IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

The Fall of the House of Usher By Fatinha





Episodio 1x1 - Nota 9 2023-10-24 10:11:37

A primeira coisa inexplicável era os fantasmas que Roderick continuava vendo. Eram fantasmas reais ou sua mente estava pregando peças nele? Existem horrores sobrenaturais e existem horrores com os quais convivemos diariamente. Além disso, a partir do momento em que Dupin deu sua declaração no tribunal, era possível saber qual o problema que o programa abordaria, e eles não poderiam ter escolhido melhor.

Do outro lado, os filhos Usher foram apresentados e foi difícil saber quem era quem. Camille era uma especialista em relações públicas que conseguia fazer qualquer coisa para fazer qualquer pessoa parecer bem. Além disso, ela poderia estar explorando sexualmente seus assistentes??. Perry morava em um castelo, mas não pôde deixar de construir mais castelos no ar. Ele tinha idade legal para beber? Havia Fredrick, uma cópia de seu pai, e os outros o odiavam por isso. Leo era um viciado em cocaína que passava os dias usando mais drogas e traindo o namorado. Victorine é a pessoa inteligente e superdotada cuja inteligência mais falhava quando ela precisava dela. Eles são muito voláteis como família, e a revelação de que poderia haver um informante entre eles não melhorou as coisas. Se antes eles tinham um motivo para se odiarem, agora tinham mais um.

Isso dito, como é que Roderick e Madeline acabaram por assumir o controlo de uma empresa farmacêutica da qual eram, na melhor das hipóteses, herdeiros ilegítimos e não reconhecidos? Suponho que tenha algo a ver com Verna. O que aconteceu naqueles anos em que ela viria assombrá-lo? Ela estava morta? Roderick não pode dizer que não foi avisado. “Compre agora, pague depois – é o que eu digo”, diz Verna naquela fatídica reunião. “Pagar depois” é uma espécie de barganha do Diabo, e parece que a conta da família Usher finalmente venceu.

No mais, há também a questão da condição de Roderick, que só pode ser tratada por um médico específico e de confiança. Introduzir dúvidas sobre sua sanidade é uma maneira inteligente de repetir o velho truque de fantasmas ocultos; a certa altura, podemos ver Eliza andando atrás de Dupin, mas não está claro se ela realmente está lá ou se estamos apenas vendo as coisas da perspectiva assombrada de Roderick. Roderick e Madeline têm uma dinâmica estranha e fascinante, e não apenas porque dormian juntos. Não é como se Madeline não tivesse nenhum poder, ela parece ser verdadeiramente visionária e decisiva nos bastidores. Além disso, Roderick contando a Dupin que Madeline está atualmente no porão é, hum, motivo de preocupação. Roderick também está recebendo e ignorando mensagens de texto que diz serem de sua neta. Acho que veremos o que ela tem a dizer, presumindo que as mensagens sejam dela, antes do final da série.

Episodio 1x2 - Nota 9.5 2023-10-25 18:58:57

Conhecemos Dupin como um homem mais velho que trabalhava como detetive para levar a família Usher à justiça por seus crimes. Ele faria qualquer coisa para chegar à verdade, e quem pode dizer que ele não foi justificado com base no que descobriu? Ele fez perguntas que Roderick teve dificuldade em responder porque não tinha respostas. Ele foi corrompido pelo dinheiro, e o problema do dinheiro é que sempre queremos mais. E os Ushers fariam qualquer coisa para aumentar suas margens. Além disso, sabíamos que os filhos de Roderick estavam mortos, mas as circunstâncias eram desconhecidas.

O episódio voltou ao mais novo dos Usher e expôs uma criança tão nova neste mundo que estava apenas procurando fazer seu nome em uma família onde o nome é importante e o dinheiro é ainda mais importante. Perry era o oprimido, tudo o que ele queria era provar que não estava construindo castelos no ar e que merecia o dinheiro que todos os filhos de Usher parecem receber quando atingem uma certa idade. Eu queria que ele prosperasse e que sua orgia desse certo porque é uma orgia, tipo, vamos lá. Mas, tal como o seu pai, a gula não o impediu de ignorar sérias considerações morais e éticas. E assim como seu pai, tudo era uma oportunidade de ganhar dinheiro, dane-se a dor que isso causará.

Verna era a criptonita desta família, e questionei se ela era real ou uma manifestação da consciência de Perry alertando-o do erro que estava prestes a cometer. Verna o avisou, mas ele não se importou. Há um limite para o que você pode contar a alguém antes de desistir e deixar as coisas seguirem seu curso natural. De qualquer forma, eu não tinha certeza se Perry merecia esse destino pela orgia e pelo que pretendia fazer. Quem foi o culpado? Era inegável que Perry tinha uma ideia distorcida sobre sexo. Ele poderia estar certo sobre algumas coisas, mas perdeu muita coisa - e o mesmo aconteceu com muitos dos filhos de Usher.

A esposa do seu irmão não é uma conquista. Leo deixaria qualquer um com uma boca quente soprar nele. Camille trata seus assistentes como brinquedos sexuais ambulantes. Tamerlane era tão introspectiva que pagava mulheres para recriar jantares com o marido e se masturbava assistindo a isso. Que fetiche é esse? Porque isso é muito estranho para mim. Isso dito, parece que os horrores sobrenaturais terão uma explicação, e podemos riscar as alucinações de Roderick da lista. Também conversamos com o jovem Roderick, e havia algo de triste em ver ele sendo espancado pela vida enquanto tinha esposa e filho em casa esperando por ele.

Episodio 1x3 - Nota 9.5 2023-10-31 09:36:59

Em investigações como as que estamos realizando agora, não deveria ser perguntado tanto "o que ocorreu", mas "o que ocorreu que nunca ocorreu antes". - Edgar Allan Poe, “Os Assassinatos na Rua Morgue”

Isso dito, a desvantagem de viver uma vida construída em torno de besteiras é que você pode se desligar das emoções humanas reais. Mas Camille parece ter um sentimento verdadeiro que ela não consegue reprimir: seu ódio por Victorine. Desta vez, o faro de Camille para sujeira estava certo; Victorine realmente tem cometido fraudes médicas e matado muitos chimpanzés no processo. O conto de Edgar Allan Poe, “Os Assassinatos na Rua Morgue”, é frequentemente citado como a primeira peça de ficção policial, o que torna especialmente engraçado que a solução para o duplo homicídio em seu centro seja tão insana. O assassino é, alerta de spoiler de 182 anos, um chimpanzé de estimação que foge de seu dono. Quando Camille chega ao centro de pesquisa da rua Morgue, ela é saudada por Verna. Então você vê onde isso vai. É impressionante que o show tenha causado um assassinato de chimpanzé que chega mais perto de horrível do que hilário.

Bem, desde o início da série, sabemos que a história terminará em seis novas sepulturas, mas este episódio é especialmente rico em ironia dramática. Há comédia e tragédia em assistir aos dramas mesquinhos de pessoas que não percebem que estão condenadas. Dois filhos Usher já foram, faltam quatro. Será mais difícil para os sobreviventes considerarem este um segundo acidente horrível. Parafraseando outro famoso escritor de ficção de gênero, se uma vez é acaso, duas vezes é coincidência e três é ação inimiga.

No mais, o episódio também viu Verna se infiltrar na vida de outros dois filhos de Usher. Além disso, Clemm, o sobrenome falso que Verna usa no formulário médico que entrega a Victorine, é o nome de solteira da esposa de Poe. O endereço de Verna está listado como 1849 Reynolds Street - o ano da morte de Poe e o nome que ele teria gritado na noite anterior à sua morte. Também não tenho muita certeza do que fazer com o breve acesso de soluços de Victorine. Ela é a única Usher que sente uma dor real e sincera pela morte de Perry? Não sei se eles estavam apaixonados ou estavam cansados ​​de Camille, mas parabéns e boa sorte para “Toby” e “Tina”.

Episodio 1x4 - Nota 9.5 2023-11-12 15:03:38

Quem não se viu, cem vezes, cometendo uma ação vil ou tola por nenhuma outra razão a não ser porque sabe que não deveria? - Edgar Allan Poe, “O Gato Preto”

Grande parte desse episódio é extraída diretamente da história homônima de Poe de 1843. Aqui, como ali, um homem mata um gato querido por razões que ele mesmo mal consegue explicar; aqui, como ali, ele adota um gato substituto quase idêntico que rapidamente se torna seu algoz.

Mas há uma questão maior que devemos contemplar aqui: o que Verna quer, exatamente? Ela parece ser a personificação da justiça cósmica. Qualquer que seja o acordo que ela fez com Roderick e Madeline, a punição parece ter recaído sobre seus filhos, embora ver cada um deles morrer seja uma punição bastante brutal para Roderick também. Mas, ela nem sempre parece estar deleitando-se com sua vingança. Ela disse a Perry que ainda havia tempo de impedir o que estava por vir; ela disse a Camille que não precisava entrar naquela sala; ela tentou, repetidamente, convencer Napoleão a não adotar o gato que o levou à morte. Nos três casos, os seus alvos estavam demasiado seguros do seu poder e imortalidade para não ultrapassarem os seus avisos. Se a maldição sobre os Usher puder ser quebrada, provavelmente começará com o reconhecimento de que existem forças mais poderosas do que qualquer coisa que o dinheiro possa comprar.

Isso dito, dado o ódio justificado de Roderick por seu chefe - e as dicas que eles têm dado de que ele e Madeline são pessoalmente responsáveis ​​pelo seus desaparecimento - é interessante, e um tanto trágico, que ele mais ou menos tenha se tornado ele. Além disso, há uma comédia sombria e sólida da subtrama de Freddie tentando abrir o telefone de Morrie sem perceber que as tecnologias pode não funcionar quando uma pessoa não tiver mais impressões digitais ou rosto. No mais, dadas todas as mortes violentas, os Ushers perderam-se um pouco na tarefa de descobrir a identidade do informante. Em todo caso, se houver um, aposto em Arthur Pym. Ele é de longe o personagem sobre o qual menos sabemos e, neste episódio, ele tem uma estranha conversa no tribunal com Dupin que indica mais familiaridade do que você esperaria entre dois advogados em lados opostos de um caso. E por último, Roderick e Madeline sabiam quem era Verna, mas não quiseram questionar por que ela estava de volta. O que eles fizeram com ela?

Episodio 1x5 - Nota 9.5 2023-11-12 18:54:41

E eu não lhe disse que o que você confunde com loucura é apenas uma agudeza excessiva dos sentidos? - Edgar Allan Poe, “O coração revelador”.

Os Ushers são capazes de amar? Ou será que o seu poder e o seu dinheiro envenenaram tanto as suas vidas que mesmo as suas interações mais íntimas estão cheias de suspeitas? Esta não é apenas uma questão filosófica; para os Ushers e para esse programa, está na raiz de tudo. Roderick e Madeline nasceram de um caso baseado na luxúria, não no amor, e a perda da mãe os deixou sozinhos. Ainda não sabemos o que aconteceu com o casamento de Roderick com Annabel, mas seus relacionamentos subsequentes foram de uma noite tão gelados que ele nem fala com as mães de seus filhos mortos. Sua atual esposa parece amar a droga que ele vende mais do que ela o ama, e ele parece amá-la principalmente porque ela ama a droga. E seus filhos não se saíram melhor.

Deveria ter sido óbvio para onde o episódio estava indo. “The Tell-Tale Heart” é provavelmente o conto mais conhecido de Poe, em grande parte devido à eficácia de seu narrador, que cita uma série de pensamentos e ações cada vez mais perturbadas como prova de que ele não é louco. Contudo, diferente da história de Poe, onde o culpado é o único que consegue ouvir o som, aqui outra pessoa também consegue ouvi-lo. E só quando Victorine abre uma porta é que a verdade fica clara. Claro, depois de três episódios que terminaram com Verna assassinando um Usher, o show quebra o padrão ao trazer Roderick para a ação. Desta vez, Verna não precisa, digamos, levantar-se da mesa durante a cirurgia e esfaquear Victorine com um bisturi. Ela pode deixar Victorine cuidar disso desta vez. E Victorine prontamente obedece. É exatamente sobre o que ela tentou e não conseguiu alertar Freddie e Tamerlane no início do episódio: com as paredes se fechando, a casa Usher pode começar a se destruir.

Isso dito, agora que os Usher descobriram que Verna esteve presente nas três primeiras mortes, Madeline lança uma teoria: a mulher que visa a família deles é mais um dos filhos ilegítimos de Roderick, que tem uma estranha semelhança com a mãe deles, a garçonete. Já vimos Verna fazer muitas coisas sobrenaturais para que esta seja uma resposta real e plausível, mas é interessante pensar sobre como seria se o show tivesse amarrado pistas falsas não sobrenaturais por um tempo. O mistério do informante foi resolvido. Claro, é uma solução lógica, mas eu não excluiria completamente a possibilidade de outra reviravolta neste assunto.

Episodio 1x6 - Nota 9 2023-11-15 11:45:10

“Pode-se muito bem duvidar que a engenhosidade humana possa construir um enigma do tipo que a engenhosidade humana não pode, pela aplicação adequada, resolver.” - Edgar Allan Poe, “O Bug Dourado”.

A ironia nesse episódio surge quando você contrasta a vida que Tamerlane leva com o estilo de vida que ela vende. Apesar de se posicionar como uma santa padroeira do autocuidado, ela está se esgotando. E esta é uma situação propícia para o tipo de intromissão de Verna, e ela o faz. Será que importa se Verna é responsável por todo o tempo que Tamerlane começou a perder? Tendo passado tanto tempo promovendo uma falsa ideia pública de Tamerlane Usher, e tendo convidado uma série de diferentes falsas Tamerlane Ushers para sua vida privada, ela não tem mais ideia de quem ela é ou o que está fazendo. Tal como Victorine, Tamerlane já tendia para uma combinação fatalmente tóxica de vaidade e exaustão. Não demorou muito para empurrá-la ao limite.

Na verdade, tudo que Verna precisava fazer era mostrar o rosto. E quando as manchetes forem escritas, ninguém descreverá uma mulher estranha chamada Verna atormentando Tamerlane; eles descreverão Tamerlane inexplicavelmente se desfazendo, destruindo anos de uma personalidade pública cuidadosamente selecionada em apenas alguns minutos. Como disse uma repórter: Tamerlane Usher acabou. Além disso, tendo dado um toque tão leve com Victorine, estou um pouco surpresa que o show tenha deixado Verna nos momentos finais de Tamerlane. É perturbador, mas não sei por que Verna se incomodou. Nesse ponto, Tamerlane já parecia odiar tanto a visão de si mesma que poderia ter quebrado os espelhos sozinha.

De qualquer forma, cinco crianças já foram, falta uma. Mas os Ushers mais velhos, com a ajuda de Pym, aproximam-se de Verna. Verna tem pairado em torno dos ricos e poderosos há pelo menos um século. No mais, Assim como os filhos de Usher, não passei muito tempo me preocupando com Juno, mas gosto de seu pequeno arco trágico aqui. Espero que ela esteja bem.

Episodio 1x7 - Nota 10 2023-11-15 14:33:18

“O longo sofrimento quase aniquilou todos os meus poderes mentais comuns. Eu era um imbecil – um idiota.” -  Edgar Allan Poe, “O Poço e o Pêndulo”.

Negociadora e sobrevivente, Madeline está claramente disposta a fazer o que for preciso para evitar as consequências da vida que escolheu. Existindo, aparentemente, fora do tempo, Verna diz que consegue ver quem é Madeline, quem foi Madeline e quem ela poderia ter sido. “E juntas elas partem meu coração”, diz Verna. Ela não dá mais detalhes, mas “quem ela poderia ter sido” é uma questão interessante. Talvez ela tivesse encontrado mais propósito se tivesse surgido em uma época em que seria mais fácil para uma mulher ascender ao cargo mais alto na Fortunato - embora Madeline fosse a primeira a dizer que ser subestimada apenas lhe dava uma vantagem. Quanto a quem ela era e é… bem, vimos os dois lados dessa história, e quanta diferença existe? E apesar de toda a fanfarronice de Madeline, parece que Annabel a prendeu em 1979: “Você é tão pequena”, diz ela.

E quais são as consequências de ser tão pequeno? Basta perguntar a Freddie, a quem Verna trata com mais crueldade do que qualquer um de seus falecidos irmãos. Verna diz que não precisava ser assim. Parece, por um momento, que ela até considerou dar-lhe uma saída fácil. Mas, depois do que ele fez com Morrie, ela quer vê-lo sofrer, e um pêndulo oscilante desalojado durante a demolição, cortando-o lentamente, é uma maneira eficaz de fazer isso. Assim que o pêndulo parar de balançar e Freddie estiver morto, é justo perguntar: já houve algum bom Usher? Dupin sugere Annabel, mas é difícil chamá-la de Usher quando ela teve a integridade de deixar Roderick décadas antes. Roderick sugere Lenore, uma relativamente inocente cuja inteligência e coragem resultam no resgate de sua mãe.

Mas há um terceiro nome que nem Roderick nem Dupin sugerem: Juno. Se a nova esposa de Roderick às vezes parecia um personagem de fundo, isso era intencional. Neste episódio, ele se compara a Frankenstein e a apresenta como o monstro que ele criou. Não é difícil imaginá-la naquela mansão vazia muito depois da morte de Roderick, subsistindo com uma dieta de Ligodone. Mas não é isso que ela escolhe. Refletindo sobre os anos de isolamento que terá pela frente: “Levarei três anos de inferno ao longo da vida com você. Fácil”, diz ela. É a última de uma série impressionante de derrotas para Roderick, e Verna nem estava lá para ver. Desta vez, ele fez tudo sozinho.

No mais, Verna diz que Roderick tem aparecido sozinho na velha casa e levando caixas para o porão. Algum palpite sobre o que há nelas? Além disso, Madeline insiste que ela só precisa de um pouco mais de tempo para completar o algoritmo de IA que a tornará funcionalmente imortal, o que parece exatamente o tipo de coisa que Verna poderia transformar em um destino pior que a morte. E Caso você queira estudá-lo em busca de pistas antes do final da série, aqui está  “A Cidade no Mar”. Deixe em infusão por um momento. Ele virá até você.

Episodio 1x8 - Nota 10 2023-11-16 05:46:33

“E minha alma daquela sombra que flutua no chão será levantada – nunca mais!” - Edgar Allan Poe, “O Corvo”.

Nunca houve muito mistério sobre como terminaria esse programa, não apenas porque o final está no título. Mas, desde o início, seu horror e tragédia vêm do fato de que o destino de pessoas que ainda nem existiam foram selados por um acordo que Roderick e Madeline fizeram décadas antes. No final, finalmente obtemos os detalhes de como aconteceu a barganha do diabo. Também é interessante que esse momento chegue depois que Roderick e Madeline já fizeram suas grandes jogadas: primeiro Dupin, depois Rufus - em homenagem à minha escolha pessoal para a história mais horrível de Poe, “The Cask of Amontillado”. É o suficiente para nos perguntar: Verna fez alguma coisa? O caminho foi traçado para a conquista dos Ushers muito antes dela se aproximar deles. Porém, qualquer que seja a verdade sobre a natureza precisa da sua intervenção, as contas vencem. A tragédia do episódio, para Roderick e Verna, é que o acordo também se aplica àquela pessoa rara e radiante a quem os anjos chamaram de Lenore.

No início do episódio, Dupin disse a Roderick que não tinha certeza do que constituía uma consequência adequada para os pecados de Roderick, mas que saberia quando visse. Como pode qualquer consequência corresponder ao crime de trazer tanta dor e morte ao mundo? Não tenho certeza se House of Usher tem uma resposta para essa pergunta; Madeline, notavelmente, vai para o túmulo sem nenhum arrependimento, e as perdas de Roderick são horríveis, mas uma gota no oceano em comparação com os danos que ele causou ao mundo. Talvez, no final, a melhor vingança seja viver bem.

Isso dito, não conseguimos vê-las juntas, mas gosto da ideia de Morrie e Juno se reunindo e brindando uma à outra por sobreviverem aos horríveis homens Usher. Também estou um pouco desapontada por nunca termos tido um episódio independente de Arthur Pym, no mínimo, gostaria de uma resposta mais coerente sobre por que ele era tão singularmente devotado a Roderick. Outro pequeno mistério incômodo que acho que nunca será resolvido: se o bar de Verna era tudo uma ilusão, quem eram os outros clientes daquela festa de Ano Novo? Também é muito frio que Roderick concorde com o fim de sua linhagem quando já tem dois filhos. No mais, nos seus dilemas morais, o programa critica corajosamente a sua própria existência: se parássemos a produção de filmes e programas por apenas um ano e redirecionássemos o dinheiro para o combate à fome, à pobreza e às doenças, todos esses problemas seriam resolvidos, diz Verna. Verna concluiu esta história com uma última rodada de “Spirits of the Dead” de Poe, então farei o mesmo.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Fatinha

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries