IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

13 Reasons Why By Felipe





Episodio 1x1 - Nota 9 2017-03-31 12:10:43

Já estava muito ansioso pela série e esse início foi maravilhoso demais. Tem tudo pra ser uma das melhores produções da Netflix, sim. Episódio dinâmico, já apresentou diversos personagens, basicamente de uma vez, sem soar forçada ou apressada. E o Clay é encantador. Já estou, inclusive, com muita pena dele pela perturbação que está tendo por causa das fitas – I mean, não basta ter que lidar com a morte de uma pessoa que ele gostava, ainda tem toda essa obscuridade de “razões” pra ela ter feito o que fez e ele é uma delas.

Justin Foley tem um rosto tão bonito (Hannah disse que era viciante hahaha), mas é uma desgraça por dentro. E pior é que esse tipo de coisa é tão real! Não entendo esses caras que decidem provar masculinidade espalhando seus momentos íntimos. Só a repassagem da foto já é grotesco o bastante. Argh. Só quero saber como ele conseguiu tirar aquela foto. Ela estava consciente? Foi permitido? Espero que voltem nesse tópico em breve...

E o Clay julgando a Hannah pelo boato que espalharam? Poxa...

Então o Tony tem envolvimento nesse negócio das fitas? Todo misterioso pra cima do Clay também, que horror. Não sei como eu lidaria se estivesse nessa situação...

Episodio 1x1 - Nota 9 2017-04-24 19:03:18

O ângulo da foto me fez pensar que foi tirada depois, mas como já assisti à série, sei que foi no momento mostrado mesmo!

E se prepara, pois é triste e fortíssimo o que vai acontecendo nos episódios seguintes :/

Episodio 1x2 - Nota 8.5 2017-03-31 12:20:49

Que intrigante toda essa situação da Hannah, Jessica e Alex. Hannah diz que foi deixada de lado pelos dois. Jessica diz que foi Hannah quem deixou de frequentar o café onde elas se encontravam. Mas pela recapitulação dos eventos, acho que a Hannah não está mentindo, uma vez que Jessica e Alex começaram a namorar e não revelaram isso pra ela. Fica a impressão de que eles se afastaram por conta disso.

Além disso, o que é aquela lista do Alex que a Jessica mostrou, e o que ela acha que Hannah fez que acabou ocasionando o término? O tapão que Jessica deu na Hannah me deixou frustrado. E socorro que eu tô muito tenso e curioso com esse mistério todo. Ainda tem o fato de que no período atual a Jessica está namorando o Justin, que espalhou os boatos e divulgou a foto da Hannah pela escola... Que loucura!

Aliás: Jessica e Justin já temendo o que o Clay vai ouvir e que ele pode abrir a boca? SOS! Esses dois conseguiram me intrigar demais.

Tô impressionado com o quanto conseguiram envelhecer a Kate Walsh pra esse papel, só com algumas peças de roupas. Além disso, a performance dele como a mãe em luto e intrigada pelo suícidio da filha também tá contribuindo bastante pra essa aparência. BTW: Tony então, além de ter ajudado a Hannah com as fitas, também tem um tipo de contato com a família dela... Wow! A mãe parece ter confiança nele. Vamos ver o que vai sair disso...

Episodio 1x2 - Nota 8.5 2017-04-24 19:04:07

Muitoooooo!!!

Episodio 1x3 - Nota 8.5 2017-03-31 19:08:00

Achei realmente uma pena constatar que o que levou a Jessica a esbofetear a Hannah, de forma absolutamente injusta, foi sua própria insegurança. E é triste ver uma amiga indo contra amiga, sem lhe dar nenhuma chance de ouvir sua defesa, por causa de um macho escroto que só estava querendo se vingar. Hannah merecia muito mais. Muito mais mesmo.

Eu gosto do Clay como personagem (inclusive até me identifico com o fato de ser tímido e muito na dele), mas às vezes ele faz uns comentários bem estranhos. Parece não ter consciência do que realmente diz, tipo aquele de que a lista era um elogio pra Hannah porque ela estava listada como “melhor bunda”, e isso porque ele já estava vendo as proporções disso, o abuso que estava sendo cometido contra ela, o assédio... Os machos se sentindo na liberdade de agarrar a bunda dela (nojo eterno do Bryce, típico riquinho que acha que pode tudo). Acorda, Clay!

Quanto ao Alex: tem que estar sentindo culpa mesmo e acho é pouco. Na cabeça dele, à época, pode até ter sido coisa pequena. Mas só quem é atingido diretamente sabe o que uma lista daquelas poderia causar... Pelo menos ele está esboçando ter a consciência pesada, ao contrário do Justin...

Falando em Justin: não entendo o que ele quer dizer com “calar o Clay”. Tá planejando matá-lo? Porque né. E aquela cena que o grupinho de amigos o forçam a tomar um litro inteiro de cerveja? COITADO, se embebedou rapidinho!!

Tony segue sendo, fora a Hannah, o personagem mais intrigante... Sempre à espreita e agora Clay flagrou-o dando uma surra com outros caras em uma pessoa... Ai ai.

Episodio 1x3 - Nota 8.5 2017-05-01 18:34:44

É a única coisa que vem à cabeça!

Episodio 1x4 - Nota 9 2017-03-31 19:19:38

Tyler stalkeava todo mundo, mas a coisa foi mais “intensa” com a Hannah porque sentia amor por ela. Daí quando ela o rejeita ao ser convidada pra sair, logo após descobrir que era ele quem estava tirando fotos, ele vai e divulga a foto na internet (mesmo que não dissesse quem era, divulgou justamente pra atacá-la). Se isso é amor, nem gostaria de saber o que ele faria se sentisse ódio, não é mesmo?

E é um absurdo que esse sujeito não enxergue a gravidade de seus atos, recusando-se a acreditar que o que ele fez é crime com direito a pena na cadeia. Patético ele querer justificar isso de perseguir os outros com “eu sou fotógrafo pela escola, é o que eu faço”. Tirar fotos de momentos íntimos do lado de fora da casa de uma pessoa é pra escola, será? Menos, migo.

Quanto ao Clay: não sei bem como me sinto com a decisão no final. Porque por um lado, Tyler provou do mesmo veneno. Por outro, Clay seguiu pelo caminho que é a base de toda a crítica que Hannah vem fazendo nas fitas e que, consequentemente, levaram-na a tirar a própria vida... então, né.

Kate Walsh tá poderosíssima evocando o desespero e o luto da mãe da Hannah. Gostei muito da cena em que entra na reunião dos pais com a direção da escola e enfrenta todo mundo com a verdade. Desrespeitoso mesmo o modo como estavam se referindo a Hannah, ainda mais levando em conta que todos ali possuem filhos da idade dela e poderiam tentar imaginar o que os pais estão passando... BTW: também curti a sequência da conversa com o Clay. Levei até um susto com a ilusão que ele teve, ela tentando estrangulá-lo!!!

Por fim: novamente Justin falando sobre “calar” o Clay. Já tô até me irritando...

Episodio 1x4 - Nota 9 2017-05-01 21:29:54

Ele pisou na bola, FEIO! :/

Episodio 1x5 - Nota 9 2017-03-31 19:30:00

Eu tô muito chocado com o que a Courtney fez. Os outros foram tão ruins quanto, mas acho que com ela eu tive um impacto bem maior porque o lance todo do beijo foi mesmo ideia dela. Ela já sabia que Hannah estava sofrendo bullying por causa da foto tirada pelo Justin e pela lista criada pelo Alex. Não acredito que o povo estava falando que era as duas por saber, e sim pra tirar uma com a cara delas mesmo (nada engraçado e posso estar errado também, mas enfim). Daí pra se livrar, ela vai e coloca tudo nas costas daquela que deveria ser sua amiga? Pior, ainda inventa mais mentiras pra acabar ainda mais com a vida da menina.

Esse povo tem mais é que se afundar mesmo na própria consciência. Hannah não estava brincando quando afirmou que todos eles tinham uma parcela de culpa. Foi muita coisa de uma vez pra uma pessoa só lidar, eu ein.

Então a aproximação da Jessica com o Justin começou no baile e ele a embebedou... De quebra, Hannah foi a pessoa que a tirou de lá. Wow. BTW: já era esperado que o carro não fosse funcionar quando mostraram ela indo pro clube deixando as lanteras acesas HAHAHAHAHAHAHA. Que má sorte. BTW: deu pra constatar aqui o trabalho da produção e de composição da Kate Walsh pra mãe da Hannah, já que no período atual ela parece bem mais velha e bem mais acabada por conta do luto, e no flashback ela estava a Kate Walsh que tanto conhecemos...

A ideia do Justin de calar o Clay era dar um susto nele em um carro em alta velocidade? Nossa, que plano diabólico!!! Mas se bem que o Alex foi muito louco continuando a acelerar daquela forma. É a consciência falando mais alto. BTW: que sorte o policial ser o pai dele, e olha, é o Mark Pellegrino!!!

Por fim: dá agonia ver o Clay reprimindo seus sentimentos assim. Hannah viva, ele nunca se declarou e também nunca fez nada quando via ela sofrendo nas mãos dos típicos bully. Agora, além das descobertas e do fato de ter uma parcela de culpa na morte dela, já que ele possui as fitas, também tem que lidar com a batalha judicial entre a Escola x Pais, sabendo que ela sofria bullying e que tem provas disso, mas não pode fornecê-las.

Eu tô adorando DEMAIS a série. Demais mesmo.

Episodio 1x6 - Nota 8.5 2017-04-01 11:59:14

Podemos concluir que a Hannah é um imã pra pessoas ruins, né? Porque todo mundo com quem ela se relaciona, seja amizade ou algo mais sério, acaba decepcionando-a, rebaixando-a de uma maneira que nem sei. É muita coisa de uma vez. E os homens dessa série são escrotos demais! É impressionante.

Esse Marcus é um nojento. Deixou a Hannah plantada por uma hora inteira em pleno dia dos namorados (imaginem como ela se sentiu sentada sozinha sendo que todo mundo estava acompanhado), pra no fim ele aparecer querendo provar masculinidade, pintá-la de menina fácil e se vangloriar em cima disso. E ainda ficou com raiva. Tentou enfiar a mão onde devia e ainda quis se exaltar pra cima dela por empurrá-lo. Estou sentindo tanto nojo desses personagens, que olha... E o rapaz que voltou lá na lanchonete pra ficar com ela com certeza fez alguma coisa também, deve estar nas fitas... Porque como eu comentei: ela é um imã pra pessoas ruins.

Será que essa Sheri realmente gosta do Clay? Porque a impressão que deu realmente foi a de que ela estava tentando manipulá-lo a não ouvir a fita. Fiquei muito surpreso, aliás, por saber que ela está incluída também. Todo mundo surpreende!

De todos, o único que se mostra realmente arrependido é o Alex. A briga que ele arrumou com o Montgomery (embora não esteja fora de sua razão), foi só uma forma que ele encontrou de ser punido. O que ele fez com a Hannah foi ridículo, mas é bom vê-lo tendo consciência disso e que realmente contribuiu pra decisão final dela. Ao contrário dos coleguinhas que só falam em calar o Clay, se estão seguros e etc.

Episodio 1x7 - Nota 9 2017-04-01 12:10:16

Caramba, o berro que eu dei com o Clay e essas alucinações estando acordado. Fiquei com pena e com vergonha ao mesmo tempo – principalmente naquela em que vê o corpo da Jessica no meio da quadra. Eu tô gostando cada vez mais dele, porque é bom vê-lo questionando e se revoltando com tudo o que fizeram contra a Hannah. A cena em que explode no corredor para os alunos de intercâmbio foi sensacional.

Não é à toa, também, já que ele vive reprimindo tudo o que pensa e sente. A cabeça dele deve estar pesadíssima, literalmente, guardando coisas desde que conheceu a Hannah (no caso o sentimento por ela) e agora tudo isso. Qualquer um ficaria desequilibrado, ainda mais ele que já sofreu/sofre problemas de ansiedade. Ele riscando o carro do Zach com “why me?”, AMEI FORTE.

Será que haverão consequências agora que ele devolveu as fitas pro Tony??

E a fita do Zach... Mais uma evidência de como os homens dessa série detestam ter sua masculinidade ferida. O cara se revoltar com a Hannah só porque ela gritou com ele (dentro da razão dela) na frente da escola, foi ridículo. Ainda mais levando em conta tudo o que ela passou, as fofocas, as mãos bobas, por causa de coisas que os amigos dele já fizeram. Mas fiquei em dúvida com uma coisa: nos flashbacks, vemos Zach amassando a carta da Hannah e jogando no chão, mas aí no período atual ele vai e mostra pro Clay que ela mentiu e o papel esteve com ele o tempo todo... E não parecia que o mesmo estava amassado nem nada. Que coisa.

Por fim, já tô ficando triste vendo como Hannah foi se fechando aos poucos. O recado que ela escreveu no guardanapo foi fortísismo. Tanto Skye quanto o Zach sabiam que era dela e ninguém fez nada, nem ao menos uma conversa... Que horror. E olha que Hannah ainda tentou desabafar com a Jessica, que não apareceu. Poxa!

Episodio 1x8 - Nota 8.5 2017-04-01 12:23:03

Na cabeça do Ryan o que ele fez pode até ter sido na melhor das intenções – já que ele realmente gostou do poema e achou que merecia visibilidade. Mas não foi uma coisa boa, porque era algo privado da Hannah e ela especificou que NÃO queria que fosse divulgado. E mesmo que ele não tenha colocado o nome, a imbecil da Jessica reconheceu a letra e, como a excelente amiga que é, abriu a boca pra imbecil da Courtney e todo mundo ficou de risinhos desnecessários.

E a série adapta essa realidade estudantil muito bem: adolescentes são cheios de libido, só pensam em sexo e tentam constantemente se provar (os homens dessa série todos os episódios mostram isso), mas gostam de ridicularizar qualquer coisa que seja íntima só pelo prazer de fazê-lo. Dá uma raiva disso, PQP.

Gostei do que o Tony fez pelo Clay. A ideia da escalada, apesar de perigosa, foi ótima. E fiquei muito surpreso com as revelações no alto da colina, sobre ver a Hannah morta, a reação dos pais dela e como o corpo foi tratado pela polícia, perícia e etc. Que horror! Nem morte ela foi tratada com dignidade e isso é tão frustrante. Não é à toa que Clay está cada vez mais perturbado com tudo.

BTW: morri com o Clay descobrindo que Tony era gay HAHAHAHAHA. Que bom que ele pegou as fitas de volta. Eu não conseguiria ficar sem ouvir.

A cena da mãe da Hannah falando sobre a filha como se ela ainda estivesse viva partiu meu coração. Kate Walsh, eu te venero. Uma composição tão realista! Não dá pra culpá-la por querer viver, ao menos por um minuto, em um mundo onde Hannah não cometeu suicídio... inimaginável a dor desses pais. A expressão da Sra. Baker quando Clay levou a revista com o poema da Hannah... Ai :(

Por fim, o que dizer do bonitinho do Justin propondo MATAR o Clay, gente? E simular um suicídio, ainda por cima? A CADA EPISÓDIO MINHA RAIVA AUMENTA, MEU DEUS.

Episodio 1x9 - Nota 10 2017-04-01 12:32:26

Essa fita deveria ser direcionada ao nojento do Bryce, porque foi ele quem cometeu o ato grotesco. Na omissão, tanto o Justin quanto a Hannah possuem culpa, porque ambos poderiam ter feito algo pra impedir (e o Justin ainda tentou), mas preferiram ficar calados. Não vou sair julgando porque ele ficou perturbadíssimo e a Hannah até passou mal – e vai saber o que Bryce teria feito com ela caso tivesse se manifestado na hora do estupro, não é mesmo? Esse tipo de ser humano, se é que devemos chamá-los assim, são capazes de TUDO.

E BTW: toda a sequência envolvendo essa situação foram horríveis, fiquei com o estômago embrulhado e com vontade de vomitar também, exatamente como a Hannah. Nunca vou conseguir entender o que leva um merda desses a abusar sexualmente de uma pessoa, ainda mais ela estando parcialmente inconsciente.

Agora não dá pra entender o Justin por ainda estar encobrindo. Jessica foi violentada e ele mente, diz que foram os dois que transaram... O que ele deve ao Bryce pra achar que não dizer a verdade é o correto? Não entendo. E fico com pena da Jessica, porque ela tá toda acabada e parece estar se lembrando (pelos flashbacks em que encara a cama, ela recordou direitinho) de tudo o que aconteceu. Já é difícil seguir em frente tendo consciência, então imagine quando você não tem certeza?

Marcus NOJENTO plantando drogas pra calar o Clay: será que esses desgraçados não enxergam o quão patéticos eles são? Não consigo sentir empatia por eles porque ninguém ali – com exceção do Alex –, parece sentir realmente pela Hannah. E olha, eu peguei uma raiva dessa Courtney e esse jeitinho santo dela, que nem sei.

Acho que agora o Clay deve surtar de vez, tendo uma informação dessas em mãos e não poder fazer NADA. Queria que ele se abrisse pelo menos com os pais... Mas enfim. Tony, mesmo misterioso, ao menos está lá pra dar uma força.

Episodio 1x9 - Nota 10 2017-05-03 12:11:30

Por favor, elabore sim! :)

Episodio 1x9 - Nota 10 2017-05-04 17:48:40

Posteriormente nós iremos entender melhor as razões que o levaram a omitir, mas posso dizer que a sua análise psicológica para o comportamento dele foi correta.

Jamais tais decisões justificam o fato de ter omitido um crime tão grave. Mas as razões por trás podem ser compreensíveis (mesmo que MUITO frustrantes).

Episodio 1x10 - Nota 9 2017-04-01 12:42:28

Em alguns episódios, esse conselheiro comentou sobre a morte da Hannah ser a segunda, que a escola já tinha passado por duas situações de luto e eu estava quebrando a cabeça... No episódio passado, quando o Jeff surgiu sempre muito simpático com o Clay, eu pensei: por que ele não aparece no período atual da série? Até me ocorreu que poderia ser essa segunda vítima, mas não estava esperando REALMENTE. E meu, que coisa mais horrível. Além de morrer, ainda teve esse negócio de afirmarem que ele estava bêbado sendo que Clay o viu alguns momentos antes e ele não estava. Estava consciente!

E pior ainda é saber que essa fatalidade pode ter acontecido por conta da negligência da Sheri – Hannah tentou fazer a coisa certa, se tivesse com o celular carregado, talvez nem tivesse saído do local onde a placa havia sido arrancada. A série vai rumando pro final e eu vou ficando mais angustiado com a Hannah e com as coisas que ela foi passando... Além do bullying, da invasão à privacidade, e do estupro que presenciou... ainda ficou sentindo culpa pela morte de um colega... Muita coisa pra um adolescente digerir de uma vez. Muita mesmo.

Quanto ao Clay: fico decepcionado quando vejo ele tratando a Hannah mal sem ter consciência disso realmente. Em relação ao Jeff, ele se deixou levar pelas fofocas da escola ao acusá-la de querer fazer tudo ser sobre ela, quando tudo o que queria era desabafar com alguém. Clay deve ficar louco quando lembra dessas coisas e percebe o quanto foi prejudicial pra ela. Eu ficaria. Mas enfim: eu curti que ele foi à casa dos pais do Jeff e foi sincero às circunstâncias da morte. Jeff não merece ser lembrado como um jovem que tirou a própria vida por inconsequência.

Jessica levando o Bryce pra casa e pegando armas: juro que pensei que ela fosse apontar pra ele e arrancar uma confissão. Porque né, pelas fitas, ela sabe que Hannah estava falando sobre ele. Acho que esse confronto ainda vai acontecer. Principalmente porque o Justin parece estar refletindo muito sobre a verdade e sua importância.

Por fim: finalmente ouviremos a fita do Clay. Eu tô muito tenso, mas muito ansioso pra saber o conteúdo dela. E me pergunto o mesmo que ele: depois de ouvir sobre estupro e morte, o que será que ele fez de tão horrível? Socorro.

Episodio 1x10 - Nota 9 2017-04-02 11:17:14

Ué, mas a batida mesmo não foi algo proposital mesmo. Foi inconsequente o que ela fez depois, já que Sheri tinha o celular carregado e além de deixar a Hannah sozinha no meio da rua, preferiu ficar em silêncio.

Episodio 1x11 - Nota 9 2017-04-01 20:37:35

Clay... Helmet... Your name does not belong on this list But you need to be here if I’m going to tell my story. If I’m going to explain why I did what I did. Because you aren’t every other guy. You’re different. You’re good and kind and decent. And I didn’t deserve to be with someone like you. I never would. I would have ruined you. It wasn’t you. It was me and everything that has happened to me.

Bom, acho que isso é o suficiente pra provar que a intenção da Hannah com a fita destinada ao Clay, não era culpá-lo por não ter tentado salvá-la. Em nenhum momento ela diz isso (além do desejo de que, ao mesmo tempo em que o mandava embora, queria que ele ficasse). Quando eles estão juntos, entra na cabeça dela todas as imagens de todas as humilhações que sofreu, da reputação que ela tem na escola por conta de comentários maldosos e etc. E como ela comenta: Clay é uma boa pessoa, é gentil, e decente.

Então na cabeça dela, ele merecia mais. E é isso o que torna a coisa triste. Não é responsabilizar, culpar, apontar dedo. É constatar o quanto ele e o quanto a própria Hannah estavam com medo de amar um ao outro. Ele demorou demais pra dar o primeiro passo. Quando ele o fez, ela não se sentiu a altura, mesmo achando que poderia ter sido feliz com ele. É uma tragédia pessoal muito, mas muito forte e pesada. E o Clay sentindo-se culpado de qualquer forma pela morte dela, por não ter feito nada, me deixou muito tocado. Que barra, gente...

Sabia que Jessica estava fazendo aquilo com o Bryce pra provar o Justin e arrancar a confissão. E pelo menos ele o fez mesmo, perturbador vê-la tão à vontade, sentada no colo do monstro que a estuprou quando a mesma estava quase inconsciente. Espero ainda que haja um confronto entre ela e Bryce. Esse merda precisa ouvir.

E meu, eu acho esse conselheiro da escola tão estranho. O fato de ter dito pra professora não revelar a desconfiança do bilhete anônimo da Hannah ficou esquisito demais vindo da parte dele. Eu ein. BTW: a Sra. Baker encontrando a lista com os nomes das pessoas que estão nas fitas. WOW!

Episodio 1x11 - Nota 9 2017-04-09 10:22:13

Mistério! haha

Episodio 1x12 - Nota 10 2017-04-01 20:49:56

Bryce é um estuprador nato mesmo. É tipo um hobbie pra ele. Basta ver as respostas que deu ao Clay quando foi confrontado. Que Hannah estava “implorando pra ser fodida com o olhar”, que todas as meninas querem o que Hannah quis e, se isso é estupro, todas querem ser estupradas. Minha repulsa por esse verme já ultrapassava todos os limites, mas agora conseguiu ir ainda mais além de modo que nem consigo explicar. E realmente dá medo de que ele saia impune: ele é rico e branco, e acha que pode TUDO por conta disso. Mas tenho certeza que o Clay estava gravando tudo, espero que não despercide a chance de obter justiça.

Já os relatos da Hannah sobre os eventos foram tão tristes que me deu vontade de chorar. “O pior dia da minha vida”. Começou com ela perdendo mais de 700 dólares, terminou com ela sendo estuprada por estar em uma jacuzzi de roupa íntima. A “lógica” dos estupradores é uma coisa que precisa ser estudada. E a partir disso, Hannah já começou a cogitar verdadeiramente a morte e passou a montar a lista com as razões para fazê-lo. Meeeeeu, que vontade de entrar na tela e dar um abraço nela.

Já o outro pessoal das fitas são risíveis. O único que conseguiu me deixar penalizado é o Alex, que cada vez mais se mostra mais arrependido e disposto a pagar pelo o que fez – a expressão dele quando o pai diz que dará um jeito para ele não ser interrogado até me deixou assustado. E tô ficando com pena do Justin também. Nada justifica o comportamento babaca dele com a Hannah, mas é triste ver que ele também possui uma vida fodida por baixo daquela pinta de macho popular – a mãe nem ligando após ele quase morrer estrangulado pelas mãos daquel cara foi o cúmulo.

E a Courtney é a pior de todas, sim! Porque os outros pelo menos não escondem o quão babacas eles são. Já ela, paga de santinha. Quer rebaixar a Hannah a todo custo. Menina asqueroza! Sheri ligando pra polícia pra falar sobre a placa me surpreendeu também. Sinal de que possui consciência e que tudo aquilo realmente mexeu com ela.

Por fim: eu tô é morto com essa cena final mostrando um adolescente baleado! Jess tem arma em casa. Tyler surgiu com uma. E o Justin também. Alex também tem acesso já que o pai é policial. SOCORRO!

Episodio 1x12 - Nota 10 2017-04-08 10:22:56

Concordo, Yohanna!

Episodio 1x12 - Nota 10 2017-05-04 22:10:56

Falou tudo: ela morreu ali. :(

Episodio 1x12 - Nota 10 2017-06-30 10:12:34

:))

Episodio 1x13 - Nota 10 2017-04-01 21:02:43

Os flashbacks da Hannah foram todos dolorosos. A extensa conversa que teve com o conselheiro, porque ela estava nitidamente desesperada e aquilo não chegou a lugar algum – e me partiu o coração vê-la esperando do lado de fora da sala pra ver se o cara ia se importar e ir atrás dela, e no fim não aconteceu. Depois, toda a preparação que ela teve pra enfim, tirar a própria vida.

A cena do suicídio em si foi muito pesada. Primeiro porque me deu agonia o corte e aquela quantidade de sangue, e a dor que ela estava sentindo. E depois porque ver a Hannah tomando uma atitude tão extrema porque NINGUÉM conseguiu realmente enxergá-la é frustrante demais. Não consegui me segurar MESMO.

Curti muito o Clay confrontando o Sr. Porter e entregando as fitas pra ele. Pra uma pessoa que se entitula um “conselheiro”, ele errou e FEIO no que diz respeito ao que a Hannah precisava. Ela disse com todas as letras que queria parar a VIDA e ele não deu a atenção que uma afirmação dessas necessitava. Talvez, se tivesse ido atrás dela, isso não tivesse acontecido. Talvez essa atitude tivesse se sobressaído às 12 razões anteriores que ela tinha pra fazê-lo. Mas não. Só contribuiu.

E o Clay foi um guerreiro. Conseguiu a confissão do Bryce e espero que o conselheiro faça algo de útil com ela: mande pra polícia e que esse verme seja preso. A Jessica decidindo contar ao pai sobre o estupro certamente ajuda o caso, já que teremos a vítima e teremos a confissão. You go, Clay. And you go, Jessica!

A situação do Alex me pegou de surpresa. Não achei que ele fosse fazer mesmo, embora tivesse demonstrado indícios de estar pensando nisso em episódios anteriores. E fiquei muito triste. Tiro na cabeça, muito difícil ele conseguir sobreviver. Sem falar que o episódio se encarregou de abrir a questão: se foi isso mesmo. Já que sabemos que o Tyler comprou uma arma e há uma cena em que ele retira a foto do Alex que estava pendurada – como se ele estivesse “eliminado”. SOCORRO COM O GANCHO PESADO!

As sequências de depoimentos também foi ótima. O próprio Tyler me surpreendeu ao ser o primeiro a mencionar as fitas. Courtney, como sempre, NOJENTA PRA CARALHO negando ser ela na foto. E o Zach assumindo que ele mesmo falou algumas coisas ruins pra Hannah também foi uma surpresa. Já o Justin terminou todo fodido. Tendo consciência de que o Bryce é um estuprador. Sem casa. Sem namorada. Ele não mostrou arrependimento pelos acontecimentos a Hannah (foi muito insensível em diversos momentos), mas fiquei com pena. Todo mundo carrega problemas na vida e os dele são bem pesados também.

Enfim, 13 Reasons Why é uma série importantíssima – não é à toa que Selena Gomez comprou os direitos de adaptação há mais de sete anos e sempre firmou sua crença na história. É uma pena que Hannah Baker não tenha sobrevivido e não a culpo, porque tudo o que ela passou realmente não foi nada fácil. Era bomba atrás de bomba e é uma REALIDADE. Quantas pessoas já não passaram/passam por isso diariamente? Eu mesmo passei no meu tempo do ensino médio – não com a mesma intensidade, mas do tipo que não me permitia ter vontade de frequentar as aulas.

Mesmo com o livro já todo adaptado, esses ganchinhos me fazem desejar por uma segunda temporada. Veremos.

Episodio 1x13 - Nota 10 2017-04-06 18:10:50

Sim, Acsa! Exatamente o que eu fiquei refletindo após terminar de assistir a série. Como há o flashback do Tyler pensando no momento em que Alex o defendeu e retira sua foto, fica a conclusão de que ele o exclui porque planeja, em um futuro próximo, entrar na escola determinado a matar aqueles que estão com as fotos penduradas. E isso é assustador demais. O bullying, a exclusão, transforma as pessoas de diversas maneiras. Algumas se fecham tanto a ponto de cometer suicídio, como a Hanna. Outras desenvolvem um ódio pesado que só é saciado ao fazer mal a quem também lhe fez mal, como é esse caso do Tyler...

E sim, fico com muita pena do Alex por não ter conseguido lidar com a própria consciência... :/

Episodio 1x13 - Nota 10 2017-05-05 12:44:05

Penso o mesmo que você. A série trata de vários temas polêmicos e importantes muito bem. Mas não deve ser assistida por pessoas depressivas e com tendências suicidas MESMO.

Episodio 2x1 - Nota 8.5 2018-05-18 19:25:19

Fiquei impressionado com a Netflix colocando aquele recado no início do episódio, pelo elenco, afirmando que a série não deve ser assistida, ao menos não sem supervisão, por pessoas que enfrentam depressão, que sofrem bullying, e que estão precisando de algum tipo de ajuda. As críticas à primeira temporada, nesse ponto, foram sim certeiras. E gostei que tiveram a responsabilidade de dar esse alerta.

E sobre o episódio em geral: até me surpreendi. Não tava muito animado, então foi além do que eu estava esperando. Meu nojo pelo Bryce conseguiu aumentar 1001%, pelos relatos do que ele fez, distorceu a história toda, agindo como se não fosse um criminoso. NOJO. Palmas para o conselheiro da escola que deu aquela prensa no verme no banheiro. AMEI FORTE.

Gostei das cenas em tribunal e dos depoimentos do Tyler. E bicho, já vi que vou passar muita raiva com a advogada de defesa da escola, com os argumentos que ela vai formar, a personalidade que ela vai tentar atribuir à Hannah diante da Corte. Mesmo quando disserem a verdade sob juramento, como o Tyler fez (e fiquei bem feliz por isso), certeza que ela vai tentar distorcer...

O lance das polaróides... Pelo fim da temporada passada e pelo trailer, eu estava jurando que era o Tyler por trás sim. E que isso não seria um mistério. Mas agora tô crendo que não é ele não. Se for, tá disfarçando muito bem.

Alex e Jessica voltando pra escola juntos e se apoiando, achei fofo. Mas não curti a pouca explicação que deram para o que aconteceu com o Alex... Espero que falem um pouco mais sobre isso nos próximos.

E a Hannah fantasma?? Really?

Episodio 2x1 - Nota 8.5 2018-05-19 19:26:06

Como assim, Karine? =O

Episodio 2x1 - Nota 8.5 2018-05-23 14:53:44

Poxa Karine, não tinha ideia. E fico feliz que você esteja bem agora, por mais gatilhos que 13RW possa ter ativado em você. E lindas palavras as suas! < 3

Episodio 2x2 - Nota 8.5 2018-05-18 19:33:15

Fiquei tão surpreso com a Courtney. E tão aliviado! Na temporada passada ela foi uma das personagens mais “nojentinhas”, então a coragem que ela reuniu pra assumir toda a verdade em tribunal foi admirável DEMAIS! Gostei muito que ela atropelou a advogada de defesa e colocou um ponto final na distorção dos fatos. Aliás, eu tô achando que a maioria dos personagens aqui tiveram um crescimento em relação à primeira. Estão mais maduros, mais conscientes. Assumindo responsabilidades, mesmo com medo das consequências...

Clay sem conseguir fazer sexo com a Skye por causa do fantasma da Hannah... A parte do fantasma eu ainda não consegui engolir bem, acho que isso meio que foge da realidade da série, do tom da primeira temporada. Mas ele estar com dificuldades de seguir em frente é compreensível. É real. Ele amava a Hannah, acredito que ela sempre será uma lembrança constante na vida dele. E com esse julgamento então...

E meu, o que aconteceu com a Skye? Ela se cortou por causa do Clay? Por se sentir rejeitada? Fiquei meio na dúvida pelo o que a mãe afirmou antes de entrar na ambulância. Clay gritando pro fantasma Hannah AAAA.

Aquela cena da Olivia desesperada quando viu o vestido limpo, me deixou com o coração partido.

Episodio 2x3 - Nota 9 2018-05-18 19:41:06

Episódio passado eu estava lembrando dos machucados do Clay na 1ª temporada, e como ele estava com o rosto limpinho nessa. Só pra acontecer isso nesse HAHA. Mas meu, que coisa horrível o que fizeram! Certamente é a mesma pessoa que tá mandando aqueles bilhetes ameaçadores pro Alex, pra Jess, tentando intimidá-los. Mas no caso do Clay foi bem mais sério. Se ele não salta da bicicleta, poderia ter sido MUITO pior.

Pena que a Jessica não revelou sobre o estupro. Poderia ter falado sobre isso. O julgamento não é sobre o Bryce, mas seria o suficiente pra abrir um inquérito e investigá-lo. E talvez o conteúdo das fitas fosse permitido até mesmo nesse julgamento da Hannah. De qualquer forma, Jess tá me emocionando demais. Eu não posso e nem consigo imaginar o tamanho do conflito interno que ela tá passando. A história dela é MUITO PESADA. E vê-la calada, reprimindo tudo, dá uma agonia que nem sei como explicar.

Chocado com o Justin mendigo, bicho. E viciado em drogas ainda por cima. Tadinho. Mas que bom que Clay e Tony o encontraram. E que bom que Clay decidiu abrigá-lo. Ele pode ser de extrema importância quando o mau-caratismo e os crimes do Bryce vierem à tona. E eu tô torcendo pra que aconteça logo.

Marcus também sendo intimidado? A plaquinha lá na casa dele em chamas é um sinal...

Episodio 2x4 - Nota 8.5 2018-05-18 19:49:11

Eu sabia que ia ficar com nojo e com raiva da advogada de defesa. Dos argumentos da defesa da escola, com a imagem distorcida da Hannah que tentariam passar. Mas esse episódio foi além, bicho. O Marcus só não é um lixo maior que o Bryce. Mas é tão odiável, nojento, desprezível quanto. Eu não sei como me sentiria se estivesse presente naquele tribunal, vendo um merda desses mentir na cara dura. Senti uma repulsa sem tamanho quando falou que ela empurrou ele na lanchonete só por tentar pegar na mão. Mas mais ainda, quando afirmou que ela gostava do Bryce, já fornecendo ajuda pra esse CRIMINOSO quando toda a bomba do estupro vir à tona.

Logo, adorei demais o que Tyler e aquele amiguinho dele fizeram com Marcus do lado de fora da escola – irônico demais o verme indo relatar ao conselheiro e exigir que descubram quem fez aquilo. E acho pouco! Esse é outro que PRECISA ser punido pelas mentiras que contou. Como é que a consciência de uma pessoa dessas não arde?! Olha o abismo de diferença entre Bryce, Marcus, e Justin, Alex...

Falando em Justin: pena dele nessa desintoxicação, mas confesso que dei algumas risadas nas cenas com a Sheri. Temporada passada foi mais densa, pesada, dramática. Essa aqui continua nesse tom, mas estão apostando em um momento ou outro em humor involuntário e tô gostando.

Jessica e Alex se beijando! E triste vê-la tendo dificuldades de se relacionar até mesmo com alguém que ela conhece tão bem quanto ele. Clay precisa parar de pressioná-la. No momento certo e no tempo dela, conseguirá falar sobre esse estupro.

E temo pelo Alex agora que ouvirá as fitas novamente...

Episodio 2x5 - Nota 8 2018-05-18 19:59:49

Achei esse o episódio mais fraco até agora. Mais cansativo também. Parece ter durado bem mais do que os 55 minutos.

Tony e Justin foi muito bom! Apesar de estar um caso, eu tô gostando desse Justin e mais ainda, de ver a preocupação do Clay, estendendo a mão e tudo – mesmo tendo lá seus interesses. Pena que agora o segredo será de conhecimento geral. E aquele carro que passou por Justin e Tony, é o mesmo que tentou atropelar o Clay no 3º episódio, não é? E BTW: espero que Justin não desapareça AAAAAA.

Ryan e o depoimento... Pena que no fim, mais uma vez a defesa da escola conseguiu distorcer tudo e criar uma imagem horrível da Hannah – porque é assim, dessa forma horrível, que irão enxergá-la, querendo ou não... E a cena com a Olivia no finalzinho foi boa. Queria que ele tivesse contado sobre as páginas que arrancou. Olivia tá desesperada atrás de informações. Ele poderia ter acabado com o sofrimento ao menos nesse ponto aí.

A mãe do Bryce está desconfiada dele. Reagiu às marcas no braço da namorada. Resta saber se ela vai ser o tipo de mãe que ama a ponto de encobrir o crime do filho por ser filho, ou o tipo de mãe que ama e que sabe o que é certo a se fazer.

Não sei vocês, mas a primeira coisa que pensei quando Alex percebeu que estava impotente diante de vídeos pornôs, daquele site com encontros online, foi que talvez agora ele sinta atração por homens HAHAHA.

Episodio 2x6 - Nota 9 2018-05-18 20:06:16

Eu gosto MUITO do Clay. Muito mesmo. Mas meu, que SAMBADA do Justin na cara dele no finalzinho do episódio. QUE DELÍCIA! Sabe, eu até posso compreender ele se chatear com Hannah, já que era apaixonado por ela e eles nunca tiveram chance realmente de tentar alguma coisa. Mas achei tão ridículo ele afirmando que estava com outra imagem dela por causa dos envolvimentos com outros meninos. Porra, ela era livre e nem foi grande coisa! Até parece que ele não sabe como se comportam os jovens, não é? E pensar que quem deu esse choque de realidade pra ele foi justamente o JUSTIN, bicho... Fico feliz por essa consciência, aliás.

Apesar de ter achado bem bonitinhos os flashbacks da Hannah com Zach, também fiquei incomodado. Deram a desculpa do “deixar a coisa entre nós”, mas é estranho ela não ter mencionado isso em momento algum nas fitas. E sei lá, no meu ponto de vista, acho que era bem mais válido ela colocar aquilo, que eles tiveram algo forte, verdadeiro, e acabou porque ele sentia vergonha, do que aquela coisa de pegar os bilhetes dela. Mas ok, né? Seguimos...

E a cada episódio eu sinto mais pela Hannah, porque meu, não foi fácil. Decepções demais, uma atrás da outra. Pessoas tratando ela mal o tempo todo. Chacota na escola. Chacota até mesmo no local de trabalho nas mãos dos colegas da escola. Fico triste e frustrado demais com essas cenas.

Jessica falando sobre o estupro na reunião foi maravilhoso. Ela deu um passo importante, acho que agora não demora muito pra ela se sentir “confortável” o suficiente pra revelar às autoridades. O que eu mais quero é o Bryce tomando no rabo e pra ontem.

Quem invadiu a casa do Clay? E pra mim ele roubou algo da mala do Justin, sim. E Justin mentiu sobre isso. Resta saber o que é...

Por fim: MORTOOOO que o Alex teve ereção durante a briga com o Zach. SOCORRO!

Episodio 2x7 - Nota 8.5 2018-05-19 12:31:40

A postura do Zach em relação ao Tyler me deixa extremamente irritado. Olha a experiência pela qual eles todos estão passando. Olha tudo o que a Hannah deixou em áudio, todas as evidências, tudo o que a levou a cometer suicídio. E ao invés de tomarem isso como exemplo para saber como agir, alguns continuam subestimando a capacidade dos outros, como o Zach está fazendo. Foi totalmente desnecessário o que ele fez com Tyler na festa. Caralho, o menino foi convidado pelo pai do Alex e pelo próprio. Aparentemente até levou um presente. Não merecia aquilo.

Não à toa Tyler tá encantado por essas vinganças que está fazendo ao lado do Cyrus. E tenho por mim que até o fim da temporada, a situação dele irá se agravar – ainda não esqueci o “gancho” que ele teve no fim da 1ª.

E sobre essa festa do Alex: TENSO. O “surto” dele foi pesado, e mais ainda o que a Jessica disse depois, sobre ter se sentido abandonada por ele quando tentou tirar a própria vida... E BTW: minha alma ficou lavada quando Alex gritou que Bryce era estuprador no corredor da escola. Lixo humano nem se abala, mas é bom que alguém esteja lembrando o que ele é. Só fiquei com pena pela Jessica... Que conflito esse que ela tá vivendo e reprimindo tudo!

Impressionante como essa advogada do capeta consegue distorcer TUDO a favor da escola. Clay estava certo que o depoimento dele seria de grande ajuda para os Baker e no fim, ferrou com tudo. E preciso dizer: acho tão fraco o advogado da Olivia. Ele parece pequeno quando a advogada de defesa está com a palavra.

Muito bom ver o Jeff de volta. É revoltante que ele esteja morto e Bryce continue por aí...

Episodio 2x8 - Nota 8.5 2018-05-19 12:41:01

Eu não vou comemorar, muito menos enaltecer, o Marcus falando a verdade pra toda a escola naquele evento, porque ele só fez isso pra se salvar, porque se viu encurralado. Mas que foi bom ver a expressão do Bryce e do pai dele diante daquilo, ah, isso foi. Quero cada vez mais a reputação desse lixo descendo pelo ralo – se é que isso vai acontecer mesmo.

Justin é um baby e merece proteção. O desenvolvimento dele na temporada passada foi ótimo e tô adorando nessa aqui também. Se bobear até sobressai a dos outros, justamente pela interação com o Clay. E uma coisa que adoro ver é que a família Jensen realmente parece se importar com ele. Foi acolhido de braços abertos. Mas enfim, agora que ele foi embora, espero que a mãe não o coloque pra fora e nem decida ficar com o traficante, drogado, ao invés do filho...

BTW: quase morri de tensão na cena da overdose. Se Alex não chega e não consegue virá-lo, Justin tinha ficado ali mesmo. Que horror.

Skye falou com um sorriso no rosto que iria mudar, que era escolha dela. Estava feliz, confortável por ter esse controle e foi mesmo legal de ver, ela decidindo algo que provavelmente vai lhe fazer muito bem. Bom que deram esse desfecho pra ela e o Clay.

Por fim, os depoimentos: fiquei bem surpreso com a traição do Sr. Baker e que Hannah sabia disso. Não consigo evitar sentir raiva desse cara, sério... E fiquei com o coração na mão quando Olivia enfim percebeu o significado daquele poema, “The Intruder”. Já é difícil pra ela ter que lidar com a morte, descobrir essa quantidade de coisas depois, que talvez pudesse ter feito a diferença e não fez, deve ser horrível.

Episodio 2x9 - Nota 9 2018-05-19 12:51:13

Episódio mais emocionante da temporada até agora. Estávamos precisando mesmo ver, ouvir, esse depoimento do Kevin Porter. Fiquei muito tocado com tudo o que ele disse, com o reconhecimento que poderia ter feito mais. Adorei ele falando que o “protocolo precisa ser mudado”. Precisa mesmo. Dentro das normas e da lei, ele não fez nada errado. Mas isso porque essas normas meio que excluem o lado pessoal do profissional que deve lidar com determinadas situações. Foi isso que faltou ao Kevin: humanidade e compaixão diante das palavras da Hannah. E ele reconheceu isso. Muito real tudo o que falou. Finalmente um depoimento que não conseguiu ser totalmente distorcido pela advogada.

E falando nela, eu preciso dizer que é irônico demais ela naquele esforço todo pra afirmar ao júri o quão protetora, consciente, segura, é a Escola Liberty, ao mesmo tempo em que vemos em TODOS os episódios algum personagem (Tyler, principalmente), sendo intimidado, agredido... Nesse aqui o Clay foi a vítima de um espancamento pesadíssimo. Eu ODEIO tanto a crueldade desses vermes do time. São tão corajosos que nem ousaram mostrar o rosto nesse ato covarde que realizaram.

Tyler e Cyrus nos planinhos para expor a verdade que a escola tenta esconder, tá divido. E eu adorei demais o que fizeram no campo, principalmente o “rapists” no gramado. De quebra Clay ainda descobriu sobre o tal “clubhouse”.

Fiquei arrepiado com o Justin recebendo aquele “preciso de você” do Clay. AMO que ele decidiu ficar e ajudar só por causa disso. Meu amor por esse personagem cresceu em 1001% nessa temporada. O que o arrependimento e o desejo de fazer o certo, não faz com uma pessoa?

Episodio 2x10 - Nota 9 2018-05-19 13:01:37

Zach pode até ser um covarde, como ele mesmo disse. Mas estava empenhado em fazer o certo e desta vez, se impôs diante do nojento do Bryce. Legal saber que ele estava enviando as fotos pro Clay, para que alguma coisa fosse feita. E ainda entregou a caixa com todas as evidências. Agora sim eles têm o que precisam pra pelo menos tentar fazer esse lixo responder pelos crimes cometidos. Até a própria namorada esse merda violou. O que se passa na cabeça das pessoas pra fazerem aquilo e TIRAREM FOTOS? PQP. E fiquei surpreso com a foto da Hannah entre as outras.

E BTW: o trio Clay, Justin e Sheri, eu tô amando sim!

Chocado que aquela amiga, conselheira da Olivia foi embora depois do depoimento daquela menina. Não bastasse isso, ela estar completamente sozinha agora, ainda tem essa bomba da loja sendo destruída por algum pau mandado do Bryce – isso se não for o próprio. Eu ainda me surpreendo com a frieza e crueldade dessas pessoas...

Falando na Sarah: outra surpresa foi isso, o bullying que Hannah fez. Mesmo com ela justificando ao Tony, e demonstrando arrependimento, não esperava isso. Mas né? Ninguém é perfeito. Humanos são fadados a cometer erros. E o mais importante aqui é que ela realmente se arrependeu. Pena que não tenha tido como falar isso pra Sarah em algum momento.

Então o Tony possui sérios problemas para controlar a raiva. Por isso ele faz boxe. É uma maneira de extravasar.

Episodio 2x11 - Nota 9 2018-05-19 13:11:07

A cada episódio meu nojo pelo Bryce aumenta ainda mais. Sabia que sentiria ódio absoluto quando ele fosse dar o depoimento, que ele contaria mentiras absurdas. Ele mente que nem sente. E parece acreditar mesmo nas coisas que diz. O que foi ele lembrando do estupro da Hannah e tendo ereção? BICHO, só mostra o quão doente, fodido, ele é. Tanto que assumiu daquela forma, na cara dura, sem nenhum pudor ou remorso, que realmente estuprou a Hannah. Pra própria mãe! O tapão que ela deu nele foi pouco, mas já deu pra lavar a alma um pouquinho. Bom ver que ela se sente enojada e envergonhada dos atos desse verme.

Só fiquei decepcionado pela Chloe decidindo mentir em tribunal... Não vou julgá-la. Não sei se foi ameaçada de alguma forma. Quais razões que a levaram a fazer isso. Mas ela tinha o poder ali, de dar uma reviravolta daquelas nesse julgamento. Tudo mudaria... E foi por água abaixo.

Adorei a cena da briga no corredor. Todo mundo se juntando pra bater no Bryce e nos lixos que são pau mandados dele. Alex chegando na maior calma e acertando a bengala na cabeça do Montgomery pra proteger o Zach: QUE MOMENTO! Justin sem medo nenhum de enfrentar aquele que já foi seu melhor amigo... Se tem uma coisa que eu amei nessa temporada, foi o desenvolvimento dele. A 1ª trabalhou muito bem o Alex, o remorso, a culpa. E agora fizeram com o Justin.

Jessica permitindo que Justin desse depoimento sobre o estupro! Nem tudo está perdido, no fim. E meu, que final TENSO foi esse! Justin correndo pra tentar livrar o Clay de cometer o maior erro de todos!! AAAAAAAAAAA.

Será que a pessoa que roubou a caixa é a mesma que tá mandando recadinhos ameaçando tudo e todos?

Episodio 2x12 - Nota 9 2018-05-19 13:20:47

Justin maravilhoso e corajoso, assumindo tudo e falando do estupro em tribunal. Pena que mais uma vez as coisas tenham sido distorcidas pela advogada do capeta. E me dá um ódio grande quando ela não permite que o depoimento seja dado. Ela atropela a fala das pessoas e isso me estressa tanto! Ainda mais o advogado da Olivia que é muito bobo. Ele quase não faz objeções...

Como resultado temos essa grande injustiça. Estou inconformado demais com a decisão do júri, bando de tapados, em deixar a escola livre de culpa pelo o que aconteceu. Mesmo com o depoimento do CONSELHEIRO. Mesmo com o depoimento de ALUNOS da escola falando da cultura de bullying diária que existe ali. Mesmo com a informação do estupro... Triste. E sabe, o que a Olivia disse no finalzinho, para os jornalistas, foi perfeito. E deveria pesar na cabeça desse júri. “Não conheço uma mulhe que não tenha sido assediada ou coisa pior na vida. Algumas sobrevivem. Minha filha não sobreviveu”. BICHO.

Bryce preso foi tudo o que eu pedi, resta saber o que vai acontecer agora, já que isso aí não quer dizer muita coisa. E já esperava que o Justin fosse ser preso como cúmplice também, já que ele sabia, ele viu, e não fez nada, não denunciou... Triste. Mas que o ícone consiga superar isso e Bryce apodreça. AMÉM.

Então o Montgomery estava por trás dos bilhetes, das depredações, tudo? Não me surpreende. Lixo, capacho do Bryce. Não se dá o devido respeito, vamos esperar o que, não é mesmo?

Por fim, gostaria de dizer que a amizade do Justin e Clay era o que todos nós precisávamos e nem sabíamos, sim! Talvez tenha sido a melhor coisa dessa temporada.

Episodio 2x13 - Nota 9 2018-05-19 13:40:58

Uma das discussões dessa temporada foi o dito “sistema”, que Tyler e Cyrus estavam determinados a derrubar em um momento. E o sistema é injusto mesmo, define tudo, passa pano. Esse episódio foi a prova viva disso.

Vejam o caso do Bryce e Justin. Bryce foi preso acusado de COMETER estupro. Justin, preso por ter sido “cúmplice”, por ter visto o ato e não ter reportado. Bryce apareceu no tribunal de terno, e mesmo com o depoimento direto da Jessica sobre o que ele fez, pegou apenas uma punição de dois meses, EM CONDICIONAL. Já Justin apareceu com aquela roupa laranja horrorosa de prisão (acho até que estava algemado, não consegui ver muito bem). Voltou pra cadeia juvenil por não ter um guardião para responder por ele. E no fim, pegou SEIS MESES de condicional. E a razão de acontecer? Simples: um tem dinheiro. O outro não. E isso é MUITO frustrante.

Mas olha, apesar de ter sido absolutamente revoltante o Bryce ter ficado impune (dois meses em condicional não é punição porra nenhuma), temos que reconhecer que é isso que acontece mesmo. A justiça é falha. Aqui mesmo no Brasil existem casos horríveis em que o agressor não ficou preso (o mais recente, aquele que foi pego por ejacular em uma mulher no ônibus, foi solto mesmo com o flagrante, e dias depois, voltou a fazer isso). Eu queria MUITO que esse verme maldito tivesse se ferrado. Tivesse ido preso. Apanhado. Pena que nem sempre é assim.

Daí além de nos depararmos com essa impunidade em um crime com testemunhas, com relato da vítima e tudo, temos aquela cena HORRÍVEL do banheiro com o Tyler sendo estuprado, agredido violentamente pelo lixo do Montgomery e seus capachos. Mais um CRIME ocorrido dentro da escola, a tão protetora, consciente e segura Liberty, que não terá consequência nenhuma. No fim, quem quase ia caindo perante a lei foi o próprio Tyler. Não concordo com a decisão dele. Dentro daquele baile tinham muitas pessoas inocentes que ele provavelmente mataria. Mas não vou mentir ao dizer que não entendo a motivação. Nessa temporada, Tyler engoliu MUITA coisa. Foi o primeiro a ser honesto no tribunal, falou a verdade sobre a Hannah, sobre o que fez. E pagou bem caro por isso nas mãos dos outros... Sorte que o Clay conseguiu convencê-lo do contrário. Desta vez, ele conseguiu salvar uma pessoa.

Pelas coisas positivas: fiquei realmente emocionado com o Clay perguntando ao Justin se gostaria de ser adotado pelos Jensen. E o Justin chorando por isso. Bicho, foi bonito demais, sim. Comentei no episódio passado e volto a comentar nesse: nunca pensei que gostaria tanto de ver esses dois como amigos tão próximos assim. Agora, irmãos. E fico emocionado pelo Justin. Sempre foi fodido, sozinho, rejeitado... E agora ganhou uma família que se importa com ele mesmo.

Sobre a temporada em geral: gostei, sim. Não esperava muita coisa, não estava muito empolgado. Mas gostei da abordagem, dos flashbacks. Da exploração das relações da Hannah (apesar de algumas delas terem parecido forçadas e desconexas com o que vimos na 1ª). Algumas coisas eu achei desnecessárias, como aquele Fantasma falando e tudo com o Clay (creio que fizeram isso só pra ter aquele momento em que ele segue em frente, após colocar tudo pra fora na igreja, e ela sai pela porta rumo à luz). Os episódios todos tiveram mais de 55 minutos, então alguns colocaram cenas, flashbacks, que não tinham real necessidade, apenas pra preencher a cota de tempo – como exemplo, aqueles criados na cabeça do Bryce sobre a Hannah. Que eram falsos. Por outro lado, os personagens voltaram mais maduros. Deram um espaço maior para os adultos. Atuações ótimas, com destaque para Dylan Minnette, Alisha Boe e Brandon Flynn. E o roteiro mais consciente e responsável, que buscou corrigir os erros passados. Enfim...

Existem ganchos para uma 3ª temporada, sim. Mas acho que já esgotou. A história da Hannah acabou. A mãe seguiu em frente. Se renovarem, é por capricho mesmo.

Episodio 2x13 - Nota 9 2018-05-22 10:49:22

Não poderia concordar menos!

Episodio 2x13 - Nota 9 2018-05-23 14:52:19

Não é nada aceitável mesmo. E eu não tinha parado pra pensar nesses questionamentos que ele faz. A cena do Tyler me deixou em choque, mas acredito que na mesmo nível que as cenas da Jessica e da Hannah... De qualquer forma, por mais difícil que seja, eu concordo plenamente que isso precisa ser mostrado porque a discussão precisa ser gerada. Afinal, não é ficção. É realidade!

Episodio 3x1 - Nota 8 2019-08-23 11:36:29

Narrativa bem confusa pra começar a temporada, ein? Passagem de tempo de 8 meses, depois voltam para o momento em que a temporada acabou, depois presente, depois flashbacks... Sei lá, achei cansativo e fiquei meio perdido em alguns momentos. O que mais me deixou intrigado foi essa personagem nova, Ani, que já está tão envolvida e por dentro de tudo. Quero só ver como isso aconteceu...

No mais, Justin e Clay quase como irmãos mesmo, eu adorei. Legal eles estarem dividindo uma “casa” juntos, mesmo sendo um adendo HAHAHA. Que bom que tá dando tudo certo e o Justin agora conta com um ambiente estável e compreensível. Era tudo o que ele precisava depois de tantas coisas ruins.

Nossa, achei ótimo o que o pessoal fez pelo Tyler. Realmente se preocuparam em dar atenção e tentá-lo fazer sentir acolhido e amparado. Espero que isso tenha realmente ajudado de alguma forma.

Episodio 3x2 - Nota 8 2019-08-23 11:44:31

Porra, a mulher se passando por uma “segurança” da clínica, e no fim era uma intolerante disposta a ferrar com o psicológico das pacientes. Foi horrível demais ela ter colocado aquela figura de um feto na mão da Chloe. PQP... E esse arco todo foi uma surpresa pra mim. Gostei dos flashbacks e da abordagem. Zach dando total apoio em tudo, até mesmo caso ela decidisse manter o bebê, se oferecendo pra ajudar a criá-lo, até assumi-lo. Enfim, quero ver como o joelho dele ficou daquele jeito.

Sigo achando a Ani estranha e esse destaque todo, com direito a narração, sei não... Não me inspira confiança.

Montgomery lixo! Adorei o Alex ameaçando... Não basta o estrago que esse merdinha já fez com o Tyler quando violou o corpo dele daquele jeito, ainda tem que seguir amedrontando...

Não sinto empatia alguma pelo Bryce. Mas confesso que fiquei chocado com a imagem do corpo dele no final, que horror. O Tyler encontrou ao acaso, pelo visto. Ficou olhando com uma cara de choque quando parou naquela parte da ponte. Deve ter sido ele quem avisou a polícia. Logo, já descarto que ele seja o responsável.

O discurso da Jessica diante dos lixos que estavam tentando ofendê-la: tudo pra mim.

Episodio 3x3 - Nota 8.5 2019-08-23 11:52:01

Essa Ani mentindo pra caralho o tempo todo, meu pai. Não tinha proximidade alguma com o Bryce, tentava evitá-lo ao máximo... Aham, até parece. Mais uma razão pra eu estar desgostando tanto, principalmente nesse lance da narração. Ainda não consegui entender a razão de o pessoal ter incluído alguém de fora nesses problemas que eles enfrentam e pelo visto, ela será problema. Já que a narração é um depoimento e basicamente ela tá entregando tudo.

E tipo, foi muito sem noção o que ela concluiu... Ela sabe que Jessica foi estuprada pelo Bryce. Além de manter uma relação de amizade com ele, ainda afirma que Jessica queria reescrever a própria história... Transando com um estuprador? WTF?! Que lógica da porra é essa?

Já o Clay concluindo que o Justin tinha matado o Bryce me fez rir HAHAHA. Ele ficou todo preocupado e desesperado, e eu passei mal com a desculpa real pelo comportamento dele: encontros “selvagens” com a Jessica. Até me surpreendi pelo arranhão nas costas dele ser por isso. Essa temporada tá meio zuera com as pistas falsas... Mas enfim, fiquei com pena do Alex pela situação com a Jessica, pois dá pra ver que gosta mesmo dela. Mas se não estava dando certo... E com o Justin ela funciona bem demais!

Tyler revelando que ficou com uma arma AAAAAA.

Episodio 3x4 - Nota 9 2019-08-23 12:00:12

Me senti tão mal pelo Tyler nesse episódio. Ele tava agindo de uma maneira bem suspeita, esse negócio de ter escondido uma arma junto da informação de que o Bryce tinha sido baleado, querendo ou não plantaria a semente da dúvida na cabeça de todo mundo, né. Mas fiquei com pena. Ele tem que sair da escola e mijar no mato porque não consegue entrar no banheiro, tamanho o trauma. Fora o sentimento de que não tem amigos de verdade, que as pessoas estão apenas fazendo caridade. AAAA.

O diálogo com o Clay no finalzinho foi maravilhoso, um dos mais bonitos... Decidindo que quer viver e quer ser forte. Sério, eu torço pra que ele consiga superar tudo. BTW: o Montgomery teve a audácia de falar que o abuso que ele cometeu é “comum” e que acontece com todo mundo? Pelo amor... Que nojo desse lixo. Mereceu os socos que levou do Zach. Pena que ele não aprende.

Aliás, preciso ressaltar também o momento que Tyler protestou quanto à celebração da morte do Bryce no grupo da Jessica e aquela menina retrucou sobre ele não entender o que é ser abusado. Ah, se ela soubesse...

Só consigo pensar em quão estúpido o grupo está sendo por ter confiado na Ani tão depressa... Cada vez mais ela tá entregando tudo naquele depoimento, fora as mentiras que conta para o pessoal mesmo. Pra Jessica, pro Clay. Sei não.

Clay não enxergando grande coisa em Janela Indiscreta foi decepcionante!

Episodio 3x5 - Nota 8.5 2019-08-23 20:40:41

É aquilo que dizem, né... Montgomery sempre foi de sexualizar tudo, e sempre de maneira bem homofóbica. Fora os outros comentários horríveis, e as atitudes desprezíveis... No fundo está reprimindo os próprios desejos. Eu não deveria me surpreender, mas de verdade, a cena em que ele se permitiu “sentir” com aquele garoto foi bem inesperada pra mim. E posteriormente só senti mais frustração, por decidir espancar o menino brutalmente e a troco de nada... Nojo.

Eu gosto tanto do Alex! Mas não entendi a postura dele nesses flashbacks não. Saindo com o Bryce, invadindo uma casa... O susto que deram naquele menino! Tudo bem que ele tentou acalmar as coisas, o Bryce (como de costume) que foi o idiota mor. Mas sei lá, ele fez tantas críticas nas temporadas anteriores contra esse cara, achei bem ?? ele decidir sair com ele pra fazer qualquer coisa.

Como assim o carro do Tony tá na garagem dos Walker, bicho...

Episodio 3x6 - Nota 8.5 2019-08-23 20:49:45

Episódio controverso... Aliás, eu não sei como me sinto com a série dando uma história mais “humana” para o Bryce depois de duas temporadas construindo-o como vilão. Há uma ideia aqui de mostrar que nem tudo é preto no branco, mas sei lá, eu me sinto culpado por sentir alguma empatia em alguns momentos – vide a cena da pintura no quarto, com a mãe dele, e também quando a defendeu dos absurdos que o avô estava dizendo. Que complexidade...

Daí também temos aquela cena do funeral... Eu sinto muito pela mãe dele. As palavras dela foram tocantes, e aí foi interrompida daquela maneira pelo protesto. Sei lá. É cabível toda a frustração das meninas e das vítimas, mas também fico penalizado pela mãe dele ser submetida a algo assim. Já não basta a dor de perder o filho (fosse o que fosse, não deixa de sere filho), ainda tem que lidar com uma manifestação como aquela...

A história do Tony foi pesada! Morri de pena, esse negócio da imigração é cruel demais, simplesmente arrancam as pessoas da casa e pronto. Foi triste quando ele chegou e viu tudo largado pelo meio do caminho, jantar à mesa, panelas no fogo, e a família toda perdida. Tony não merecia isso não. Agora tá explicada a razão de ter desistido de vez da escola.

O Clay dando abraço na mãe, no pai e falando em colocar uma foto do Justin na sala. Queria um abraço e um “eu te amo” também! Nossa, como eu admiro o desenvolvimento da relação desses dois.

E agora o Clay vai começar a se ferrar por conta do vídeo de segurança. PQP.

Episodio 3x7 - Nota 8.5 2019-08-23 20:59:05

Essa Ani veio só pra causar irritação no público mesmo, como pode? Narra a série com esse depoimento gigante sobre o crime e ainda conta um monte de mentiras, eu fico besta com a capacidade dessa menina de distorcer. “Mal falava com o Bryce”, na verdade ia pra cama com ele. “Não enxergava Clay como algo além de amigo e nunca se envolveu com ele assim”, na verdade deu um beijo nele. AAAAAA MENINA INSUPORTÁVEL! Fora aquela investigação toda que ela estava fazendo sobre o paradeiro do Clay na noite do jogo. Mas onde ELA estava, ninguém pergunta. Palmas lentas para o Justin que jogou a real logo: fuck off!

BTW: achei a cena final frustrante, ela olhando pro Clay com a maior cara de assustada. Mas do Bryce, ela não tinha medo... Vai entender!

Falando em Clay: tenso o interrogatório e ele sem aceitar a realidade, que Ani realmente se envolveu com o Bryce. Tadinho... E o Justin tratando de protegê-lo à todo custo diante dos pais AAAAAA. Amo uma irmandade!

Episodio 3x8 - Nota 10 2019-08-23 21:06:48

Porra, que cena aquela do Tyler revelando o que aconteceu com ele ao Clay. Foi forte, foi pesada e me deixou muito tocado. Quando Clay pediu permissão pra abraçá-lo, e ele deixou, e ficou gritando no ombro dele, eu não consegui me segurar. Não sabia que precisava de um momento assim até vê-lo. Orgulho do Tyler por conseguir se abrir e por enxergar no Clay um amigo verdadeiro, um apoio... Ele realmente precisa disso.

Ainda bem que esse Mr. Porter esclareceu a palhaçada! Eu estava com ódio daqueles interrogatórios com ele insistindo em perguntas fazendo parecer que Clay era um lunático, psicopata, ou sei lá o que. Não tô nem acreditando que ele tá sendo perseguido assim e as narrações da Ani só contribuem mais pro meu ódio.

A reação da Sra. Walker quando ouviu o conteúdo daquela carta que Bryce escreveu... Brenda Strong, atriz da porra. Eu sempre fico com pena dela em todas as cenas, porque essa dor que ela está sentindo é inimaginável mesmo. Nem a culpo por ficar encarando o Clay como um louco, já que ela tem lá suas razões. Pena que a visita dele clamando inocência não deve adiantar muita coisa.

Mais uma reviravolta pro Justin... Queria que eles fossem sinceros 100% do tempo e parassem de esconder as coisas. Pelo menos entre os dois.

Episodio 3x9 - Nota 9 2019-08-23 21:15:30

“I’d do anything for you.”

Sei nem o que dizer. Achei lindo demais! Clay não julgou, tratou de fornecer apoio novamente ao saber que Justin teve recaída. Aliás, isso me pegou muito de surpresa, não esperava que ele tivesse voltado a usar drogas pesadas. Poxa. Foi um trabalho grande pra conseguir deixá-lo sóbrio na temporada passada, espero que ele possa se reerguer novamente. E que pare de deixar a Jessica de fora! Passei mal na desculpa da traição.

Aflito pelo Clay se tornando uma “pessoa de interesse”. Daqui a pouco começam a chegar os mandados e talvez até pedido de prisão. PQP! Nem acredito que ele tá sendo implicado assim nesse caso todo. Eu acredito na inocência dele, duvido que tenha sido capaz de matar.

Mrs Baker de volta. Mais uma pra adicionar na lista de suspeitos. Por enquanto, por mais previsível que seja (e espero que não seja ela), só consigo ver a Ani como assassina. Já que ela tá sempre por dentro de tudo, mentindo, distorcendo, e ninguém nunca questiona os álibis dela e etc. Espero que não seja, mas até agora tudo aponta pra ela como principal suspeita.

Episodio 3x10 - Nota 8.5 2019-08-23 21:27:11

Palmas pra Olivia pela jogada durante o interrogatório no início do episódio. De fato, é de questionar mesmo. Foi uma luta pra investigar tudo acerca do suicídio da Hannah, e o estuprador elitista é prioridade máxima... Enfim, eu gostei muito do retorno dela. Não queria que ela tivesse ido embora, acho que seria uma boa se tivessem mantido a personagem na série com encontros pontuais com a Jessica – só pela breve cena das duas, dá pra ver que seria bastante proveitoso.

Não sei mais o que falar sobre a história do Bryce nessa temporada. Pra mim, segue estranho e tô meio que odiando esses roteiristas por QUASE (quase mesmo) me fazerem sentir muita empatia por ele. Felizmente não tem como esquecer as coisas que ele fez, as atrocidades na 1ª temporada e como ele lidou com tudo na seguinte. Estão mostrando um Bryce buscando redenção, absolvição (vide ele chorando rios quando ouviu as fitas e a descrição da Hannah para a atrocidade que ele cometeu), pra no fim o público sentir pena por ele ser assassinado. Ai, bicho...

Ah, e que surpresa que o pai do Bryce é um lixo! Meu, tem que ser muito mau-caráter mesmo pra ter coragem de denunciar uma família pra imigração, só pelo prazer de fazê-lo. E o Bryce achando que poderia compensar devolvendo o CARRO! AAAAA.

Clay e esse instinto protetor. Eu admiro muito ele por isso, mas é um assassinato, é uma acusação de homocídio que ele possivelmente vai enfrentar e isso é muito complicado. Além disso, por conta dessas “evidências” todas, nota-se que a polícia não está realmente procurando o assassino. Eles suspeitam do Clay e estão indo pra cima dele com tudo. E com o celular em mãos, vão encontrar as mensagens mesmo que ele tenha apagado. Vai complicar MAIS.

Episodio 3x11 - Nota 9 2019-08-23 21:37:03

Não acredito que as fanfics do Clay matando personagens podem ser usadas contra ele, meu pai. Tem que ser muito azarado mesmo. E esse negócio das torres de sinal poder colocá-lo na cena do crime complicou tudo AINDA MAIS. Eu gosto demais do Clay, não queria que ele estivesse sendo submetido a isso... E se fugir, só vai se complicar mais ainda. Praticamente assina a confissão como culpado...

A melhor cena do episódio mais uma vez foi protagonizada pelo Tyler, com ele contando que não é apenas um “aliado” e revelando o estupro horrível que teve. Fiquei muito tocado mais uma vez.

Bryce falando pro Montgomery sobre estupro foi uma ironia das grandes... Eu não consigo me empolgar com isso. Se fosse outro personagem, outra circunstância, eu teria adorado a cena, mas tendo o Bryce como “protagonista”. Enfim, só deu mais motivos pro Montgomery possivelmente ter matado, talvez até com a ajuda daquele rapazinho que anda com ele. Fora a Jessica, até então a única que sabia onde Bryce estaria – justamente o local onde foi morto.

Já a sequência do protesto eu achei maravilhosa. Justin correndo pra defender a Jessica quando aquele nojento apertou os seios dela AAAAA.

Episodio 3x12 - Nota 9 2019-08-23 21:47:44

O discurso da Jessica foi muito poderoso! Mais ainda quando as pessoas vítimas de abuso sexual se manifestaram, declarando-se “sobreviventes”. O Clay ter retornado da fuga pra dar um apoio, uma ajuda pro Tyler (só porque ele pediu e ficou nitidamente chateado quando soube que o amigo não estaria por perto) foi bem bonito.

O Justin levantando foi a maior surpresa – e o relato dele na delegacia, sobre o abuso sofrido aos 5 anos, me deixou tão chocado que nem tenho palavras...

Clay preso e sem nenhuma surpresa, mas ao menos não foi pego fugindo, o que iria complicar ainda mais. O flashback dele me deixou incomodado com uma coisa: mostra que, na noite do jogo, ele viu a Ani beijando o Bryce e a confrontou sobre isso, mas quando foi levado na delegacia pra dar um depoimento e o delegado mostrou a calcinha coletada no quarto da vítima, implicando que era da Ani, ele ficou todo na defensiva sem acreditar que ela tinha se envolvido com ele, e que acreditou nela quando disse que “mal falava” com o cara. Ué?? Instinto protetor ou burrice mesmo?

Achei bem do nada o Zach revelar que era o assassino do Bryce. Mas já desconfiava que a versão dele não seria a história toda. Já sabíamos que o Bryce tinha um burado na cabeça e foi encontrado na água. Logo se Zach não jogou ele no rio... Enfim, uma segunda pessoa deve tê-lo seguido, já que ele demonstrou surpresa quando viu quem estava se aproximando – essa reação, então, tira a Jessica da lista, já que ele fez um convite pra ela encontrá-lo lá, não deveria questionar “o que está fazendo ali” se fosse ela mesmo. Quero só ver. Espero que surpreenda.

Por fim, Montgomery preso! Esse momento é nosso.

Episodio 3x13 - Nota 9 2019-08-24 12:28:31

Algumas coisas me surpreenderam, outras me deixaram frustrado, e outras mais uma vez me fizeram questionar a capacidade desses roteiristas... Mas vamos por partes:

Fiquei, sim, muito surpreso com o Alex sendo o responsável pela morte do Bryce. Não desconfiei dele e não foram óbvios – eu estava crente que iriam colocar a culpa em cima da Ani ou em algum personagem aleatório, já que a temporada foi cheia de pistas falsas, mas felizmente me enganei. Comentei no episódio passado que a Jessica poderia ser “descartada” como suspeita, já que Bryce demonstrou surpresa quando a pessoa se aproximou dele lá no píer, e no fim, ela foi cúmplice. Zach deu a surra que impossibilitou qualquer tipo de defesa e salvamento, Alex deu o empurrão, e Jessica viu tudo. Os três, então... Com Alex dando o golpe fatal. Bem que o Alex estava se descontrolando novamente nesta temporada, até se arriscou com aquele negócio da luta, perguntou sobre uma arma pro Tyler...

Agora vem a parte problemática: o interrogatório da Ani. Primeiro, é preciso ter uma mente bem aberta mesmo pra acreditar que a polícia levou aquele depoimento todo a sério sem fazer averiguações. Ani deu detalhes de muitas coisas, de conversas, encontros, decisões, etc etc, dando a desculpa de que é “observadora”. Muitas coisas que ela contou, dava pra questionar a veracidade. Fora que mentiu em coisas que pra mim, no fim, não fez nenhum sentido – como essa parte de que não tinha interesse amoroso no Clay e eles nunca tiveram nenhum envolvimento assim, ignorando convenientemente a parte do beijo, sendo que isso em NADA contribuía pro andamento da história dela. Fica a impressão que os roteiristas apenas queriam causar apatia no público pra no fim, vendê-la como uma grande “salvadora”, surpreendendo todo mundo. Comigo, isso não funcionou.

Montgomery era uma pessoa horrível, mas eu DETESTEI que decidiram colocar a culpa inteira em cima dele. Se tem uma coisa que eu odeio, é injustiça. Ele já estava preso, de forma justa, pelo crime que tinha cometido, o estupro do Tyler. PRONTO! Colocar nas costas de outro ser humano um crime grave como esses, assassinato, foi desumano sim. Eu entendo que tinha uma necessidade de proteger o Clay, o principal suspeito (só porque a polícia quis), e os verdadeiros responsáveis. Mas eu não consegui enxergar essa decisão com bons olhos. Tanto é que fiquei bem satisfeito quando o cara que transou com Montgomery apareceu questionando a história pra Ani, já que existe sim um álibi. Não acho que a polícia tinha evidência o suficiente pra fechar o caso e condenar uma pessoa já morta assim. Nada colocava o Montgomery na cena do crime. Ani contou a história, eles plantaram algumas evidências, e pronto, ficou por isso mesmo... No fim, o Zach foi a única pessoa que fez a coisa certa e tentou limpar a barra do Clay. Alex e Jess, não fosse pela ideia (absurda) da Ani, provavelmente teriam o deixado ser condenado e eu não gostei nada disso. Ainda bem que pelos ganchos, isso tudo será resolvido na próxima temporada. Assim espero.

Ah, e eu fiquei bem penalizado pelo Montgomery na cena inicial. Achei triste quando ele decidiu se revelar gay ao pai e recebeu cuspe na cara. Mais ainda quando soube que foi assassinado pouco tempo depois. Com esse personagem, concluímos (mais uma vez) que a maldade na maioria das vezes é criada, já que ele desde sempre enfrentou um pai abusivo, homofóbico, espancador. Enfim, viveu um inferno. Não quero jamais justificar seus atos, todas as coisas que dizia e principalmente o ato monstruoso que cometeu contra o Tyler, só ressalto que é resultado de uma criação conturbada. Talvez ele fosse diferente se tivesse uma família, um pai estável, sóbrio e compreensível.

Enfim, essa temporada com certeza vai render muita polêmica pela side-story do Bryce. Eu comentei antes que a ideia aparentemente era mostrar que nem tudo é preto no branco – o que eu concordo –, mas foi muito estranho mostrar um lado mais humano do personagem depois de duas temporadas construindo-o como um vilão e nada além disso. Eu acho, por exemplo, que esse lado mais “doce” em relação à mãe e até em relação aos amigos poderia ter sido mostrado, mesmo que em poucas doses, nas anteriores. Desta forma, seria mais crível ele reconhecendo seus erros, tentando mudar e buscando redenção. Tenho sentimentos mistos em relação à essa narrativa e até sinto raiva pelos roteiristas terem me feito ter pena em alguns momentos (ou quase isso)...

No geral, eu gostei sim dessa Season 3. Gostei dessa pegada mais policial, embora tenha lá seus tropeços, exageros e coincidências seletivas.

Episodio 4x1 - Nota 8 2020-06-05 19:44:44

Clay tá no limite mesmo. Na verdade já ultrapassou e eu tô sentindo pena. Muita coisa acumulada ali. Raiva. Pânico. Ansiedade. E tudo sobre coisas que ele não pode se abrir com ninguém. Até em briga se meteu... A maioria detesta, mas eu gosto desse personagem. Me apeguei e sinto muita por tudo isso que ele (e também os outros amigos) estão enfrentando há anos. Voltou a ver mortos, o que torna a situação ainda mais perturbadora. Eu espero que ele fique bem.

BTW: Clay há 0 temporadas sem ter o rosto marcado de alguma forma. O recorde é 0 temporadas.

Achei bobo o Winston pedindo transferência pra Liberty High pra "investigar" por conta um a um dos envolvidos. Achei que ele iria complicar a vida deles dando o depoimento, o álibi do Monty para aquela noite e assim o caso seria reaberto. Mas não assim... Sei lá, não comprei isso de que aparentemente ele vai dar uma de justiceiro por conta. Mas veremos o que sai disso. O Monty era mesmo uma pessoa horrorosa, mas não concordo que ele seja enterrado como um assassino, porque isso ele não era.

Eu AMEI a cena do beijo do Alex e Zach. AFFF, esperei o Zach retribuir! Mas adorei muito como ele lidou com isso, não foi agressivo, não ficou ofendido. Honrou a amizade mesmo, foi super atencioso. Alex agora vai descobrir sua sexualidade... Fiquei empolgado com isso sim.

Com dificuldades pra aceitar esse namoro de Clay e Ani por conta de tudo o que aconteceu na temporada passada. Ainda não engoli nada daquilo, as intrigas, as mentiras, tudo o que Ani fez e a maneira com a qual o roteiro a tornou uma "salvadora" aos 45 do segundo tempo.

Jess toda arrogante com o policial e exigindo uma oficial feminina pra fazer a revista: lendária.

Episodio 4x2 - Nota 8 2020-06-05 19:58:52

Feliz pela recuperação do Justin e pelo otimismo dele pelo futuro. Já aconteceram tragédias e momentos difíceis demais na vida dele, é muito bom vê-lo assim tão focado e interessado. O apoio que ele recebe dos Jensen também é muito admirável, uma das melhores coisas que essa série fez sem sombra de dúvidas. Clay e Justin irmãos é tudo pra mim.

Clay tá ficando louco mesmo. Acho que já passou de estar apenas perturbado, ou agoniado com todo esse peso que carrega. Eu fiquei bem chocado com ele admitindo que queria fazer sexo com aquela menina, sendo que jamais foi a intenção dele quando subiu aquelas escadas. Morri de pena do surto que ele teve durante o confronto com os outros caras da faculdade. Ninguém parece estar enxergando de verdade o que ele tá passando, mesmo os pais que vivem em cima... Que coisa. Ele precisa de ajuda urgente.

O episódio abriu margem pra desconfiar que Clay está fazendo as coisas sem consciência... Não sei. É bem capaz sim que ele faça e esqueça, mas espero que não sigam por esse caminho não. Acho que a lata que ele encontrou no ônibus é um indício de que não é ele, por mais que tenha encontrado outra dentro da mochila... Enfim.

No mais, acho que pelo menos com os outros amigos envolvidos, ele poderia se abrir. Não tem sentido mesmo ele e a Ani decidirem ficar calados para o perigo que o Winston representa. O cara tem um álibi pro Monty, todo mundo tem o direito de saber. A aproximação do Alex com ele é preocupante, ainda mais agora que tá rolando essa side-story da descoberta. Sei não...

Um adendo: Jessica falando em alto e bom som "we're fucked" quando viram a pichação, tendo um colega desconhecido ao lado dela... Que falta de cuidado, hein?

Episodio 4x3 - Nota 8.5 2020-06-06 11:56:08

Eu gostei do tom de terror desse episódio e sigo sentindo muita pena do Clay. Pode ser uma decisão ruim ele ficar vendo a imagem de pessoas mortas o tempo todo, o Monty, o Bryce... Mas acho que a série tem que trabalhar sim esse lado psicológico dos personagens justamente por conta de tudo o que eles já passaram. O Clay já testemunhou e sentiu muitas coisas desde a 1ª temporada, foi preso, agora tá carregando a culpa por ter incriminado alguém por assassinato. A meu ver é natural ele estar surtando, precisando de ajuda e lamento que a maioria dos personagens não enxergue isso realmente.

Essa brincadeira que os meninos fizeram com ele foi horrível. Me deu um ódio quando eles surgiram com aquela cara de desdém, e me dá mais raiva ainda por eles tratarem o Monty como um coitado injustiçado sendo que ele não é. Estão certos ao dizer que não matou o Bryce e eu mesmo quero que isso seja revisto. Mas NADA apaga o fato de que ele era um estuprador SIM, uma pessoa que se comportava de maneira horrível com todo mundo. Só queria que eles se poupassem e que houvesse uma punição, levaram o Clay ao limite. Simularam sangue no vestiário, colocaram sangue no boneco, deixaram uma faca lá. Tá claro também que foram eles que fizeram a pichação. Enfim... Olha o estado como Clay ficou depois... É pesado demais.

Torço muito pelo Clay. Eu quero que ele se recupere disso.

Alex e Winston aconteceu mesmo e acredito que não vai demorar muito pro primeiro acabar falando alguma coisa. Não dá pra confiar nesse Winston, pois sabemos o motivo pra ele ter se transferido pra Liberty High. Só não queria ele usando o Alex, seria horrível pra ele ainda mais nesse momento de descobrimento.

Episodio 4x4 - Nota 7.5 2020-06-06 18:40:16

A série tá adotando um tom estranho... Episódio passado eu gostei daquela pegada de "terror" em cima do Clay e toda a situação na escola que o deixou apavorado, no limite mesmo. Nesse aqui eu já achei as coisas bem mais exageradas. Se não era o grupo do Diego, quem é a pessoa que tava mexendo com a cabeça de tantos, quase que ao mesmo tempo, sem ser descoberta? Tipo naquela cena que a porta da cabana foi trancada, aí a pessoa ficou batendo com um machado nas tábuas... Tipo? Parece outra série esse tipo de abordagem.

Fora que tá mesmo chato grande parte dos personagens estar aluciando o tempo todo com os mortos. Monty e Bryce apareceram em todos os episódios até agora, várias vezes e pra pessoas diferentes. Não dá pra engolir. Entendo que eles possam estar sentindo "culpa" pelo Monty, ainda mais com a pressão de que tem uma pessoa investigando e que pode desmascarar a armação deles em um estalar de dedos. Mas acho que o roteiro poderia ter encontrado outra maneira de abordar isso além de colocar os personagens na tela. Se fosse só com o Clay, beleza... Eu nem falava nada, até porque isso já aconteceu antes com a Hannah. Mas todos os outros? Tá bem repetitivo.

Eu não entendi NADA daquele final no acampamento também. Diego assumiu que jogou o Clay lá embaixo, voltou e não o encontrou mais, e ficou por isso mesmo? Ninguém fala nada, nem a mãe dele que estava lá? Não entendi porque todos ficaram olhando pro Clay com aquela expressão também. Será possível que é ele mesmo que tá tocando o terror sem ter consciência?

Tadinho do Alex se sentindo todo perdido de novo... Senti um climinha entre ele e o Charlie, então já podem fazer acontecer. Melhor do que o Winston que se aproximou com segundas intenções e já tá me irritando pra caramba com esse ar de desdém.

Episodio 4x5 - Nota 8 2020-06-06 18:52:07

Me ajuda a te ajudar, Clay! Eu simpatizo e me sinto muito penalizado pela situação dele, porque tá foda. Ele realmente tá surtando, tá desequilibrado, vendo coisas, sob pressão, etc etc... Tanto que ele ligou o foda-se... Encheu a cara, usou maconha mesmo falando que tinha medo! Enfim, a situação dele não é das melhores. Mas DETESTEI com todas as minhas forças tudo o que ele falou pro Justin desde o início. Coisas desnecessárias. Não precisava tê-lo acusado de trocar as amostras, e muito menos de falar aquelas merdas todas sobre os pais serem dele, sobre eles não confiarem no Justin e terem feito aquilo só por causa dele mesmo. Ah, me poupe.

Justin não merece ouvir essas coisas, ele nunca esteve tão focado, tão otimista (na medida do possível), tentando dar um jeito na vida, se mantendo sóbrio, pra ouvir esse monte de lixo que o Clay disse. Fiquei morrendo de pena dele, pela cena em que desabafou com o conselheiro sobre a falta de confiança. Quando contou pra Jess sobre a mãe estar de volta e estar atrás dele apenas por querer dinheiro. E principalmente pela recaída...

No mais: passei mal com a primeira vez do Clay. MENOS DE 10 SEGUNDOS MEU PAI. E ainda perguntou se a menina tinha "finalizado".

Amei Alex e Charlie chapados juntos. Dei risada com Alex reclamando do filme estar sendo exibido fora da época de Natal e discordando que ele tinha feito essa escolha. Prefiro eles dois, se for pro Alex ficar com alguém. Winston irritante pra caralho. Não engulo essa coisa de dar uma de justiceiro. Não vejo ligação forte o suficiente com o Monty pra ele estar agindo assim. Aquele brinde que fizeram a ele... Realmente quando a pessoa morre, ela se torna santa, né?

Pra finalizar, acho que o Clay tá passando por um transtorno forte de personalidade, ele simplesmente APAGOU dentro daquele carro, mesmo com os pedidos do Zach... Mais tragédia para os dois.

Episodio 4x6 - Nota 9 2020-06-07 12:05:29

Eu gostei, achei esse o melhor episódio da temporada. Foi tudo bastante perturbador. De início, achei que se tratava sim de uma simulação, mas abandonei a ideia quando todos eles começaram a ouvir os tiros - à primeira vista achei que fosse apenas o Clay, então duvidei que era real mesmo, já que ele não está mais conseguindo fazer essa diferença. Além dessa situação angustiante, ainda tivemos essa abordagem mais "profunda" no psicológico deles e em seus medos.

A temporada, mesmo com seus tropeços e exageros até agora (essa simulação mesmo, que ideia da porra!!), tá trabalhando muito saúde mental e até então eu tô gostando de como estão desenvolvendo isso no Clay. Fico muito agoniado com ele vendo fantasmas, totalmente sem controle, sem entender o que tá acontecendo, sem nem saber o que tá sentindo... E poucos enxergam isso. Único que tentou dar uma mão de verdade mesmo foi o Justin, e o Clay, já em um estado alarmante psicologicamente, acabou afastando-o com aquelas palavras que ainda não engoli. Eu realmente lamento MUITO por tudo o que os personagens estão passando, e me sensibilizo demais com o Clay. Ele não merecia nada disso.

Quando o Tony mostrou as imagens da mochila pro Tyler e aquele cara reagiu daquela forma despreocupada, já deu pra sacar que era mesmo uma simulação. Mas ainda assim foi absolutamente frustrante/revoltante, a escola submeter seus alunos a uma situação traumática pra NADA. Tudo o que o Clay disse pro idiota do diretor foi verdadeiro e eu quis aplaudir de pé. Quem faz aquilo, bicho? Ficar dando tiros pra eles ouvirem? Fazer policiais mexerem e forçarem portas? Isso fode com a cabeça das pessoas, não vejo como isso poderia ser positivo de nenhuma forma. Treinar pra se preparar pra morrer? Pra morrer de medo? ME POUPE. Fiquei muito aflito quando Clay surtou de vez e pegou a arma. Durante aquela luta, eu JUREI que ele iria disparar sem querer e atingir algum dos alunos, ainda bem que não aconteceu. Mas pra mim foi bem triste vê-lo naquele estado. E Dylan Minnette, você é perfeito! Entenda.

No mais: ainda não consegui entender qual era a intenção do Tony na entrega das fotos. Só por SUPOSTAMENTE ter identificado o atirador (e em momento algum eu achei que fosse o Tyler, antes de relevar que não era ele mesmo), ele esperava que o cara saísse pela escola pra encontrá-lo/confrontá-lo? Realmente não entendi, foi ridículo ele ter feito isso, pode destruir a vida do menino que se esforçou TANTO pra melhorar e de fato, melhorou. Merecia um voto de confiança. ALIÁS, em relação aos encontros dele com aquele cara que trafica armas, e pelo fato do Tyler estar tendo conversas com o pai do Alex, eu acredito que o trabalho em conjunto deles é uma investigação pra prender o cara que fornece as armas. Será que o Tony não teve capacidade de pensar nisso?

Por fim, queria que tivessem mostrado mais do acidente com o Zach. Por um momento, pelos rápidos flashes do início, achei que ele estivesse morto mesmo. E quem diria... Zach foi quem atiçou ainda mais o senso de "justiça" (risível demais) do Winston. Achavam que o Clay que ia colocar tudo a perder...

Episodio 4x7 - Nota 8 2020-06-07 12:21:50

Muito fácil como o Clay escapou do hospital, hein? Ele estava até preso à cama, achei muito irresponsável o enfermeiro deixá-lo sozinho no banheiro e depois ter saído do quarto, permitindo então essa fuga fácil. Mas enfim...

Eu gosto que o Clay converse com aquele terapeuta, que ele possa colocar pra fora ao menos um pouquinho do que sente, mas não é suficiente. Ele tá passando por um transtorno muito forte de personalidade SIM, ele faz as coisas e não se lembra depois. Como o próprio Zach disse, ele parece ter se transformado em outra pessoa momentos antes do acidente, foi embora sem mais nem menos e depois não se lembrou mais de nada. Isso não é normal. Pra mim é muito frustrante que ele não esteja recebendo a atenção e ajuda que precisa. É impulsivo, mas é menor de idade. AJUDEM O CLAY!!!

Muita pena do Justin também por toda a trajetória dele nessa temporada. E pensar que ele começou os episódios bem otimista, pra cima, focado em melhorar sua qualidade de vida, em ter um futuro. E de lá pra cá deu tudo errado. Fiquei muito penalizado com o falecimento da mãe dele e pela cena com os Jensen - e preciso ressaltar sempre como eu adoro que a Lainie e o Matt realmente se preocupam e o tratam como um filho. O choro dela por não saber o que fazer pra remediar o sofrimento dele foi muito verdadeiro pra mim.

Alex tá muito escroto com o Charlie! Com o Winston, que se aproximou sim com segundas intenções, ele não fez isso. Mas não quero ficar julgando, pois de fato além de estar no processo de se descobrir, ainda tem esse monte de merda acontecendo que tá deixando todos os personagens bem perturbados. Só quero que ele se permita ser feliz. O Charlie é todo fofo e parece gostar dele de verdade.

Não aguento mais Winston e esses garotos do time. Diego é extremamente irritante. Não aguento mais esse endeusamento do Monty também. Já comentei anteriormente que simpatizo com eles querendo descobrir quem matou o Bryce de verdade, ninguém merece ser enterrado como um assassino sendo que não era isso. Mas eles agem como se Monty fosse a melhor pessoa do mundo e NÃO! Impressionante a memória seletiva desse povo.

Por fim, não precisava pensar tanto assim pra concluir qual era o lance do Tyler com o traficante de armas. O Tony viu com os próprios olhos Tyler conversando com o Standall, até saindo da escola com ele. O Alex disse que o pai comentou sobre estar "tudo bem" com o garoto. E TODOS eles testemunharam a evolução do Tyler como pessoa. Sério que o Tony não conseguiu somar 1+1? Tyler conversando com polícia. Tyler se encontrando com traficante de armas. O que será que poderia significar, né? Tony tá dando muita bola fora. Fez isso quando entregou as imagens pro cara da escola e fez de novo agora. Que aquele tiro não pegue em ninguém, pelo amor...

Episodio 4x8 - Nota 9 2020-06-07 21:10:59

O episódio que mais espelhou a realidade nessa temporada. Fora o timing... Abordagem de violência policial e tratamento desigual, justo no momento em que o mundo todo se uniu pra protestar contra racismo e fascismo. Pra mim isso foi muito bem-vindo.

Fiquei aflito com toda a situação... Desde quando o Diego foi jogado contra o armário várias vezes sem nenhuma necessidade, algemado, tratado como um lixo enquanto o Justin recebeu permissão pra simplesmente “voltar pra aula”. O policial ter tirado a arma e apontado pro Diego não me surpreendeu em NADA, fiquei realmente agoniado com a possibilidade de o infeliz atirar.

E por fim, o protesto em si... Pacífico. E com alunos exigindo que os direitos deles fossem cumpridos. Do jeito que as coisas estavam caminhando naquela escola e com essa violência sem limites dos policiais, estava parecendo mais uma penitênciária, isso sim. Não um local de ensino para jovens adolescentes. Foi muito revoltante ver os policiais indo pra cima dos alunos quando eles estavam apenas parados, apenas demonstrando insatisfação contra esse sistema que é sim muito falho e já cometeu muitos, mas muitos erros. Quando os ataques começaram, realmente esperei o pior. O Charlie desmaiando... A Jessica levando aquele soco no estômago – policial desgraçado! O Tony defendendo o Tyler e quase indo preso. Foi foda.

Sobre os outros plots... Nenhuma surpresa no Tyler estar colaborando com a polícia como um informante. Eu ainda tô bem inconformado pelo Tony, que foi quem o viu com o Standall, não ter feito essa ligação. Tyler tem todo o direito de estar chateado, pois é como se tivessem jogado a confiança no lixo.

Tô inconformado com a decaída do Justin. Como falei anteriormente, é até surreal pensar que ele começou essa temporada tão otimista, pra cima e tentando dar um jeito positivo na vida, e observar como tudo ruiu rapidamente. O falecimento da mãe foi a gota d’água pra ele. Poxa... Torço tanto pra que ele se recupere e fique bem. A cena com a Jess foi difícil, a dor estampada no rosto dele. NÃO AGUENTO.

Quanto ao Clay... Já dava pra concluir isso também. Falei algumas vezes que ele estava com transtorno de personalidade. Isso só não foi dito na série ainda, mas ele mesmo já percebeu e comentou várias vezes sobre ter feito coisas que na verdade ele não fez. Ou não lembrar de coisas que fez. Lá nos primeiros episódios eu não quis acreditar muito nisso, mas pelo andamento ficou claro mesmo. Poxa... Ele tá tão fodido psicologicamente. Espero que ele consiga ajuda de verdade e um diagnóstico correto.

Episodio 4x9 - Nota 9 2020-06-07 21:27:01

O que faltou para o Winston foi aprofundamento e desenvolvimento da relação dele com o Monty. Do jeito que a série mostrou, não tem como concluir que rolou algum envolvimento de verdade entre eles além daqueles dois encontros – um em que Winston foi espancado, diga-se de passagem. Sei lá, eu não consegui levar com naturalidade (se é que posso dizer isso, dadas as circunstâncias) aquele momento do “eu te amo” durante o baile. Pode ter sido sincero, não vou questionar. Ele pode mesmo ter conhecido um lado mais doce do Monty, ter compreendido um pouco da vida conturbada que ele levava, da opressão por parte do pai, pois isso nós sabíamos que acontecia mesmo. Mas no fim isso acabou apenas “jogado”. Acho que poderiam ter investido em cenas flashbacks explicando essa relação, no lugar de trazer o Monty como fantasma em todos os episódios pra várias pessoas...

Esse episódio foi de todo mais leve e acho que foi muito bem-vindo, já que todos os outros foram bem pesados com toda a questão mental dos personagens e tragédias. A conversa do Clay e Justin com os pais, eu curti muito. Adorei a reação do Matt quando eles assumiram que não conheciam aquele cantor e não conheciam as músicas realmente. Jess com o diretor me surpreendeu também, disposta a abrir mão de entrar em uma faculdade pra mudar a situação da investigação e livrar os amigos todos...

Os momentos do Charlie foram bons demais! Achei bem fofinho o esforço pra pedir o Alex como acompanhante pro baile. E sinceramente, acho que o Alex escolheu o melhor cenário pra aceitar mesmo, só os dois ali juntinhos. Legal também a conversa do Charlie com o pai sobre sua sexualidade.

Eu fiquei todo arrepiado e tô MUITO frustrado com esse final. Pelo visto é do Justin o funeral que vimos lá no 4x01, e eu sinceramente NÃO ACEITO ISSO. Nem por um segundo passou pela minha cabeça essa possibilidade e quero muito estar enganado, que seja um gancho falso. O que for. Mas que não seja o Justin. Ele não merece isso. Ele merece VIVER, merece ser feliz. Merece superar tudo isso e ter uma vida digna, como ele estava sonhando. NÃO ISSO.

Eu me apeguei muito a esses personagens. Acho que é por isso que eu não consigo desgostar da série tanto quanto a maioria das pessoas. Por mais que cometam burradas, por mais que irritem muitas vezes, eles caíram nas minhas graças... Vou sentir falta deles.

Episodio 4x10 - Nota 9 2020-06-07 21:52:26

Eu ainda não consigo acreditar que trouxeram esse drama pra vida do Justin DO NADA, só pra matá-lo. Sério... Eu ainda tinha esperança que não fosse dar em nada aquele gancho, pois em momento algum considerei de verdade que ele pudesse ser a pessoa do funeral lá no 4x01. E sendo ainda mais sincero, não achei que os roteiristas dessa série fossem concluir a história tão sofrida desse personagem com a morte do mesmo. Não dá pra aceitar. Justin merecia viver, sim. Ele tinha capacidade de superar todas essas dificuldades, conseguir deixar pra trás os traumas que o assombraram por toda a vida. Nós vimos um pouco disso no início dessa temporada. Ele merecia ser feliz. Tô muito revoltado mesmo com essa decisão podre.

Por outro lado, por mais que eu tenha ficado com raiva, as cenas no hospital me tocaram DEMAIS. Em todos os momentos mesmo. Quando o Clay descobriu que o Justin estava morrendo e saiu correndo... Por todas as reações dos Jensen também, demonstrando que eles sentiam amor de pais por ele sim. E claro, a despedida entre ele e Clay. Foi muito emocionante aquilo, bicho. Aquelas declarações, Justin chamando-o de irmão, falando que estava sentindo medo. Justin morreu quando Clay estava segurando sua mão, exatamente como ele queria, como tinha pedido naquele outro momento. Nessas sequências de drama, acho que o roteiro acertou muito no tom. Mas não precisava dessa morte, não tinha nenhuma necessidade disso. Foi apenas pra chocar.

Agora, sobre o arco principal desse quarto ano: incrível como tanto o Winston quanto Diego decidiram fechar os olhos e esquecer a morte do Bryce quando descobriram quem eram as pessoas diretamente ligadas ao crime. O senso de justiça sumiu. Eu tinha imaginado uma trama bem diferente no final da 3ª temporada, com o Winston já dando o álibi pra polícia, o caso reaberto e o grupo se fodendo pra tentar se salvar, mas de outro jeito. Não desse jeito aí. Não queria Alex e Jessica presos, não queria nada de ruim acontecendo com eles. Mas ainda torço o nariz que a história terminou como no ano anterior mesmo, com o Monty considerado um assassino sendo que ele não era isso. Se é pra condená-lo, que condenem pelos crimes que de fato cometeu. Ele estuprou um colega. Era uma pessoa horrível, um “bully”, espancava pessoas por divertimento. Mas não um assassino.

Essa temporada teve um tom bem diferente das outras três, adotou um clima de suspense que em muitos momentos achei bem desnecessário e exagerado – vide o episódio do acampamento. Foi muito repetitiva trazendo a imagem do Bryce e Monty o tempo todo e pra várias pessoas diferentes, algo que pra mim é bem injustificável. Pode-se dizer que era sobrenatural, já que não se tratava de um caso isolado. E eu super entendo que TODOS os personagens estavam passando por problemas e com o psicológico bem fodido, mas poderiam abordar isso sem a overdose de fantasmas. Que fosse só com o Clay, que já tinha vivenciado isso antes. Preciso dizer também que novamente me incomodou muito a tentativa dos roteiristas de diminuir os erros cometidos por Bryce e Monty.

Eu fico muito contente que o Clay conseguiu superar e melhorar. Mas de fato faltou um aprofundamento melhor no problema dele. Ele estava surtando, à beira da loucura mesmo (ou já dentro dela), e apresentou um quadro sério de distúrbio de personalidade. Inclusive em um dos episódios de blackout, ele quase matou o Zach com o acidente de carro. Isso não foi diagnosticado, acabaram classificando o problema dele com “ansiedade, um pouco de depressão, mas mais ansiedade”. Não acho que era só isso, mas enfim... Ele terminou bem, seguindo com a vida, deixou pra trás essas tormentas e era isso o que eu queria mesmo.

Aliás, a cena do Clay e Justin no quarto me deixou com um rio de lágrimas de novo. Foi muito bonita e eu fiquei muito arrepiado com o conteúdo da carta. Clay e Justin realmente tiveram uma influência grande e positiva na vida um do outro. Eram irmãos mesmo e acho que essa foi a MELHOR coisa que a série fez ao longo dessas temporadas. Ter colocado o Justin como um membro da família Jensen. Um membro de verdade. Só lamento a tragédia... Mas enfim.

No mais, eu gostei muito que Alex e Charlie terminaram juntos. Bonitinhos demais! Amei também o desfecho do Tony, esse é outro personagem que merece muito ser feliz – embora tenha me irritado muito com as bolas foras que deu ao longo desses 10 episódios. Legal que pra formatura, trouxeram alguns dos personagens antigos. Foi bom revê-los.

Se vou sentir falta de algo em 13 Reasons Why, é dos personagens. Como disse anteriormente, eu me apeguei muito a eles. Me apeguei a esse elenco. Eu assisti as temporadas mais por conta disso. Os temas que a série abordou são importantes, são recorrentes e precisam de atenção. Na maioria deles não houve o tratamento adequado, tivemos desserviços, desenvolvimento ruim, muitas coincidências de roteiro, coisas infundadas, aleatórias... Acho que com esse material poderiam ter feito algo bem maior e grandioso mesmo. Não entendo o que deu errado. E vida que segue. Apesar dos pesares, acho que esse foi um final satisfatório para esses personagens que passaram por tantas coisas perturbadoras em um curto período de tempo.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Felipe

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries