IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Brave New World By Fabrizio Franco





Episodio 1x1 - Nota 8.5 2020-07-17 00:14:14

Admirável Novo Mundo de Aldous Huxley é antagônico a 1984 de George Orwell, e acho importante a gente começar com essa comparação então vou copiar dizeres de Stuart McMilen (vou adaptar um pouco):

Orwell temia que os livros fossem censurados.
Huxley temia que a mídia tirasse das pessoas a vontade de ler.

Orwell temia que privassem a gente de informações.
Huxley temia que teriamos tanta informação que nos perderiamos.

Orwell temia que verdade fosse escondida da gente.
Huxley temia que a verdade se misturasse num mar de irrelevância.

Orwell temia que fossemos controlado pela dor.
Huxley temia que fossemos controlado pelo prazer.

Orwell temia que o excesso de ódio nos arruinaria.
Huxley temia que o excesso de amor nos arruinaria.

Lembrando que Huxley escreveu Admirável Mundo Novo antes dos grandes autoritarismos, antes do nazismo principalmente.

===

Uma curiosidade que achei que ia ter na serie (se teve não reparei) é que o Henry Ford é um marco na vida da sociedade, o fordismo. Eles falam "Nosso Ford", o calendário é pré ou pós Ford hahaha

Pensei que iam por um "Nosso Gates" ou um calendário pré ou pós Steve Jobs hahahaha

Episodio 1x1 - Nota 8.5 2020-07-23 20:39:43

SIm! Eu tb.. um mix destes dois, conflitando entre si, mas rumando para algo trágico.

Episodio 1x8 - Nota 8 2020-07-24 01:52:16

Uma das coisas mais interessantes desta série (e comentários que li abaixo meio que comprovam isso) é que o que a gente considera ruim, errado e problemático é o que nos faz humanos e justamente aquilo que os criadores da Indra quiseram banir. . E faz pensar se realmente o mundo controlado de Nova Londres não seja realmente o certo, que a monogamia, querer, a consequência, futilidade e a privacidade sejam realmente problemas, pois tudo isso gera ciumes, raiva, ganancia. desconfiança, medo, desejo, paranoia etc. Então o que realmente é melhor?

Todos os personagens ali saíram do "level" e estão errados, em níveis diferentes, mas errados.
Em uma forma ou outra estão magoando e machucando os outros.

Justamente com aquilo que a sociedade deles dizia que era um problema. Quase jogando na nossa cara com um "viu, a gente estava certo.". Mas tudo ali parece tão errado antes não é mesmo?

Logico que podemos discutir se eles eram realmente felizes, ser condicionado a ser feliz é uma felicidade verdadeira? A ilusão da felicidade não é felicidade em si? Que o sistema de casta é horrível e extremamente opressor não importa pois se até então o oprimido não sabia de sua opressão como isso me afeta?

São tantas perguntas e não sei a resposta. hahahaha
Acho que é quarentena que faz falta de eu filosofar séries com os amigos =b




Episodio 1x8 - Nota 8 2020-08-07 10:49:36

Sim, mas ao tempo isto é apenas uma forma exagerada a mil potência do que é a sociedade atual. Já que mesmo inconscientemente estamos sempre sujeitos ao mesmo condicionamento.. fazemos as mesmas coisas para pertencer ao corpo social e vemos as mesmas coisas como formas de prazer.

Obviamente, temos mais diversidade.. um boteco a noite com amigos ou um jogo de futebol. Mas no fim é apenas coisas que aprendemos fazer parte da nossa vida.

E vivemos uma onda de "Soma" real mas este vem de várias formas do alcool à antidepressivos, mas tudo para ocultar aquela sensação de quando sentimos mal.

A única coisa que a Indra tirou as emoções "ruins" e forçou só existir o que ela decidiu como emoções "boas". Isso realmente é um passo a mais neste condicionamento já imposto.

Então se a sociedade já está toda errada, e parece que decidiu não caminhar para um lado mais saudável, este caminho é tão pior quanto o atual?

(não estou defendo hahaha só estou jogando a pergunta para você)

Episodio 1x8 - Nota 8 2020-08-07 13:27:11

Isso é algo bem louco que discutir. Por que o amor de mãe, pai, família em geral.. e até além de amigos e amorosos colocam essas pessoas em nossa prioridade diante da sociedade.

A melhor decisão é aquela que beneficia meu filho ou beneficia a sociedade como um todo?

Eu protejo minha família em primeiro lugar. Eu tento dar uma vida melhor aos meus familiares, mesmo que isso prejudique meu vizinho.

Como o "Dilema Moral do Trem": Um trem vem, você pode fazer ele mudar de trilhos. Num trilho ele matará sua mãe e no outro ele matará 10 desconhecidos, que caminho vc decide ele ir?

Episodio 1x9 - Nota 8 2020-07-25 02:04:51

Eu não fiquei 100% convencido que o John foi a causa de tudo. Algo me diz que ele era um "desvio" na programação mas nada que atrapalhasse os planos da Indra.

Pq como foi dito o Episilon que suicidou foi morto antes do John aparecer, o pavio já tinha sido aceso.

Mas resto é preciso que a Indra calculasse probabilidades que não são possíveis de prever. Pq por mais que de alguma forma ela tenha lá atrás feito um Alpha e uma Beta terem um filho. A mãe ficar na reserva e o pai voltar. E que depois ela de alguma forma incentivasse a revolta na reserva com John já adulto.. é muito improvavel prever que ele ajudaria Bernard e Lenina, que eles não fossem mortos por nenhum dos selvagens revolucionários, escapassem e chegassem em New London.

Ou seja John não faz parte do plano. Nunca fez.
Assim como Bernard ou Lenina eles eram descartáveis. Foram enviados para Reserva para serem mortos.

O que talvez tenha mudado no caminho do plano é quem Indra escolheria para virar seu "HD Externo" ambulante. Alguém que tivesse um minimo de reconhecimento da lider dos revolucionário da Reserva dos Selvagens. Talvez no plano original seria o pai do John. Mas como dito a morte dele faz parte do desvio provocado pela ida do John a New London, logo Bernard que trocou palavras com a líder tornou-se a ponte de ligação. Sendo a tal caixa misteriosa a chave desta união que ainda desconhecemos.

E o que reforça que John não foi quem realmente incentivou os Epislons foi que quando a Indra "caiu" da rede, eles pararam a matança. Alem da frase da Lenina que os Epislons não os atacaram pq eles estavam sem as lentes, eles estavam invisíveis.. E não por eles serem John e Lenina que poderiamos considerar "aliados" deles.

No entanto, neste jogo criado pela Indra...Mustafa Mond ainda está jogando. E se usarmos analogia que ela mesmo fez no episodio anterior, ela não vai mexer uma peça do próprio jogo, ela vai reverter as regras e enfiar uma peça nova, seu cavalo. E por mais que a gente fique tentado achar que é o John (pois ele é uma peça de outro tabuleiro) acho que não é ele, e sim Lenina. Mustafa diz que a estava observando. E percebam que Lenina foi a unica que reverteu as regras por si mesma, ela tornou-se alguem que a Indra não controlava. É ela que Mustafa escolhe.

Fica a questão da Frannie em si. Seria Indra percebendo este movimento de Mustafa? Se for, acho estranho que esse foi o melhor caminho que Inteligencia Artificial escolheu para tirar Lenina do jogo. Mas percebam que os Epislons não ataca ela e seu grupo.

Se tiver continuação veremos quais são os planos de Indra para deixar realmete a humanidade feliz.

Episodio 1x9 - Nota 8 2020-08-07 10:29:41

Concordo que ele foi. Mas minha duvida é o quanto ele foi pensando de antemão ser ou quando ele apareceu ele tornou-a ser. Se foi de antemão quando foi? No seu nascimento.. quando Indra poderia ter feito os pais se "encontrarem" na Zona Selvagem? Durante seu crescimento? No exato momento da revolução na Zona? Ou só quando ele sobreviveu e cruzou a fronteira?

Episodio 1x9 - Nota 8 2020-08-07 13:21:09

Então isso concordo plenamente. O plano da Indra já estava em ação. O primeiro ato ativo que a gente vê é Epislon suicidando. O resto ela foi ajeitando no caminho.

Então ela não era uma jogadora de Xadrez que planejava todo jogo antes do adversário mover a primeira peça. Ela era boa jogadora que conseguia mexer de acordo com o rival.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Fabrizio Franco

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries