12

Veja o filme O Lobo Atrás da Porta, é uma personagem diferente e ela dá um show também.

Episodio 1x7 - Nota 8.5 2016-09-02 11:17:52

Parece que a cadeia mudou um pouquinho a Rose, não é? Ela ficou meio tensa quando a mulher disse que transportaria drogas na fralda da menina, mas não fez grandes objeções... Enfrentou a Kellen dizendo que matou uma pessoa, está se envolvendo com o Celso mesmo sabendo que ele é comprometido... Sei não.

Mas de qualquer forma, ainda consegui me emocionar com algumas das cenas dela. Aquele momento em que visita o túmulo da mãe no cemitério foi muito, muito pesado mesmo. Muito triste ela desabando em lágrimas. Não imagino o quanto deve ser horrível, frustrante você saber que perdeu sua mãe quando estava na cadeia...

Marcelo é uma das pessoas mais babacas que já vi na face da terra. Como o cara fica tranquilo desse jeito sabendo que o estuprador de sua esposa está solto? Não é nem questão de se vingar com as próprias mãos, é justiça! Tá aí um contraponto interessante com a Rose: ela cometeu um erro em uma noite, foi presa por ser negra, pode-se dizer e passou 7 anos na cadeia. Já o infeliz, nojento, branco, estupra mulheres sabe-se lá há quantos anos e segue sem ter sua vida afetada, trabalhando e observando prováveis próximas vítimas...

BTW: Igor Angelkorte, intérprete do Marcelo, conveceu muito pouco na cena em que chora revelando sobre a morte do irmão. Quanto aos dois tiros: acho que foi impulso. Não creio que ele tenha dado um tiro, feito uma pausa, e em seguida deu outro. Por achar que a arma estava descarregada, apertou o gatilho seguidamente e só aí reparou a tragédia. Pelo menos é o que eu acho...

Episodio 1x8 - Nota 8 2016-09-04 18:57:13

Engraçado que o Maurício deveria ser o protagonista do episódio, mas quem apareceu mais disparado foi o Celso. Fazer o que, né... De qualquer forma, mesmo não sendo aquilo que eu esperava, a trama de vingança dele até me agrada. É o estilo clássico: fazer as coisas por baixo dos panos, para não enfrentar problemas depois.

Só é uma pena que ele não tenha conseguido muita coisa com o helicóptero, já que o lixo do Antenor sobreviveu e ainda existe essa possibilidade da aeronave ser retirada do oceano para a investigação. O lixinho Téo já tá questionando...

BTW: Elisa sambou muito quando jogou no ventilador que Téo já tem quase 30 anos, o que ele fez com a moça não é probleminha de adolescente, nem nada do tipo. Fez o que fez porque não possui caráter, porque é machista opressor e se acha superior.

Kellen também teve um destaque interessante. Ela é uma mulher odiosa, mas uma personagem interessantíssima. O tom da Leandra Leal tá maravilhoso!

Ah, espero ver mais da Drica nos próximos episódios, ela tá muito avulsa!

Episodio 1x9 - Nota 8.5 2016-09-06 11:23:02

Realmente, não faço ideia do rumo que essa história tá tomando. Não sei se Elisa está perdoando o Vicente aos pouquinhos, aceitando que talvez ele tenha mudado e que está arrependido, ou se está levando sua vingança pessoal pra outro nível, usando a filha dele como intermédio. É pesado, trata-se de uma pessoa inocente e que, de quebra, ainda é uma criança. Mas tô curtindo como as coisas estão andando. Adoro essa imprevisibilidade.

O que não entendo mesmo é essa Regina aí. Achei realmente ridículo ela riscando o carro da Elisa, como se a mulher tivesse feito alguma coisa pra eles. Ela casa com o cara que tirou a vida da filha da mulher, e fica com raiva da mulher por ela se aproximar. Tudo bem que é estranho mesmo (ainda mais esse negócio de se tornar madrinha da menina), mas sei lá... Medo do que essa menina pode fazer, também.

Estremeci com a cena da Débora praticamente ao lado do pintor estuprador, sem vê-lo. Pensei, também, que ele iria reparar nela e ficar observando, sem reconhecer o mal que lhe fez... Que coisa mais horrível. O mundo é muito pequeno mesmo! Esse cara tem muita coragem de sair estuprando pessoas na cidade e continuar vivendo lá sem nenhum problema. É um sociopata mesmo...

E o Téo... A expulsão foi pouco! Esse caso deveria ter repercussão na mídia sim! O cara revoltadinho porque o carro estava riscado. Claro, é mais importante o visual do veículo do que a vida da menina que está no hospital por causa dele. Ridículo ele levando arma, disparando e chamando pra briga como se fosse o maior machão. Nojo dele e do Antenor.

Episodio 1x9 - Nota 8.5 2016-09-06 13:33:26

Imagino!

Episodio 1x10 - Nota 9 2016-09-07 11:50:44

A história da Fátima é a mais interessante e emocionante dentre as quatro. Os episódios são sempre rechedos de cenas tocantes e de muitos tapas na cara. Essa mulher é um verdadeiro exemplo. Porque como a própria disse, ela poderia muito bem estar cheia de ódio, louca pra se vingar e a única coisa que quer é reconstruir a vida da melhor maneira possível, reunir os filhos e seguir em frente.

Achei tão maravilhosa a cena dela vendendo as marmitas para os operários, tão simples e tão verdadeira. Ainda mais pela alegria dela de estar podendo fazer aquilo, por ganhar dinheiro fazendo um trabalho honesto...

Ainda bem que Jesus foi se deculpar com o rapaz, que foi muito compreensivo. Por um momento eu até pensei que ele fosse humilhá-los, falar mal deles para os outros colegas, ainda bem que me enganei. E curti também o Jesus pedindo ajuda ao Douglas pra recuperar o dinheiro roubado pelos moleques.

Mayara dando respostas à altura pra Kellen. Não vejo a hora do samba dela na cara dessa infeliz!

Episodio 1x11 - Nota 8.5 2016-09-09 18:42:14

Que show a Luisa Arraes deu na cena do elevador. Débora falando pro Marcelo as razões por querer se vingar, que lembra de cada detalha daquele dia. Foi pesado e foi certeiro. Necessário e real.

O revés do episódio vai pra essa decisão estúpida da Débora de levar o rapaz espancado pra casa. Ainda mais levando em conta o que ela passou, não faz sentido convidá-lo pra dormir e inclusive, deixar a porta destrancada sabendo que um desconhecido estava no cômodo ao lado. Fiquei realmente sem entender essa. Sorte a dela que o prejuízo foi o notebook e algumas jóias.

E meu, que nojo do cara estuprador! Ele seguindo a menina até ela pegar o ônibus fez meu estômago revirar! Quero que esse infeliz pague pelo mal que fez a sabe-se lá quantas mulheres em seu caminho.

Episodio 1x12 - Nota 8 2016-09-10 11:01:35

Não entendo a razão do plot do Maurício parecer mais uma trama paralela, coadjuvante, nestes episódios em que ele deveria ser o protagonista. Só houve um certo destaque mesmo no primeiro, depois desandou um pouquinho. Talvez porque essa história da vingança não seja forte o suficiente pra se sustentar, aí vão incluindo cenas que explicam eventos que aconteceram durante a semana (o olho roxo da Suzy, por exemplo).

De qualquer forma, mesmo sem ter o destaque que deveria, a trama dele não me soa ruim. Ainda mais agora que ele seduziu a Beatriz e que vai arrancar dela todos os podres do Antenor pra derrubá-lo. Espero que ele não dê pra trás e que consiga, porque meu, que verme!

Ele arrancando a Beatriz do bordel, fazendo ela cair da escada praticamente! E depois visitando a menina que tentou suícidio no hospital, dando uma de maioral, de superior, querendo calá-la. Que nojo! Bia bem falou a verdade: esses canalhas só se importam com eles mesmos, a última coisa que pensam é no povo.

Ao menos, Drica Moraes teve um destaque a mais e nos brindou com uma bela interpretação da frágil Beatriz. Vamos ver o quanto ela vai se abrir pro Maurício...

Episodio 1x13 - Nota 7.5 2016-09-13 11:07:58

Se a Elisa não está bolando um plano de vingança muito bem arquitetado pro Vicente, só podemos concluir que ela ficou completamente desequilibrada após a morte da filha. E é coerente, porque ela mesma diz: por sete anos, fez aulas de tiro. Por sete anos, ela respirou Vicente e lidou com a perda da filha. Almejou a saída dele da cadeia para poder dar um fim. E agora, diz que “a presença dele faz a imagem da Isabela ficar um pouco mais viva pra ela”.

É nítido que há um desequílibrio emocional forte. Dizem que ódio também é sentimento e pode virar amor, mas acho injustificável quando a situação é essa: a mãe se apaixonar pelo cara que tirou a vida de sua filha. O próximo episódio já é o último dessa história da Elisa, então vamos ver como vai ser...

Regina lacrou muito nesse episódio, falando poucas e boas pro Vicente. Adorei quando jogou na cara que por ser mulher, ela deveria ficar calada ou poderia apanhar, ou levar um tiro. NÃO TEM QUE SE CALAR!

Heitor patético. Ele não tinha que ter contado aquilo pro Vicente, porque não era um segredo dele pra contar! Além disso, quanta hipocrisia! Ele foi pra cama com uma aluna e depois fica agindo como se fosse o homem mais íntegro. Poupe-me!

PS: Tão feliz pela Fátima ter conseguido um emprego temporário com a Elisa. < 3

Episodio 1x14 - Nota 9 2016-09-14 10:52:28

Fátima provando mais uma vez que é a melhor personagem da série e que possui a melhor história. Foi mesmo muito bom vê-la feliz praticamente o episódio inteiro, com um sorriso no rosto, cabeça erguida, sempre disposta a reconstruir a vida da melhor maneira possível. E claro, sendo bondosa, generosa... Percebendo o arrependimento do Douglas, perdoando-o, aceitando ser sua madrinha. Não canso de dizer que essa mulher é um exemplo de humanidade a ser seguido.

Torço pra que ela seja feliz com os filhos e com o Firmino, que parece estar gostando de verdade dela. Achei a cena do beijo lindíssima. E a reação dele quando soube que ela foi pra cadeia: “até teu crime é bonito”. Aw.

Já a Mayara lacrou demais jogando a verdade na cara da Kellen. Pena que acabou se ferindo, queria muito que tivesse dado uns tapas logo. Kellen falando que a “apresentou para vários homens finos” HAHAHAHAHAHA, é patética mesmo. Fátima também lacrou indo até lá sem medo pra defeder a filha. AMO.

Jesus performando pra família foi maravilhoso.

BTW: estremeci horrores quando o estuprador Osvaldo sentou-se ao lado da Fátima no bar. QUE HORROR!!!

Episodio 1x15 - Nota 8 2016-09-16 12:23:20

Débora muito louca seguindo o estuprador à curta distância e sozinha. Fiquei imaginando o que ela estava pretendendo ali. Descobrir onde ele mora? Só sei que fiquei muito tenso quando ela foi pega por ele e teria ficado frustradíssimo se tivesse sido violentada mais uma vez. Que nojo desse verme Osvaldo, perguntando se ela estava com saudades, ameaçando fazer de novo. CREDO!

Ao mesmo tempo em que fico penalizado pela situação da Débora, também fiquei com raiva. Primeiro: NADA A VER dizer pra assistente que a Rose era empregada. Até entendo que qualquer coisinha que achem anormal pode impedir a adoção da criança, mas foi exagero da parte dela. E depois, ao dizer pro INSUPORTÁVEL do Marcelo que mandou a Rose embora porque ele pediu. AMIGA, PARE!

Marcelo, aliás, falou uma coisa no mínimo irônica em uma das conversas com a Débora. Disse que tinha afirmado não querer a Rose em casa, mas ela estava lá, significando que a palavra dele não tinha valor. Ele não quer que tenha valor, ele quer ter a ÚLTIMA palavra. Ele quer o tipo de relação que se diz que é pra fazer isso, tem que ser isso e acabou. Tanto é que foi só a Débora dizer que mandou a amiga embora e que ia deixar o caso do estupro de lado, que ele já pulou com ela na cama... Fiquei realmente enojado com essa.

Enfim, curioso pra ver como vai ficar essa história toda, principalmente daquela menina que está jogada nas mãos de estranhos, filha daquela amiga da Rose...

Episodio 1x16 - Nota 8.5 2016-09-17 11:09:20

Vânia precisou de muita coragem pra fazer o que fez. E fiquei satisfeito. O Antenor é um crápula, um machista opressor nojento que precisa ser detido o quanto antes. Absurdo o que ele fez com ela nesse episódio (e não só nesse). Deixou com olho roxo, empurrou, jogou no chão, gritou que na família não existem divorciados e sim viúvos... Depois vem “pedir desculpas” e oferecer mimos, típico de canalha.

Achei a cena em que ele é desmascarado uma das mais maravilhosas da série. O povo se revoltando, ele dando uma de desentendido no palco, afirmando que processaria a Vânia, que os vídeos foram manipulados. E o Maurício tomando uma cervejinha em casa e rindo, satisfeito por ter conseguido derrubá-lo. Foi ÓTIMO!

Única coisa que eu espero é que Vânia não morra no final, porque né... Antenor é capaz de tudo e toda a vida dele foi por água abaixo agora. Espero que ela fique bem. É de ver como Maurício vai terminar também, porque Antenor deve descobrir o envolvimento dele. Ai ai!

No mais: morto com a Kellen se mudando pro quartinho das meninas... E agora ela tá querendo vingança! Será que vai acabar presa também?

Episodio 1x17 - Nota 8.5 2016-09-20 11:57:20

Eu acredito que o Vicente verdadeiramente se arrependeu do que fez. Acredito que ele aceitou a cadeia como punição e correção e saiu esperando se tornar uma pessoa melhor. Tudo bem que o crime dele foi brutal, uma vida humana que não vai voltar mais e não consigo imaginar como deve ser difícil pra uma mãe ver o assassino de sua filha respirando enquanto ela está enterrada... Mas acredito em segundas chances.

E a Elisa fez uma observação muito interessante em determinado momento: “quando você conhece a pessoa, ela vira gente”. Ela se aproximou do Vicente tendo em vista um plano de vingança e creio que enxergou a mudança nele. Comentei anteriormente, também, que obviamente ela estava desequilibrada, já que respirou essa tragédia em nome da filha e no nome dele por sete longos anos...

Não acho que tenha se apaixonado mesmo pelo Vicente. Acredito que seja aquilo que ela mesma disse: por estar presa a esse sentimento de vingança e por Vicente ser algo muito próximo da Isabela, seja da maneira que for, ele acabou trazendo de volta uma parte dela. Pra alguém desequilibrado, isso basta.

E Elisa fez sua escolha... É bem verdade que mesmo que tivesse completado a ligação, a ambulância não chegaria ali em 1 minuto. Vicente morreria de qualquer forma. Mas ela decidiu finalizar a chamada sem comunicar o ocorrido e observar seus últimos suspiros, porque ela “nunca irá esquecer o que ele fez”. Pra Elisa, não importava se Vicente tinha mudado ou não. Sempre carregará com ele o fardo de ter tirado a vida da filha dela.

Por fim, eu não gostaria que ele tivesse morrido, mas enfim, né. O mundo dá voltas. O destino acabou cobrando dele o que fez...

- Regina treinando tiros. Violência gera violência. Vingança gera vingança. Uma pena.

- Creio que o carro que bateu no do Vicente vai ser de algum personagem do episódio de sexta-feira, já que o Antenor apareceu cercado de repórteres no cemitério. Aposto na Vânia ou no Maurício e torço pra que não seja nenhum. Poderia ser o Téo!

- Sabemos com certeza que o Osvaldo lixo vai morrer. Resta saber como.

Episodio 1x18 - Nota 9 2016-09-21 11:02:20

Que final lindo pra essa que foi disparada a melhor personagem da série. Fátima merece tudo de bom na vida e um pouquinho mais, por ser uma mulher digna, guerreira, batalhadora, de cabeça erguida. Passou sete anos na cadeia por um crime que não cometeu e saiu praticamente sem rancor, sem desejo de vingança, apenas querendo reconstruir a vida, reunir sua família e seguir em frente.

Porque é verdade: se Fátima não tivesse perdoado o Douglas, se não tivesse até mesmo estendido uma mão amiga pra ele, talvez não tivesse sobrevivido à emboscada tramada pelos policiais corruptos. E olha, nem consigo descrever o medo e o ódio que senti durante toda aquela sequência, porque infelizmente isso realmente existe: pessoas que vestem farda jurando proteger a população e acaba fazendo mais maldades do que os ditos bandidos. Absurdo ela ser levada pra um local abandonado, ser forçada a atirar numa pessoa simplesmente por estar vendendo comida a operários em um local público. Mas enfim.

Fiquei tão feliz pela sequência final, aquele monte de gente reunido, o Firmino pedindo a Fátima em casamento. Reis demais, não poderia estar mais satisfeito com tudo isso. Só é uma pena que a Mayara não tenha abandonado a prostituição, mas é assim mesmo. Sabe-se lá há quanto tempo ela está nessa aí, é uma consequência triste por tudo o que ela passou...

Já sobre o Douglas: impossível não ter ficado com raiva pelo o que ele fez com a Irene, né? Ficar se agarrando com a Kellen, tendo a noiva dentro de casa foi o cúmulo. Deu pena da coitada... E sobre a Kellen: espelhou a realidade. Nem sempre as pessoas ruins acabam sendo punidas – não é porque a série tá acabando, que a vida dos personagens termina aqui, vale lembrar. Refletiu bem o que acontece na vida real.

Enfim, Adriana Esteves mitou muito com essa personagem, já é uma das minhas favoritas da carreira dela. Sentirei saudades da Fátima.

Episodio 1x19 - Nota 9 2016-09-23 11:40:43

Sabe, eu enxergo toda a história da Débora como um contraponto à história da Rose: esta última cometeu um erro em uma noite, comemorando seu aniversário e sua matrícula na faculdade com amigos na praia, acabou comprando drogas. Foi revistada por conta do racismo que infelizmente ainda existe e ultimamente vem demonstrando uma “força” absurda, e por este motivo, passou sete anos de sua vida presa. Por um erro bobo. E por racismo da polícia – caso contrário, os brancos da festa também deveriam ter passado pela revista.

Já a história da Débora apresenta um homem que estuprou e tirou um pedaço dela (a possibilidade de ter filhos), e sabe-se lá quantas outras meninas e mulheres por Recife. E aí tá o contraponto: o cara comete um dos mais grotescos crimes que uma pessoa pode cometer e segue por aí livre, trabalhando e assediando outras pessoas enquanto a polícia dorme. É uma crítica interessante ao sistema.

Rose teve um final feliz porque fez exatamente como a Fátima: perdoou e decidiu seguir em frente da melhor maneira que encontrou. Ela mesma comentou nesse episódio: “a vida tem dessas coisas, a gente faz o que pode”. Seria interessante se ela tivesse continuado como protagonista, mas não achei ruim ela não ter deixado a cadeia corrompê-la. Vingar-se da Débora traria os sete anos de volta? Ir atrás do policial faria o racismo que existe dentro desse sistema acabar? Infelizmente não...

Já a Débora deixou-se corromper. Ela respirou essa tragédia por dois anos inteiros e só conseguiu ter paz quando sua sede de justiça/vingança foi saciada, e acabou destruindo a própria vida nesse percurso. Achei a situação toda muito triste e justificável (o cara além de ter feito um mal gigantesco pra ela, ainda ficou debochando e fazendo ameaças depois). Além de ter realmente tirado a chance dela ser mãe por duas vezes: pelo estupro, e pelo desejo de justiça contra ele que foi muito maior que ela.

O final foi cru, absolutamente realista. Até agora acho que a série finalizou os plots muito bem.

Episodio 1x19 - Nota 9 2016-09-23 13:37:20

Exato!

Episodio 1x19 - Nota 9 2016-09-24 11:32:36

@Ramon Não era, não! O corpo dele foi encontrado em outro local e já sem vida. Provavelmente era de algum drogado que estava à beira da morte.

@Lorena, muito obrigado!

Episodio 1x20 - Nota 8.5 2016-09-24 12:26:40

Tudo o que eu não queria que acontecesse com a Vânia, acabou acontecendo. Achei muito triste que ela tenha se tornado uma vítima, que tenha sido usada pelo Maurício no meio de sua vingança e etc. Tudo bem que ela também tinha motivos de sobra pra querer ferrar o Antenor, era violentada, desvalorizada... E se abriu sobre o jogo sujo do marido sem o Maurício pedir. Queria muito que ela tivesse terminado ao menos viva, já que os problemas pessoais, o alcoolismo e etc, ela não iria se livrar de uma hora pra outra...

Fiquei incomodado com o Maurício 100% nem aí pra morte da Vânia, naquela cena em que comemora com o Celso o fato do Antenor ter sido pego pelas câmeras de segurança do hotel e etc. Porque né: ela pediu ajuda pra ele, ela disse que estava com medo e ele sabia que havia uma possibilidade gigante de retaliação. Mas enfim.

Ao menos, o Antenor se ferrou. E achei irônico o que Maurício disse pra ele na cadeia: cometeu tantos crimes, mas vai ser preso e pagar por um que ele “não fez” – pode não ter empurrado a Vânia, mas contribuiu pra sua queda da sacada. Verme mesmo!

A crítica aos políticos também foi interessante. O insuportável do Téo não pensou duas vezes em trair o pai e já anunciar que vai se candidatar a algum cargo, querendo tirar proveito ele mesmo agora, dando segmento às falcatruas do pai. O que eu mais gostei nessa minissérie foi isso: a maioria das situações se espelham na realidade de uma forma impecável. Cai um político corrupto, mas em seguida entra outro em seu lugar e assim vai. É um ciclo vicioso.

O universo é compartilhado, mas ainda assim fiquei muito surpreso com Débora e Maurício se esbarrando. Ambos sem um destino certo, ambos querendo deixar pra trás um passado sombrio, triste, querendo recomeçar da melhor forma... Achei bonito.

Enfim, eu gostei muito da minissérie. A maioria das situações que o povo diz que foram “furadas”, mal desenvolvidas e etc, eu consegui ter uma visão além – o contraponto entre a história da Débora e Rose, o desequilíbrio da Elisa ao pensar que estava desejando o Vicente, e etc. Espero que a Globo dê uma segunda temporada, com uma ambientação nova e etc. A série pode render muito!

Episodio 2x1 - Nota 9 2024-04-12 20:03:36

É tão duro encarar a disparidade social quando ela é escancarada e jogada na nossa cara, como foi nesse episódio. A dura realidade do Baltazar mexeu muito comigo. A dificuldade de acesso da avó dele pra conseguir remédios que significam a chance de VIVER, é triste demais.

Esse personagem do Marco Ricca já é dos mais asquerosos que eu tive o desprezar de conhecer. Desgraçado, lamento pelo senhor que é dono do restaurante e até pela filha, que nitidamente é submissa a uma pessoa ambiciosa que não quer fazer nada pela família de verdade. É absurdo demais como o Baltazar passou sete anos na cadeia porque uma pessoa o ligou a um assalto, cara. A polícia já chegou na casa dele com uma ordem de prisão! E não é ficção, isso acontece.

Foi um retorno dando muitos socos no estômago e me emocionando. Tô curioso pra ver como será a história dos outros personagens – o jornal já deu um parâmetro.

Episodio 2x2 - Nota 8.5 2024-04-13 10:52:28

A história da Carolina sendo estuprada pelo tio por dois anos já é trágica e bizarra por si só. Mas essa família aí me surpreendeu, principalmente a mãe. Inclusive, acho que seria um pouco mais “compreensível” (mas não menos grave) se ela tivesse uma preocupação em relação à renda com a prisão dele, já que aparentemente a família dependia muito do trabalho do cara no supermercado – e digo compreensível porque adicionaria mais camadas pra toxidade da relação ali presente, de dependência. Mas a preocupação de TODOS era da imagem que passaria da família e como o Jayme estava sendo injustiçado, já que a moça era uma “vagabunda” aos 16 anos.

O Nestor apareceu no final do episódio e meu sangue já ferveu. Por um instante, eu fui ingênuo de considerar a possibilidade de que o Jayme saísse realmente arrependido da cadeia, mas isso ruiu quando o outro traste apareceu lá. E a sequência final só fez piorar tudo, além de me causar náuseas: a família recebendo o cara como se ele não tivesse causado um mal imensurável pra todos eles, e também esperando alguma harmonia na relação de tio e sobrinha. Que nojo ver o Jayme assediando a Carolina novamente.

No mais, fiquei triste por ela estar separada. Antes tinha o Gabriel, agora ela vai ter que encarar tudo sozinha. Não tinha reparado no episódio anterior que era Carolina e Gabriel o casal que entrava lá no restaurante pouco antes do assalto, morro.

Episodio 2x3 - Nota 8 2024-04-13 19:37:02

Legal ver a Leandra Leal reencarnando a Kellen na série. Mas realmente a presença dessa personagem em 2016 no DF é furado sim, porque nesse mesmo ano ela vivia em Recife como cafetina... Não é a menção que a própria fez do Douglas que corrige esse problema...

Em relação à história da Geíza, achei tudo muito revoltante. PQP, aquele Renato era um embuste, não sei como a vizinhança inteira conseguiu aturar mais de um mês de um som constante, em volume alto, impedindo qualquer pessoa de dormir. Aparentemente o Renato tinha questões maiores além de ser um traficante, já que tinha fugido de casa, o pai parecia preocupado e ele não gostou quando a mãe foi citada naquela discussão. Mas não exploraram...

O problema da Geíza foi ter fugido do local. Eu entendo que existe um contexto social aqui, já que ela sabia que o moleque era filho de gente envolvida com política, é branco, ela preta, e como essas coisas terminam. Mas cara, eu acho que aqui não era difícil convencer do que tinha acontecido, já que a Geíza tinha apanhado do Renato no meio da rua e inclusive a vizinhança viu (uma mulher até ajudou). E ele morreu no apartamento, ele tinha arrombado a porta... Evidências pra sustentar a legítima defesa, tinha...

Geíza não merecia isso. Sete anos presa, a filha morando na rua por um tempo, e agora servindo de laranja em esquema de corrupção. Complicado! Só sei que quero o Nestor tendo uma punição bem dolorosa no fim dessa temporada, ele tá presente em todas as histórias pelo visto, e sempre envolvido com algo ruim.

Preciso ressaltar que não teve sentido algum aquela parte do motorista do ônibus saindo do veículo pra se meter no assalto do restaurante. Rolou um tiro ali e não focaram muito nos desdobramentos, então acredito que aquele cara tem alguma parte com a quarta história. É de ver.

Episodio 2x4 - Nota 7.5 2024-04-14 11:58:59

Esse foi o episódio com a trama mais bizarra e com o final mais absurdo entre todos até agora. Não consegui comprar a maioria das coisas que aconteceram aqui.

Começando pelo rapaz filho do milionário... Muito sem noção ele ir até a casa durante o velório pra jogar a bomba na cara da irmã. “Não sou ambicioso, não tenho nada disso, mas meu pai prometeu que nunca ia me faltar nada, ele me deixou metade de tudo”. Ok, né... E como esse cara deixa isso em segredo, nem pra namorada ele contou de quem era filho e o que ia fazer, tipo! Sei que teve muita ingenuidade da parte dele, e me deu pena quando ele falou pra Milena que o pai dizia que a Jordana era uma pessoa boa. Mas pelo amor.

A parte da Milena foi pior... Tinha tantas outras formas pra ela dar a volta nessa situação da casa com a luz cortada, que não fosse roubar um carro pra usar bateria. Foi azar demais ela pegar justamente o carro de dois assassinos com um corpo lá dentro. Mas tudo o que ela fez depois foi um tiro no próprio pé. Como é que a polícia chegou tão rápido lá no lugar que ela escolheu pra tacar fogo no carro com o corpo dentro e tudo? Fiquei com a impressão que eles já sabiam que ela iria pra lá e sabemos que não foi assim. Fora que ela chegou na delegacia e já tinha rolado perícia – esse tipo de erro tá presente nos episódios anteriores também, tipo o anterior com a Geíza voltando pra casa pra pegar documento horas depois da morte do moleque e não ter mais polícia, peritos, NINGUÉM lá preservando a cena do crime.

Paolla Oliveira como vilã me empolgou. Mas essa viagem da Milena chantageando por uma carreira foi ridícula. Jordana nem ao menos lembrava dela... Acho que seria mais fácil se ela fosse lá pra se infiltrar, pra tentar convencê-la que ela tinha talento, pra se aproximar... E conforme ela conseguisse as coisas, tramasse pra acabar com a raça da assassina. Mas não!!! Ela tem consciência que a mulher matou o meio-irmão por ganância, o que garante que não vai acontecer o mesmo com ela depois dessa chantagem?

No mais, eu achei que aquela viagem do motorista de ônibus saindo do veículo quando viu o assalto no restaurante teria alguma justifica aqui. Mas pelo visto foi só viagem da Manu Dias mesmo.

Episodio 2x5 - Nota 8.5 2024-04-19 19:50:00

Ficou aberto pra interpretação quem mandou dar essa surra no Balthazar né? Pode ter sido o Nestor, claro. Mas pode ter sido o namorado da ex dele também, que já foi falado que “morre de ciúmes”... E o Balthazar teve alguns momentos beeem íntimos com ela. Acho que isso aqui seria um contraponto bem interessante, já que a surra e ter a moto roubada foi o que motivou a se juntar ao advogado na tal vingança... Daí depois ele descobre que não foi nada do que imaginava...

Juan Paiva é lindo demais, ele tem um sorriso encantador. E tá mandando muito bem com esse personagem. A cena do desabafo pra Silvana foi impecável. Aliás, bom ver que essa Silvana tem consciência...


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Felipe

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries