IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Obi-Wan Kenobi By Fatinha





Episodio 1x1 - Nota 10 2022-05-29 19:51:23

O retorno de Ewan McGregor como Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi é um sonho infantil de todos nós. E apoiado pelos trágicos eventos da Trilogia Prequel e pela atuação poderosa de McGregor, a abertura de duas partes oferece muito do prazer de Star Wars e a caracterização sólida para os Jedi em fuga.

Dez anos após a transformação de Anakin em Darth Vader, Obi-Wan está tentando manter a cabeça baixa. Um primeiro episódio um pouco lento, de fato, define o ritmo de vida em Tatooine: todos os dias praticamente o mesmo, com a ocasional injustiça ou morte imprevisível e não vingada. Pode-se ver por que Luke queria sair. Obi-Wan também está se sentindo perdido em relação ao seu mentor morto, Qui-Gon, que se recusa a falar com ele do além-túmulo apesar do treinamento de Obi-Wan para falar com fantasmas Jedi. É claro que tantos anos depois ele se sente isolado dos caminhos Jedi. Vemos isso também quando os Inquisidores do Império chegam a Tatooine caçando Nari, um Jedi fugitivo que Obi-Wan se recusa a ajudar.

Com isso vem a maior surpresa desse primeiro episódio e um de seus maiores prazeres: Vivien Lyra Blair atinge um equilíbrio perfeito como a princesa Leia Organa, combinando qualidades da Leia de Carrie Fisher e Padmé de Natalie Portman para criar algo próprio que parece sem esforço adequado para o Star Wars universe. Leia ainda usa chamarizes como Padmé, neste caso para fugir para a floresta em vez de participar de uma função política. Enquanto Luke é apenas um vislumbre de longe, o show se direciona em mostrar a vida real de Alderaan em detalhes. A pequena Leia é teimosa, precoce e claramente adora seus pais, todos os quais cativam ⁠— e nos lembra, tragicamente, que Alderaan tem cerca de mais uma década de existência.

Mesmo neste período, nem tudo está bem na casa de Alderaan. Piratas que trabalham para os Inquisidores capturam Leia, então Bail envia um pedido de socorro a Obi-Wan. Apesar de não querer levantar a cabeça acima da areia, Obi-Wan segue o rastro da princesa até uma cidade decadente no planeta Daiyu.

Avante para a Parte II....

Episodio 1x2 - Nota 10 2022-05-29 20:07:16

Aqui a série rapidamente ganha velocidade, com uma narrativa mais acelerada e alguns personagens únicos e notáveis. Os Inquisidores estão caçando Obi-Wan e Leia, mas é Reva, também conhecida como a Terceira Irmã, que está disposta a ir além para ser a primeira a trazer Obi-Wan para Vader. Ela sabiamente usa Leia como isca para tirar o Obi-Wan do esconderijo, e rapidamente mostra o quão implacável ela é quando ela mata seu chefe para pegar sua presa. Parece que pode haver algo pessoal dirigindo a raiva de Reva em relação a Obi-Wan, mas os dois primeiros episódios apenas dão pequenas dicas sobre sua possível conexão. Felizmente, Obi-Wan e Leia conseguem escapar de Reva e dos outros Inquisidores, mas não antes da Terceira Irmã revelar que Anakin está realmente vivo. Um vislumbre de Christensen como o Vader fortemente marcado no final promete um confronto há muito esperado por vir. Se esses dois ex-irmãos de armas não se conheciam antes, eles absolutamente sabem agora.

McGregor vende Obi-Wan como gentil e assombrado, interpretando uma mistura entre sua própria adaptação da Prequel do personagem e a performance original de Sir Alec Guinness. O show não hesita em torcer a faca nele: Leia o lembra de Padmé pouco antes de Reva revelar que Anakin ainda está vivo. Em vez de inventar uma mudança de coração para o personagem principal, como fez o arco Tusken de The Book of Boba Fett, Obi-Wan Kenobi se baseia diretamente nas Prequels, usando 20 anos de história para contar uma história com uma linha clara. Sim, há alguma sensação de que a Disney está apresentando mais uma história de “homem e criança solitários” como The Mandalorian, mas a fórmula não está quebrada.

Desde o primeiro trailer, fiquei intrigada com a ideia do Jedi fugitivo desta era ser incapaz de realmente ficar longe de problemas. Como dizem os Inquisidores, a “compaixão de um Jedi deixa um rastro” de uma forma que tende a tornar a vida de Obi-Wan mais difícil. Vemos a dificuldade com que Obi-Wan resiste a ajudar pessoas necessitadas. O roteiro também sombreia isso com a questão de quanto do altruísmo de Obi-Wan é ansiedade ou egocentrismo. Bail sugere que a vigília de Obi-Wan em Tatooine não é sobre Luke, mas sobre os sentimentos de Obi-Wan de ter falhado em salvar Anakin. Por mais que se esconder do Império seja um movimento prático, também é uma maneira de Obi-Wan fugir do que ele vê como seu erro. Até o falso Jedi Haja aponta para o tema do lado da luz ser mais difícil. Owen Lars é outro personagem de destaque, sua falta de sensibilidade à Força mais do que compensada por seu domínio do snark estilo Skywalker.

Com isso dito, a “Parte II” está cheia de ação divertida, incluindo caçadores de recompensas inspirados na Trilogia Original. Os Inquisidores também têm aquele clássico antagonismo do vilão um pelo outro. Como Darth Vader e Grand Moff Tarkin ou Kylo Ren e General Hux. Além disso, há algo entre a magia espacial e a tortura a laser que torna os Inquisidores ricamente divertidos. O trabalho em equipe é o reino dos mocinhos, mas os maus são divertidos de assistir. Claro, os episódios têm problemas aqui e ali: o flashback da Ordem 66 quebra o foco dos episódios. A maquiagem do Grande Inquisidor não se compara à aparência de sua espécie nas Prequels. E se o Grande Inquisidor foi realmente morto por Reva, isso cria um problema de continuidade, já que ele deve aparecer novamente na série Rebels, que se passa alguns anos após os eventos de Obi-Wan Kenobi. Vamos apenas presumir que o líder do Inquisidor não está realmente morto aqui. De qualquer forma, o abraço inventivo de Obi-Wan Kenobi ao espírito de Star Wars me deixa pronto para mais.

Episodio 1x3 - Nota 10 2022-06-01 18:55:56

A caracterização de Obi-Wan vem habilmente neste episódio, mostrada em ações tanto ou mais do que com palavras. Ele está focado em correr e se esconder, mesmo quando confrontado com seu velho amigo que se tornou rival. Este Obi-Wan também está muito longe daquele que chamou os blasters de “incivilizados”. Sua disposição de usar uma arma para truques sujos também mostra o quão longe ele caiu do orgulho Jedi. O único vislumbre de esperança que ele tem é quando descreve a Leia como é a Força. É uma bela descrição e estabelece um contraste completo entre os dois personagens. Leia ainda sente que há coisas boas nas pessoas. Embora Obi-Wan, sem dúvida, saia desta série com um pouco desse otimismo, ainda é uma boa adição à dinâmica. A presença de Leia também ajuda o show a parecer uma extensão perfeita da Trilogia Original.

A estrela deste episódio, porém, é inevitavelmente Darth Vader. Sua presença não é tão assustadora no início. No momento em que ele confronta Obi-Wan, porém, ele está atirando em todos os cilindros. Contudo, parte da ação aqui é lamacenta, estéril e escura demais para alcançar as alturas muito copiadas da Trilogia Original. Em particular, achei o início da luta com Darth Vader muito escura até que os sabres de luz fossem acesos. Uma vez que os dois rivais lendários foram lançados em neon, porém, a cena ganha sua escuridão. As cores aqui são a iconografia clássica de Star Wars, fazendo com que a luta pareça um pôster de filme vivo. Se havia alguma dúvida de que este episódio foi um redux de reversão de papéis de Revenge of the Sith, acabou agora, com tiros paralelos a Anakin queimando antes de Obi-Wan. A crueldade inventiva e irônica de Darth Vader o coloca firmemente de volta ao pedestal como um grande monstro do cinema.

Quanto aos mocinhos, a atmosfera em Mapuzo é puro Star Wars. O mineiro sendo um alienígena toupeira literal é tão pateta que gira em torno de ser ótimo, assim como a cena dos stormtroopers comprando as mentiras fracas de Obi-Wan. Leia pode ter inventado a história de ir visitar o local onde seu pai fictício conheceu sua mãe fictícia, mas ela também sabe que é adotada e que Obi-Wan tem alguma ligação com sua família. É razoável, e comovente, quando ela lhe pergunta se ele é seu verdadeiro pai. Também continua a tendência de evocar não apenas a tragédia de Anakin, mas a de Padmé. Com isso dito, apesar da iluminação questionável e da ação flutuante, esse episódio solidifica Obi-Wan Kenobi como o programa de TV de Star Wars mais divertido desde The Mandalorian. Este também requer mais conhecimento prévio, baseando-se fortemente nas sagas Prequel e Original. E, isso é uma coisa muito boa.

Episodio 1x4 - Nota 9.5 2022-06-08 19:15:51

Depois de algumas paisagens de aparência vazia na semana passada, Star Wars está de volta aos corredores de ficção científica completamente convincentes nesse episódio. Leia foi capturada pelo Império e trazida para a Fortaleza Inquisitorius, um nome que pelo menos uma pessoa diz com uma cara muito séria. Para resgatá-la, Obi-Wan e Tala contam com a ajuda dos proto-rebeldes em Jabiim, incluindo um agente chamado Roken. Os fãs que esperam mais conexões canônicas de Legends no planeta não os receberão aqui. Em vez disso, Obi-Wan vê apenas alguns quartos na base e no interior de um tanque de bacta. Enquanto cura, ele revive seu duelo com Darth Vader, cujo banho de cura paralelo proporciona uma angústia ainda mais altamente eficaz, pois esses irmãos distantes compartilham a dor de serem queimados vivos.

O roteiro dá à Terceira Irmã mais para trabalhar. Ele prega uma mistura de maldade ameaçadora e constrangimento quase intencional enquanto a pequena Leia resiste sarcasticamente ao seu interrogatório. É fácil acreditar que Reva está tentando fazer com que sua amarga autossuficiência se afunde em Leia, como se ela acreditasse que é possível sair disso com as duas como amigos. Suas cenas juntas precisavam parecer assustadoras, mas não aterrorizantes, reveladoras, mas contidas, e acho que funcionaram. Embora o show não vá tão longe a ponto de mostrar Leia realmente sendo torturada, ele a ameaça de maneira muito eficaz. Os rebeldes pontuais também são divertidos, uma banda diversificada que consegue alguma caracterização em poucas linhas. Sua inclusão no final ainda tirou muito do que poderia ter sido um importante ponto de decisão para Obi-Wan, mas Star Wars continua a se destacar em fazer você se perguntar quais aventuras os personagens secundários têm fora da tela. Tala usa seu ar imperial de autoridade para blefar e com isso entrar na base. No entanto, eu gostaria que o roteiro fornecesse um pouco mais de especificidade sobre quando e por que exatamente ela se desiludiu com o Império.

A pequena Leia continua a brilhar, sua própria autoridade treinada pela realeza primeiro encantando e depois quebrando. Não acho que seja difícil acreditar que uma garota de 10 anos inteligente e extraordinária, que sempre soube de sua própria importância, faria ou diria qualquer coisa que ela faz aqui. No entanto, isso volta à minha maior decepção sobre este episódio, com Leia pegando a mão de Obi-Wan no final em um daqueles momentos discretos com os quais Star Wars tende a lidar com a dor. Estou pensando em especial em Leia confortando Luke após a morte de Ben em Uma Nova Esperança, e a maneira como Leia nunca é mostrada lamentando seu planeta natal destruído. Este episódio, como a saga como um todo, se destaca por reunir os enredos de ação pesada de diferentes personagens em um todo que progride tanto no enredo quanto nas batidas dos personagens. Mas quando tem que largar algo, deixa cair o último.

Episodio 1x5 - Nota 9.5 2022-06-15 18:52:51

Obi-Wan investiga a presença da Força de Reva o suficiente para descobrir sua história de fundo. Como muitos devem ter pensado, ela foi uma das jovens mostradas nos flashbacks da Ordem 66. Acontece que Reva está nutrindo sua raiva de Obi-Wan como o mestre de Anakin por nunca impedir o massacre. Mas seu alvo principal é o Lorde Sith que matou sua família. Ela está jogando um jogo muito longo e perigoso, tentando apunhalar Vader pelas costas quando a oportunidade se apresenta. Obi-Wan tenta oferecer uma chance a Reva. E o plano funciona parcialmente, embora não antes que os mocinhos sofram algumas baixas. Tala cai lutando em uma cena comovente que lembra Rogue One. Mas quando Vader finalmente chega e Reva o confronta, ele brinca com ela antes de esfaqueá-la no e revelar que a Grande Inquisidora ainda está viva. A única explicação para isso: ela foi sustentado por sua vingança. Eu amo Star Wars. A morte, como os tempos de viagem no hiperespaço, é principalmente uma metáfora. Reva também encontra o comunicador quebrado de Obi-Wan com a mensagem de Bail revelando que Obi-Wan estava protegendo outra criança em Tatooine. Parece que ela está indo para lá no final da próxima semana.

As revelações sobre as motivações de Reva comentam diretamente sobre o lendário heroísmo de Obi-Wan e Anakin. Ela está essencialmente operando em headcanons. É um pilar de sua vida que ela acredita que Obi-Wan não quer realmente matar Vader ou salvar os Jedi que ele supostamente defende. Na melhor das hipóteses, para ela, ele é uma figura parental ausente. E para Vader, Reva é chata. O fato é que suas tentativas de quebrar o ciclo de violência apenas a jogam diretamente nele. É tradição Sith tentar matar seu mestre, praticamente um protocolo Inquisidor para tentar subir na hierarquia. Talvez seja por isso que Vader está tão maravilhosamente entediado quando Reva finalmente o ataca. Ele não se importa com a história dela, com os headcanons dela. Ele nem necessariamente se importa com Obi-Wan da maneira que Reva pensa que ele se importa.

Além disso, inevitavelmente, a caracterização de Reva existe a serviço da de Obi-Wan. Às vezes eu queria que ela fosse mais malvada: e se, em vez de esperar seu tempo ao lado de Vader, ela tivesse de fato cometido suas próprias atrocidades, dando-lhe mais para expiar ou mais escuridão para abraçar? É um pouco mais difícil acreditar que tanto Reva quanto Vader estariam bem com o impasse por 10 anos. Definitivamente, há uma discussão a ser feita sobre quem no cânone de Star Wars tem o luxo de uma morte meramente metafórica, mas o papel central de Reva e como a tragédia de Tala conquistada significa que Tala não se sente reprimida aqui. Embora a perspectiva de Obi-Wan sobre o plano de Reva pareça um pouco confusa no final, o show continua me prendendo. A falta de identidade parece ter uma compreensão distinta do que quer: colocar o relacionamento de Obi-Wan e Anakin em primeiro lugar, evocar as trilogias Prequel e Original e se apoiar no drama Skywalker tanto quanto The Mandalorian evitou.

Episodio 1x6 - Nota 9 2022-06-24 05:56:37

A verdade é que dizer que um produto de franquia depende muito de seu material de origem não é mais uma crítica particularmente nova. Mas com Obi-Wan Kenobi, os últimos 20 minutos em particular dedicam a maior parte de seu tempo a olhar para o passado da franquia. Um dos melhores momentos do episódio, a revelação do rosto cheio de cicatrizes de Anakin Skywalker por trás da máscara de Darth Vader, já aconteceu em animação com Ahsoka Tano e Vader em Rebels. Embora esse arco tenha ocorrido profundamente na era questionável de participações especiais do programa, ele também misturou e combinou personagens de maneiras inventivas. Maul tentou orientar Ezra; Ahsoka orientou o Jedi original Kanan Jarrus; os inquisidores ainda eram novos. Em Obi-Wan Kenobi, os pares são exatamente o que você poderia esperar.

A exceção é Rev. Sua escolha é poderosa, mas discreta, uma lenta queima de consciência na qual ela decide não se tornar o monstro que assombra seus próprios pesadelos. É ótimo ver o personagem fazer sua própria escolha à sua maneira. Não é o mesmo velho tropo em que o herói intervém para salvar o vilão ⁠— Reva se salva. Nós nunca aprendemos completamente quando ela entendeu que Luke é filho de Vader, já que nenhum dos personagens fala sobre isso abertamente, mas eu gosto que a decisão dela siga o que Obi-Wan disse a ela na base do Path. No entanto, sua história também parece estar procurando por um spinoff, e não no bom sentido. Eu adoraria apenas mais uma cena de flashback sobre como era a dinâmica dela com Vader quando ela era mais jovem, sobre como o ódio dele por Obi-Wan se transferiu para ela ou como o dela piorou.

Infelizmente, como sabemos que Luke não pode morrer neste programa, Reva é tão desdentada quanto o resto das ameaças neste episódio. Vader é o único que realmente coloca a ilusão de uma ameaça, exibindo usos mais inventivos da Força para enterrar Obi-Wan. O ritmo do resto das cenas faz os Imperiais parecerem inúteis. Por que o Star Destroyer luta tanto para capturar a nave Path em ziguezague? Ferida por Vader, Reva luta contra Owen e Beru. Mas o enredo também dita que ela não pode realmente matar ninguém que esteja atrás. E a insistência de Beru para que a família se mantenha firme não funciona como um momento de empoderamento feroz: nós sabemos que Reva não matará a família e que a posição posterior de Beru contra o Império será completamente ineficaz.
Lorde Vader, no entanto, pode ficar na caixa de brinquedos por um tempo. Após este final, preciso me lembrar que ele ainda pode ser assustador, e não apenas um eco de dias melhores.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Fatinha

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries